Como evitar os 5 erros mais comuns para realizar concursos online

Quando as pessoas pensam em um primeiro momento sobre como realizar um concurso online, a grande maioria acredita que dar um iPad como prêmio e só publicar sobre o concurso no seu lançamento é o suficiente para gerar interesse. A verdade é que essas pessoas me assustam. Normalmente elas pensam dessa forma porque já viram algum exemplo de sucesso que envolvia um iPad e obteve milhares de participantes.

Por favor, não espere que esse seja o seu caso – esse tipo de concurso raramente obtém o resultado desejado – e mesmo que ele resulte em milhares de participantes, eles não serão úteis para a sua empresa – Irei explicar rapidamente porque.

Nesse post eu irei falar sobre os 5 erros mais comuns que as pessoas costumam cometer quando realizam Concursos online e como evitá-los. Vamos começar!

1 – Doando iPad

Se você puder aprender só uma coisa com esse artigo, que seja não usar um iPad como prêmio para os seus concursos.

Ter um iPad como premiação com certeza gera muitos participantes no seu concurso, porém essas pessoas só estarão interessadas no prêmio, e não no seu negócio ou nos produtos ou serviços que você vende.

Agora, pode estar dizendo, “mas se o meu público-alvo se interessa por iPads – não estou ainda assim atraindo os meus potenciais consumidores?” A resposta é sim, você receberá inscrições de pessoas que são o seu público-alvo, porém não há como saber se eles estarão interessados nos produtos que você está vendendo agora, ou no que está por vir.

Quando se fala de concursos online, pode-se dizer que o maior retorno sobre investimento é a conversão dos seus público-alvo em cliente. A única forma de ter certeza que cada pessoa que participará do seu concurso está realmente interessada no seu produto é dando como prêmio um produto que você vende ou um vale-compras para ser usado com os seus serviços ou produtos.

Eu recomendo usar o vale compras de R$ 50 – R$ 100 como premiação para os seus participantes no concurso. Esse tipo de prêmio permite 2 coisas:

Você tem certeza de que todo participante do concurso está interessado no seu produto – como eles só poderão usar o vale para comprar itens da sua loja, isso faz com que só quem tenha real interesse no seu negócio participe.

Ele irá gerar o maior público-alvo possível para os participantes do concurso – se você oferecer um prêmio específico, você só receberá participantes que estejam realmente interessadas na premiação. Isso serve para selecionar participantes, especialmente se o item ofertado for específico por sexo ou se for específico para algumas atividades.

Um exemplo de premiação diretamente relacionado com negócio é o da Eótica. Eles colocaram no ar, em seu próprio website, um concurso de frase para o Dia dos Pais, onde a premiação será um óculos de grau. Esse prêmio irá atrair qualquer pessoa que tenha interesse no produto ofertado o que faz com que os participantes sejam somente o público-alvo da empresa. Além disso, eles ainda utilizaram as redes sociais para divulgar a campanha e conseguir mais engajamento.

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2 – Não promover o seu concurso depois que a campanha estiver lançada:

Ok, o segundo erro mais comum que ocorre nos concursos online são as pessoas que só publicam sobre o concurso no dia de lançamento e depois deixam morrer, pensando que a campanha irá crescer por conta própria. Não irá. Aqui estão alguns dos motivos:

Primeiro, de acordo com o Facebook, somente cerca de 16% dos seus fãs veem cada publicação que você faz. Logo, se você fizer somente um post , 84% dos seus fãs nunca saberão que o concurso está no ar.

Segundo, às vezes é preciso ver uma publicação mais de uma vez para que as pessoas reajam. Se você fizer um acompanhamento regular como uma contagem regressiva: “Faltam somente 3 dias para o concurso acabar” você passa a instigar as pessoas sobre o seu concurso. Dê uma olhada no exemplo de divulgação no Facebook da Wishpondquanto a contagem regressiva:

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Então, qual é o número recomendado de publicações sobre os concursos?

