25 Ideias Criativas de Concursos de Facebook que Você pode Utilizar Hoje

Realizar concursos na sua Página do Facebook é uma forma fácil de ganhar novos likes no Facebook, inscrições de email, e vendas para sua empresa. Nós já vimos ideias extraordinárias de concurso de Facebook ter sucesso em várias indústrias com clientes e pela Wishpond.

Porém, algumas vezes pode ser difícil criar ideias para concursos de Facebook. Uma ideia que irá cativar seu público e lhe trazer possíveis clientes interessados nos produtos que você oferece.

Por experiência, sabemos que a pior coisa que você pode fazer é dar um iPad e esperar um mar de clientes em retorno. Qualquer pessoa que entrou no concurso fez apenas pelo iPad. Não, nós sabemos que um concurso ideal deve beneficiar tanto seu negócio quanto seus fãs.

Você deve ter uma ideia que cative não somente o público, mas que faça com que eles considerem seus produtos/serviços, e que ao mesmo tempo seja o mais simples possível de forma que qualquer um possa participar.

Ainda confuso? Não entre em pânico!

Neste artigo, eu lhe darei 25 ideias criativas de concurso no Facebook que você pode utilizar para criar concursos de alto engajamento na sua Página do Facebook.

Ideia de Concurso para Facebook #1: Conte-nos como você usaria [o produto] para ganhar!

Esta ideia de Concurso para Facebook é bastante simples: Pegue um produto que você venda e pergunte às pessoas como elas usariam o produto se o tivessem. Faça com que as pessoas pensem em algo engraçado, interessante, ou fora do comum no qual usariam o produto. Você pode dar ao vencedor o produto e pedir para que tirem uma foto com ele da maneira que descreveram: Você ganha um bônus de conteúdo gerado por usuário.

É o meu favorito. Este tipo de concurso força os participantes a se engajar de verdade com seu produto ao pensar em formas interessantes de usá-lo. É ótimo por duas razões:

  1. Faz com que os participantes pensem em razões para usar (e comprar) o produto - fazendo com que eles comprem o produto mais facilmente caso não ganhem.
  2. Cria diversas recomendações sociais (depoimentos) para os seus produtos.

Se você utiliza um Aplicativo de Concurso de Facebook, como o Aplicativo de Concurso de Redação da Wishpond, para realizar esse tipo de concurso, você pode utilizar votações embutidas nas entradas para determinar o vencedor. O participante será impulsionado a compartilhar o máximo possível com seus amigos para conseguir a maior quantidade de votos. Isso fará com que cada um de seus amigos leiam as recomendações do seu produto e despertem interesse em olhar mais profundamente sua empresa e produtos.

Um recente relatório da Forrester Research descobriu que 70% dos adultos dos EUA confiam em recomendações de marca ou produto de amigos e família, e 46% confiam em reviews online escritas por consumidores, enquanto que apenas 10% confiam em anúncios de website e 9% confiam em mensagens de texto de empresas ou marcas. Isso faz com que cada entrada desse tipo de concurso uma publicidade para sua empresa que é 10x mais efetiva que qualquer outra propaganda que você realize.

As melhores práticas na Ideia de Concurso para Facebook #1

  1. Na descrição/detalhe do concurso, forneça alguns exemplos que quebrem o gelo e dê às pessoas ideias do que fazer.
  2. Nos posts que você publicar na sua Página do Facebook para promover o concurso, inclua as participações dos usuários (e suas favoritas) de como utilizar seu produto - fotos deles utilizando seriam um bônus
  3. Escolha um produto que é fácil de pensar em modos interessantes de se utilizar. O produto deve ser bastante popular e que as pessoas realmente utilizariam, de forma que todos consigam pensar em algo. Quanto menor o conhecimento do produto, menos pessoas irão saber como utilizá-lo, e desta forma, menos participarão.

Ideia de Concurso para Facebook #2: Tire uma Foto de Você Usando [Nome do produto] ou em [Localização] ou Fazendo [Atividade]

Esta Ideia de Concurso para Facebook faz com que seus clientes tirem fotos deles mesmos interagindo com seus produtos/serviços, ou enquanto estão em uma de suas lojas físicas. É similar ao #1, mas neste caso existe a criação de uma recomendação/depoimento pessoal para sua empresa, e possui uma vantagem e desvantagem principal:

Vantagem: Uma foto fornece prova convincente de que você recomenda a empresa e seus produtos, já que você ou comprou um dos produtos/serviços da companhia ou visitou um dos locais dela.

