10 Surpreendentes Exemplos de Concursos de Instagram Realizados Por Pequenas Empresas

Sempre se perguntou como conseguir mais seguidores? Você participa dos concursos de instagram, mas espera resultados melhores? Está procurando por ideias inspiradoras de prêmio?

Neste artigo, darei 10 exemplos de pequenas empresas que utilizam concursos de Instagram para promover seu negócio.  Eu mostrarei o que funciona, o que não funciona, e quais produtos podem ser utilizados para fazer seu próprio concurso.

Concursos de Instagram Curta para Ganhar

Você não precisa realizar um concurso de fotos no Instagram. Seu engajamento pode ser ainda mais simples, simplesmente pedindo para os participantes curtirem seu post (clicando duas vezes nele) e seguirem você. Isto pode lhe trazer muito mais seguidores no Instagram sem nem ao menos precisar pedir.

Em seguida temos um exemplo de um Concurso de Instagram “Curta” para ganhar:

#1. Drinkwel

A Drinkwel fabrica multivitaminas para pessoas que bebem. Eles fazem Concursos de Instagram semanalmente. Estes concursos são bastante simples, com uma média de 60 participantes por concurso. Eles pedem para que os participantes cliquem duas vezes na imagem do produto e que o sigam no Instagram (clicar duas vezes na imagem dará um “like (curtida)” na foto. Eles selecionam um vencedor aleatoriamente, notificando-os por uma @menção pedindo o email deles para enviar mais detalhes. Os prêmios são os produtos da própria empresa.

Lado positivo:

  • O concurso é bastante simples de entrar e ajuda a ganhar mais seguidores.
  • O prêmio é o próprio produto da empresa, fazendo uma boa jogada de marketing.
  • Eles realizam concursos semanalmente, com diferentes prêmios, fazendo com que se torne um hábito para os participantes.
  • Eles parabenizam o vencedor no feed do Instagram.
  • Utilizam uma hashtag específica #finallyfriday (finalmente sexta-feira) para engajar os participantes.
  • Eles incluem uma clara “Call-to-action” (CTA) - “Chamada(s) para ação (CPA)” na imagem do concurso, que é uma imagem direta e auto-explicativa, sem necessitar de explicações mais detalhadas.

Lado negativo:

  • Eles precisam promover mais hashtags - incluir tags que os seguidores e consumidores irão utilizar regularmente para divulgar o concurso.
  • Necessitam de uma imagem mais amigável para o produto - incluir pessoas, especialmente o rosto de pessoas quando estão fazendo o marketing de um produto em um site de compartilhamento de fotos como o Instagram. Isto tornaria a marca mais “descolada” e original.

O que você pode aprender com isso:

  • Faça concursos simples e peça para que sigam para que cresça seu número de seguidores.
  • Realize concursos semanais para criar hábitos nos consumidores, e aumentar o movimento nos seus concursos.
  • Faça dos seus produtos o prêmio.
  • Utilize uma hashtag específica para o concurso.

Concurso de fotos de “selfies”

“Selfies” são altamente populares no Instagram. São fotos facilmente tiradas, e tendem a ser compartilhadas por vários amigos, e até mesmo amigos de amigos. Muitos negócios entendem isso. Utilizam-se das selfies para engajar os seguidores, dando-os uma chance para ganhar.  

A seguir mostrarei dois exemplos de Concurso de “selfies” no Instagram:

#2. Om Nom Nom Cookies

Om Nom Nom Cookies é uma companhia de boutique de biscoitos veganos. Eles realizaram um concurso de “selfies”. Pediram aos participantes que tirassem uma foto deles com um omnomnom cookie (biscoito). As pessoas enviavam as fotos com uma @menção para a companhia, e o(s) vencedor(es) ganhavam uma camiseta personalizada da empresa.

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Lado positivo:

  • As fotos compartilhadas incluem o produto e clientes satisfeitos.
  • A imagem do concurso é bastante amigável, divertida e original.
  • Extremamente simples de participar.
  • O prêmio faz marketing da própria empresa.
  • O concurso tem um pequeno período de inscrição, criando uma rápida CTA para os ingressantes.

