Venda tradicional x Social Commerce

O que diferencia o processo de vendas tradicional, do atual Social Commerce?

As redes sociais potencializam o processo de vendas, mas a chave do sucesso ainda é a mesma: relacionamento e influência.

No social commerce, o acesso aos produtos e serviços, além do contato entre empresa e cliente, se tornou muito mais rápido e atraente. As diversas ferramentas e aplicativos de marketing, como sorteios, compra coletiva, concurso de fotos e promoções, facilitam a viralização de marcas e produtos. O alcance da informação é multiplicado pela quantidade de contatos de cada pessoa que curte ou replica seu post.

Cada vez mais as empresas brasileiras se interessam em descobrir como utilizar da melhor maneira as mídias sociais, assim como blogs e podcasts, para se conectarem com seus clientes, controlar tráfego, ampliar o conhecimento da marca e aumentar suas vendas.

Vale lembrar que processo de vendas, conhecido até então, continua o mesmo, porém as redes sociais potencializam a pulverização da informação com a vantagem da recomendação e influência pessoal. Um estudo recente da agência de pesquisa americanaPerfomics, focada em análise de performance de marketing para empresas participantes da Fortune 500 e pequenas empresas, mostra que 33% das pessoas estão mais propensas a responder à ofertas e promoções quando estas são compartilhadas por amigos, 27% respondem a partir do site da marca, 26% via newsfeed e 20% a partir de publicidade em redes sociais.

As novas tecnologias facilitam as ações de marketing e tornam o processo de vendas mais prático. Mais de 80% dos profissionais de marketing na América do Norte classificam a mídia social como essencial para seus negócios, além disso, mensurar resultados e evitar a dispersão, atingindo precisamente o público alvo, são os dois tópicos que todo empreendedor quer ter domínio. De acordo com o relatório anual 2012 doSocial Media Examiner, 40% dos profissionais da área buscam as melhores ferramentas disponíveis no mercado para medir o retorno do investimento (ROI) em mídia social e para conquistar mais clientes.

“É neste momento que as empresas se deparam com a escassez de ferramentas e aplicativos que sejam profissionais o suficiente para entender que o processo básico de vendas e marketing não mudou, apenas ganhou uma nova tecnologia que precisa se atualizar rapidamente para acompanhar a velocidade do mercado”, destaca Ana Galvão, Diretora de Negócios da Wishpond Brasil*, empresa que oferece a primeira plataforma integrada de marketing digital e social, onde os clientes podem, em um só lugar, facilmente administrar e executar todas as suas atividades de marketing online.

*Wishpond é uma empresa com sede em Vancouver, no Canadá, considerada uma das 100 melhores startups do país e possui mais de quinze mil clientes no mundo inteiro em mais de 25 idiomas.

Conheça mais: www.wishpond.com