Como realizar um sorteio no Twitter

Criar um sorteio no twitter é uma ótima maneira de engajar seus seguidores. Além disso você pode gerar interesse de outros seguidores ao oferecer a chance deles ganharem um prêmio.

Seguem os principais passos para criar um sorteio no Twtitter:

Escolha um prêmio e o método de participação

O prêmio é a parte mais importante de um sorteio no Twitter. É ele que fará com que as pessoas participem. O melhor tipo de prêmio é um vale compras que seja relacionado ao seu negócio. Por que? Pelas seguintes razões:

Um vale compras atrai todos seus clientes em potenciais. Se você escolher como prêmio um determinado produto ou serviço para o seu sorteio no Twitter, você terá apenas participantes que se interessam por aquele determinado prêmio. Com um vale prêmio você consegue atrair todos que se interessam pelos seus produtos / serviços.

Por exemplo. Se você escolher como prêmio um iPad, você terá um número grande de participantes, porém estas pessoas só estarão interessadas no prêmio e não nos produtos que você oferece. Isto faz com que seja difícil converter estes participantes em futuros clientes. Premiando os participantes com seus produtos, isso fica muito mais fácil.

Existem duas maneiras de fazer com que os usuários participem do seu sorteio no Twitter. Uma delas é fazer com que os usuários tenham que inserir seus endereços de e-mail. Este método aumenta bastante o número de participantes por ser uma maneira fácil de participar. A outra maneira é conectar via sua conta do Twitter, usando a ferramenta de sorteio no Twitter da Wishpond.

Você pode determinar que assim que os participantes entrem no sorteio no Twitter, seja gerado um e-mail automático informando ele está participando. Isto permite que você crie uma lista de contatos para incluir no seu o banco de dados.

Crie o sorteio

A página de sorteiono Twitter precisa ser simples e atraente. Ela precisa fazer com que as pessoas se sintam atraídas pelo prêmio.

Logo abaixo os 6 passos para criar um sorteio no Twitter.

  1. Crie uma frase curta e uma boa chamada. Pode ser algo do tipo: “Participe para ganhar um vale compras no valor de R$ 50,00 em nossas lojas”. Isso é simples e diz exatamente aos usuários o que fazer. Além disso informa qual é o prêmio que o usuário vai concorrer.

  2. Crie um visual atraente para sua página de sorteio. Uma boa foto do prêmio ajuda bastante a promover o sorteio no Twitter. Se você está sorteando um vale compras, inclua uma imagem de algo relacionado ao que aquele vale pode comprar.

  3. Inclua um parágrafo curto sobre os detalhes do prêmio, como participar e qualquer outra informação sobre o sorteio no Twitter. Recomendamos que você inclua um link para uma página externa com o regulamento completo.

  4. O formulário do sorteio deve ser bem simples, com um campo para inserir o email e um botão de participação. Ele também pode ter outros campos como cidade, idade, etc, para você obter mais informações sobre os participantes.

  5. Para que seja mais fácil divulgar seu sorteio, inclua botões de compartilhamento na página do sorteio. As ferramentas da Wishpond já tem esses botões de compartilhamento no Twitter, Facebook, Google+ e Pinterest.

  6. Como a maioria dos usuários do Twitter acessam seus perfis pelos seus smartphones, é importante usar uma ferramenta de sorteios que seja compatível com os dispositivos móveis, como a que já foi desenvolvida pela Wishpond.

A ferramenta da Wishpond faz com que seja mais fácil e rápido criar uma campanha, mesmo sem ter conhecimento técnico. A página de sorteio é totalmente integrada ao seu perfil no Twitter.

Veja este exemplo de sorteio no Twitter utilizando a ferramenta de sorteio para Twitter.

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Promova e compartilhe seu sorteio

Assim que você determina seu prêmio e método de participação, é hora de promover seu sorteio.

Abaixo 6 métodos que recomendamos para seus sorteios no Twitter.

  1. Crie um simples tweet com um link para seu sorteio. Como apenas um pequeno número de seguidores visualizam todos os seus tweets, faça com que todos os seus seguidores visualizem suas mensagens relacionadas ao seu sorteio, postando tweets diversas vezes por semana.

  2. Envie um email para seu mailing, pois estes contatos que já conhecem sua empresa podem te trazer outros maiores.

  3. Promova seu sorteio em outras redes sociais. Compartilhe também no Facebook, Pinterest, Google+ e em qualquer outro perfil que você tenha nas redes sociais. Essa é uma ótima maneira de fazer com que seu público fique sempre conectado à sua marca.

  4. Inclua um banner no seu website caso você tenha um ecommerce. Desta forma você aumentará o tráfego no seu site. Não esqueça de direcionar o link para sua página de sorteio.

  5. Crie um anúncio no Twitter. Recentemente o Twitter criou uma plataforma onde você pode promover seu sorteio para públicos específicos.

  6. Liste seu sorteio em sites promocionais. Existem diversos sites que permitem você cadastrar seus sorteios e promoções de graça. Esta é uma ótima maneira de obter novos seguidores. Leia mais aqui!

Monitore seus sorteios.

  • Para conseguir mensurar facilmente seus tweets relacionados ao seu sorteio, crie uma hashtag e inclua em seus tweets.

  • Crie uma conta no Google Alerts para verificar se as pessoas estão mencionando seu sorteio na internet.

  • As ferramentas de sorteio pela internet da Wishpond permitem que você acompanhe o desempenho da sua campanha em tempo real, o que lhe permite fazer as alterações baseando - se no comportamento do público.

Atividade pós sorteio

Mesmo depois que o seu sorteio terminar, você pode continuar promovendo sua marca.

  • Anuncie o vencedor no seu blog e compartilhe no Twitter e em outra rede social.

  • Envie um email para os participante agradecendo a participação no sorteio e informe-os quais serão os próximos.

Todas estas iniciativas fazem com que você mantenha os seguidores envolvidos com a seu produto ou serviço.

Pronto para começar? Crie um sorteio no Twitter agora mesmo!