Lado negativo:

  • O concurso deve incluir uma hashtag comum para que outros participantes possam ver as inscrições.
  • Eles poderiam fazer disso um concurso semanal, com vários temas e prêmios para aumentar o movimento e o engajamento das pessoas no concurso.

O que você pode aprender com isso:

  • Fazer seu concurso amigável e original por meio de um concurso de imagens divertido, e por conseguir que as pessoas compartilhem fotos delas mesmo.
  • Fazer seu concurso simples.
  • Manter a marca do concurso e o produto relacionados.

#3. Wedding Wire

Wedding Wire é um mercado para casamentos. A companhia realizou um concurso de fotos para conseguir as melhores selfies em casamento durante um feriado estendido. As pessoas submetiam as fotos utilizando a tag específica do evento. O vencedor é anunciado logo após o final de semana acabar, e aparecerá em destaque em um post do Instagram deles.

Lado positivo:

  • Simples de entrar, e o tema representa a própria marca.
  • Utilizam-se de uma hashtag comum para que todas as fotos de casamento sejam compartilhadas e possam ser vistas por todos.
  • Possuem um curto tempo de concurso, incentivando um rápido CTA por parte dos participantes.
  • O prêmio não custa nada para a empresa e ainda traz seguidores e um pouco de fama.
  • Eles postaram um lembrete na Quinta-feira para lembrar os seguidores de participar do concurso.

Lado negativo:

  • A imagem do concurso é bastante sem graça. Poderiam ter incluído um visual customizado mostrando um exemplo de uma ótima selfie tirada em casamento.
  • O prêmio poderia ser um pouco mais atraente, como um cartão de presente para ser utilizado na Wedding Wire.

O que você pode aprender com isso:

  • Utilizar uma hashtag de concurso comum para criar uma comunidade no Instagram.
  • Postar um lembrete para conseguir mais participantes.
  • Customizar a imagem do concurso para torná-la mais original e amigável.
  • Utilizar um aplicativo de terceiro para tornar as logísticas de realizar um concurso de Instagram mais simples.

Concurso de Fotos com votos

Um concurso de fotos do Instagram pode criar vários compartilhamentos para seu mercado. Adicionando o elemento de voto público você tem a chance de seu concurso viralizar. Um concurso de fotos com votos motiva os participantes a compartilhar suas fotos com todos as pessoas que conhecem para que consigam ganhar o concurso.

A seguir temos um exemplo de um concurso de Instagram com votos:

#4. Habby Travels

Habby Travels é uma agência de viagem para duas pessoas. Eles realizaram um concurso no instagram, e incluíram uma opção de votos. Os participantes compartilhavam suas melhores fotos em viagens de verão. Contestants share their best summer travel photos. As fotos podiam ser submetidas pelo Instagram, Facebook, ou por e-mail. O ganhador recebia uma viagem como prêmio.

Lado positivo:

  • Eles promovem o concurso no Instagram e facebook.
  • Utilizam várias hashtags comuns para conseguir espalhar o concurso pelo Instagram.
  • O prêmio está relacionado à empresa - oferecendo uma viagem como prêmio.
  • O tema do concurso também é relacionado à empresa, e eles ganharão inúmeras fotos bonitas para viagens de verão.
  • O concurso inclui voto público para conseguir com que seu evento e empresa sejam compartilhados ainda mais.

Lado negativo:

  • A imagem do concurso é terrível e nada atraente para conseguir participantes. Eles precisam ter uma ótima foto de uma foto de feriado, por exemplo, para promover o concurso.
  • Realizar um concurso com votos e três maneiras de participar pode ser logisticamente um pesadelo para a empresa.
  • Eles necessitarão acompanhar todas as entradas manualmente para ter certeza de que não haja entradas repetidas.
  • Será necessário criar uma opção de voto para as entradas que foram enviadas por email.
  • Precisarão acompanhar todas as votações para cada uma das plataformas.

