Saiba como funcionará o Feed de notícias do Facebook e conheça o seu novo Layout!

Saiba como funcionará o Feed de notícias do Facebook e conheça o seu novo Layout!

O Facebook anunciou uma série de mudanças no Feed de notícias que têm bastante implicação para as empresas, marcas e suas páginas no Facebook. A principais alterações que afetam os negócios das empresas são como o conteúdo visual e os históricos são exibidos no Feeds denotíciasdos usuários,e a introdução dos seguintes Feeds. Uma das principais razões para isso é o aumento na porcentagem de históricos no Feed denotíciasque em novembro de 2011 era de 25% em fotos para quase 50% em janeiro de 2013.

image

O Feed de notícias está ficando muito mais amplo. Para criar espaço para o Feed o Facebook retirou a barra lateral esquerda. Isso permite muito mais destaque para os conteúdos visuais e históricos dentro do Feed denoticias Essa mudança é muito positiva para as marcas (com perfil no Facebook), assim elas irão ter seus conteúdos visuais muito mais engajados e com melhor visibilidade no Feed.

O novo layout da rede ganha um visual maisatraentee prático, principalmente para visualizações deconteúdosde fotos e vídeos. Agora as publicações serão armazenadas em abas no topo da página possibilitando que os usuários filtrem o que eles querem ver separando por categorias. Agora o Facebook vai ganhar ainda mais a sua cara, pois seu perfil será alterado de acordo com o que você mais acessa, ou seja, onde você mais clica esse será o primeiro a aparecer em seu perfil, poisas abas serão disponibilizadas de acordo com o uso de cada usuário.“Se você acessa todos os dias seu Feed de música, esse será o primeiro a ser exibido, no topo da página”, disseChris Cox.A ideia segundo o CEO, é tornar a rede parecida com um"jornal personalizado".

O que isso afeta na vida dos “Marketeiros” de plantão?

Foco no conteúdo visual: O novo Feed de notícias mostra conteúdos visuais compartilhados no Facebook, como fotos,álbunsde fotos, vídeos e até mesmo conteúdos de sites deoutros aplicativos muito maiores e atraentes. Isso permite que as empresas e marcas mostrem mais detalhes das fotos e alcance níveis muito mais elevados de engajamento com cada conteúdo.

O álbum de fotos da rede social também foi modificado, ganhando imagens maiores e suas atualizações mais destaques. As alterações trazem mais destaques às publicações compartilhadas na rede e mostra exatamente quem publicou o conteúdo compartilhado. Claro que a foto do perfil não poderia ficar fora dessas alterações, ela aumentará de tamanho, tanto a do perfil do usuário quanto a de uma Fanpage, incluindo um destaque para as fotos de capa.

Álbumde Fotos do Facebook:

image

Pins no Pinterest :

image

Novo formato para o histórico das páginas curtidas:

Uma das coisas mais empolgantes nas alterações das páginas do Facebook é quando os amigos curtirem uma Fanpage, quando isso acontecer, seus amigos irão ver de forma maior a imagem da página , incluindo as fotos de perfil e as fotos de capa. Isso irá trazer maior engajamento com amigos de fãs:

image

Históricos de links compartilhados:

Links compartilhados focam muito mais no conteúdo visual , ao contrário dos usuários que os compartilham. Na imagem abaixo vamos mostrar um vídeo compartilhado por vários amigos. O foco desse vídeo são as fotos que aparece ao lado esquerdo toda vez que compartilhado.Você pode passar o mouse sobre as fotos de cada amigo se quiser ver o que eles estão dizendo sobre o vídeo nos comentários:

image

Following Feed : O Following Feed é a nova opção do Feed de notícias que permite que usuários vejam as publicações em ordemcronológicadas páginas que eles curtiram e escolhas os seus temas favoritos, assim ele poderá acompanhar publicações de pessoas, marcas sites, etc de quem realmente os interessa. Vai poder ser acessado na barra direita (opção -múltiplasabas) do Facebook de acordo com as escolhas dos usuários em diferentes Feeds. Para os “marketeiros” de plantão o Facebook Edgerank muda, pois a visibilidade que os fãsirão ter nas publicações em uma Fanpage diminui para apenas 16%, ou seja, não adianta você ter uma página com um bom número de “likes”se não tiver um bom engajamento com os seus fãs. Você tem que pensar em como engajar seus fãs nela para então ganhar bastante visibilidade e todas as suas publicações se tornarem um viral, mas para isso acontecer melhor, esse novo lançamento irá os ajudar muito, pois será exibida as atualizações de forma mais atraente ospossibilitandoacompanhar e dividir por categorias e dessa forma um fã atrai os seus amigos e sua página ganha mais engajamento. Você não pode simplesmente pensar emnúmerode “likes” em sua Fanpage, você tem que pensar em como engajar seus fãs nela para então ganhar bastante visibilidade e suas publicações se tornarem um viral. Com o Following Feed, osconteúdospodem ser divididos por categorias possibilitando que as marcas filtrem cada tipo de usuário para umapropagandamais eficaz.

image

Compatibilidade móvel : De acordo com Chris Cox, designer do aplicativo para rede móvel do Facebook, essas alterações estarão disponíveis na versão móvel. O novo design foi pensado também em quemacessa o Facebook por celular, tablet etc, ou seja ambas as plataformas tem o mesmo layout. Veja abaixo como irá ficar :

image

Depois do lançamento da linha do tempo no final de 2011 essas alterações representa uma grande mudança no do Facebook.

“O feed de notícias é uma das coisas mais importantes que nós construímos. Nós estamos mudando e ele precisa evoluir com essas mudanças. Além disso, as histórias em torno de você merecem ser exibidas com mais do que apenas texto”, disse o CEO

Ainda não há uma data certadesse novo Feed de notícias tomar conta dos perfis brasileiros, porém os usuários podem testar essa novidade por meio de uma lista de espera disponibilizada pelo Facebook.com.

Escrito por Thiara@ Wishpond