Como utilizar Pop-Ups para melhorar seu funil de vendas (Parte 2)

No artigo anterior te mostrei 2 etapas de utilização de pop-ups para a otimização de seu funil de vendas. A primeira foi em blogs e a segunda em landing pages, se quiser conferir clique aqui!

Depois de ler as duas etapas anteriores vamos para mais 3 etapas que pode pode utilizar em seu favor. As três etapas de hoje são: Automação de e-mail para Webinar, Landing page para Webinar e Automação de e-mail para vendas.

Confira e experimente!

Funil de vendas etapa 3: Automação de e-mail - Webinar

Depois daquele seu e-mail de agradecimento e alguns e-mails em busca de manter um relacionamento com seus leads e os fidelizar. É um bom momento para promover webinar (pequenas apresentações online).

Pelo menos uma vez por mês é importante que as empresas estejam focadas em fidelização de leads promovendo uma webinar para melhor explicar seu negócio para o público interessado.

Veja alguns razões do por que:

-Webinar é a forma mais pessoal de promover conteúdo, te permitindo ter um “encontro” com os leads interessados em mais conhecimento. Isto tem uma enorme influência em quanto eles confiam no que você diz e naquilo que você vende.

-A Webinars são ao vivo (e você pode salvá-las). Isso significa que as pessoas que aparecem estão realmente interessadas ​​no que você tem a dizer (um lead interessado acabar se tornando cliente futuramente).

-Permite que você promova seus produtos e fale diretamente com seu mercado interessado no tema.

-Webinars são uma forma muito valiosa de conteúdo, e por isso você pode solicitar mais informação dos leads, para ter uma taxa de conversão ainda melhor.

Funil de vendas etapa 4: Landing page para Webinar

Direcionar sua lista de email para uma landing page pode ser algo difícil, visto que isso é muito dependente da qualidade de seus e-mails. Se lembre de os manter curto, otimizá-los criando teste A/B em seus assuntos, incluir uma imagem e tornar o mais pessoal possível para quem vai ler.

Quando os interessados chegarem em sua landing page da webinar, eu recomendo você criar algo como no exemplo abaixo:

Screen Shot 2014-08-11 at 2.33.09 PM.png

O que torna essa landing page boa:

-Reafirmando o que eu disse acima sobre como webinars permitem que você mostre a sua personalidade, essa landing page possui um vídeo de 45 segundos que inicia quando um visitante chega na página, detalhando o que ela vai abordar e também mostrando o quão simpática e gentil ela é.

-A solicitação de informações do lead é pouca, aumentando as taxas de conversão

-As palavras de ação utilizada no botão da CTA são diferente do padrão “Me inscrever”, “Submeter” ou “Participar”. “Save my spot” que em português poderíamos utilizar “Guarde meu lugar"

-A lading page no geral é muito simples, contando com a personalidade da apresentadora para comunicar valor e obter engajamento.

Otimize essa etapa com Pop-Up de clique

Isso é algo que tenho pensando há algumas semanas, mas ainda não coloquei em pratica. Uma pop-up de clique em sua landing page é algo diferente, e eu ainda não tenho certeza se acrescentar um segundo passo aumentaria ou diminuiria as conversões, isso é definitivamente algo para ser experimentado.

Screen Shot 2014-08-07 at 3.33.19 PM.png

Por que eu acho que poderia aumentar as taxas de conversão da landing page:

-Isso significa que sua landing page não possui campos visíveis do formulário, título simples, lista de benefícios e botão de CTA.

-É mais interativo que um simples botão de CTA para geração de leads.

-Torna seu formulário de inscrição mais apelativo visualmente

Dito isto (e como eu mencionei acima) uma pop-up de clique adiciona um segundo passo no processo de conversão, algo que eu não recomendava anteriormente. Seria interessante você testar isso por si mesmo para ver se ela aumenta as taxas de conversão de sua landing page ou não.

Aplicativos de terceiros estão prontos para ser utilizados como testes, os aplicativos na Wishpond além de ter templates prontos para Pop-Ups permite você duplicá-las e realizar teste comparativo, chamado de Teste A/B, confira.

Funil de vendas etapa5: Automação de e-mail - Vendas

Muitas empresas bem sucedidos integram uma estratégia de ”Lead Scoring“ (pontuação dos leads) em todo o seu funil de vendas. Esse sistema de pontuação permite que tanto os profissionais de marketing e vendedores vejam quando os leads estão em um nível mais avançado, prontos para uma promoção de vendas.

Por exemplo, um lead que baixou um e-book, participou de uma webinar e abriu 75% de todos os e-mails enviados a ele ao longo de 4 semanas é um lead com muitas chances de conversão. Esses leads já mostraram grande interesse no produto e conteúdo que sua empresa oferece, e um e-mail pessoal (solicitando um bom momento para uma falar sobre vendas) dever ser uma opção sólida.

No entanto, um lead que baixou um e-book, se inscreveu para uma webinar (mas não compareceu) e abriu apenas 3% de todos os e-mails enviados, não tem tantas chances de conversão quanto os leads do exemplo acima, e continuar investindo neles como nos outros pode não ser uma boa ideia. No entanto, se de repente esses leads vêem uma webinar focada em um passo-a-passo de seu produto e em como ele funciona, eles podem se interessar se inscrever e então você não deve desistir deles.

**Algo para sempre lembrar:*

Você precisa segmentar seus leads através da fonte de cada um. Isso garante que você envie e-mails relevantes para leads interessados no conteúdo certo (e nunca envie algo sobre outro tema para alguém que baixou seu e-book).

Fornecer conteúdo personalizado para cada um de seus segmentos também aumenta a eficácia de seus esforços de relacionamento com os leads.

Por exemplo, alguém que se tornou um lead baixando seu guia completo para landing pagesé muito mais provável que esteja interessado na sua webinar sobre a Otimização de conversões em landing pages do que alguém que se tornou um lead baixando seu Guia completo para anúncios no Facebook por exemplo.

É um senso comum, porém eu vejo ser negligenciado o tempo todo.

Conclusão

Espero que esse artigo tenha te dado uma boa compreensão de como um funil de vendas simples pode funcionar do começo ao fim, assim como as formas que as pop-upspodem ser integradas nas três etapas abordas.

Embora esta seja uma versão simplificada de um funil de vendas, não seria difícil integrar tanto anúncio retargeting e mídia social nesse funil (e você deveria).

Anúncio retargeting, especialmente, é uma opção interessante para os profissionais online, pois se sua landing page e pop-ups falharem, esse anúncio faz com que você não necessariamente perca todo o tráfego de seu site.

Experimente uma dessas etapas em sua landing page para ver como uma pop-ups pode te ajudar no aumento de seu funil de vendas.

Para saber mais sobre Pop-ups leia os artigos abaixo: