Como realizar o Teste A/B para maximizar o ROI de seus anúncios no Facebook

Como realizar o Teste A/B para maximizar o ROI de seus anúncios no Facebook

Você está procurando uma solução para maximizar o ROI (Retorno sobre Investimento) do seu anúncio no Facebook? Você já ouviu falar de Teste A/B, mas acha que é apenas para grandes empresas com um departamento de marketing e um orçamento enorme?

Você ouviu errado. Teste A/B é mais fácil do que você pensa. E é mais importante e impactante do que você imagina. Eu estou falando de duplicação e até triplicação da taxa-de-clique do seu anúncio no Facebook.

Este artigo desvendará o teste A/B para você. Eu vou mostrar as cinco variáveis ​​que você precisa testar e como interpretar o desempenho do seu anúncio com a ferramenta de anúncios no Facebook da Wishpond (embora as regras se aplicam para qualquer ferramenta de anúncio).

Como realizar o Teste A/B para maximizar o ROI de seus anúncios no Facebook - WishpondBrasil

Vou falar sobre conversões em páginas iniciais. A parceria entre um anúncio e uma página inicial funciona para empresas de SaaS (Software como Serviço), B2C e empresas de comércio eletrônico, bem como qualquer pessoal que tenha um concurso em andamento.

O que é um teste A/B?

O teste A / B é uma estratégia de comercialização em que duas versões A e B, (o controle e o tratamento) são testadas uma contra a outra. O objetivo é identificar quais mudanças aumentam a chance de você atingir o resultado esperado.

É usado comumente para páginas, páginas iniciais, e-mails marketing e publicidade. As melhores práticas permanecem essencialmente as mesmas:

  • Alterar o posicionamento de um objeto ou a formatação de uma página para atrair o olhar do usuário para onde você deseja
  • Alterar cores para valorizar objetos em destaque
  • Trocar imagens para outras mais atrativas ou que despertem emoção: para encorajar o enjamento
  • Alterar o texto para que ele se torne atrativo para o leitor e desperte o desejo de continuar na página.

Em publicidade devemos adicionar um outro item: Mudar seu público-alvo

Significância Estatística

Eu não vou me aprofundar muito neste tópico, mas é importante mencionar, já que uma mudança estatisticamente pode parecer incrivelmente emocionante, mas pode revelar ser um grande erro.

  • Antes de investir seu orçamento em “anúncio inovador” utilize esse teste A/B gratuito para ter certeza dos resultados.
  • A não ser que você obtenha um nível de 95% de certeza, você terá que testar o anúncio novamente
  • A falta de confiança estatística pode ser causada pelo pequeno tamanho da amostra (muito poucas pessoas viram seu anúncio)
  • A falta de confiança também pode ser resultado da pouca diferença entre os desempenhos dos dois de anúncios (conversões ou taxas- de- cliques) para ter um resultado estatisticamente significativo.

Nosso anúncio hipotético

Para este artigo, o meu anúncio “A”, ou controle, será um sorteio para um fim de semana para dois em um spa. Esse anúncio hipotético direciona o tráfego para a página inicial do concurso.

De qualquer forma aqui está nosso anúncio hipotético - nosso controle para o teste A/B.

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Abaixo darei exemplos de como criar variações deste teste e discutirei estratégias de direcionamento, assim como interpretar os resutados do teste A/B de seu anúncio para Facebook. Então, vamos otimizar seu anúncio!

1.Realizando o teste A/B em sua imagem

A imagem é o itém mais importante de seu anúncio do Facebook. Porque ela será responsável por atrair o olhar do usuário.

Regra do “Curtir” para anúncios no Facebook: Comprometa com uma imagem; converta com uma proposição de valor.

Anúncios nos Facebook competem com as fotos de amigos e membros da família dos usuários no feed de notícias. A imagem do seu anúncio deve ser mais atraente do que a foto de um sobrinho do usuário coberto de espaguete.

Digamos que você lance sua campanha e em dois dias você não recebeu muitos cliques, mas viu que a taxa- de- conversão é alta. Isso pode significar que as pessoas gostam do seu título e da sua oferta, mas poucas pessoas são atraídas para o seu anúncio em primeiro lugar. Então vamos fazer com que a imagem se torne um pouco mais atraente.