Desvantagem: O participante deve ter comprado algo seu (produto/serviço) ou visitado uma de suas localizações, o que se torna uma barreira para participar.

Para este tipo de concurso ser bem sucedido, você já deve possuir uma base de clientes e fãs na sua página do Facebook. Por quê? Apenas uma porcentagem dos clientes irão ver e participar do seu concurso. E para participar eles precisam tirar uma foto deles mesmo fazendo algo bastante específico. Isso irá diminuir a quantidade de participações no seu concurso.

Para ter um retorno certo no seu investimento (número de possíveis clientes) a partir do concurso, eu recomendo que utilize este tipo de ideia apenas se você tiver pelo menos 5.000 Likes na sua Página do seu Facebook. Isso fará com que você tenha um concurso de certa forma popular e atraente para que as pessoas possam compartilhar com os amigos e ganhar mais votos para ganhar.

Se você tem menos de 5.000 likes no Facebook, não se aflija. Eu recomendaria a Ideia de Concurso para Facebook #1: Vai fazer com que você tenha várias muito mais entradas e recomendações de produto ao tornar mais fácil a participação.

Você pode realizar esse tipo de concurso utilizando um App de Concurso de Facebook como o Aplicativo de Concurso de Fotos Wishpond. Como no concurso #1, você pode utilizar votações embutidas na entrada para determinar o ganhador. Os participantes serão "forçados" a compartilhar o máximo que puderem com os amigos para ter a maior quantidade de votos.

Veja a seguir um exemplo utilizando o Aplicativo de Concurso de Fotos Wishpond:

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Melhores práticas na Ideia de Concurso para Facebook #2

  1. Escolha um produto que várias pessoas tenham, ou uma loja física bastante popular, para maximizar as participações.
  2. Tenha em mente produtos que não devem ter fotos tiradas de forma inapropriada para você não acabar com fotos indesejadas.
  3. Forneça imagens em torno do design do concurso de pessoas utilizando seus produtos ou em sua loja para dar ideia aos participantes de como eles podem fazer.

Ideia de Concurso para Facebook #3: Dê um nome ao nosso Novo [Produto]

Eu descobri que as pessoas adoram esse tipo de concurso: Eles se divertem ao pensar criativamente sobre o produto e ao obter uma chance de fazer uma decisão para a empresa. A parte da decisão é especialmente importante pelo fato de gerar conteúdo para a sua empresa, enquanto que você estará se importando e ouvindo a opinião dos clientes.

Deixar com que os participantes dêem um nome ao seu produto também lhe dá um ótimo insight sobre o que eles pensam dele, o que valorizam e o que não. O nome que escolherem irá refletir na primeira impressão do que eles pensam que o produto faz e o que eles consideram como ponto forte.

Esta é uma ótima maneira de criar movimento em torno do seu novo produto: As pessoas irão ler sobre a funcionalidade e benefícios bem mais do que se você estivesse mostrando em um anúncio. E eles estarão compartilhando isso com os amigos para ganhar votos na participação. Esta é uma ótima maneira para novas empresas criarem uma comoção inicial para eles próprios quando estão apenas começando.

Veja um exemplo de concurso "Dê um nome ao nosso novo [Produto]" realizado pela Cotton Carrier:

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Melhores Práticas na Ideia de Concurso para Facebook #3

  1. Similarmente à ideia #2, dê seu melhor ao escolher os produtos que não dê brechas para nomes inapropriados ou participações indesejadas.
  2. Forneça detalhes da especificação e usos do produto para que as pessoas possam entender como ele funciona e como chamá-lo.
  3. Tenha certeza de que no final do concurso você utilizará o nome que ganhar. Para garantir que você goste do nome, escolha os 10 nomes mais votados, e então peça para um jurado (ou até você mesmo) decidir o ganhador final.

Ideia de Concurso para Facebook #4: Dê uma Legenda para Ganhar [Prêmio]!

O crescimento dos memes em websites como o Reddit tornou concurso de legenda de fotos uma forma popular de engajar os fãs. A teoria por trás disso é que você publicará uma foto de algo engraçado ou chocante e então pedir para que as pessoas forneçam uma legenda (título) para aquela situação.

Uma ótima maneira de se utilizar disso para criar publicidade para seus produtos é incluir um deles [produtos] na foto. Duas maneiras ótimas de criar fotos com seus produtos para um "concurso de legenda de fotos" é de mostrar um animal ou um bebê usando o mesmo. Este tipo de foto tende a viralizar rapidamente e fazer com que as pessoas riam e se coloquem no lugar daquele animal ou criança para saber o que aquele produto é/faz.

