Google+, o rei de SEO (Search Engine Optimization)

Faz quase dois anos desde que o Google + foi lançado oficialmente e muitas empresas ainda estão tentando compreender como podem utilizá-la nos seus planos de marketing voltados as redes sociais.

Este artigo faz parte de uma série de 6 criados pela Wishpond. Neles exploramos os benefícios desta plataforma de rede social, o Google + , e como ela pode ajudá-lo nas suas iniciativas em online marketing.

Google+ se diferencia das outras redes sociais como Facebook e Twitter pelo fato de ter uma maior influência em SEO. Basicamente, a procura do Google dá preferência para os sites que têm maior credibilidade que outros. Por exemplo, sites que são frequentemente “Curtidos” pelo Facebook geralmente obtém melhores resultados. Compartilhar no Google+ e incentivar outros a +1 seu conteúdo funciona da mesma forma, porém o impacto é ainda maior porque trará-se de um sistema operado pelo Google.

Seguem algumas dicas para se beneficiar desta situação:

O exemplo do Smartinsights.com mostra que usar Google+ pode beneficiar significantemente a sua posição nos rankings de busca.

A primeira procura é por David Beckham enquanto você não está logado. Os resultados aparecem relativamente normais e isso não tem muito a ver com nenhuma marca especifica.

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A segunda procura é feita assim que o autor do post está logado. O resultado é totalmente diferente.

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(Crédito das fotos e conteúdo vai para smartinsights.com)

As implicações disso nos negócios são óbvias. Quanto mais pessoas te seguem e assinam seu conteúdo no Google+, maior é a sua posição no rankings de busca (em geral). Para se aproveitar desta vantagem, seguem algumas dicas do Cyrus de como se beneficiar do Google+ em termos de SEO.

Esteja no topo do seu perfil e links postados

Ao incluir links diretamente no seu perfil, você pode aumentar a visibilidade do seu website a medida que as pessoas clicam e interagem.

Os links dos perfis são similares, só você pode postar quantos links você quer diretamente dos seus posts. Quanto mais gente clicar no seu link, compartilhar e +1 seu link, melhor você estará posicionado no ranking do Google. Desta maneira você pode usar o perfil no Google+ e posts para divulgar seus links para mais gente, o que pode aumentar consideravelmente a autenticidade e credibilidade dos próprios links.

Garanta que a primeira palavra do seu post seja relevante.

A primeira frase dos seus posts no Google+ fazem parte do seu “title tag”, que tem muito mais peso em relação ao seu posicionamento no ranking. Sendo assim, a palavra chave é bem importante para seu post ela deverá ser escolhida com cuidado para uma melhor performance nos mecanismos de busca do Google.

Publique seu conteúdo no Google+ para aumentar sua visibilidade

O conteúdo que é compartilhado no Google+ é adicionado nas procuras do Google (ou indexados) muito mais rápido do que em outros sites. Como tal, todo conteúdo criado deve ser distribuído no Google+ ou em outras redes sociais para garantir que eles estejam otimizados assim que possível.

Não desista do Google+

Enquanto você lê este artigo, espero que você esteja convencido de que vale dar uma segunda olhada no Google+. Aproveite esta oportunidade para ser um dos primeiros a utilizá-lo antes do os outros congestionem o sistema. Este pequeno investimento de tempo e esforço que pode trazer retorno significativo ao seu negócio.

Blogando e autoria

Para aqueles que frequentemente blogam e postam conteúdo online, uma forma de garantir que seu conteúdo continue disponível para todos os seus leitores é assinar o Google+ Authorship. Ele funciona da seguinte maneira. Você pode conectar todo o seu conteúdo diretamente por meio do seu perfil no Google+, desta forma tanto o Google quanto seus seguidores saberão que seu conteúdo vem de uma fonte fidedigna. Assinar é bem simples se você já tem uma conta no Google+, e isso pode ser feito aqui.

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Um exemplo do Google+ Author, obtido de uma página de registro do Google Authorship page

Vantagens do Google+ Authorship

Credibilidade em duas frentes

Leitores assíduos que talvez não saibam a respeito dos seus outros trabalhos ou afiliações podem facilmente visitar seu perfil no Google+. Quanto mais tráfego que é direcionado ao seu website, maior é a chance dos +1s, compartilhamentos e comentários gerarem melhores resultados de SEO do seu conteúdo atual e futuro.

Além disso, o Google+ agora identifica que o conteúdo que você produz em outro site (como um post no Tumblr, por exemplo), vem de uma fonte de fidedigna porque está conectado a sua página no Google+. Isso também impulsiona o posicionamento no ranking para todos os outros futuros conteúdos a serem postados.

Mais gente em seus círculos, melhor visibilidade

Conteúdo compartilhado no Google+ traz melhor visibilidade para as pessoas em seus círculos, gerando assim um aumento no número de seguidores. Google+ Circles podem difundir seu conteúdo para um público que compartilha o mesmo interesse e que não é seu leitor regular.

Construindo o “Author Rank”.

Quanto mais popular e quanto maior é a qualidade dos artigos, maior é a visibilidade de todos outros artigos postados. Ao reconhecer seu perfil como um provedor de ótimo conteúdo, o Google+ te recompensa com melhores resultados nos mecanismos de busca.

A força do +1

Google +1 tem um papel importante em qualquer estratégia de marketing baseada no Google+. Ela é extremamente útil para SEO e isto pode ajudar a ter suas páginas indexadas e classificadas pela ferramenta de busca do Google.

Seguem algumas dicas de como fazer do +1 o pilar central da suas estratégicas de marketing digital:

Instale o botão do Google+ numa área bem visível do seu website. Isto permitirá aos seus usuários terem a chance de promover seu conteúdo e aumentar a autenticidade do seu site. Quanto mais 1+ no seu site, melhor será divulgado seu conteúdo.

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Caso você ainda não tenha ainda criado uma “Google+ Business Page”, crie. Mesmo depois de vários anos depois da sua criação, poucas empresas o utilizam. Ao adicionar antes das outras empresas, você pode estar a frente dos seus concorrentes.

Não abandone seus outros perfis em redes sociais. Enquanto o Google+ pode ser a rede social do futuro, outros sites como o Facebook e o Twitter continuam aumentando seu alcance. Encontre um equilíbrio ao usar as redes sociais.

Tente incentivar recomendações na sua “Google+ Business Page”. Quanto mais gente seguir sua página, mais autêntica ela se torna tanto do ponto de vista das ferramentas de busca do Google quanto do seu público.

Nós da Wishpond queremos que você tenha sucesso em social media marketing. Por isso desenvolvemos aplicativos fáceis de serem utilizados e colocamos eles no nosso pacote de Social Marketing. Você tem acesso a todas as nossa ferramentas de concurso, sorteio e ofertas de compras coletivas, que funcionam no Twitter, Facebook e no seu website.