Ascensão do E-commerce no Brasil

2012 foi um bom ano para as vendas eletrônicas no Brasil, e demonstra que a tendência é aumentar ainda mais. Com um faturamento de R$22,5 bilhões, 2012 fechou com um aumento de 20% em relação à 2011. (fonte: e-bit – especialiada em informações sobre comércio eletrônico).

Diversos fatores ajudaram a reforçar o E-commerce entre os consumidores brasileiros.

Um deles foi o fato do Brasil ter experimentado em 2012 pela primeira vez um evento importantíssimo lá fora: Black Friday, evento de sucesso no exterior, que foi um pouco controverso por aqui, mas também trouxe resultados. Mesmo assim investimento e promoções em datas já tradicionais para o brasileiro, foram os principais responsáveis por esse aumento no faturamento.

Hoje em dia mais da metade das pessoas que navegam na rede realizam compras online, e cada vez mais pessoas estão aderindo às compras eletônicas. Outro fator que ajudou muito foi o fato do celular estar se transformando em uma ferramenta importante de compras online, consumidores que fazem suas compras no dispositivo, subiram de 0,1% em 2011, para 2,5% em 2012. Aplicativos que permitem o consumidor comparar preços direto do celular, foram importantes para alavancar esse crescimento.