3 maneiras de utilizar Retargeting para ter o sucesso online

Você já integrou retargeting (ou remarketing, como o Google chama) em sua estratégia de marketing online?

Se sim, você tem utilizado isso da melhor forma possível?

Retargeting é uma ferramenta poderosíssima que permite você recuperar grande parte do tráfego perdido do seu site.

Nesse artigo vou falar de três diferentes formas que você pode utilizar o retargeting (ou remarketing) para obter o sucesso online.

Vamos começar?

Vamos apenas relembrar e deixar claro…

Como o retargeting realmente funciona

-Um fornecedor de software de terceiros (como a Wishpond) te oferece uma pequena sessão de códigos (ou, se você utiliza um template de landing page que tem configurado o retargeting, sua campanha está quase pronta)

-Você arrasta e solta essa sessão de códigos em seu site ou landing page

  • Toda vez que alguém navegar nessa página, irá desencadear o pixel

-Se eles deixam essa página sem completar uma certa ação (se tornando um lead, comprando ou outro tipo de conversão) o pixel envia um “cookie” que se atribui no navegador desses visitantes.

-Quando eles navegam para qualquer outro site em toda web, vai ser mostrado o seu negócio para eles através dos anúncios retargeting (exemplos abaixo)

  • Quando eles se envolvem novamente com o seu anúncio e converte em sua solicitação, o cookie se desconecta do seu navegador e então eles param de ver os anúncios da sua marca

Segue uma imagem que ilustra o por que é tão bom esse anúncio:

retargeting online marketing

Isso faz sentido?

1- Maneira de utilizar Retargeting para ter o sucesso online: Conhecimento de marca

A primeira estratégia de utilização do retargeting para encontrar sucesso online é o conhecimento de marca. Normalmente é anunciado diretamente para visitantes de sua homepage, e é focado mais em aumentar a notoriedade da marca e a reputação do que em induzir uma venda ou gerar conversão.

Segue um exemplo de um anúncio retargeting com o objetivo de aumentar o conhecimento da marca:

retargeting ad owl lead gen.png

Uma parte essencial do retargeting que muitas empresas esquecem é que o mesmo anúncio, visto muitas e muitas vezes, irá diminuir em eficácia quando a sua “frequência” aumenta.

Seguem algumas melhores práticas:

  • Crie 3-4 anúncios retargeting diferentes (depois que você faz o primeiro, é mais fácil criar outros)
  • Mantenha sua logo marca e ou imagem ícone da sua empresa a mesma para ter certeza de que aqueles que clicarem em seus anúncios retargeting saberão a fonte de origem de cada anúncio (sua marca)
  • Mude a sua mensagem. Crie 2-3 USPs diferentes e apresente-as em seus anúncios
  • Teste humor, cores diferentes, etc. Que série de anúncios funciona melhor?

E aqui outro exemplo de anúncio retargeting para conhecimento de marca (talvez o terceiro de 5 anúncios)

retargeting ad lead generation

Algumas empresas vão encontrar mais sucesso com quatro ou cinco anúncios que tornam valor claro e atrai engajamento. Eu recomendo que você determine qual estratégia irá funcionar melhor para o seu negócio baseado no mercado-alvo e o sucesso que você teve nas estratégias de comunicação anteriormente.

2-Maneira de utilizar Retargeting para ter o sucesso online: Promoção de produtos

O segundo lugar que você deve utilizar o anúncios retargeting para o tráfego de seu site, é em suas páginas de produtos. Cada uma de suas ferramentas (ou categorias de produtos) devem ter seu próprio anúncio correspondente, aumentando a personalização da campanha de anúncios retargeting.

Basicamente o que essa última frase significa é que seus anúncios retargeting vão ser muito mais clicados se o anúncio corresponde bem com o que o seu tráfego estava interessado inicialmente, por exemplo, se o seu site de comércio eletrônico tem uma categoria “bolsas masculinas”, o tráfego que escapou dessa determinada página será muito mais propenso a voltar a se envolver, se eles estão segmentados com um anúncio específico para “bolsas masculinas”.

Segue um exemplo de anúncios retargeting para empresas que tem software como serviço:

retargeting lead generation

Esse anúncio seria parte de um ou dois de uma série de cinco partes de anúncios. Esta série seria focada no tráfego que escapou da página de produtos. Existiria uma série diferente de anúncios para o tráfego que escapou da página de ferramenta de automação de e-mail ou da página de ferramenta de analytics.

