Otimizando uma Landing Page para 5 fontes de tráfego diferentes

Você considera a fonte do tráfego da landing page quando cria suas landing pages? Sequer pensa nisso?
Não se preocupe se ainda não pensou. Você não está sozinho.
A sua landing page é afetada pela fonte do tráfego que chega até ela. Se você não presta atenção nos valores, terá que batalhar para ter sucesso a longo prazo.
Este artigo vai falar da otimização de landing pages por 5 fontes diferentes:

  • Facebook
  • Google Adwords
  • Facebook Ads
  • Busca
  • E-mail

Vamos começar!

Por que você precisa otimizar para fonte de tráfego?

Sinceramente, isso não deve ser surpresa para empresa alguma. Muitas decisões de negócios que você faz são baseadas de onde o negócio vem.

Por exemplo:

Lojas virtuais sabem que elas terão mais sucesso promovendo roupas de banho no final da primavera do que no pleno inverno. Isto é só conhecer o seu público-alvo, entender o que eles pensam e a partir daquilo, tomar uma ação.
Empresas B2B sabem que publicar conteúdo exclusivamente relacionado a produtos e serviços nas redes sociais, eles vão perder seus seguidores (e rapidamente!). Isso novamente, é sobre conhecer a sua audiência, compreender a mentalidade deles dependendo da plataforma e respondendo de maneira inteligente.

Landing pages são a mesma coisa. Aqui temos 5 exemplos de como a fonte do tráfego pode afetar o desenho da sua landing page e conversão.

1. Publicações no Facebook

Montar a sua página pelo tráfego que vem do Facebook é bem diferente das outras fontes e na realidade, pode ser mais difícil porque os usuários de redes sociais geralmente não se sentem confortáveis quando saem da plataforma (o que pode aumentar a taxa de rejeição).
Por isso você precisa incorporar uma aba de landing page no Facebook no seu funil de vendas. Muitos softwares de landing page possuem essa integração. Essa funcionalidade deve simplificar a publicação de landing pages no Facebook.
Adicionar landing page dentro do Facebook significa que as pessoas vão interagir com o seu negócio numa maneira concreta sem precisar sair de lá, o que tem uma grande influência na taxa de rejeição, porque enquanto a pessoa é levada para fora do Facebook, ele perde a confiança imediatamente.

2. Google Adwords

É absolutamente essencial que o seu anúncio no Google e a sua landing page sejam parte da mesma campanha. Mantenha-os juntos.
Criar um anúncio coesivo e uma campanha de landing page aumenta as conversões em ambos. Isso porque o desempenho do seu anúncio no Google depende em partes da otimização da sua landing page. Entenda o que eu quero dizer (e como otimizar sua landing page anúncios no Google):

Certifique-se de que você seja o dono do conteúdo (texto) da sua landing page e que ele coincida com o corpo do seu anúncio. Por exemplo, vamos supor que você tenha um anúncio com um bom desempenho. Então, seria uma má ideia passar a enviar o tráfego daquele anúncio para uma landing page que não tem um bom desempenho. Isso não só vai estragar o SEO da sua landing page, mas também vai diminuir os pontos de qualidade do seu anúncio.
Assegure se que as palavras chaves do seu anúncio tenham relação com os títulos da sua landing page.
Não lote o texto da sua landing pages com palavras-chave aleatoriamente para SEO. O Google vai perceber e vai diminuir os pontos de qualidade do seu anúncio e a sua página.

3. Anúncios no Facebook

Os anúncios no Facebook são ideais pra direcionar pessoas à sua landing page, especialmente para aquelas empresas que estão procurando gerar contatos (leads).

A razão pela qual anúncios no Facebook são tão eficientes para gerar leads é que a plataforma permite mostrar o seu anúncio só para aquelas pessoas que se interessam no seu conteúdo. Poucas pessoas vão buscam no Google por ebooks ou conteúdo que precisa de ingressar seu endereço de e-mail para acessar.
Os anúncios no Facebook permitem mostrar o seu conteúdo para pessoas que tenham expressado interesse no seu tema mas não necessariamente estejam procurando ele. Por exemplo: mostrar o seu anúncio exclusivamente para donos de pequenas empresas que se interessem em uma maneira de gerenciar o relacionamento com seus clientes, que é uma audiência de tamanho perfeito para o seu anúncio com um custo de 70 centavos por clique.
Eu sugiro dirigir o tráfego (com uma publicação de Facebook) para uma landing page numa aba. Isso mantém o trafego dentro do Facebook, o que vai aumentar a taxa de conversão da sua página.

4. Pesquisa

A fonte mais popular de tráfego para landing pages, feita por buscas no Google, é na realidade o processo mais complicado por ser mais técnico do que os outros.

