Como criar um Concurso de Fotos no Facebook e Twitter

Estar presente nas redes sociais é fácil, complicado é conseguir envolver e manter o seu público atraído com postagens diárias. Você se lembra daquele velho e conhecido bordão: “Uma imagem vale mais que mil palavras?”, então, textos longos, muitas vezes, fazem com que o leitor perca a vontade de buscar por algum assunto que poderia ser realmente interessante se bem ilustrados e o mesmo acontece com a sua campanha online, deixe que a imagem passe a mensagem.

Aplicativos já disponíveis no mercado permitem que as empresas possam efetivamente envolver os fãs/seguidores usando fotos e, assim, disseminando sua de forma mais rápida e simples compartilhar facilmente e votar em fotos relacionadas com a sua marca, seja usando o computador ou smartphone.

Você pode criar um concurso de fotos na sua Fanpage, atraindo ainda mais clientes para o seu negócio. Por exemplo, uma loja de casa e jardim pode executar um concurso em que os usuários criem e enviem uma foto de como eles usaram produtos da marca para criar seu jardim dos sonhos, os participantes serão incentivados a convidar os seus amigos para votar na sua foto para ganhar, ou seja, uma simples foto compartilhada com o seu “nome” pode te dar um retorno rápido e positivo.

“Fotos são o tipo mais envolvente de conteúdo online. No Facebook uma simples imagem gera 50% mais de “likes” e 100% mais comentários do que qualquer outro tipos de conteúdo ” , disse Ali Tajsekandar, CEO da Wishpond, startup canadense líder em plataforma de marketing digital integrado.

image

Um exemplo de aplicativo desenvolvido pela Wishpond é o Concurso de Fotos, já disponível em português e possui um painelAnalytics, o que permite ao usuário fazer a análise dos fãs/seguidores participantes por meio de dados como idade, sexo e localização, facilitando a criação de uma campanha online mais focada ao público-alvo da empresa.

“Nosso aplicativo de Concurso de Fotos é um jeito simples dos usuários compartilharem fotos de produtos de uma marca por meio de diferentes canais, levando a um maior envolvimento e tráfego de cada uma de suas campanhas online” , completa Ali Tajsekandar.

Como criar um concurso de sucesso?

Veja algumas dicas:

  • As empresas podem motivar os usuários a compartilhar fotos usando ou vestindo produtos de suas marcas;

  • Incentive os participantes à compartilhar suas fotos com amigos em suas diversas redes sociais para gerar mais votos e aumentar o alcance de cada concurso;

  • Adicione um “like- gate” para limitar a visualização do competidor para apenas os seus fãs no Facebook.