Otimizar essa estratégia significaria ter diferentes anúncios (novamente) para as pessoas que negociam o seu site de maneiras diferentes antes de escapar. Por exemplo…

-O tráfego que veio de anúncio online iria receber uma mensagem de anúncio retargeting diferente do tráfego que veio organicamente

  • O tráfego que visitou várias ferramentas receberia uma série diferente de anúncios retargeting do tráfego focado apenas em uma única ferramenta
  • O tráfego que parcialmente preencheu um formulário poderia ser atingido com anúncios retargeting com um pedido para completar a sua conversão (e com o formulário com o campo de auto-preenchimento seus dados poderiam ser retidos)

A ordem e design de seus anúncios retargeting são tão importantes quanto são para os outros tipos de anúncios online. Eles também podem ser testados. Invista tempo e se dedique para otimizar seus anúncios para o tipo de cliente que vai vê-los.

3-Maneira de utilizar Retargeting para ter o sucesso online: Geração de leads

Alcançar os visitantes de sua página de geração de leads com anúncios Retargeting é algo que vale a pena testar antes de implementar imediatamente. O Retargeting tem um incrível ROI, não importa o quê, mas esse ROI aumenta de acordo com o aumento de seu tráfego. Se suas landing pages de geração de leads só tem algumas visitantes por mês, eu recomendo que você teste uma campanha de anúncios retargeting para esse primeiro mês antes de começar com tudo.

O motivo é muito simples: Anúncios retargeting tem uma CTR de cerca de 0,5%. Normalmente esse CTR é incrível. Em um anúncio no Facebook, esse tipo de CTR te alegraria bastante. 0,5% dos 200.000 é incrível. 0,5% de 250? Não é tão incrível.

No entanto, se você está recebendo um bom tráfego para suas landing pages de geração de leads (seja por meio de uma campanha de publicidade online, mídia social, ou o tráfego orgânico), os anúncios retargeting devem ser utilizados.

Pessoas que clicam (inicialmente) em um anúncio de geração de leads ou link estão geralmente muito interessadas nele (quero dizer, quantas pessoas clicam em um link para um “guia de empresa de pequeno porte para CRM”, que não estão realmente interessados ​​em CRM para pequenas empresas …). Não só isso significa que a sua taxa de conversão de geração de leads são muitas vezes substancialmente mais elevadas do que outras campanhas, mas isso significa que as pessoas que deixaram o site têm uma maior chance de voltar a se envolver, se você as alcançar com um anúncio retargeting.

Poderia ser um anúncio assim:

retargeting ad lead generation

Muitas vezes, a razão que as pessoas saem da sua landing page de geração de leads, não é porque elas não estão interessados ​​no seu assunto, mas sim por que você está pedindo muito delas.

É por isso que eu sempre recomendo que as pessoas dupliquem sua primeira landing page de geração de leads (isso éfácil de fazer com a maioria dos fornecedores de criação de landing pages) e enviem o tráfego vindo do anúncio retargeting para a página duplicada. Mantenha tudo na página da mesma forma, mas altere a quantidade de campos do formulário que você tem. Se você inicialmente solicitou: nome, e-mail, cargo e Cep, na landing page duplicada você só deve solicitar o nome e e-mail.

Conclusão

Espero que esse artigo com exemplo tenha te dado algumas idéias e inspiração para a forma como o retargeting pode funcionar dentro de sua estratégia de marketing online. Considere a criação de landing pages específicas de anúncios, páginas específicas para o tráfego que voltou com um anúncio retargeting e que têm texto semelhante aos próprios anúncios (algo como “Bem-vindo” ou “nós sentimos sua falta!”).

Lembre-se também que você deve criar uma série de anúncios retargeting, pois exibir o mesmo anúncio várias vezes acaba espantando o tráfego de seu negócio. Criando diferentes anúncios os mesmo nunca vão se cansar da sua marca e também não vai te achar chato.

Artigos relacionados

- Texto e exemplos originais de James Scherer(promotor de conteúdo da Wishpond internacional).

-Traduzido e adaptado por [Thiara](http://www.linkedin.com/profile/view?id=229165901&trk=navresponsivetabprofile)@wishpond.com_