Eu recomendo fazer um post no Facebook e um Twitter por dia enquanto a campanha estiver no ar. Isso faz com que todos os seus fãs e seguidores ouçam falar sobre o seu concurso, pelo menos uma vez, sem incomodá-los. Na sua página do Facebook, “Fixe no topo” a publicação de lançamento da campanha na sua Linha do Tempo, e facilite a visualização para os seus fãs. Como no exemplo abaixo da página da Wishpond Brasil no Facebook, durante o concurso:

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Eu também super recomendo usar os Posts Promocionais ou Tweets Promocionais para dar um gás na campanha. Para tanto você só precisa de um pequeno investimento, e irá eles te ajudarão a alcançar mais pessoas.

Não tem tempo ou paciência para publicar todo dia?

Se você quiser preparar todas as suas publicações promocionais da sua campanha de uma vez no início, você pode usar o serviço de Post Programado para agendar todos os seus post durante a duração da sua campanha – e você ainda poderá monitorar o engajamento que cada post recebe.

3 – Não usando aplicativo customizado para dispositivos móveis

Na média, mais de 35% dos participantes de concursos online usam algum tipo de dispositivo móvel. Então, tenha certeza que o conteúdo das suas campanhas possa ver visualizado através de diferentes dispositivos. Veja na imagem abaixo, como a Wishpond Brasil adapta a página da de uma campanha no Facebook para computadores, tablets e celulares.

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Mas espere, ainda tem mais uma coisa…

Você precisa incluir links acessíveis para dispositivos móveis, como uma chamada para ação, em cada publicação que você fizer. Se você postar no qualquer link na sua página do concurso no Facebook, os usuários desses dispositivos móveis não o conseguirão abrir, pois o Facebook não permite que você acesse guias de páginas do celular. Então, ao menos que você inclua o link apropriado, o seu serviço customizado para dispositivos móveis não será útil.

4 – Não Promover o Concurso no seu Site

Muitas pessoas são exigentes com o material que colocam em seus sites, ainda mais se esses reduzem as taxas de conversão da página inicial ou dos produtos. Por esse motivo, algumas pessoas são relutantes quanto à publicar a sua campanha no site, e acabam optando somente pela publicidade na página do Facebook.

Boa parte das visitas que você recebe no seu site não resultam em vendas, então a dica é dar algum tipo de incentivo para essas pessoas que não compram darem as suas informações de contato para que você possa vender para eles mais tarde. Se essas pessoas saírem do seu site sem deixar nenhum informação, então provavelmente você os perderá para sempre.

E direcionar o tráfego do seu site para o seu concurso é um ótima maneira de começar e fazer com que as pessoas compartilhem com os seus amigos. Você provavelmente tem ao menos mais de 1000% de tráfego no seu site do que na sua página do Facebook, então aproveite esse número.

Como no exemplo do Guaraná Antártica que aproveita todo o tráfego do seu website para divulgar a campanha que está no ar. Dessa forma, além de alcançar os fãs do Facebook ( ferramenta mais utilizada pelas empresas), eles também passam a promover também pelas pessoas que buscam pela marca na internet através do site.

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5 – Não Seguir as Diretrizes de Promoção no Facebook

Quando você realiza um concurso no Facebook, além de ter que se cadastrar na Caixa Econômica Federal, ainda existem alguns direcionamentos do próprio Facebook que tem que ser seguidos de como rodar o concurso. De forma resumida, aqui estão as quatro principais regras a serem seguidas:

Inclua um aviso por escrito na página inicial do concurso que a promoção que está no ar não é patrocinada, promovida ou administrada pelo Facebook.

Você não pode usar recursos do Facebook como, o botão de Curtir, como forma de entrada ou votação do seu concurso.

Concursos não podem ser realizados na Linha do Tempo da sua página do Facebook, eles devem ser hospedados em uma guia da página do Facebook, nesse caso da sua empresa.

Você não pode contactar o vencedor do seu concurso através do Facebook - você deve entrar em contato de outras formas como telefone, celular, e-mail, etc.

Usar aplicativos de terceiros para realizar concursos online como o da Wishpond é o mais recomendado para estar dentro da lei e ter mais facilidade para realizar a sua campanha. Através dos serviços disponibilizados você consegue a partir do seu concurso mais tráfego para o seu site, mais curtidas no Facebook, mais informações de contato, maior interação com os clientes antigos e é claro a conversão de vendas. Entre em contato com a nossa equipe de suporte suporte@wishpond.com, e experimente hoje mesmo.

Escrito por: Veronica Nicolatino Turl