Como fazer um sorteio no Facebook de forma simples e segura

Não é de hoje que fazer um sorteio no Facebook é uma maneira super popular para trazer engajamento e novos fãs para a página de uma marca. Existem diversos aplicativo e maneiras que permitem a realização de sorteios facilmente.

Nesse artigo, não vou falar sobre sorteios no Facebook feitos através de curtidas e compartilhamento, pelo simples fato de não funcionar devido a alguns motivos:

1. Suponhamos que a publicação do sorteio consegue mais de 300 compartilhamentos, ou seja, o seu “ sorteio no Facebook” tem 300 participantes. Nem sempre você terá acesso a todos os usuários que compartilharam, mas numa hipótese de todos os usuários compartilharem abertamente, imagine só ter que criar uma lista copiando nome por nome? Isso levaria uma eternidade!

2. Você quer a escolha do vencedor seja aleatória para que os participantes não desconfiem, certo? Com a lista dos usuários que compartilharam, como é que você vai fazer isso? Você pode fazer pelo Excel, ou algum outro serviço que gere um número aleatório para você. Mas poxa, veja quanto trabalho até agora (e para divulgar isso, o sorteio ainda pode ser chamado de ‘marmelada’; e você não quer que isso aconteça).

3. Se o seu objetivo é conseguir mais fãs para a sua página, esse método não é nem um pouco eficaz. Mesmo que você crie um regulamento dizendo que o usuário deve curtir a sua fanpage para participar, ele pode optar por deixar de curtir a sua página e você dificilmente vai conseguir saber isso (pior ainda é se essa pessoa que deixou de ser seu fã ser o ganhador do seu sorteio no Facebook!).

Bom, espero ter te convencido que um sorteio no Facebook via likes e compartilhamento é geralmente uma furada. Agora vamos falar sobre aplicativos que permitem um sorteio no Facebook fácil e seguro.

Existem milhares de aplicativos por toda a internet que fazem o sorteio no Facebook de forma segura e fácil. Os aplicativos gratuitos permitem que você faça um sorteio rapidamente, porém eles não fornecem alguns dados essenciais como os nome e endereço de e-mail dos participantes para que você continue os nutrindo e no final, conseguir novas vendas (afinal, você diga ou não, o seu objetivo final para com o sorteio no Facebook é vender para novos clientes).

“Então como eu posso profissionalizar o meu sorteio, personalizá-lo com a cara da minha marca para que os meus fãs e ainda conseguir novos contatos e informações para entender melhor quem são esses novos contatos?”. Você pode experimentar o aplicativo de sorteio no Facebook da Wishpond!

Por este aplicativo, você pode criar uma página para o seu sorteio no Facebook totalmente customizada, conseguir novos contatos (e inclusive contatá-los! Mas isso é assunto para outro artigo), enfim… tudo o que sorteios no Facebook por compartilhamento e likes e aplicativos gratuitos não oferecem.

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Como fazer um sorteio no Facebook pela Wishpond

Primeiro, você precisa criar uma conta na Wishpond. Depois, você deve acessar a página de campanhas e selecionar o aplicativo ‘Sorteio’.

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Os dois passos do assistente de criação de sorteio no Facebook falam por si só. No primeiro passo, você monta o layout da página do seu sorteio:

  • Um título bem chamativo (use algo como ‘Entre e concorra a um [nome do prêmio] GRÁTIS!’).
  • Uma descrição super simples , para você não cansar o usuário com muita informação e fazê-lo desistir de participar. Apenas explique como faz para participar, quando o sorteio encerra e como o ganhador será contatado).
  • Uma imagem. Você pode colocar a imagem do prêmio. Use cores chamativas e que fazem contraste com as cores do Facebook, porque ela será compartilhada pelos usuários (tenho certeza que você gostou disso de compartilhar, mas vou falar disso mais pra frente).

Você pode também colocar um banner acima do título com a logo da sua marca para dar uma toque pessoal extra na página e modificar o CSS da página para deixá-lo com a cara da sua marca (CSS básico é super fácil, mas se você quer algo arrojado, o seu webdesigner pode te ajudar com isso num piscar de olhos).

No passo 2, você vai deve conectar o aplicativo do sorteio no Facebook à sua fanpage e configurar algumas opções avanças, incluindo o like-gate , que é uma página que solicita ao usuário curtir a sua fanpage para participar (que como eu disse antes, sorteios no Facebook por compartilhamento não conseguem fazer isso eficazmente – e alguns aplicativos gratuitos redirecionam o fã para a página deles, não a sua!). O like-gate é a forma mais eficaz de se conseguir um novo fã.

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Divulgação

“Ok, criei o meu sorteio. Como faço para divulgá-lo?”

Com o seu sorteio no Facebook já publicado, agora você deve promove-lo. Há inúmeras formas para fazer isso. Confira algumas:

  • Faça três publicações por semana na sua página do Facebook utilizando o link otimizado para computadores e celulares (fornecido quando você publica um sorteio no Facebook).
  • Fixe o primeiro post que você publicar com o link do sorteio no topo da sua fanpage.
  • Promova um post para alcançar todos os seus fãs e amigos desses fãs por um dia; Acompanhe e veja se vale a pena continuar promovendo a publicação.
  • Faça anúncios no Facebook. A ferramenta de anúncios no Facebook da Wishpond é integrada ao seu sorteio no Facebook. Você pode ver quantas, que vieram do seu anúncio, participaram no seu sorteio, em tempo real!
  • Envie um e-mail a todos os seus contatos atuais informando do seu sorteio no Facebook.
  • Altere a imagem de capa da sua página do Facebook um tempo dpeois do início da campanha para dar um buzz extra.

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E por aí vai! Além disso, assim que um usuário participa, uma janela aparece pedindo para que ele compartilhe o sorteio clicando em um botão somente, aumentando o alcance orgânico do seu sorteio no Facebook!

Seleção do ganhador e acompanhamento

Quando o sorteio no Facebook encerra, o sistema te fornece o nome de um participante e o endereço de e-mail desse usuário para que você possa entrar em contato. Você pode gravar o seu monitor na hora que estiver vendo essa informação, e usá-lo como divulgação do ganhador do sorteio. Isso pode gerar um ótimo buzz na sua fanpage.

Você inclusive pode enviar uma série de e-mails automáticos pós-participação, para converter os participantes que não ganharam em clientes, com um cupom de desconto, por exemplo.

Conclusão

Espero que eu pude te explicar como fazer (e não fazer) um sorteio no Facebook de forma fácil e segura. Se você ainda precisa de ajuda, veja a seção abaixo para leitura complementar. Ou melhor ainda, converse gratuitamente com um dos nossos especialistas sobre qual é a melhor forma de usar o aplicativo de sorteio no Facebook da Wishpond para o seu negócio. Solicite aqui sua demonstração online gratuita!

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