Aqui vão as minhas sugestões:

  • 1 de cada 10-25 palavras do texto da sua landing page deve ser palavras-chave. Tente espalhar as palavras naturalmente pelo conteúdo.
  • Certifique-se de que o título da sua página coincida bem com a pesquisa no Google. Por exemplo: se a sua pesquisa é “comprar botas de couro feitas a mão em Nova Iorque”, então escolha um título como “Boas de couro feitas a mão em Nova Iorque”).
  • Também certifique-se de que a URL tenha as palavras-chave (como “www.botas.com.br/botas-de-couro”).
  • Use as palavras-chave do seu anúncio em metatags das imagens e vídeos da sua landing page.
  • Otimize para SEO aumentando a velocidade de descarga da sua pagina: não utilize videos muito cumpridos ou com um código extensivo ou imagens muito grandes que sejam desnecessárias.
  • Dê prioridade a palavras-chave, colocando-as na parte superior da sua página e com diferentes header tags.

E-mail em massa

Embora houve uma explosão das estratégias de marketing online nos últimos 5 anos, e-mail marketing é ainda um dos melhores ROI (retorno sobre o investimento) disponível para nós. Quando você usa os dois, uma landing page otimizada mais uma estratégia de e-mail marketing otimizada, então estamos falando de uma campanha seriamente efetiva.

Minha sugestão:

Use landing pages para um segmento específico em conjunto com e-mail para uma audiência específica.

Aqui vai um exemplo:

  • Vamos supôr que você seja dono uma lanchonete. Você tem duas localizações (uma no centro da cidade e outra perto da Universidade).

  • Você recentemente fez um sorteio para os estudantes da universidade da sua área. Você está oferecendo 20% de desconto para os estudantes que possuam carteirinha de estudante.

  • Você também está fazendo anúncios no Facebook e no Google para profissionais na sua área promovendo um código de cupom que as pessoas recebem por e-mail.

  • Ambas campanhas tem gerado dois segmentos bem diferentes (um de estudantes e outro de profissionais).

  • Aqui tem a maneira para usar e-mail marketing e a landing page em conjunto:
    Para os estudantes, envie uma série de e-mail promovendo “Domingo estudantil”, onde você dará um cupom com 25% de desconto nas refeições (5 ou mais sanduíches).

  • Use este e-mail em conjunto com a landing page para a audiência específica, incluindo o título: Combata a ressaca com o nosso prato de sanduíches no domingo estudantil". Mais abaixo: “Receba 25% de desconto com o cartão de estudante. Só por este mês!”

  • Para os profissionais, mande uma série de e-mail promovendo "Nós cobrimos seu almoço”, onde você oferece o mesmo desconto.

  • Use este e-mail em conjunto com outra landing page para um público-alvo específico, que inclui o título “O escritório está com fome e o trabalho anda devagar?”. E embaixo o texto: “Nós cobrimos 25% da sua refeição.. Só por este mês”.

Nota:
Para garantir que a sua landing page não apareça em resultados de pesquisa (porque você não quer que as pessoas utilizem o desconto sem antes ingressar seus dados), você tem que adicionar “no-follow” à landing page. Se tem curiosidade sobre como funciona, leia a Guia de No-Follow Landing page.

Estratégias avançadas (Advertência: Pode incluir códigos!)

Campos escondidos: Campos escondidos permitem monitorar exatamente quantas pessoas estão visitando a sua landing page a partir de uma fonte individual (ou várias fontes individuais).

Assim é que funciona:

  • Primeiro, você deve codificar um campo de formulário “escondido” dentro da sua landing page (ou várias, dependendo de quantas fontes de tráfego você deseja monitorar). Também pode ser nas páginas de agradecimento.

  • Configure, na URL do seu anúncio, um parâmetro com um valor particular.

  • Quando o tráfego acessa a sua landing page a partir daquele link, aquela página “lerá” a URL de forma diferente das outras, e manda a informação para o seu Analytics.

  • Você pode ver exatamente quantas pessoas acessam a sua landing page por cada fonte de tráfego.

E por que aquilo é legal?

Basicamente esses campos escondidos te mostram, em termos concretos, o ROI que você está recebendo de cada fonte de tráfego:
Se você está usando Facebook, Twitter e Google+ para levar tráfego para uma página de captura, você pode ver qual plataforma te leva um melhor retorno sobre o investimento.
Se você está utilizando Anúncios no Facebook e no Google, pode ver qual fonte de tráfego tem o melhor índice de conversão que outro (apenas colocando o código de rastreamento na página de agradecimento).

Legal! Não acha?

Conclusão

Espero que agora tenha uma ideia melhor da importância da otimização de
pages para diferentes fontes de tráfego.
Fazer isso aumenta a taxa de conversão e melhor ainda, ajuda a aumentar a presença online da sua empresa.
Cada toque pessoal que você adiciona na sua campanha é um toque que vale a pena fazer.

Você já encontrou sucesso com fontes de tráfego específicos? Comente abaixo!

Escrito por Susan Araya

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