Como medir os resultados de uma campanha de Marketing no Instagram

Muitas marcas têm usado o Instagram e outros aplicativos para promover suas estratégias de marketing visual. O Instagram teve um impressionante crescimento como ferramenta de marketing em mídias sociais.

A existência de plataformas de gerenciamento que ajudam a medir a atividade no Instagram dá vantagem adicional para este impressionante aplicativo e melhores práticas de monitoramento e análise estão surgindo.

Por quê empresas devem usar o Instagram?

Marketing visual é sem dúvida uma importante tendência. Imagens apelam para os sentimentos do consumidor e ultrapassam as barreiras culturais. Em mídias sociais, por exemplo, imagens geram mais engajamento do que qualquer outro tipo de publicação.

Com 90 milhões de usuários ativos mensais, a comunidade Instagram está prosperando e usuários estão ansiosos para compartilhar belas fotos. As empresas estão conscientes desta nova oportunidade, e muitos grandes nomes já embarcaram: Starbucks, MTV, Nike, Marc Jacobs, Red Bull são apenas alguns exemplos de multinacionais que adotaram o aplicativo de fotos.

Empresas menores seguiram o exemplo e criaram perfis no Instagram.

O Instagram ficou ainda mais atraente para os profissionais de marketing através do lançamento de perfis na web e feeds online. As fotos compartilhadas são agora mais fáceis de encontrar.Usar o Instagram para compartilhar belas fotos para desenvolver a reputação de uma marca é uma grande oportunidade para o sucesso da estratégia de marketing visual.“Instagrammers” podem utilizar hashtags para compartilhar fotos sobre suas marcas favoritas. As marcas podem criar situações para que seus fãs compartilhem fotos, criando suas próprias hashtags de campanhas de fotos. As fotos são re-publicadas na página oficial do Facebook ou no site, a fim de aumentar a conscientização sobre a campanha.

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O que as empresas devem procurar e monitorar no Instagram?

Tanto as atividades da conta quanto dos fãs devem ser monitoradas no Instagram. Monitorar as estatísticas de contas no Instagram é a melhor maneira de saber se o conteúdo certo está chegando e se está envolvendo o público correto. Na medida em que você sabe mais sobre os seguidores de uma conta, você será mais eficaz na comunicação via Instagram.Marcas podem usar uma abordagem de tentativa e erro ao compartilhar no Instagram, com o objetivo de postar fotos mais atraentes, evitando mensagens que os seguidores julguem ser maçantes. Usuários mais populares no Instagram podem ser grandes influenciadores se compartilharem sua marca.

A fim de medir a atividade da sua comunidade, você pode acompanhar as hashtags do Instagram . Além disso, você pode acompanhar o número de fotos compartilhadas e o número de “curtidas”. O mesmo pode ser aplicado para controlar um concurso: saber quantos participantes entrou em um Concurso no Instagram, a partir de onde, e quais foram as publicações mais atraentes. Todos esses itens podem ser medidos com as ferramentas de análise do Instagram.

Aprender sobre as melhores práticas e acompanhar campanhas recém-lançadas no Instagram é a melhor maneira de se manter relevante sobre a concorrência. Atualmente, as ferramentas podem medir “curtidas”, hashtags, alcance e volume de fotos. A capacidade de medir conversas que acontecem no Instagran pode ser incorporada às ferramentas de monitoramento, dando uma visão mais clara da efetividade do Instagram como parte da estratégia de marketing.

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-Escrito por Mariana Reis @ Wishpond.