Facebook anuncia suas novidades para celular

Facebook está introduzindo ‘Home’, um widget que funciona como uma tela inicial para smartphones com sistema operacional Android.

“Queremos oferecer ao usuário a experiência de ter um telefone que mostra o que está acontecendo com seus amigos na tela inicial do telefone”, foi o que o fundador e CEO Mark Zuckerberg anunciou hoje no evento realizado na sede do Facebook. “Esta é uma família de apps que você instala e se torna a tela central do seu telefone. Estamos a chamando de 'Home’“.

image

Esta é a nova tela inicial do Facebook Home para Android

Zuckerberg disse que o Facebook não está desenvolvendo um telefone. Além disso mencionou que não irá criar seu próprio sistema operacional.

'Home’ basicamente funciona como a tela inicial do telefone, assim toda vez que você liga o telefone aparecerá sua imagem de capa.

“Não seria ótimo se os telefones girarem em torno de pessoas, não de apps?”, Zuckerberg perguntou durante sua apresentação.

O novo recurso chamado de 'Chat Heads’ também foi introduzido. Com ele, quando alguém envia uma mensagem de Facebook, a foto dessa pessoa ficará exposta na tela inicial. Zuckerberg se refere a esta interface como “uma nova maneira de enviar e receber mensagens”.

O Facebook listou alguns recursos-chave:

  • 'Cover Feed’, uma capa com updates que aparecem assim que o telefone é acionado.
  • 'Notifications’, que aparecem na tela inicial do celular.
  • 'Chat heads’, uma versão reformulada do serviço de mensagens do Facebook em que o usuário pode entrar e sair de uma conversar enquanto usa os outros recursos do telefone.
  • 'App launcher’ permite você ver seus apps favoritos e postar diretamente para o Facebook do mesmo lugar.

'Home’ estará disponível gratuitamente nos EUA a partir de 12 de abril pelo Google Play. Ele não funcionará em todos os telefones Android, mas irá funcionar inicialmente no HTC One X, HTC One X+, Samsung Galaxy S3 and Samsung Galaxy Note 2. 'Home’ estará também disponível para o próximo HTC One e Samsung Galaxy S4 e alguns outros nos próximos meses.

Quando perguntado se o Facebook estaria pronto para lucrar com o Home, Zuckerberg disse que este novo serviço a princípio não terá anúncios mas em breve estará disponível aos anunciantes.

Fique ligado nas novidades com a Wishpond!

Escrito por Livio Capalbo@ Wishpond