7 Exemplos Comentados de Concursos de Facebook

Você ou sua empresa pensam em realizar um concurso de Facebook? Você quer ter certeza de que é um investimento certo?

Neste estudo de caso eu comentarei 7 exemplos de concurso de Facebook, mostrando o que exatamente funciona, o que não funciona, e como você pode fazer um você mesmo.




1. Lembre-se que menos é mais no mundo dos concursos.


A página principal do seu concurso precisa de 5 coisas para ser bem sucedida:
1. Um ótimo título
2. Uma imagem atraente
3. Um prêmio óbvio e tentador
4. Um botão claro de chamada para ação
5. Formulário de participação curto

Somente isso.

O sorteio do New Orleans Tourism tem algo a mais que isso. Veja a seguir (eu comentarei abaixo):



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O que eu gosto:

  • Parcerias com nomes de impacto: se sua marca não é um nome que está na boca de todos, realizar uma parceria com uma celebridade ou uma empresa bem conhecida é uma ótima forma de aumentar exposição.
  • O botão laranja de chamada para ação (CTA):utilizando uma cor de contraste para seu botão realmente funciona para chamar atenção dos olhos do leitor. A última coisa que você quer é que sua CTA se misture com o plano de fundo.

O que eu mudaria ou testaria:

  • A desordem: A regra geral para a página principal dos concursos é que menos é mais. A New Orleans’ Tourism Board colocou tanta informação na página que se torna difícil de entender o que está acontecendo ou encontrar a informação necessária.
  • A falta de um título: Títulos são cruciais para um concurso bem sucedido. Eu recomendaria que ‘Ganhe uma viagem de GRAÇA para Emeril’s Boudin, Bourbon and Beer’ ficasse separado do resto do primeiro parágrafo e espalhado sobre a imagem de topo.
  • Remover parágrafos: Ninguém quer ler uma redação para saber os detalhes do seu concurso.
  • Informação desnecessária: Inclua apenas informação que venda seu concurso para fãs e seguidores. O segundo parágrafo inteiro (abaixo do roxo) poderia ser removido e a performance do concurso não seria alterada.
  • Remover as imagens da Hyatt: A imagem do logo do hotel diminui a sensação de “evento especial” do concurso e também contribui com a desordem.





2. Otimize seu formulário de participação para ter certeza de que você está tirando o máximo proveito do concurso


Formulários de inscrição (como o do Denver Tourism abaixo) são uma parte essencial do funil de marketing online da sua empresa. Conseguir fazer um bom formulário de inscrição significa estar apto a tirar vantagem de tudo que o concurso lhe trouxe. Não conseguir significa que você deu uma viagem ao Tahiti por nada.



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O que eu gosto:

  • Oferecendo mais: Não somente a página principal mostra às pessoas como participar, ela detalha exatamente o que eles ganharão, e também conta aos participantes o que há de bom pra fazer em Denver.
  • A imagem: Se você vai oferecer uma “cervérias” (cerveja + férias) não há melhor imagem que uma grande e dourada cerveja perfeitamente encaixada do tipo lager.
  • O formulário de inscrição: Eles encontraram uma ótima forma de balancear uma quantidade necessária de formulários de para obter informações demográficas de relevância e não tanto a ponto de intimidar o público.
  • O layout: Claro e bonito. A parte mais importante (o prêmio) está no topo esquerda, onde as pessoas começam a ler, e o formulário de inscrição está disposto logo ao lado da cerveja.
  • As parcerias: A Denver Tourist fez parceria com a Frontier Airlines e Great American Beer Festival, com Ritz-Carlton, e o restaurante Amato para promover o concurso. Combinando forças com outros negócios ou organizações podem aumentar seus resultados exponencialmente (veja número 7 para detalhes em concurso com parceria).

O que eu mudaria ou testaria:

  • As caixas de opção: Existe uma grande quantidade de texto nas caixas de opção. O principal objetivo do prêmio para esse concurso é provavelmente suficiente para evitar esta preocupação. Mas fique atento, uma quantidade de texto como essa pode ser pouco atrativo para as pessoas se envolverem no concurso com prêmios menores.
  • O título do formulário de inscrição: Faça com que o “enter this sweepstakes” (entre no sorteio) no topo do formulário se destaque ao adicionar uma cor contrastante ao formulário.
  • O botão “enviar”: Faça com o botão de CTA o mesmo dito para o título de formulário de inscrição, contraste a cor.

