6 idéias de interações nas Redes Sociais

Fazer Concursos nas Sociais é uma ótima maneira de aumentar o engajamento e aumentar o número de seguidores nas Redes Sociais. Você pode fazer um concurso em uma das diversas plataformas de rede social, como no Facebook, Twitter e até seu próprio website.

Existe uma grande variedade de interações que você pode fazer, como sorteios, concurso de fotos, concurso de votos, concurso de pinterest, concurso de frases, concurso de legendas, concurso de vídeos, além de oferta de compras coletivas. Todas estas interações podem ser criadas facilmente através das ferramentas de Social Marketing da Wishpond.

Neste artigo, você vamos abordar algumas ideias interessantes para que você consiga entender melhor como você pode fazer uma campanha nas redes sociais. Como existem inúmeras possibilidades, vamos abordar algumas delas.

1. Concurso de Voto

Neste tipo de concurso você pode gerar engajamento com seus seguidores perguntando à eles sua opinião sobre assuntos relacionados a sua marca, produto ou serviço. Este é uma ótima maneira de ouvir a opinião dos seus seguidores e responder aos seus clientes.

É extremamente simples implementar concursos de votos nas redes sociais e eles possuem um engajamento alto por serem fáceis de participar.

Assim que os seus fãs votam é gerado automaticamente um post no perfil do participante. Isso permite a divulgação da campanha e dependendo do conteúdo ela pode a tornar-se viral.

O Concurso de Votos criado pela Brentwood Town Centre apóia o Dia da Terra. Nele os participantes concorrem a um vale compras no valor de $50. A única coisa que as pessoas precisam fazer é colocar seus e-mails e votar.

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Uma tática usada pela Brentwood é também oferecer um prêmio aos que não foram sorteados, com um voucher de um dos seus parceiros, a empresa Marlin Travel.

2. Concurso de Fotos

Concurso de fotos é uma outra ótima maneira de aumentar o engajamento com seus fãs. Hoje em dia as pessoas estão ainda mais apaixonadas por fotografia pelo fato dos smartphones terem câmeras cada vez melhores.

As ferramentas da Wishpond de Social Marketing permitem criar uma campanha de uma forma bem rápida. Além disso o seu público consegue participar facilmente, apenas inserindo seus e-mails e postando suas fotos, seja do computador ou de qualquer dispositivo móvel.

A utilização de fotos em campanhas nas redes sociais aumenta bastante a chance dela torná-la viral. Isto porque as pessoas interagem muito mais quando o conteúdo postado tem imagens.

A empresa Spartan Electrical teve a ideia de criar um concurso de fotos para que os participantes enviarem suas fotos favoritas no verão. Os vencedores do concurso concorrem a uma churrasqueira.

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Este concurso de fotos usa um recurso conhecido como Like-gatting, que obriga o participante a ter que curtir o perfil da página para pode participar.

3. Concurso de Legendas

Este tipo de concurso é uma ótima maneira de aumentar o engajamento com os fãs pois estimula a competição entre os participantes. Este tipo de concurso pode ser bem divertido, tanto para os participantes quanto para a empresa que cria este tipo de interação.

Por não necessitar de muita criatividade dos fãs, o concurso de legendas permite que as pessoas participem facilmente, tendo apenas que inserir seus e-mails e colocar um título numa determinada foto.

Assim que as pessoas participam é gerada uma mensagem em seus perfis, o que estimula outras pessoas a participarem. Isso faz com que sua campanha seja facilmente divulgada nas redes sociais, podendo até tornar-se viral.

4. Sorteios

Fazer sorteios nas Redes Sociais também é uma ótima maneira de criar uma interação nas redes sociais. Através das ferramentas da Wishpond, criar sorteios é muito fácil e os participantes podem participar das suas campanhas até nos dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Como este é o tipo de campanha requer pouco esforço por parte do participante, o que geralmente cria maior engajamento com os fãs. Eles só precisam inserir seus e-mails poderem participar.

Assim como acontece nos outros tipos de campanhas, depois que o usuário participa, é gerada uma mensagem automática que promove a campanha através do seu próprio perfil.

Como nas outras campanhas, as empresas obtém o e-mail dos particopantes, além de conseguir acompanhar os resultados em tempo real. Tudo isso através de uma interface que centraliza a informação de todas as suas campanhas.

Na idéia de concurso abaixo, a empresa SunScape Tanning Studios sorteouum vale compras no valor de $ 150 a serem usados no estúdio de bronzeamento. Para participar, os usuários apenas precisaram preencher seu e-mail e seu nome.

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5. Concurso de Frases

Este tipo de concurso requer uma maior participação dos seguidores, já que você estimula que eles se expressem escrevendo. De qualquer maneira, implementar este tipo de campanha também não requer nenhum conhecimento técnico.

As melhores frases são escolhidas pelo público, ou seja, os participantes estimulam seus amigos a votarem em suas frases, criando assim uma divugação espontânea.

A empresa Facial Aesthetic Concepts interage com seus seguidores através de um concurso de frases. Na ideia abaixo., eles oferecem um prêmio de $ 500 para os clientes gastarem nas suas lojas.

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Para participarem, os fãs precisam escrever algo relacionado ao Dias das Mães.

Para votarem, basta as pessoas curtirem a página da empresa. Depois disso elas podem participar e depois compartilhar com seus amigos.

6. Concurso de Vídeo

Concursos de Vídeo também são uma forma de promover campanhas nas redes sociais. Elas podem ser postadas tanto no Facebook quanto no website da sua empresa. A pégina criada pela Wishpond é compatível com todos os dispositivos móveis.

Assim como nos Concursos de Frases, este tipo de campanha requer um maior esforço por parte do participante. Porém os vídeos tem grande potencial de tornar-se viral, pois as pessoas em geral adoram compartilhar vídeos criativos e interessantes.

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No exemplo de concurso de vídeo acima, a FilmScreenr incentivou as pessoas a participarem da sua campanha para ganhar $300 e ter seu filme promovido.

Assim como as fotos, os vídeos tem grande potencial de tornarem-se viral. Ao incentivar as pessoas a enviarem seus vídeos, a FilmScreenr obteve uma grande repercussão para promover sua marca.

Se a sua empresa também está procurando maneiras de promover campanhas em redes sociais, através de Sorteios, Campanhas e Ofertas de Compras Coletivas, teste as ferramentas da Wishpond sem custo por 14 dias e confirma você mesmo o retorno que elas podem gerar para sua marca, produto ou serviço.

Mas se você tiver interesse no Twitter, nossas ferramentas funcionam lá também. Confira nossos aplicativos para Twitter aqui!

Na Wishpond você consegue obter o maior retorno de interações via redes sociais, de uma forma rápida, simples e eficaz.

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