Por exemplo, a foto a seguir do Walmart recentemente postada na Página do Facebook faz com que eu ache que o gato esteja pensando: "Eu não acho isso engraçado, humano!":

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Melhores práticas na Ideia de Concurso para Facebook #4

  1. Utilize uma imagem simples que as pessoas não precisam decifrar.
  2. Não utilize símbolos religiosos ou políticos - você pode acabar criando bastante controvérsia.
  3. Use animais ou bebês nas fotos - estas são, estatisticamente, as fotos mais populares no Facebook.

Ideia de Concurso para Facebook #5: Vote em qual [Produto/Serviço] Nós Deveríamos Colocar à Venda

Esta é uma das melhores Ideias de Concurso para Facebooks para gerar novas vendas. Para realizar esse concurso, você simplesmente escolhe entre 2 e 8 produtos, exibe em uma página e pede para que as pessoas votem em cada um (O Aplicativo de Concurso de Votos da Wishpond fornece uma solução completamente inusitada para este tipo de concurso). Inclua um título que seja lido da forma "O produto que ganhar mais votos terá 50% de desconto na próxima semana!". Quando o concurso terminar poste em sua página do Facebook, e mande um email para todos que participaram, dizendo qual o produto que ganhou e como eles podem resgatar o desconto.

Isso fará com que as pessoas compartilhem com os amigos para ajudarem a escolha deles ganhar, e começar discussões nos comentários de qual produto deveria ganhar e o porquê. Isto criará novas recomendações/depoimentos para seus produtos enquanto que todos se mexem para convencer de que o produto que eles escolheram é o melhor a ser votado.

Uma reviravolta neste tipo de concurso é perguntar para as pessoas votarem no [Produto/Serviço] que você deveria adicionar para seu estoque sazonal.

A Mountain Dew faz isso com sucesso com a anual Dewmocracy Challenge, onde as pessoas votam em qual sabor de Mountain Dew eles deveriam lançar no ano. Veja abaixo:

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A Stitch Collective criou um nicho para seu negócio simplesmente com informações dadas por usuário ajudando no novo design por meio de competições de voto. Pedia para que os clientes votassem em qual design de mochila eles deveriam tornar um produto real em loja. Veja este estudo de caso de como eles utilizaram o Aplicativo do Concurso de Voto Wishpond para fazer isso.

A seguir temos algumas das melhores práticas a serem seguidas quando for realizar este tipo de concurso:

  1. Forneça um desconto igual para todos os itens. Se o desconto é maior em um do que em outro, isso fará com que os resultados tendam a conter o produto com maior desconto. Isto minimizará qualquer discussão ou engajamento sobre qual é o melhor produto visto que as pessoas irão focar principalmente no motivo do preço.
  2. Forneça diferentes categorias do produto para fornecer aos seus clientes (não coloque 6 diferentes tipos de lavador de pratos, não será interessante para alguém que não queira comprar um lavador de pratos no momento).
  3. Atraia as pessoas a comentarem em qual produto é melhor pedindo para que façam isso nos detalhes/descrição do concurso.

Ideia de Concurso para Facebook #6: Ganhe uma Aventura

Quem não ama novas aventuras? A promessa de aventura é difícil de resistir, especialmente em uma idade onde novas experiências fornece conteúdo compartilhável em mídias sociais.

Um centro de atividade e ginástica para crianças deu de presente um pacote incrível de aventura em um concurso no Facebook. O pacote de prêmios incluía 2 semanas no centro, 1 festa de aniversário, e 4 noite a sós para os pais!

O que nós realmente gostamos nesse concurso é a ampla variedade de recurso do prêmio. Era algo que tanto a criança quanto os pais poderiam aproveitar. Era também um prêmio que permitia que o cliente experimentasse tudo que a Kerrigan tinha a oferecer.

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Ideia de Concurso para Facebook #7: Vote no seu Produto Favorito

Deixe com que seus fãs tenham voz neste concurso único de votos no Facebook.

Para esse concurso, seus fãs irão votar no produto favorito deles da sua empresa. Uma vez que o concurso terminar, um vencedor é escolhido aleatoriamente para receber o grande prêmio.