Como você pode fazer isso:

  • Ofereça mais: Se seu prêmio é mais que uma coisa, tenha certeza de que você deixe claro tudo que os participantes podem ganhar.
  • A imagem: Nem todos nós representamos companhias de cerveja, mas você pode se certificar de que a imagem do concurso é boa. Que tal:

  • Crianças no parquinho ou andando para a escola para um concurso temático de volta às aulas

  • Um piquenique de verão ou churrasco em família - prêmio relacionado
  • Uma imagem fortemente contrastante destacando seu belo produto Tenha um bom formulário de inscrição: Estudos mostram que o número ótimo de campos (a fim de conseguir a maior parte da informação sem assustar o cliente) é 7. Como os posts de blogs poderiam, e têm sido, escritos sobre otimizar seus formulários de inscrição, eu incluirei meus favoritos na seção “leia adiante” ao final.


3. Realize um concurso de Pinterest


Se você tem interesse em aumentar a visibilidade do seu perfil no Pinterest (como a Brentwood Mall abaixo), um concurso é uma ótima forma de começar na plataforma.
O Shopping Brentwood (Brentwood Mall) selecionou um tópico popular (volta às aulas) para seus negócios e impulsionou a visibilidade com um ótimo concurso.



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O que eu gosto:

  • As Crianças: Crianças são o segundo tipo mais compartilhado de fotos em mídias sociais (depois de comida, que não funcionaria neste caso…). Eu especialmente adoro roupas divertidas. Elas instantaneamente te colocam no humor de volta às aulas.
  • Foco na época: O mercado alvo - pais - estão pensando na volta às aulas das crianças. O prêmio é especialmente apelativo nesta época do ano.
  • Utilizar um aplicativo de terceiros: O Brentwood Mall utilizou um aplicativo de terceiros para maximizar e acompanhar as entradas. Eles também utilizaram o Facebook para promover, o website deles como página principal e o Pinterest como uma plataforma de concursos. Utilizando várias plataformas foi uma forma fantástica de engajar todos os fãs nas mídias sociais.
  • Mostrar quem entrou: Um pouco de influência em grupo nunca é demais em um concurso. Eu gosto do fato da Brentwood ter incluído o número de pessoas que já estão envolvidas já que isto encoraja outros a também participarem.
  • Facilidade de compartilhar: Incluir botões ‘Enviar’, ‘Recomendar’, ‘+1’, ‘Tweet’ e ‘Pin-it’ é uma ótima forma de encorajar a propagação de seu concurso.
  • O botão CTA: É importante que seu botão de chamada para ação chame atenção. A Brentwood fez um ótimo trabalho em contrastar a cor do botão com o plano de fundo.

O que eu mudaria ou testaria:

  • A forma de participar: Não é completamente claro o que você deve fazer para entrar neste concurso. Faça com que suas instruções sejam explícitas e óbvias na página. Não deixe que as pessoas precisem “caçar” por esse tipo de informação ou até mesmo acabar pedindo ajuda. A mesma imagem duas vezes: Eu sempre recomendo remover qualquer informação ou imagem que está sendo colocada de forma desnecessária na página principal.

Como você pode fazer isso:

Certifique-se que você está utilizando uma imagem que chame a atenção dos olhos do público:

  • Algumas ideias incluem: crianças, comida, pessoas, modelos(as), celebridades, um belo produto ou tecnologia Utilizar suas mídias sociais e aplicativos de terceiros com suas peculiaridades individuais:
  • Facebook e Twitter para promover
  • Pinterest ou Instagram para um concurso de fotos
  • Um aplicativo de terceiros para criar um ótimo design, otimizar e aumentar o engajamento, e ao mesmo tempo acompanhar as entradas após o concurso se finalizar. Você poderia até criar um link para a página principal do Facebook para trazer tráfego à sua página.

Para mais informações em como ter certeza de que seu concurso está otimizado e na plataforma certa, leia este ótimo ‘Como’.

4. Certifique-se de que seu prêmio está relacionado à empresa


Mesmo que seja tentador dar algo que certamente irá atrair seus seguidores, como um iPad, ingressos de show ou um carro, você não deve. Se você der um produto não relacionado com o serviço que você oferece (como a BioVi fez abaixo) você irá receber participações de pessoas que estão interessadas apenas no produto.

