Tire o coelho da cartola: truques de Mídia Social que funcionam

Tire o coelho da cartola: truques de Mídia Social que funcionam

As pessoas estão cada vez mais cansadas de ouvir as palavras usadas para descrever sua presença online. A realidade é que as pessoas estão usando cada vez mais seus canais nas redes sociais no seu dia-dia. Para as empresas isso significa que mais consumidores estão avaliando os produtos / serviços, baseando-se em avaliações nas redes sociais. Grandes empresas como a Coca-Cola e Pepsi, entre outras, tem departamentos dedicados exclusivamente para a presença em redes sociais, monitorando esta presença e melhorando a interação com seus consumidores.

Os consumidores preferem comprar de empresas em que eles estão se relacionando constantemente. A preferência das pessoas por estabelecimentos locais mostra bem isso. Um recente estudo realizado pela “Bain and Company” mostra que os consumidores estão gastando de 20 a 40% a mais em empresas com quem eles tem se relacionado em redes sociais. Desta forma sábias decisões baseadas no seu público alvo podem trazer retornos.

Compartilhe seus interesses

Consumidores compram da sua empresa por vários motivos. Eles querem que seus produtos, eles precisam dos seus produtos, ou eles gostam dos seus produtos. Na maioria dos casos eles te escolhem porque sua empresa por compartilharem um interessem em comum. Para construir um relacionamento com os consumidores com o objetivo de convencê-los a acreditar na sua empresa e em seus produtos, você deve postar informações de comum interesse. Se você quer conectar-se com seus consumidores, um caminho é o blog. Este artigo explica bem isso:
“5 Blogging Tactics to Connect With Your Audience”. Este é um marketing sutil que envolve bem os consumidores, pois eles querem saber sobre sua empresa como um todo, não somente o que ela vende.

Defina seu público

Pesquisas simples e informais sobre os consumidores podem mostrar quais mídias sociais eles utilizam mais. Reserve um tempo para criar estas pesquisas, envie aos seus consumidores e reúna estas informações para definir as áreas onde a maioria deles está. Por exemplo, se 75% deles preferem Facebook ao invés de Twitter, você deverá focar seus esforços no Facebook. Isto não significa que você deve ignorar os 25% do Twitter, você apenas deve ser um pouco mais criativo com os que estão no Twitter.

Foque no que virá pela frente

Evite a armadilha de divulgar constantemente quanto é boa a sua empresa e seus produtos / serviços são. Analise seu segmento e procure identificar qual será a próxima tendência. Se você quiser ter sucesso num mundo de constantes variações na internet, você precisa saber a todo momento qual será a próxima tendência.

Escutar seus consumidores pode te ajudar bastante na sua área de atuação. Os consumidores irão te dizer no que você deve focar, portanto você deve simplesmente focar no que eles querem. Parece simples, certo? Não tão simples assim. Empresas geralmente se envolvem em qualquer novidade ou no que está acontecendo na sua industria e acabam perdendo o foco no consumidor. O fato de algo ser novo não significa que é bom. Ouça seus consumidores.

Você pode ouvir seus consumidores ao ler seus posts em forums, avaliações, engajar com eles nas redes sociais ou simplesmente criar pesquisas. Ouvir seus consumidores é a coisa mais importante que você poder fazer, portanto defina isso como sua prioridade.

Engaje-se com seus críticos

Empresas que se envolvem com seus críticos de uma maneira aberta e honesta são beneficiadas com isso. Os críticos geralmente são extremamente honestos em suas avaliações, não simplesmente porque eles não gostam da sua empresa. Se você conseguir engajar com seus críticos, abertamente nas mídias sociais, você demonstrará que sua empresa não com receito de enfrentar suas questões importantes. Você pode também converter estes críticos em fãs – o que é uma grande conquista.

Se você não se engaja com seus críticos, você possibilita que isso se transforme num pesadelo de Assessoria de Imprensa. Um bom exemplo disso foi o recente caso conhecido como “Baby Bullet”, nos EUA, em que uma mãe encontrou um parafuso no liquidificador. Isto mostrou a importância de responder a críticas de consumidores insatisfeitos. Se a fabricante do liquidificador tivesse simplesmente respondido a este consumidor, isso poderia ter sido facilmente solucionado sem ter virado um pesadelo para empresa. Como o consumidor ficou ainda mais insatisfeito com a falta de resposta, ele procurou demonstrar sua insatisfação nas mídias sociais. Aprenda com o erro no caso “Baby Bullet” e envolva-se constantemente com seus consumidores - seja a partir de bons comentários ou ruins.

Faça com que as pessoas falem de você

Um guru da Digital Marketing recomenda seus clientes a serem notáveis. Como ser notado torna-se notável é a pergunta da vez. Nestes tempos modernos da internet, os que estão sempre à frente das tendências geralmente são notados. Se você faz isso você terá sempre gente falando sobre você e desta forma estas pessoas irão te mencionar em várias redes sociais, fazendo com que esta visibilidade gere negócios.

Existem diversas maneiras de engajar seus clientes em mídias sociais, assim como existem várias maneiras de perder clientes via mídias sociais. Para ter sucesso em mídias sociais você precisa tornar-se ainda mais conhecedor do seu assunto. Não importa o tamanho do seu negocio, você pode lucrar com uma boa estratégia em redes sociais. São grandes as chances de ter retorno quando você usa uma série de técnicas bem elaboradas.

Megan Totka é especialista em assuntos relacionados a pequenas empresas e Editora Chefe da ChamberofCommerce.com. Esta Câmara de Comércio auxilia os pequenos empresários a desenvolverem seus negócios na web e conectá-los com outros empresários locais e outros 7.000 de Câmaras de Comércio no mundo todo.