Conheça melhor os seus fãs

No momento que você decidiu investir nas redes socias visando mais exposição para a sua marca, provavelmente você estava somente preocupado em conseguir seguidores e não em conhecer realmente quem são eles. Afinal, um grande número de seguidores dá credibilidade à sua presença online e tende a fazer você parecer bem sucedido. Mas depois dos números estão estabelecidos, é hora de começar a cultivar bons seguidores, ou seja, ter a certeza que você eles entendem a sua mensagem e são realmente o seu público-alvo.

Existem basicamente cinco tipos de fãs/seguidores que você deve cultivar para o seu sucesso, estes variam de pessoas amam sua marca à pessoas que podem destruir a sua imagem nas redes, entretanto todos são importantes.

Conheça eles:

Os Antenados

Este tipo de seguidor está sempre presente, com seus perfis atualizados e antenados nas últimas novidades. Sempre com um grande número de seguidores, eles, muitas vezes, ditam “moda” nas redes e podem fazer com que a sua marca apareça mais.

Os Mal Humorados

No início, parece que não há nenhuma maneira de fazer essa pessoa feliz. Eles irão te atacar passivamente em seu próprio blog ou eles poderã disparar um broadside em sua página. O que esta pessoa quer é uma resposta à sua queixa, na verdade a maioria dessas pessoas em redes sociais querem simplesmente um reconhecimento, ou seja, nunca deixe o seu fã/seguidor falando sozinho. Um inimigo aplacado, pode se tornar seu melhor aliado em seus elogios para as massas.

O Compartilhador

Esta pessoa gosta de compartilhar tudo que curte nas redes com os amigos e esta republicação aumenta a exposição, pois isso nada mais é que publicidade gratuita e alcança uma variedade de clientes em pontencial.

O Popular

Este internauta fala sobre tudo que ele faz, até mesmo de coisas corriqueiras do seu cotidiano e, incrivelmente, dentro de algumas horas centenas de pessoas compartilham seu post com milhares de seguidores. Então, busque pelos populares das redes sociais, pois se ele fizer um comentário favorável sobre você, com certeza você terá um fluxo de novos fãs.

O Seguidor

Esta pessoa é do tipo forte e silenciosa. Ela vai curtir a sua Fanpage, simplesmente porque os amigos e familiares fizeram, mas por ourto lado, ela vai ouvir o que você tem a dizer e pode se tornar um futuro cliente. Esse tipo de usuário quando se sente conquistado, a timidez diminui e ela começa a falar de você para os amigos.

Agora que você já conhece os seus fãs/seguidores em potencial, você deve se preocupar em como mantê-los conectados à você. Como? O primeiro e mais importante passo é fazê-los sentir reconhecidos, postando um simples “obrigado por me seguir/curtir”, isso irá te ajudar na construção de sua credibilidade nas redes.

A mídia social é apenas, social, ela não foi projetada para tomar o lugar da interação “cara a cara” com o seu cliente. No entanto, tem desenvolvido uma base de poder significativo em marketing online e aproveitando a vantagem de ser rápido e fácil.

Dedique alguns minutos todos os dias para reconhecer novos seguidores, responder as críticas e/ou sugestões, e você vai ver o aumento de sua presença on-line e seu negócio crescer.