O que torna esse concurso diferente é o fato de que você também ganha. Fazer com que seus clientes votem no produto favorito deles é um dado valioso. Isto pode lhe ajudar a decidir qual produto pedir com mais frequência e no que você deve investir mais.

Lisette L realizou um concurso de votos de Facebook para ver qual par de leggings os clientes gostavam mais. O fã vencedor recebeu o par favorite de leggins da Lisette L e $1000 em dinheiro. A Lisette L recebeu dados incalculáveis dos produtos que os fãs mais gostavam, o que influenciou nas decisões futuras de compra da empresa.

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Ideia de Concurso para Facebook #8: Registre-se e Ganhe!

Você vende um produto do tipo Software como Serviço (ScS)? Procurando por mais usuários para se registrarem?

Então um "registre-se e ganhe" é o que você precisa. Recompense aqueles que se registrarem na sua plataforma ao oferecerem a eles uma chance de ganhar um ano de graça do seu serviço.

BitPages criou um evento no Facebook de grande escala ao dar um carro para um usuário sortudo. Ao se registrar na BitPages você já estava participando. Não é nem um pouco mais "complexo" que isso. Isto cresceu os registros na plataforma da BitPages e expôs a indústria ao mundo.

Ideia de Concurso para Facebook #9: Atualize sua Foto de capa

Isto é mais uma dica do que uma ideia, mas vale a pena mencionar. Atualize toda sua criatividade ao longo de suas propriedades. Nós vemos publicitários esquecerem disso o tempo todo.

Uma vez que o seu concurso de Facebook esteja rodando, troque sua foto de capa, fixe um post sobre o concurso, e atualize seus links. Esta é a melhor forma de fazer com que todos saibam que você está realizando um concurso. Desta forma, o concurso receberá mais exposição e estará numa situação privilegiada para ganhar mais compartilhamentos.

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Ideia de Concurso para Facebook #10: Referir 5 Amigos

Dentro de todos os concursos que nós realizamos na Wishpond, concursos de referência estão entre os mais populares. As pessoas não somente entram no concurso com o email deles, como recebem entradas extras ao compartilhar o conteúdo na própria rede.

Este tipo de concurso influencia seus seguidores e a rede deles a ajudarem a expandir o alcance do concurso. Enquanto você estiver oferecendo um prêmio que seu público esteja desesperado em ter você não terá nenhum problema em conseguir com que eles compartilhem o sorteio.

Mobogenie realizou um concurso de referência da mesma forma que eu descrevi acima dando de presente vários prêmios, incluindo celular, fones de ouvido, mochilas, e mais.

Os participantes eram encorajados a compartilhar o concurso com o máximo de pessoas que eles quisessem para receber mais entradas, e consequentemente mais chances de ganhar.

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Ideia de Concurso para Facebook #11: Concurso de Selfie

Se você já teve alguma experiência com mídia social, com certeza você já viu várias selfies. Goste delas ou não, várias marcas adoram influenciar o vício da selfie nas pessoas. Um concurso de selfie faz com que os participantes enviem uma selfie em torno de um certo tema por uma chance de ganhar.

Uma das ideias mais bobas de Ideia de Concurso para Facebook que nós realizamos envolvia tirar e compartilhar uma selfie com um cavalo. Concursos engraçados como este podem ser adaptados para qualquer empresa. Tire uma selfie com nosso produto. Tire uma selfie em nossa loja. Tire uma selfie fazendo qualquer coisa! Você entendeu.

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Ideia de Concurso para Facebook #12: Conte-nos a sua História

Diferentemente de enviar uma foto, este concurso de Facebook tem uma abordagem distinta. Para empresas que estão procurando entender mais seus fãs fiéis, elas podem pedir por submissões de histórias.

Wonder Bread queria saber mais sobre as pessoas que utilizavam seu produto. Eles pediram então para que os fãs entrassem no concurso e enviassem uma foto do herói deles e contar a história por traz. Isto deu a Wonder um insight incalculável acerca dos seus clientes e o que eles valorizam.

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Ideia de Concurso para Facebook #13: Concurso de Batalha de Votos

A popularidade do UFC e artes marciais nos diz que se tem algo que as pessoas amam é uma ótima briga.

Coloque duas marcas ou produtos contra e faça com que seus fãs vote no favorito deles. Ver qual ganha dará a sua empresa dados preciosos dos produtos que seus fãs mais gostam.

A Lego fez exatamente isso ao realizar um concurso de votos entre Minecraft, Senhor dos Anéis, e Cidade Lego contra o outro. Os fãs tiveram a chance de votar pela série favorita deles e a Lego obteve dados importantes a serem utilizados no lançamento do próximo produto.