O que você pode aprender com isso:

  • Utilizar um aplicativo de terceiros que funcione com o Facebook, Instagram, Twitter e seu website para a realização do concurso se tornar MUITO mais fácil! Você pode conduzir todas as entradas para cada campanha por um único painel de controle. Você pode conseguir fazer isso por e-mail também. Conheça nosso aplicativo para concursos de Instagram para obter mais detalhes.
  • Incluir voto público como instrumento para conseguir seu concurso compartilhado por participantes.
  • Faça com que seu concurso pareça bom. Customize os gráficos do concurso com imagens pessoais e atraentes que estejam de acordo com o tema do evento.

Concursos de Fotos “Em loja”

Uma das minhas táticas favoritas no Instagram é trazer o offline ao online. O Instagram é um site preparado para dispositivos móveis. Eu acho bastante interessante quando empresas utilizam-se disto para trazer seus clientes para suas lojas físicas. Uma forma perfeita de fazer isso é realizando concursos de fotos “em loja”. Isto é, conseguir que as pessoas tirem fotos delas mesmas ou de seus produtos enquanto estão em sua loja ou restaurante.

A seguir temos dois exemplos de concursos de fotos “em loja”.

#5. Travel Country

Travel Country é uma loja de roupas para aventuras ao ar livre. Eles possuem tanto uma loja online quanto uma loja física. A empresa realizou um concurso para conseguir a melhor foto dentro de sua loja da Flórida. O concurso durou um mês. As fotos necessitavam a utilização de uma hashtag específica criada para o concurso. O prêmio era um cartão-presente e produtos vendidos na loja.

Lado positivo:

  • Eles estimulam o tráfego na loja, conseguindo com que as pessoas vão até a loja para que possam tirar a foto e participar do concurso.
  • Eles utilizam-se de uma comum e específica hashtag para o concurso com o intuito de que todas as pessoas possam ver as fotos de participantes e o conteúdo gerado por usuários (CGU) de sua loja.
  • Utilizam também hashtags comuns quando postam sobre o concurso.
  • O concurso de imagens fornece uma clara CTA, e deixa claro o que as pessoas podem ganhar com isso.
  • O prêmio é relacionado com a marca e motivante - um cartão-presente de $100 e produtos que a marca vende.

Lado negativo:

  • A duração do concurso é de um mês. Eles poderiam criar uma ação mais rápida se realizassem concursos semanais.
  • Poderia ser incluído um elemento de voto público para dar um “empurrão” à campanha.

O que você pode aprender com isso:

  • Usar criativamente sites para dispositivos móveis como Instagram para aumentar o tráfego físico.
  • Fazer uma ótima imagem que inclua simples CTAs e motivem os participantes, mostrando-os facilmente na imagem o prêmio a ser ganhado.
  • Incluir hashtags específicas para o concurso com o intuito de criar uma comunidade de clientes online.

#6. Tender Greens

Tender Greens é um grupo de restaurantes focado em comidas locais e na comunidade local. Eles realizam concursos de fotos no Instagram para conseguir a melhor foto de seus clientes dentro do seus estabelecimentos. As fotos devem possuir uma hashtag específica do concurso. Eles escolhem um vencedor semanalmente dando a estes uma camisa como prêmio.

Lado positivo:

  • Conseguem com que os clientes vão até sua porta ao oferecer um prêmio pela melhor foto tirada no restaurante.
  • Eles criam uma ótima oportunidade de marketing, com CGU de ótimas fotos contendo suas comidas, pessoas, e o interior do restaurante.
  • Criam uma comunidade online com uma hashtag específica do concurso - que está relacionada à sua marca de ajudar a comunidade.
  • Eles escolhem vencedores semanalmente, tornando mais suscetível a entrada de clientes na loja (e jante com eles mais frequentemente também!).
  • A imagem do concurso é de fácil leitura, e inclui ótimas fotos como exemplo. Está também escrita em uma fonte divertida e original.

Lado negativo:

  • Poderiam incluir datas no concurso para induzir uma CTA mais rápida.
  • Poderiam incluir o elemento de voto público para ter seus próprios clientes escolhendo os vencedores semanais.

