Como realizar um Concurso Cultural legal!

A Wishpond oferece a plataforma completa de aplicativos para a realização de Concursos Culturais para a sua marca, mas isso talvez não seja mais novidade para você.

image

Criar um Concurso Cultural legal com a Wishpond é mais fácil do que você imagina. Depois do susto de não poder realizar Concurso Culturalnas redes sociais e de muito se falar sobre anova Portaria nº. 422, de 18 de julho de 2013que de certa forma pegou muita gente de surpresa, agora você pode ficar tranquilo toda vez que pensar em criar um Concurso Cultural. Por que?

De forma simples e detalhada você vai aprender como realizar um Concurso Cultural Legal com os aplicativos da Wishpond.

Para realizar um Concurso Cultural legal de forma simples e rápida com a Wishpond, basta ter um website para poder hospedar os nossos aplicativos.

Ao hospedar o seu Concurso fora das redes sociais você não tem necessidade de cadastrá-lo na Caixa Econômica Federal, e por isso torna-se mais simples e rápido - essa ideia não significa que você não pode hospedar Concurso Cultural em sua Fanpage, porém evita você ter que os registrar antes.

Pare de pensar nos problemas e comece a pensar nos benefícios. Ao hospedar o Concurso Cultural no seu site, você ganha mais tráfego e visibilidade para seu negócio, uma vez que os usuários interessados irão visitar seu site para participar do Concurso.

Em um Concurso Cultural você pode ganhar verdadeiros fãs e clientes, por isso é importante escolher o tipo de Concurso e prêmio relacionado a sua campanha - ambos tem que ser de acordo com o seu público alvo.

Agora que você já sabe que pode utilizar seu site para realizar Concursos Culturais Legal e de forma rápida. Segue um mini tutorial de como criá-lo:

Como realizar um Concurso Cultural em sua Fanpage ou em seu Site: Introdução

Um Concurso Cultural em seu site é uma forma de criar mais fluxo entre as suas redes sociais e seu site, ganhando mais visitas e consequentemente aumentando o trafego.Um Concurso Cultural no Facebook é uma forma fácil e atraente de engajar fãs e transformá-los em clientes e amantes da sua marca.

Existem vários tipos de Concursos que podem ser realizados tanto em sua Fanpage como em seu site, como: Concurso de Fotos, Concurso de Legendas, Concurso de Votação, Concurso de Frases e Concurso de Vídeos. Cada um possuidiferentesbenefícios e cada tipo de Concurso Cultural é mais apropriado e direcionado para diferentes empresas e diferentes tipos de mercado, dando a sua campanha de marketing maior eficácia.

Realizar um Concurso Cultural em sites ou Facebook é uma ótima forma de alcançar seus objetivos de mídias sociais. Um Concurso Cultural pode te dar o mesmo retorno sobre investimento que muitos métodos tradicionais de marketing por muito menos tempo e custos.

Como realizar um Concurso Cultural em sua Fanpage ou seu Site: Etapas

1- Escolha o tipo de Concurso Cultural e o prêmio: O tema do Concurso Cultural vai de acordo com o seu ramo, escolha o que melhor se funciona para seu negócio dentre os nossos 5 aplicativos de Concursos Culturais e comece a pensar no prêmio para ele. Segue descrição de cada um:

  • Concurso de Fotos:Neste tipo de concurso você define um tema e as pessoas concorrem enviando fotos relacionados a este tema, que pode ser algo associado a um dos seus produtos ou serviços. Neste caso sugerimos que a empresa escolha a melhor foto e anuncie o vencedor não somente pela qualidade dela, mas principalmente considere a forma de como ela está relacionada ao tema do concurso.
  • Concurso de Votos:Este tipo de concurso geralmente traz ótimos resultados, já que os fãs só precisam votar nas imagens que você escolher. Recomendamos você colocar fotos de produtos ou de algo relacionado ao seu segmento de negócios. Desta forma você faz com que seu público opine a respeito de um determinado assunto, o que pode lhe ajudar a desenvolver novos produtos ou até mesmo entender melhor o que seus clientes desejam.
  • Concurso de Frases:Nos concursos de frases é possível estimular seu público a elaborar frases relacionadas ao sua marca. Esta é uma ótima oportunidade para obter ideias para nome de novos produtos ou definir um slogan. Você pode fazer com que os fãs da sua página votem na frase que mais gostou. Assim você promove uma interatividade com eles envolvendo seu tema, o que trará ótimo retorno, principalmente de visibilidade de marca.
  • Concurso de Vídeos:Os concursos de vídeos permitem que seus fãs criem vídeos relacionados ao seu produtos ou serviços, mais ou menos como sugerimos para o concurso de fotos. A diferença é a taxa de participação deste tipo de concurso que é mais baixa do que no de fotos, já que nem todos sabem como produzir vídeos. Por outro lado, a chance que seu concurso se torne viral é grande, pois os vídeos muitas das vezes são bem divertidos e criativos. As pessoas adoram interagir com conteúdo deste tipo e pedir que seus amigos curtam ou compartilhem o mesmo.
  • Concurso de Legendas:Neste tipo de concurso é possível estimular o lado criativo dos seus fãs de uma forma fácil. Eles só precisam inserir a legenda das fotos que você escolher. Como sempre, procure utilizar conteúdo que seja relevante ao seu público e que tenha relação direta com o que sua empresa vende. Assim você conseguirá fazer com que seu público compartilhe seu conteúdo, que fará com que você aumente o número de seguidores e consequentemente, tenha retorno comercial.

O prêmio é a peça mais importante de seu concurso. É o que atrai usuários. Faça com que o prêmio seja relevante ao seu negócio e que seja de acordo com o seu público.