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Ideia de Concurso para Facebook #14: Legende!

Escolha uma foto engraçada que envolva sua equipe e faça com que seus fãs enviem legendas. Isto é tudo envolvido nesse concurso clássico de Facebook.

Os Chicago Bears e Dunkin Donuts se reuniram para um concurso de legendas no Facebook para engajar seus fãs. Era pedido a eles que criassem e enviavem a legenda mais engraçada. Todas as legendas eram postadas na página do concurso para que todos pudessem ver, votar, e estimular a participação em grupo.

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Ideia de Concurso para Facebook #15: Volta às Aulas

Pais cansados de qualquer canto se alegram toda vez que Agosto chega e o período de volta às aulas começa. Para aqueles que tem um negócio relacionado a preparar estudantes para o novo ano escolar, um concurso temático de volta às aulas funciona perfeitamente.

Antecipando o novo ano escolar, o shopping Brentwood realizou um concurso de volta às aulas. Para o concurso, os estudantes eram pedidos que enviassem fotos deles de uniforme por uma chance de ganhar um cartão-presente de $500.

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Ideia de Concurso para Facebook #16: Seu Motorista Diário

Você vende produtos, mercadorias, ou acessórios que seus clientes utilizam todo dia? Veja como eles estão utilizando seu produto com um concurso de "Seu motorista diário".

No exemplo abaixo, o blog EveryDayCarry realizou um concurso para ver que tipo de acessórios os leitores utilizavam no dia-a-dia. Os fãs enviavam fotos de produtos que utilizavam todos os dias por uma chance de ganhar um atraente pacote de prêmios contendo instrumentos do dia-a-dia.

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Ideia de Concurso para Facebook #17: Você é o Designer

Não deixe todo o trabalho criativo para o designer, deixe com que seus fãs ajudem.

Mindzai realizou um concurso de design de forma que os fãs se tornavam os designers. Eles enviavam design de camisas por uma chance de ganhar $500 e ter a arte em destaque em um vestuário da Mindzai. A Mindzai também requeriu que os participantes seguissem eles no Facebook e Instagram.

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Ideia de Concurso para Facebook #18: Eventos de Esporte

Existe algum evento de esporte acontecendo num futuro próximo? Eventos de esporte chamam atenção em larga e escala e são uma das oportunidades perfeitas para um concurso no Facebook.

Como eles fazem todo ano, a NFL usa o Facebook para doar tickets para o Super Bowl. Tudo que os fãs precisam fazer é enviar um vídeo deles dançando após um touchdown por uma chance de ganhar tickets de graça para o Super Bowl.

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Ideia de Concurso para Facebook #19: Como Você Utiliza?

Como já sabemos, os fãs nem sempre interagem com nossa empresa como pensamos que eles interagem. Pode ser que eles utilizem nossos produtos de forma diferente.

REI realizou um concurso de foto de Facebook para ver como os clientes estavam utilizando os produtos ao ar livre. O vencedor recebia um cartão-presente da REI, enquanto que a REI recebia um excelente conteúdo gerado por usuário em troca. Sem mencionar o insight ganho em como os produtos da empresa estava sendo usado no mundo afora.

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Ideia de Concurso para Facebook #20: Que Tipo É Você?

Você não deveria se surpreender ao ouvir que nem todos os seus clientes são iguais. Eles têm diferentes razões e histórias pelas quais escolheram fazer negócio com você. Se você está interessado no "porquê", (e você deveria estar), um concurso de Facebook pode ajudar.

Fairmont Hotel & Resorts utilizou um concurso de Facebook para conhecer um pouco mais seus clientes. Eles queriam saber que tipo de viajantes os clientes eram de forma que isso ajudasse eles no futuro. Concursos como esse produzem dados de grande valor e gera prazer nos clientes ao dizer a eles que são nossos favoritos e fazem com que a empresa ganhe mais do que eles pensam.

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Ideia de Concurso para Facebook #21: Mudança de Estações

Este concurso envolve exatamente o que você está pensando, uma celebração na mudança de estações. Se você não gosta tanto de eventos massivos de esporte ou selfies, você pode pelo menos celebrar de alguma forma o calor dos meses de verão (Nós temos muuuita chuva aqui em Vancouver, então estamos sempre em êxtase quando o sol decide aparecer).

