Seus antigos posts podem virar um e-book

Muitas empresas e pessoas criam blogs com o intuito de aumentar o tráfico em seus sites, o que gera mais visibilidade e, no caso das empresas, o crescimento nas vendas e lucro. Mas após um tempo com o blog no ar, você começa a acumular postagens, que muitas vezes parece sem mais utililidade. Uma boa dica é que eles sejam arquivados para que seus leitores tenham fácil acesso ou, o que pode gerar um lucro adicional para você, é a criação de um e-book.

A empresas sempre publicam em seus blogs assuntos relacionados à sua área de atuação, mas melhor do que uma simples postagem, é você poder oferecer aos clientes a chance de ter o conteúdo à sua disposição a qualquer momento realizando o downlowd do seu e-book. Com o aumento dos leitores eletrônicos como o Nook, Kindle e iPad, o e-book se transformou em um produtoextramamente atrativo.

Mas como criar um e-book?

Fácil! Você já tem tudo escrito, só precisa selecionar os posts e colocá-los em formato de livro,após isso, defina o preço (você também pode disponibilizá-lo gratuitamente) e coloque a venda em seu site e/ ou blog. Existem vários editores de livros disponíveis na internet que oferecem pacotes de publicação, alguns deles com valores não tão acessíveis, entretanto alguns oferecem campanhas promocionais do seu livro. Mas se a sua intenção é somente colocar o seu e-book no ar, existe uma infinidade de sites que oferecem esse serviço gratuitamente.

(Veja aqui algumas opções)

Create Space

Create Spaceé a plataforma de publicação da Amazon e disponibiliza diversos modelos de e-books gratuitos, além se layouts para a capa. Ele ainda te oferece a opção de publicar livros impressos. Os livros impressos de acordo com os pedidos (para que não haja ordem de execução) por uma pequena taxa $25.00, algo em torno de R$50.00.

O Create Space também possui um serviço pago que te oferece mais opções. As taxas variam de acordo com a quantidade de opções que você escolher, no entanto, esse serviço inclui suporte em design e edição. Ao escolher esse serviço, seu produto estará protegido por direitos autorais no Escritório de Direitos Autorais dos EUA e colocado na Biblioteca do Congresso.

Smashwords

O Smashwords, assim como Create Space, é um serviço gratuito de publicação de e-books, mas que leva uma pequena percentagem de suas vendas. Esta plataforma oferece algumas coisas que Create Space não, como por exemplo a distribuição do seu e-book para os maiores varejistas de livros, com exceção da Amazon. Eles têm canais de distribuição em sites como Barnes & Noble e iTunes.

Lulu

Assim como a maioria das plataformas de publicação, a Lulu oferece serviços gratuitos e pagos, e varia de acordo com o que você irar socilitar, sendo que, os serviços gratuitos oferecidos em todas as plataformas, são suficientes para publicar um livro atraente para a venda. Outro ponto positivo para Lulu é que você pode manter 90% de seus lucros, além da plataforma possuir canais de distribuição com os principais varejistas de livros.

A Lulu também dá dicas aos autores de como estabelecer o preço de venda para o seu e-book e obter as melhores vendas, além de dicas de como os autores podem lucrar com isso.

Promovendo seu e-book

<!--[if !supportLists] -->1)Campanha Promocional

Depois de você ter reunido todas as postagens antigas de seu blog e publicado o e-book, você precisa pensar em como promover. Ao menos que você tenha pago pelo serviço oferecido pelas plataformas de publicação, promover o seu livro é de grande importância, pois, além de trazer lucro para você, a intenção é, também aumentar o tráfego no seu site/blog, ou seja, o e-book irá direcionar o fluxo.

<!--[if !supportLists] -->2)Promova o seu e-book no Facebook

Você é quem controla os posts, então você pode dizer o quiser, quando quiser e onde quiser (com cautela). Por isso é importante que se crie uma página no Facebook, onde você podepromover, além do seu e-book, o seu próprio site/blog, convidando os seu fãs a conhecerem o seu trabalho.

Depois de todas essas dicas, agora é só juntar todos os seus posts antigos e começar a criar o seu e-book!