O que você pode aprender com isso:

  • Utilizar o Instagram como o site para dispositivos móveis como foi feito para que, de forma inovadora, traga pessoas até sua porta.
  • Criar uma foto de concurso com hashtags específicas e conseguir inúmeros CGU de seus produtos e marca.
  • Fazer com que as imagens do concurso reflitam a marca de sua empresa.

Concurso de Fotos pelo Seu Website.

Você pode realizar um concurso de fotos no seu próprio website. Isto fará com que o tráfego online do seu site aumente. Se você possui uma loja virtual, esta é uma tática particularmente bem-sucedida para conseguir com que seus seguidores do Instagram fiquem mais perto de se tornarem clientes. Quando você realiza um concurso de fotos no seu próprio website, promova pelo Instagram (e outras mídias sociais).

A seguir tem-se dois exemplos de concursos que utilizaram o próprio website promovido pelo Instagram:

#7. Mommy Page

Mommy Page oferece um shopping de “uma parada” para mães, incluindo cupons, receitas, e comunidade. Eles realizam concursos de fotos frequentemente. Uma foto recente pedia para que as mães submetessem a melhor foto de volta às aulas de seus filhos. As fotos são compartilhadas no website da empresa. O prêmio é um dia relaxante no spa.

Lado positivo:

  • Eles postaram um concurso no Instagram, e utilizaram-se de várias hashtags comuns. Isto faz com que o alcance do concurso seja espalhado além dos seguidores.
  • O tema da foto apoia a marca e o público-alvo (mães com filhos em época de volta-às-aulas).
  • O prêmio é motivante para que as mães participem - um dia relaxante no spa - quando os filhos já tiverem voltado para as aulas.
  • A imagem do concurso mostra foto de crianças, o prêmio é facilmente achado, e os requisitos estão escritos de forma simples.
  • Eles compartilham todas as fotos, criando uma comunidade de crianças e mães no website deles..

Lado negativo:

  • Eles poderiam permitir fotos diretamente pelo Instagram. Poderiam também utilizar o aplicativo de concurso de fotos da Wishpond, por exemplo, para tornar o trabalho mais fácil.
  • Poderiam incluir voto público para alcançar um maior conhecimento da empresa (e promovê-la).

O que você pode aprender com isso:

  • Quando você realiza um concurso no seu próprio website, promova-o pela conta do Instagram também - e faça com que seja fácil de participar do concurso diretamente pelo Instagram.
  • Ter um público-alvo em mente ao escolher o prêmio.
  • Fazer com que o concurso apoie as metas da empresa, como fornecer uma comunidade online.

#8. Eyemimo Cosmetics

Eyemimo Cosmetics é um site online de cosméticos que oferece concursos, descontos, e prêmios.

Realizam concursos frequentemente no blog, e os promove pelo Instagram. Um concurso recente pedia para que pessoas postassem suas melhores fotos com maquiagem estilo “olhar de fantasia”. O vencedor era escolhido por voto público. O prêmio era um de seus produtos, cílios postiços.

Lado positivo:

  • Promoveram o concurso do website pelo Instagram.
  • Utilizaram hashtags comuns para promover o concurso.
  • Utilizaram a palavra “Win (Ganhe)” proeminentemente na imagem do concurso.
  • A imagem do concurso expressa de forma clara como participar.
  • O vencedor do concurso é selecionado por voto público. Isto gera uma quantidade maior de compartilhamentos das fotos do concurso, e promove a marca.

Lado positivo:

  • Não permite que as fotos sejam submetidas diretamente pelo Instagram. Poderia ser utilizado um aplicativo de concurso de fotos de instagram de terceiros para tornar o trabalho mais fácil.
  • Poderiam ter encurtado o link criando uma página para o concurso no próprio website.
  • A imagem do concurso precisa ser um pouco menos cheia de informações.

O que você pode conseguir com isso:

  • Quando você realiza um concurso no seu próprio website, promova-o pela conta do Instagram também - e faça com que seja fácil de participar do concurso diretamente pelo Instagram.
  • Inclua hashtags como #concursodefoto quando desejar alcançar um mercado mais amplo no Instagram.
  • Inclua voto público no Instagram para promover mais com o marketing.