A loja conhecida mundialmente Sephora realizou um concurso para celebrar o verão e sua linha temática de surf de produtos de beleza. Os vencedores recebiam uma viagem com tudo incluso para a Costa Rica e um ano de suprimento do produto de surf - não é tanto gasto assim.

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Ideia de Concurso para Facebook #22: Promoção em Equipe

Até agora, você já deve entender os benefícios de um concurso de Facebook. Mas talvez esteja pensando "Eu não quero ter todo o trabalho e gastar dinheiro em um prêmio". Uma preocupação constante para todas as empresas. Mas e se eu te dissesse que um concurso não tem que gastar muito dinheiro OU tempo? Este tipo de concurso corta as coisas pela metade.

Se junte a uma companhia parceira para realizar uma promoção em equipe. Divida todo o trabalho de produção, prêmio, e prometa que irá compartilhar os contatos obtidos quando acabar. Cada companhia se compromete com metade do prêmio (ex.: um cartão-presente, adesão de um ano) e então ambas as empresas promovem o evento ativamente. Isto adiciona 2x o poder promocional e resulta em duas vezes o número de contatos que você iria receber se realizasse um concurso sozinho.

Nós recentemente fizemos um nós mesmos e nos juntamos com um aplicativo de design gráfico chamado Snappa. O prêmio era a inscrição de graça para ambos Wishpond e Snappa, e promovemos o evento em nossas redes. No final, os contatos foram compartilhados, um grande sucesso para nossos padrões. Resultados excepcionais como este com nosso parceiro Snappa sempre nos faz considerar mais oportunidades de promoção em conjunto.

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Ideia de Concurso para Facebook #23: Procura pela Nova Modelo

Não seria bem uma nova America’s Next Top Model… mas parecido. Se você está precisando de um embaixador para a marca, ou simplesmente quer rostinhos bonitos para ajudar na reputação da sua empresa, faça com que isso seja um concurso de Facebook.

A Dove e sua campanha de "verdadeira beleza" procurava pela nova modelo para ser o rosto da Dove nas Shoppers Drug Marts ao redor do mundo. Os participantes eram pedidos que enviassem fotos de suas amigas e dizer a Dove o porquê delas representaram a "verdadeira beleza". Os vencedores recebiam um pacote carregado de produtos Dove e se tornavam o novo rosto de marketing da Dove.

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Ideia de Concurso para Facebook #24: Nossa Nova Receita

Tentando arranjar criatividade para o lançamento do seu mais novo produto? Como já vimos antes, um concurso de votos é uma ótima maneira de incentivar a participação dos seus fãs.

O Waffle favorito de todos Eggo realizou um concurso para saber qual receita eles deveriam lançar. O concurso tinha o intuito de criar conteúdo gerado por usuário e ajudar a criar êxtase em torno da marca para o público. A julgar pela quantidade de submissões de fotos de comidas de dar água na boca podemos dizer que o concurso foi um grande sucesso.

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Ideia de Concurso para Facebook #25: Celebrações de Aniversário

Na lista de razões de o porquê realizar um concurso de Facebook você provavelmente não achará um motivo melhor do que o aniversário da empresa. Aniversário de um ano é a época perfeita para reconhecer suas realizações e premiar os clientes que te ajudaram a chegar onde você chegou.

San Churro se aproveitou da oportunidade para celebrar este marco com o público. Eles deram um ano de churros para o vencedor (sim, não babe muito). Na mesma linha do concurso, os participantes eram pedidos para que dissessem ao San Churro o que os deixavam felizes. Um conteúdo perfeito para utilizar no futuro quando for compartilhar histórias sobre os clientes.

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Considerações Finais

Concursos no Facebook são uma ótima forma de trazer novos contatos para sua empresa em pequenos eventos ao longo de um extenso período de tempo.

Se tem algo que eu gostaria que você levasse deste artigo é de pensar em maneiras criativas de como um concurso no Facebook pode ser beneficial para seu negócio e para seus clientes. Isto pode significar: coletar conteúdo gerado por usuário, fazer pesquisa com seus fãs, ou encontrar o seu novo produto da moda. A oportunidade que um concurso de Facebook tem para ajudar você é ilimitada.

A longo prazo, todos esses tipos de concurso devem ajudar a desenvolver a relação que você tem com seus clientes. Engajar e se comunicar com eles é um ótimo começo.

Interações regulares com aqueles que amam a sua marca é vital, e ao longo do tempo cria confiança. E como todos sabemos, a confiança é o que leva a termos clientes para a vida toda!