9 estatísticas analíticas sobre o ROI de Marketing em Mídias Sociais

Os responsáveis pela verba de marketing querem saber se existe algum ROI em mídias sociais. A verba de marketing está sendo desperdiçada em mídias sociais?

Patrícia Redsicker, especialista da Edison Research, analisa as estatísticas dos EUA.

Estas são as 9 descobertas mais interessantes deste estudo:

1. Quase 58 milhões de americanos visitam redes sociais todos os dias.

O termo “Hábitos sociais” é definido como “a tendência de visitar perfis em mídias sociais todos os dias”.

Como está exemplificado no diagrama abaixo, até a metade de 2012 o número de Americanos que tiveram “O hábito social” aumentou em 22% (aproximadamente 58 milhões de pessoas), enquanto foram apenas 18% em 2011.

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Por que as pessoas estão usando as mídias sociais?

  • 89% para estarem em contato com suas famílias e amigos.

  • 67% para se divertirem

  • 66% para apreender sobre novos produtos e serviços

  • 48% por causas das suas carreiras

A conclusão é que os consumidores passam cada vez mais tempo nas mídias sociais – portanto você deve encontrar novas maneiras para interagir com eles ao longo do dia.

Por exemplo, você pode postar de manhã uma pesquisa curta e uma pergunta no Facebook. À tarde publique um artigo interessante e à noite uma imagem interessante ou um vídeo.

É importante compreender que as necessidades dos consumidores para poder aplicar seus esforços corretamente.

2. Twitter atrai novos usuários

O Twitter continua a atrair cada vez mais novos usuários e isso é evidente nos gráficos do diagrama abaixo. O autor deste artigo aponta que o nível de interação dos usuários do Twitter tem aumentado de 69% em 2011 para 76% em 2012.

A conclusão disso é que o engajamento no Twitter está em alta. Forneça ajuda e informações úteis (como links para os artigos) para responder as questões dos usuários ao invés de simplesmente publicar um conteúdo promocional. Na opinião de Redsicker’s, isto irá te ajudar a estabelecer uma presença online forte, com uma postura de líder do seu segmento.

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3. Aproximadamente 40% dos americanos já ouviram falar a respeito do Twitter através das mídias de massa convencionais

A pesquisa indica que cada 4 em 10 americanos já ouviram falar sobre ou leram tweets. O autor dá o exemplo de um programa de série de TV como o Anderson Cooper 360 da CNN, que utiliza as contas do Twitter e Facebook para divulgação as os assuntos abordados.

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Concluímos que a que a cada dia os telespectadores estão mais bem informados sobre o Twitter e o que ele é capaz. Caso sua empresa anuncia em TV, ou vai anunciar em breve, você deve incentivar seu público que para te seguir no Twitter e participar de discussões.

Veja como a American Express utilizou o Twiiter em seus anúncios de TV.

4. Nos últimos dois anos as marcas dobraram de seguidores nas redes sociais

O diagrama demostra claramente o comportamento das marcas e como elas progrediram nas redes sociais nos últimos 3 anos.

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Concluímos então que os principais motivos que levam os usuários a seguir as marcas em redes sociais são ofertas, promoções especiais para atuais clientes e conteúdo interessante. Portanto, sempre divulgue promoções no seu website ou em redes sociais.

Podem ser também relatórios de pesquisa gratuitos, webinars ou brindes de produtos e serviços.

Seja criativo e diversifique suas ofertas com a maior frequência possível para manter seus usuários interessados.

5. Facebook é a plataforma em que usuários mais seguem as marcas.

79% das empresas preferem usar o Facebook para conectar-se às marcas e produtos, enquanto apenas 9% dos usuários preferem usar Twitter. Por que esta preferência ao Facebook? O autor responde:

  • Primeiro, o Facebook é um território conhecido. Consumidores passam bastante tempo em redes sociais comunicando-se com seus parentes e amigos, portanto este é o motivo pelo qual não é nada difícil conectar sua marca.

  • Segundo, os usuários de Facebook tendem a acreditar no opinião dos seus amigos. Se seus amigos curtem sua marca, provavelmente você também curtirá.

  • Além disso, o Facebook é mais conveniente por ter uma interface mais interessante do que as outras. Isso permite as marcas oferecerem diariamente promoções, concursos, prêmios, etc com maior eficiência.