Com algo como um vale-presente ou um de seus produtos, você pode atrair participantes que estão interessados nos produtos que sua empresa vende. Isto aumenta a chance destes clientes se tornarem recorrentes mesmo após o concurso acabar.



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O que eu gosto:

A simplicidade do formulário de inscrição: Apesar de estar no lugar errado, incluir apenas três campos de preenchimento (nome, email e estado) é uma eficiente maneira de converter um leitor em participante - contanto que eles queiram entrar.

O que eu mudaria ou testaria:

  • O prêmio: oferecer prêmios completamente desvinculados à seu negócio irão trazer engajamento, verdade, porém irão falhar em trazer um resultado final. Concursos têm o intuito de impulsionar o engajamento com sua marca, tanto durante quanto após o concurso terminar. Utilizar um prêmio relacionado à marca garantirá que você tirará o máximo proveito do concurso.
  • Mover o formulário de inscrição: O layout desta página do concurso não é nada intuitivo. Você vê o formulário de inscrição (que possui uma tendência de assustar prospectivos clientes) antes de você ver pelo o que você está se registrando ou até mesmo qual é o prêmio. Eu recomendaria chamar a atenção dos seus fãs com um ótimo título, uma imagem, e um prêmio, e só então jogar o formulário de inscrição embaixo.
  • O design: Eu testaria alguns outros layouts e designs porque não tenho convicção de que este foi o melhor possível. Tentar trazer um designer autônomo, ou engajar com uma outra empresa terceirizada aumenta as chances de que seu design será o mais apelativo possível. O design é importante, lembre-se, portanto o coloque na lista de prioridades!


5. Utilizar um concurso para encontrar seu próximo funcionário


A Tourism Jasper está realizando um concurso para encontrar o próximo estagiário para as mídias sociais, focadas em um evento particular no final de Outubro. Enquanto que a imagem é ótima, existe uma coisa ou outra que eu mudaria ou testaria neste concurso.



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O que eu gosto:

  • Encorajar votos: Como qualquer programa de televisão de ídolos pop que inundam a tv de noite, encorajar pessoas para votar em uma competição é uma ótima maneira para engajar participações. Votar também aumentam as chances de que os participantes irão encorajar os próprios contatos da mídia social para espalhar sobre o concurso.

O que eu mudaria ou testaria:

  • Definir quem você é: Eu não tenho certeza se gostaria de ser um correspondente de famosos. Não só porque eu não sei o que é um Correspondente de Famosos, mas também por não saber quem eu irei corresponder. Eu só soube sobre o Tourism Jasper por inferência bem no final.
  • Definir imediatamente o prêmio: É importante que você tenha a frente do prêmio e centralizado na página principal do concurso. Eu tenho que encontrar os detalhes em letras pequenas no parágrafo abaixo: uma viagem de ida e volta para Jasper, um dia de estadia no hotel 5 estrelas Jasper Fairmont, todas refeições de graça e acesso VIP para todas as atividades? Por que isso não está explícito na imagem?
  • Remover as abas: Eu recomendaria tornar a página mais simples com uma ou duas abas no máximo (talvez ‘Entre Agora’ e ‘Vote’) ao invés de seis.

Como você pode fazer isso:

Utilizar um concurso é uma ótima maneira de achar seu próximo funcionário. Invista tempo e energia nisso e realize uma série de níveis, levando sua participação geral de 100 para 50, 50 para 10, e 10 para 1. É apenas um pouco mais complicado que uma pesquisa de emprego normal e produzirá bastante conteúdo para as mídias sociais enquanto que as pessoas seguem ao mesmo tempo que as participações divulga o evento/empresa.


6. Realize um concurso recorrente se você é novo no mercado


Realizar um concurso recorrente é uma forma fantástica de aumentar o engajamento sem aumentar no orçamento. Encontre algo que você possa oferecer mais de uma vez (um vale-presente para sua loja, por exemplo) e sorteie toda semana na mesma hora.

Concursos recorrentes (como o do Bon Jovi abaixo) são meus concursos favoritos para realizar para uma marca que quer crescer seu perfil na mídia social. Eles criam um imenso impacto na quantidade de conteúdo e podem ser realizados por todas as suas plataformas.