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Um pouco mais de vermelho, um pouco mais de pele. Vamos ver como funciona. Para o teste A/B nós utilizamos a imagem pela mesma quantidade de temo de nosso Controle, nas mesmas condições (página inicial, texto, título etc). Nós checamos performance depois de dois dias e analizamos se houve um aumento na taxa-de- cliques.

Para mais informações sobre como otimizar sua taxa-de-cliques em anúncios no Facebook leia o artigo “6 melhores práticas de anúncios com imagens do Facebook que podem alavancar sua taxa de cliques”

2. Aplicando o teste A/B em seu título

Depois da imagem o título é o fator mais importante para atrair a atenção do usuário.

Para anúncio Controle nós usamos uma proposição de valor como título. Proposições de valor são uma das principais maneiras que profissionais de marketing usam para convencer alguém de que vale a pena acessar seu anúncio, e-mail marketing, ou homepage.

Muitas empresas usam seus logotipos para seus títulos, o que é bom se o seu logotipo é reconhecível - caso contrário, não vai chamar a atenção do usuário.

Uma outra opção é utilizar frases como “Entre para Ganhar!” ou “Perca 10kg!”

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Super dica de Kevin Spidel: Use o Pinterest para encontrar imagens. Elas já são socialmente testadas. As imagens com mais re-pins tendem a obter maiores taxas-de- cliques em anúncios no Facebook.

3.Detalhes do teste A/B

Uma das coisas incríveis do Teste A / B (e, por vezes, mais surpreendente) é o quão eficaz uma pequena mudança pode ser. A borda em torno de sua imagem, uma leve sombra, a palavra “agora” no texto podem fazer com que você tenha um aumento de 100% na taxa- de- cliques.

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Você não precisa conhecer técnicas de design gráfico. O Paint ou um editor de imagens gratuíto como PicMonkey.com funcionam muito bem.

Detalhes que você pode testar:

  • Uma borda vermelha, laranja ou verde (alguma cor que se destaque do branco e azul do Facebook)
  • Uma sombra ao redor da sua imagem
  • Um fundo colorido ao redor do seu logo
  • Aumente os gamas amarelo ou verde da sua imagem

4.Testando o texto do seu anúncio

Como eu disse anteriormente, imagem gera engajamento e texto conversões.

O que isso significa?

Significa que sem um bom texto tudo o que você conseguiu foi que alguém notasse seu anúncio(um grande passo, mas ineficiente se não gerar cliques). O texto de seu anúncio é onde você comunica o “por quê” clicar.

O texto de seu anúncio está bom. Mas e se você tentar uma abordagem e tom totalmente diferente? E nós focarmos os pais e oferecermos a eles um final-de- semana longe de seus filhos?

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Na imagem acima você está vendo em um teste ‘multivariado “ como nós mudamos mais de uma variável dentro do anúncio do Facebook. Um verdadeiro teste A / B seria mudar apenas a cópia e manter a imagem de duas pessoas recebendo uma massagem. Mas a ferramenta de anúncios no Facebook da Wishpond torna tão simples de mudar o texto e imagem, bem como criar vários anúncios, que você pode muito bem testar múltiplas variáveis​​, se acha que vai melhorar o desempenho.

5.Testanto seu público-alvo

Alterar o público-alvo ao invés de fazer alterações em seu anúncio no Facebook pode ser solução fantástica para aumentar a taxa de conversão sem grande esforço. A ferramenta de anúnciosno Facebook da Wishpond permite que você destine seu anúncio baseado em: idade, sexo e localização. Além disso, também é possível determinar interesses e conexões. Você pode direcionar baseado em uma lista de contatos existentes.

Vamos analisar algumas maneiras de testar seu anúncio mudando a audiência:

Versão 1 (idade):

Vale a pena testar a imagem de um casal de meia-idade para seu anúncio Controle, mesmo antes de testarmos duas diferentes faixa-etárias.

Muitos testes A/B se baseiam no bom senso. Faz sentido usar a imagem de um casal de meia-iadade para um anúncio direcionado à pessoas entre 35 e 65 anos.