2- Pense na pré-divulgação e no critério de participação:

Desenvolva boas imagens para publicações diárias em suas redes sociais com teaser para o novo Concurco Cultural que estar por vim. Decida o que os usuários devem fazer para participar para mais tarde colocar na decrição de seu conruso.

Por exemplo, eles devem enviar um vídeo? Ou simplesmente entrar com o endereço de e-mail? O que você pede para participar depende de seus objetivos e do Concurso Cultural já escolhido.

Para qual um dos Concursos escolhidos, é necessário considerar um dos 3 métodos de entradas abaixo:

a) Detalhes de contato: Esse método solicita que usuários entrem com seu endereço de e-mail, nome, número de telefone, etc. Para esse método, você deve pedir o mínimo de informação possível para que você consiga entrar em contato com os participantes através de e-mail para converte-los em vendas.

b) Detalhes de contato + conteúdo: Esse método permite que você peça aos usuários para que entrem com fotos, vídeos e texto para entrar. Ele te fornece material gerado pelos usuários para ser usado em campanhas de marketing no futuro, e permite que você realize concursos no Facebook que outros usuários possam votar em suas entradas favoritas.

c) Detalhes de contato + indicação a amigos: Para impulsionar entradas você pode pedir que usuários indiquem o concurso no Facebook para certo número de amigos para que sua participação seja validada. Essa é uma excelente forma de impulsionar participações e compartilhamento.

3- Crie login pessoal e escolha o seu Concurso :Agora que você já conhece a Wishpond, e vai criar seu Concurso Cultural conosco, a primeira coisa a se fazer é criar seu login pessoal - É muito simples. O login serve para você ter acesso a todos os dados de seu Concurso Cultural, ou seja, todas as informações de suas campanhas e participantes você pode visualizar toda vez que fizer o login em nosso site.

a) Entrar em www.wishpond.com.br, enviar endereço de email e senha para criar sua conta com a Wishpond:

image

b) Mas se você preferir conectar direto com o seu Facebook, basta clicar em “Login"no canto superior esquerdo de nossa home como no exemplo abaixo: image

Feito isso apágina seguinte será onde você vai escolher o tipo de Concurso Cultural a ser realizado e também é onde fica salva todas as suas campanhas. Ou seja, você pode começar a criar e salvar no rascunho antes de lançar e também pode ter acesso as campanhas já realizadas. Escolha o tipo de Concurso Cultural (no exemplo abaixo escolhi concurso de fotos):

image

A etapa seguinte é a 1 de 2 passos. É onde você irá colocar toda sua ideia em prática. Escolha o nome da Empresa promotora do Concurso Cultural, o Idioma a ser utilizado nos aplicativo, o Título ( tema bastante atraente e criativo), Detalhes do Concurso cultural, que deve conter pelo menos a descrição básica de seu Concurso como por exemplo data de início e termino, o que os participantes precisam fazer para participar e o regulamento. Carregue a imagem padrão do Concurso - essa imagem será a mais compartilhada na rede.

image

Caso escolha o Pro Plan você poderá escolher um banner no formato 810 x300px que vai aparecer em cima do aplicativo. Nesse banner você pode incluir uma frase de impacto com uma breve descrição do Concurso Cultural para que os usuários saibam o que você está promovendo sem precisar muito esforço:

image

Pronto, agora que você já deu nome a seu concurso, enviou as imagens pode clicar em avançar para a última etapa antes do lançamento de seu Concurso Cultural.

No passo 2 de 2 é onde você vai aprofundar um pouco mais o seu concurso. Primeiro e você vai escolher onde seu Concurso irá aparecer que nesse caso é em site: image

Depois o método de participação, método de envio, quantas vezes os usuários podem entrar em seu concurso, critérios de votação, ordenação dos participantes, se mais recentes ou mais votados: image

E claro acrescentar qualquer tipo de pergunta que você queira que o participante responda ao entrar no concurso. Determine o dia e a hora que seu Concurso Cultural irá ser publicado e se haverá uma ou duas etapas:

image

Feito isso, clique em avançar para escolher o tipo de plano que você irá assinar:

image

Após escolher seu plano e realizar o pagamento, agora é hora de divulgar seu Concurso Cultural pelas redes sociais a fora. Primeiro,utilize o código fornecido para colocar em seu site e o link encurtado para divulgar seu Concurso Cultural nas redes sociais.

Aproveite para escolher uma frase bem interessante e que fale brevemente sobre mais novo Concurso Cultural, assim os usuários, fãs no Facebook e seguidores no Twitter devem ficar curiosos e clicar no link que os levará para seu site.

Seu site ganhará muito mais visitas e você poderá ver o alcance de tudo isso acessando o seu login na Wishpond para ver o painel

image

Solicitando no passo 2 de 2 o login pelo perfil do Facebook você vai obter esse painel acima com os dados demográficos dos participantes.

Além desse painel você também pode escolher:

Mostrar entradas
Exportar participantes
Exportar entradas
Exportar votantes
Exportar imagens

Que fica disponível numa lista como no exemplo abaixo:

image

Tenho certeza que depois de ler esse tutorial e dicas de como promover um Concurso Cultural online você está muito mais tranquilo e cheio de idéias. Agora, confira um exemplo de Concurso Cultural de Fotografia hospedado em site que está acontecendo agora: http://bit.ly/16uN59fe depois crie o seu próprio e veja o número de visitar em seu site dar um salto.

Conheça as duas novas páginas específicas para te ajudar a realizar Concursos Culturais em seu website. Clique aqui!

Conheça as ferramentas de marketing online da Wishponde junto com essas dicas veja o seu negócio multiplicar, em vendas e popularidade nas redes sociais.

Escrito por: Thiara@wishpond.com