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O que eu gosto:

  • Um concurso recorrente: Bon Jovi está realizando este concurso por nove dias seguidos, dando aos participantes um período de tempo considerável para se envolver. Se eles perderem a primeira vez, eles têm mais 8 chances de ganhar - o que traz engajamento.
  • Trabalhando com o que está em alta: Coincidir a campanha com o volta às aulas é uma ótima maneira de montar em uma onda de tendência.
  • Fazer com que o prêmio seja universalmente atraente: Dar ingressos, e permitir que os participantes escolham os shows mais próximos à eles é uma ótima forma de garantir que a competição se torne desejável para todo tipo de público.

O que eu mudaria ou testaria:

  • Tornar o ‘recorrente’ mais óbvio: Um concurso recorrente é útil apenas se seu público sabe que é recorrente. Eu recomendaria um banner ‘Dia 2 de 6’ ou algo similar para que não haja confusão.
  • Título principal: Existem duas opções com títulos de concurso:

  • Mostrar ao público o que eles exatamente podem ganhar.

  • Atrair o público com um ótimo título que encorajem eles a continuar lendo.

O Bon Jovi parece não fazer nenhum dos dois. Eu recomendaria colocar ‘Dois Ingressos Grátis’ na frente e no centro (porque o suéter folgado feminino não é muito bem um prêmio…)

Como você pode fazer isso:

  • Realizando um concurso recorrente: Um concurso recorrente não precisa necessariamente ir à falência. Encontre um balanço entre ter certeza de que seu prêmio será desejado e que você não irá a falência. Oferecer um de seus produtos (como o Bon jovi oferecendo ingressos) é uma ótima forma de fazer isso.
  • Trabalhar com o que está em alta: O que acha de um concurso temático de verão com o seu mais recente produto de verão, um jantar a luz de velas, ou duas entradas para sua adega?


7. Faça parcerias para entrar em outros mercados


Fazer parcerias com outras empresas, organizações, ou celebridades é uma ótima maneira de aumentar o alcance do seu concurso. Idealmente, você achará um parceiro no qual o mercado é similar ao seu (como a Exclusive Resort e Barney abaixo). Isto garante que os clientes que você obter da propaganda são os clientes certos para sua empresa. Parcerias também são uma ótima forma de entrar em um mercado novo.



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O que eu gosto:

  • Concurso de Parcerias: Trazer Exclusive Resorts e Barney’s juntos é uma ótima forma de promover conjuntamente o concurso. A Barney’s ganha acesso à todos os seguidores e fãs da Exclusive Resorts, e a Exclusive Resorts ganha acesso à todos os seguidores da Barney’s.
  • A imagem principal: A imagem é o título do concurso, e esta me faz querer entrar de férias agora mesmo. Talvez você saiba que 8 de 10 pessoas irão ler o título, mas apenas 2 de 10 irão ler a próxima linha. O mesmo é verdade para uma imagem de concurso. Garanta que ela prende o olhar do leitor, ou você perderá público antes mesmo de ter começado.
  • A imagem secundária: Fornecer uma imagem das facilidades do hotel funciona da mesma forma que um depoimento de um cliente. Isto garante que nós queiramos realmente passar 3 dias em um Exclusive Resort.

O que eu mudaria ou testaria:

  • Incluir um símbolo de confiança: Um certificado do TripAdvisor ou outro símbolo que faça com que os usuários da mídia social saibam que que a Exclusive Resorts foi validada por algum tipo de autoridade.
  • Tornar o prêmio mais óbvio: Eu testaria deixar o prêmio mais proeminente. Reduzir o tamanho da frase “Become a fan for a chance to win” (Torne-se um fã para uma chance de ganhar) e aumente os anúncios da estadia de 3 noites e vale-presente.

Como você pode fazer isso:

Concursos de Parceria: Garanta que você está entrando em parceria com uma empresa que possui um mercado alvo parecido com o seu. Note que a Barney’s não fez parceria com a Motel 8, e a Exclusive Resorts não fez parceria com os tratores John Deere. Ambas organizações possuem seguidores, fãs, e mercados que a outra quer acesso. Isto faz com que a parceria se torne de benefício mútuo.

Conclusão


Espero que você tenha aprendido algo em relação a realização de concursos. Eles são animais extremamente úteis. Se você está se perguntando qual concurso é o mais certo para você, isto dependerá de seu atual perfil na mídia social, o que você espera obter do concurso, e quanto você possui de orçamento. Para mais informações, entre em contato com uma empresa que é especializada nisso.