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Versão 2 (Interesses)

O aplicativo de anúncios no Facebook da Wishpond permite que você direcione seu anúncio baseado em interesses. Você pode focar em um público- alvo de acordo com o que eles compartilham na linha-do–tempo (relacionamento, lideranças politicas, viagens, aniversário, trabalho, mudança de endereço etc)

Isso é perfeito para o nossa versão do anúncio "Precisa de Férias?” acima. Utilizando a seleção de interesses você pode mostrar seu anúncio somente para pais - evitando o desperdicio de verba do seu anúncio. Nós também podemos testar selecionando apenas pessoas que estejam em relacionamentos sérios.

Outras estratégias de direcionamento

  • Limite o anúncio à homens casados e mude o texto para: “Dê férias para ela! Sua esposa precisa de uma semana de folga? Surpreenda-a com um vale de R$500,00 para um final de semana no spa. Entre para ganhar!”
  • Limite seu anúncio às conexões e torne exclusivo para seus fãs no Facebook ou amigos dos seus fãs
  • direcione à audiências customizadas, foque em consumidores recentes, pessoas que deixaram de comprar seus produtos ou participantes de concursos antigos

Super Dica: Testes A/B funcionam tanto para grandes quanto para pequenos negócios. Nós queremos que você aproveite o máximo de seu anúncio sem estourar o orçamento. Dircionar seu anúncio para o correto público-alvo é a melhor forma de garantir que seu investimento não será disperdiçado.

6.Interpretando a performance de seu teste A/B

Se você não souber quais das versões de seu anúncio está apresentando melhores resultados, você estará disperdiçando tempo. Uma boa página de análise é importante e saber o que você está procurando é essencial.

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Como você pode ver eu criei 3 anúncios hipotéticos para testar. O Anúncio A é nosso Controle. O Anúncio B é nosso anúncio com alteração na imagem. O Anúncio C é o anúncio direcionados para pessoas de meia-idade.

Para calcular a taxa- de- cliques nós dividimos Cliques por Visualizações. Para calcular a taxa-de-conversões dividimos Conversões por Cliques

Todos o resultados que vemos abaixo são estatisticamente significantes, com um nível de confiança de 95%

Anúncio A: Nosso anúncio Controle tinha uma taxa- de- cliques de cerca de 0,05% - muito respeitável para a maioria dos anúncios, mas não fantástico. Nossa taxa- de- conversão foi de cerca de 29%.

Anúncio B: A mudança na imagem aumentou substancialmente nossos cliques, aumentando a taxa- de- cliques para quase 0,09%. Muito bom!

Anúncio C: Como você pode ver, os nossos visitantes caíram fora com a mudança de público (visando apenas 35-65). Isto é porque nós temos essencialmente que reduzir nosso alcance pela metade. Será que compensa?

Nossa taxa de cliques foi de 0,07%. Então, compensa, se pagar - mas não tanto como eu gostaria. Então, talvez a gente deva testar o mesmo alvo demográfico com um casal de meia-idade na imagem e ver o que acontece.

Com essa alteração a taxa- de- conversão foi para 35%

O que isso significa?

Significa que o teste A/B funciona. Ou seja, uma simples mudança de imagem aumentou taxa- de- cliques em 80%, e outra mudança de imagem e público-alvo duplicou a taxa-de- cliques.

Isso também siginifica que se eu receber 10.000 vizualizações, por exemplo, eu alcançaria 300 conversões por anúncio

Na medida em que as taxas de conversão evoluem, eu gosto de encontrar esse tipo de consistência (cerca de 30%). No entanto, se eu tenho trabalhado tão duro para atingir uma taxa- de- cliques de 0,1%, eu iria testar minha homepage.

Conclusão

Espero que você entenda a importância de realizar o teste A/B em seus anúncios no Facebook. É muito simples de aplicar e você se surpreenderá com como os resultados podem ser surpreendentes!

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Você teve problemas em realizar o teste A/B? Está preocupado em como integrar sua homepage com seu anúncio no Facebook? Comente abaixo ou acesse Wishpond.com.br

Escrito por Mariana Reis@ Wishpond