5 erros que estão prejudicando suas promoções e sorteios

5 erros que estão prejudicando suas promoções e sorteios

promoções e sorteios

Você dever ter percebido que sempre voltamos a falar de promoções e sorteios no blog da Wishpond. Isso se deve ao fato de promoções e sorteios ainda serem as maneira mais rápidas de conquistar mais clientes para a sua empresa. No entanto para obter ótimos resultados você precisa evitar estes 5 erros fatais para suas promoções e sorteios.

Nos próximos parágrafos eu vou te guiar por práticas que devem ser evitadas e como corrigir erros e salvar suas promoções.

1. O prêmio não corresponde aos esforços exigidos

Quando o assunto são promoções e sorteios existem centenas de possibilidades (a Wishpond sozinha oferece10 opções). Sorteios, concursos de fotos, concurso de frases, concursos de hashtag no Instagram etc. Cada um destes tipos de promoções e sorteios pedem um diferente nível de envolvimento e esforço dos participantes.

Coloque-se na pele dos seus fãs. Imagine seguinte situação, você está rolando o seu feed de notícias no Facebook e vê duas promoções. Uma é um sorteio simples e a outra um concurso de vídeo. Obviamente você vai gastar somente 20 segundos para participar do sorteio, enquanto para participar do concurso de vídeo você gastará algumas horas gravando e editando o vídeo. Como participante você espera que estas duas promoções ofereçam prêmio diferentes.

Frequentemente vemos concursos de fotos no Facebook para os quais os prêmios são vale-compras no valor de R$30,00. Você precisa oferecer mais do que isso se se deseja que as pessoas parem o que estão fazendo para tirar a foto e enviar para o seu concurso.

Não me leve a mal, mas o prêmio de R$30,00 combina muito mais com um sorteio ou um concurso de votos, para os quais a barreira para participação é bem baixa.Para um concurso de fotos eu recomendaria um prêmio com valor superior a R$200.

Concursos envolvendo conteúdo criado por usuários (UGC) como concursos de fotos, músicas ou vídeos garantem a você e sua empresa leads muito mais valiosos, por isso precisam que sejam oferecidos prêmios com maiores valores.

Antes de você lançar sue próximo concurso, pare e pense em quanto esforço você vai exigir do participante. Ofereça um prêmio que esteja de acordo.

2. O prêmio não está claro

Quando um participante em potencial visita a página do seu concurso ou sorteio você possui somente 5 a 7 segundos para explicar exatamente sobre o que se trata o seu concursos ou sorteio.

Você não possui muito tempo.

E vamos ser realistas, nestes 7 segundos os visitantes não vão ler nenhum testo na página do concurso. Eles vão julgar você e seu sorteio a partir das imagens na página.

Não colocar uma imagem do prêmio é um erro simple, mas que custará a sua empresa o sucesso da campanha.

Mais uma vez coloque-se no lugar de sua audiência. Atarefado como você é, você perderia tempo lendo logos regras de um sorteioque você nem ao menos sabe qual é o prêmio?

Pois é, os visitantes da sua página também não. Por isso é importante dizer e ilustrar com imagens de forma clara qual é o prêmio que você está oferecendo.

Veja abaixo o exemplo da drogaria London Drugs. O prêmio, um Play Station 4 é a primeira coisa que o visitante vê quando acessa a página. Algo simples como isso é a diferença entre um sorteio com 5 mil participantes e outro com 20.

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3. Baixa divulgação das promoções e sorteios

Promoções e sorteios não são a forma mais difícil de conseguir novos leads, mas não pense que por isso você não precisa promover seus sorteios e concursos.

Parece óbvio, mas se você não promover seu concurso ou sorteio ninguém vai saber que você está realizando um concurso ou sorteio. Como consequência, ninguém vai participar.

Muitas pessoas pensam que basta fazer um post na página do Facebook e pronto o concurso vai bombar. Esse é um erro comum, e qual é o resultado? Uma baixa taxa de participação.

Do que adianta você criar uma página linda com layout impecável, oferecer um ótimo prêmio e esconder seu sorteio ao economizar em anúncios?

Você deve ter notado que o sorteio da London Drugs no tópico anterior possuía 5010 participantes. Para conseguir esse alto número de participantes a London Drogs destinou parte do orçamento para anúncios.

Você pode ver abaixo outro grande exemplo de uso dos anúncios no Facebook divulgar concursos e sorteios e conseguir mais participantes:

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Você pode e deve compartilhar seu concurso no Facebook e em outras redes sociais. Mas tome cuidado para não exagerar. Não sai pedindo para todo os seus fãs e seguidores compartilhar seu concurso. Isso vai acontecer naturalmente se sua promoção for atraente e interessante para a sua audiência.

4. O prêmio é irrelevante para a sua empresa

Eu creio que muitos de vocês já devem ter ouvido isso milhares de vezes, mas vale a pena repetir: seu prêmio deve estar relacionado aos seus produtos e serviços.

Muitas pessoas caem na armadilha de oferecer iPhones, Tablets e todo o tipo de eletrônicos mesmo que suas empresas não vendam nada disso.

É verdade que você vai acabar conseguindo vários participantes, que participaram pois estavam interessados no iphone que você está sorteando. Ao final do sorteioo ganhador vai levar para casa um iphone novinho. Vai desfilar e exibir em todos os lugares o novo aparelho. A Apple vai te agradecer por ajudar a divulgar o produto deles. Mas e seu produto quem divulga?

Você. Mas você estava tão preocupado em conseguir um número enorme de participantes, que acabou promovendo um produto que, convenhamos, não precisa ser promovido por ninguém mais.

Como empresário é sua obrigação conseguir mais pessoas interessadas em seus produtos. E a única maneira de fazer isso é oferecendo seus produtos como prêmios.

Mesmo que aquele sorteio do iphone consiga 5 mil participantes e o sorteio envolvendo seu produto consiga 1 mil, quem você acredita que comprará de você?

Os leads que você conseguir oferecendo seu produto como prêmio são muito mais valiosos para a sua empresa, pois representam pessoas que desejam o seu produto.

Um bom exemplo disso é o Thermas de Olímpia que consegue em média 6 mil participantes por sorteio, sorteado apenas seus serviços

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5. Você está pedindo muito do participante

Nós vemos empresas tentando criar engajamento do nada com sua base de fãs. É simples: não vai dar certo.

Não me leve a mal, sorteios são a forma mais simples de pequenas empresas aumentarem sua presença em redes sociais e alavancar vendas e conhecimento de marca.

Mas é importante que você planeje seus concursos e sorteios com base no nível de engajamento de seus fãs e seguidores com as sua marca. Muitas empresas que lançam seu primeiro concurso ou sorteio, possuem uma base muito baixa de fãs e pouco engajamento. Neste caso a empresa precisa de um concurso com poucas barreiras.

Não recomendo realizar concursos de vídeos ou fotos em sua primeira tentava de realizar um concurso ou sorteio.

Conclusão

Criar um concurso ou sorteio envolve diversos fatores. Mas com as técnicas corretas e seguindo alguns conselhos, sorteios são as melhores maneiras de engajar com seu público.

Você já criou promoções e sorteios online? Quais dificuldades você encontrou ou erros você cometeu no meio do caminho? Compartilhe conosco abaixo!

Para mais dicas em como criar veja os artigos abaixo:

Por Mariana Reis wishpondbr