Como utilizar Pop-Ups para otimizar seu funil de vendas

Você está gerando e cultivando leads com funil de vendas otimizado?

Tudo bem se você ainda não está tão avançado, muitas empresas também não estão pois acham que é difícil ou que não traz resultados.

É mais fácil do que você pensa, e o artigo de hoje vai te mostrar exemplos super simples mas bastante eficaz de 5 passos para o funil de vendas.

Eu separei três exemplos de “como você pode utilizar pop-ups” em seu funil de vendas para otimizar conversões e taxas de desistências em cada passo.

Funil de vendas etapa 1: Blog

O primeiro passo de muitos funil de vendas (nos dias de hoje) é um artigo de blog. Alguém digita “Como criar um sorteio no Facebook” no Google e seu artigo logo aparece.

Eles clicam no artigo e entra no funil de vendas de seu negócio (você esqueceu que um artigo de blog é como uma grande parte de seu funil de vendas assim como uma ligação de vendas?).

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Agora você (como um profissional moderno) têm otimizado o seu blog para conversões:

-Você tem um banner com uma CTA para inscrição da newsletter que leva continuar no topo na página mesmo quando o leitor desce para ler o final da página.

-Você têm os artigos mais populares e e-books na barra lateral, que tem uma forma mais atraente para seus leitores clicarem.

-Você tem banner com CTA no final de seus artigos, promovendo download de um e-book relacionado ao artigo do blog.

-Você tem uma foto de um convidado que vai apresentar a próxima webinar, com a data, horário e um botão de CTA com algo do tipo “Saiba mais”.

Tudo isso, combinado com o valor claro e excelente de seus conhecimentos e experiência, dá a seu leitor uma grande primeira impressão do seu negócio.

Como otimizar essa etapa: Uma pop-up de rolamento

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Por que uma pop-up de rolamento é boa em seu blog:

-Pop-ups de rolamento geram leads qualificados melhor do que qualquer outro tipo te pop-up (exceto talvez por pop-ups de cliques, mas vamos ver sobre elas mais para baixo) porque elas te garantem que seus leitores estão realmente lendo seu conteúdo.

-Visto que sua pop-up não aparece até que os usuários desçam 70% da sua página, seus leitores estão realmente interessados no que estão lendo.

  • As pop-ups de rolamento significam que as pessoas que não estão interessadas ​​em seu conteúdo (e, portanto, não estarão interessados ​​em seu e-book ) não vai ver a sua pop-up, aumentando assim a chance deles clicarem nas pop-ups ou CTAs que são relevantes para eles.

Funil de vendas etapa 2: Landing Page para geração de leads

A segunda etapa deste funil de vendas é uma simples landing page otimizada em seu site. O leitor de seu blog clica em um dos botões de CTA mais relevantes para ele e então é enviado para uma página que foi criado para recolher as informações dele.

Algo tipo isso:

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O que torna essa landing pageboa:

-Curta e direta ao ponto, não distrai com links ou textos desnecessários

-Valor claro com palavras como “grátis”, “guia completo”

-Botão da CTA que contrasta visualmente com o resto da página torna fácil a visualização e o clique

-Formulário básico aumentam a chance de conversão. Lembre-se que você pode solicitar mais do usuário quando você etá oferecendo algo de valor em troca, assim como e-book do exemplo acima.

-Resumo em um parágrafo pequeno contando o que o usuário vai obter em troca do fornecimento de algumas informações. Nesse caso um brief sobre o conteúdo abordado no e-book.

Otimize essa etapa com Pop-Up de saída

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Por que isso é bom:

Pop-ups de saída interrompem a ação de “rejeição” de sua landing page que um visitante possa ter exibindo duas opções para ele (no caso do exemplo o sim ou não). Sua landing page é muito fácil de sair, pois os visitantes simplesmente precisam apenas clicar no botão de voltar. Inserir uma pop-up de saída os obriga a dizer “não” para você (algo mais difícil de fazer).

Porém, lembre-se que as pop-ups de saída (como todas as pop-ups, na verdade) precisam ser testadas. Certifique-se de que você esteja utilizando a linguagem e o tom certo para convencer o seu público-alvo.

**Algo para sempre lembrar:*

Você precisa segmentar seus leads através da fonte de cada um. Isso garante que você envie e-mails relevantes para leads interessados no conteúdo certo (e nunca envie algo sobre outro tema para alguém que baixou seu e-book).

Fornecer conteúdo personalizado para cada um de seus segmentos também aumenta a eficácia de seus esforços de relacionamento com os leads.

Por exemplo, alguém que se tornou um lead baixando seu guia completo para landing pagesé muito mais provável que esteja interessado na sua webinar sobre a Otimização de conversões em landing pages do que alguém que se tornou um lead baixando seu Guia completo para anúncios no Facebook por exemplo.

É um senso comum, porém eu vejo ser negligenciado o tempo todo.

Conclusão

Espero que esse artigo tenha te dado uma boa compreensão de como um funil de vendas simples pode funcionar do começo ao fim, bem como a forma de pop-ups podem ser integradas em muitas etapas.

Embora esta seja uma versão simplificada de um funil de vendas, não seria difícil integrar tanto anúncio retargeting e mídia social nesse funil (e você deveria).

Anúncio retargeting, especialmente, é uma opção interessante para os profissionais online, pois se sua landing page e pop-ups falharem, esse anúncio faz com que você não necessariamente perca todo o tráfego de seu site.

Para saber mais sobre Pop-ups leia os artigos abaixo:

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