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A conclusão disso é que para aumentar o número de fãs no Facebook é importante presentear e promover conteúdo que divirta. Você pode também recompensar fãs assíduos quando eles atraírem novos, proporcionando descontos significativos em produtos e serviços. Ofereça 50% a mais de desconto, não somente 5% ou 10%.

6. Usuários de Facebook tem muitos amigos

O diagrama demostra claramente que usuários de Facebook de 18 a 24 anos tem muito mais amigos que as outras faixas etárias. Levando em conta o fato de que um usuário traz outro, as marcas devem fazer o mesmo.

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A conclusão disso é que você deve aumentar sua visibilidade de marca no Facebook. Foque não somente nos seus fãs do Facebook, mas também nos amigos deles. Estude o perfil dos seus seguidores e determine onde eles estão, quais são seus interesses e o que eles compartilham.

Esta informação será útil para que você consiga desenvolver o conteúdo apropriado aos seus fãs. Crie uma mensagem que você possa compartilhar, como por exemplo: conteúdos em que eles podem votar (se o seu seguidor vota, seus amigos podem também querer votar). O objetivo é estar sempre presente nos feeds dos seus usuários, incentivando seus fãs a interagirem com suas marcas.

7. Quase um quarto dos usuários de redes sociais usam sites de “Promoções diárias” e serviços

Na opinião do autor, os americanos não estão muito interessados nas ofertas promovidas por sites como o Groupon. Apenas 23% dos usuários de redes sociais são registrados nestes sites. Muitos consumidores usaram o Groupon compartilharam opiniões negativas em vários sites.

Hoje em dia este segmento de negócio está totalmente tomado pela Amazon e pelo Google. Especialistas de marketing deveriam observar a reação dos seus consumidores nos próximos 12 meses.

A conclusão de Redsicker é que o modelo de negócio do Groupon é bem duvidoso. Porém do ponto de vista da maioria dos consumidores, descontos são sempre interessantes. Caso você utilize este tipo de serviço, seja cuidadoso para garantir que terá ROI em Social Media Marketing.

8. Um terço dos usuários de redes sociais são silenciosos

A maioria dos usuários que estão em redes socias são ativos e postam constantemente. Porém 34% dos usuários não postam por diversos motivos. Alguns deles são observadores (aqueles que preferem absorver informações), e outros são recém chegados.

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A conclusão é que os usuários que estão em silêncio ou os recém chegados não comunicam-se via mídias sociais porém estão aptos a ouvir. Isso pode ser bem útil para os seus negócios

Se você identificar observadores silenciosos entre os outros fãs, procure comunicar-se diretamente com eles via mensagens. Eles tendem a responder a perguntas ao invés de comentar. Para incentivar os recém chegados a se comunicar com suas marcas, tente compartilhar eles informações de bastidores ou imagens que podem chamar a atenção deles.

9. Comportamentos de “Check-In”

Sites como o FourSquare tiveram uma redução de usuários fazendo “Check-ins” em 2012. 57% dos usuários quase nunca fizeram “Check-Ins”.

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A conclusão é que, caso sua estratégia esteja baseada em localização, procure atrair novos consumidores com promoções especiais e descontos. Leve em consideração que as pessoas que se sentem ameaçadas com sua privacidade e segurança, e desta forma sua ofertas devem depender de seus “Check-Ins”.

Para resumir

Segundo Redsicker, nos tempos atuais os especialistas de marketing devem considerar várias possibilidades. Para ter retorno de sobre investimento em marketing de redes sociais é preciso desenvolver várias estratégias focadas no comportamento dos usuários.

Redsicker recomenda levar em conta a popularidade do Facebook e Twitter e como estas plataformas podem atrair novos usuários. Por outro lado, o autor pede cautela com tentativa de venda de serviços, pois os usuários não gostam disso. É mais indicado criar promoções e descontos.

Quais são as suas recomendações para a medição de Retorno sobre Investimento em mídias sociais?

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Escrito por Roman Viliavin, Vice CEO na Promodo Online Marketing.

Roman está envolvido na área de SEO (Search Engine Optimization) desde 2005 e dá palestras nos maiores eventos de SEO business. Ele realizou uma série de projetos tem compartilhado seu conhecimento com a comunidade de SEO via artigos e publicações. Siga Roman no Twitter e no Facebook.