Fazer concursos e sorteios no Facebook é “legal”?

Muitas empresas têm dúvidas a respeito da legalidade de concursos e sorteios no Facebook, se estão, ou não, seguindo as Diretrizes de Promoção do Facebook (que dita o que pode enão pode fazer em termos de concursos e promoções). Mas o que parece um “bicho de sete cabeças”, é algo muito simples de ser cumprido.

São vários os aplicativos, desenvolvidos por terceiros, disponíveis na rede e que permitem a criação de concursos e sorteios de forma “legal” no Facebook, ou seja, eles são gerados de acordo com essas diretrizes.

A startup canadense Wishpond, que chegou recentemente ao Brasil e é líder em plataforma de marketing digital integrado, oferece diversas opções de Apps, em português, que seguem as normas impostas pelo Facebook, como Concurso de Fotose Concurso de Votação. (Conheça mais em: www.wishpond.com.br)

Só vale lembrar que as promoções realizadas no Facebook devem ser adiministradas dentro do Aplicativo do Facebook em uma Canvas Page ou Page App. Promoções não podem ser realizadas diretamente no mural do Facebook.

Mas o que uma promoção no Facebook pode e deve conter?

○ Liberação da versão completa do Facebook por cada estreante ou participante;

○ Reconhecimento de que a promoção não é patrocinada, endossada, administrada ou associada com o Facebook;

○ Divulgação de que o participante está fornecendo informações para o criador da promoção e não para o próprio Facebook.Você deve deixar claro que este concurso ou promoção não foi desenvolvido pela rede social;

○Você não pode usar um recurso do Facebook tal como “Curtir” (Like) como condição para participar de um concurso;

○Você não deve usar recursos ou funcionalidades do Facebook como o registo de uma promoção ou mecanismo de entrada. Por exemplo, o ato de “gostar de uma página” (like) ou do “registrar em” (check-in) para um lugar não pode automaticamente registrar ou incluir um participante na promoção;

○ Você não deve usar recursos ou funcionalidades do Facebook, tais como o botão “curtir” (Like), como mecanismo de votação para uma promoção;

○ Você não deve notificar os vencedores por meio do Facebook, por meio de mensagens no Facebook ou posts em perfis (mural ou linha do tempo) ou páginas. Você deve usar telefone e/ou email para entrar em contato diretamente com os vencedores do concurso.