Concurso de fotos com Produtos

Você está realizando concursos para promover seu negócio e produtos. Consiga CGU de seus produtos e clientes utilizando-os. Realize concursos de fotos com seus produtos como tema.

A seguir temos dois exemplos de concursos de foto no Instagram que incluem os próprios produtos:

#9. AMP Diapers

AMP Diapers fabrica fraldas de pano sustentáveis. Eles realizam concursos regularmente pelo Instagram. Um concurso recente da empresa pedia para que os participantes seguissem o Instagram deles, postassem uma foto de seus bebês nas fraldas da empresa e incluíssem uma hashtag específica para o concurso. Um vencedor é escolhido mensalmente. O vencedor recebe duas fraldas de pano.

Lado positivo:

  • Com um concurso de fotos da fralda fabricada por eles, eles conseguem vários CGU autênticos com seu produto em uso.
  • Criando uma hashtag comum e específica do concurso, eles acabam por criar uma comunidade de “mães de primeira viagem” no Instagram.
  • É possível participar facilmente pelo Instagram.
  • O prêmio é relacionado à empresa visto que é o próprio produto deles.
  • A imagem do concurso mostra facilmente o que os participantes precisam fazer para entrar.

Lado negativo:

  • O concurso seria mais facilmente administrado, e possível de contatar todos os participantes, utilizando de aplicativos de terceiros como o Wishpond. Nossos aplicativo de concurso permite que você colete todos os emails dos participantes.
  • Poderiam aumentar o prêmio para incentivar mais mães a participarem.

O que você pode aprender com isso:

  • Conseguir ótimos CGUs de seus produtos por realizar concursos de foto no Instagram.
  • Utilizar hashtags específicas do concurso para criar uma comunidade online de participantes.
  • Usar um aplicativo sofisticado de terceiros para aumentar o poder de mercado de seus concursos de fotos do Instagram.

#10. Friday and River

Friday and River vendem itens de couro feitos à mão e outros acessórios. Eles realizaram um concurso de fotos no Instagram por um mês para conseguir que seus produtos fossem compartilhados no site. Os participantes tinham que seguir a página, e ou postar uma foto para o concurso, ou compartilhar uma foto pessoal de uma peça de couro da Friday and River. Os ingressantes tinham que utilizar hashtags específicas da empresa. Eles têm 3 vencedores, e o prêmio é mostrado na imagem do concurso. Eles obtiveram 121 posts relacionados à hashtag.

Lado positivo:

  • Conseguem que seus produtos sejam vistos e compartilhados por vários potenciais consumidores.
  • O CGU, com participantes submetendo as próprias fotos, faz com que mais de seus produtos sejam vistos.
  • A imagem do concurso é clara e apresentada de forma agradável.
  • O prêmio promove a empresa visto que é um produto deles.
  • Eles postam sobre o concurso frequentemente, e utilizam hashtags comuns como #concursodefoto, #couro, e #modaparahomens.

Lado negativo:

  • Eles poderiam gerar mais CGU pedindo para que os participantes publicassem fotos próprias.
  • Poderiam mostrar melhor a sua bolsa de moedas se tivessem fotos diferentes para o concurso. Uma poderia mostrar a bolsa aberta, ou sendo utilizada no dia-a-dia, por exemplo.
  • Poderiam incluir mais requisitos do concurso na imagem.
  • Eles poderiam ter participantes semanais diferentemente de realizar um único concurso mensal. Eles estão dando 3 prêmios. Se realizarem concursos semanalmente, terão mais prazos de entrega, e CTAs mais rápidos.

O que você pode aprender com isso:

  • Utilizar seus produtos como parte do concurso de fotos de Instagram.
  • Promover seu concurso incluindo hashtags gerais relacionadas ao concurso, seus produtos e sua empresa.
  • Utilizar concursos de fotos do Instagram como uma forma fácil de promover seu negócio