Como realizar Concursos e Sorteios no seu site

Como realizar Concursos e Sorteios no seu site

Você já deve ter lido em algum portal, site, blog, fórum sobre a nova Portaria nº. 422, de 18 de julho de 2013, que basicamente detalha os tipos de concursos e promoções existentes, solicita uma autorização da Caixa Ecônomica Federal para hospedá-la numa fanpage, por exemplo, e causa pânico entre empresas que querem ganhar visibilidade no Facebook, Twitter, entre outros, e agências de marketing que podem se sentir abaladas com essa mudança visto que devem fazer um pouquinho mais de esforço para realizar concursos para seus clientes.

O problema é o que tem sido divulgado. É dito em vários lugares que agora é proibido rodar concursos nas redes sociais. Essa informação não procede. O que acontece é justamente o que eu citei acima: a Portaria fez vários limites para a realização de concursos. Para rodar um concurso numa fanpage agora, é necessário obter uma autorização da Caixa, e um consequente planejamento prévio da campanha a ser realizada, já que essa autorização leva aproximadamente 40 dias a partir do dia em que foi solicitada para ser emitida. Sim, agora as coisas ficaram mais burocráticas, mas não é surpresa que isso aconteça no Brasil, né?

Mas para tudo tem uma solução, caso você queira evitar essa burocracia. Essa nova Portaria não exige autorização para concursos culturais hospedados nos sites das empresas. Ainda que haja limitações sobre o prêmio, isso é algo que se for pensado corretamente, não haverá problemas. O maior obstáculo era onde publicar minha campanha. E melhor ainda, nada é citado sobre divulgação do concurso nas redes sociais. Então você pode espalhar o link da página do seu concurso onde quiser, inclusive no Facebook, Twitter e outros canais que você use.

Se você está pensando sobre a efetividade de uma campanha realizada num site, eu te digo que essa campanha pode até obter melhores resultados se comparada a uma campanha no Facebook. Aumentar o tráfego para o seu site, onde todas as informações da sua marca estão é um dos benefícios. Além disso, sua página pode subir de rank nas buscas do Google devido ao número de visitas recebidas e você criar anúncios segmentados no Google que direcionam quem clica sobre ele para a página do seu concurso! E muito importante, é através do seu site que usuários podem comprar os seus produtos, independente do intuito do concurso criado.

O mais legal de tudo isso é que os aplicativos de concursos e sorteios da Wishpond podem ser incorporados em páginas de sites e blogs. Muitas empresas já estavam utilizando os aplicativos em websites, porém só agora que essa método está se popularizando. Assim que uma campanha é criada, é gerado um código HTML que pode ser facilmente inserido no editor HTML da página que você quiser. Toda vez que um visitante participa, ele cria uma publicação automaticamente na linha do tempo do Facebook, e quem clica sobre essa publicação, é levado para a página do concurso, tornando-o viral também!

Caso você ainda não tem certeza de que tipo de concurso está planejando, o blog Mídia Boom criou um pequeno infográfico que te ajuda a entender o que é uma promoção e o que é um concurso. Confira abaixo:

image

Vale ser mencionado que nessas campanhas, o usuário não será solicitado a curtir sua fanpage para visualizar e participar do seu concurso, contudo você ainda pode conseguir curtidas em sua fanpage de outras maneiras. Nós juntamos os métodos mais eficazes de se conseguir fãs e os colocamos no nosso e-book mais recente ’O guia completo para aumentar o número de fãs em sua página do Facebook’, que você pode baixar clicando aqui.

Pronto. Sabendo de tudo isso, já podes por a mão na massa. Crie ou entre em sua conta pela página inicial do nosso site aqui. Após criar seu sorteio ou concurso, você pode copiar o código para inseri-lo em seu site, como na imagem abaixo.

image

(Clique sobre a imagem para ampliar)

Clique aqui para conferir vários exemplos de concursos que tem sido realizados com nossos aplicativos, inclusive campanhas em websites.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre como criar um concurso online com os aplicativos da Wishpond, solicite uma demonstração gratuita!

Escrito por:

Mateus Tavares
Wishpond Brasil