Marketing de Conteúdo sem mistério

Marketing de conteúdo refere-se basicamente a prática de criar conteúdo relevante que interessa ao seu público e que faça ele se engajar, ou seja, comentar e compartilhar. Quando isso é feito de forma eficaz, o público se envolve com sua marca, produto ou serviço.

É importante ressaltar que isso não é novidade, já que o mercado publicitário segue este conceito ao longo dos anos. A grande diferença é que agora, com o surgimento das ferramentas de busca, redes sociais e dispositivos móveis, não é mais preciso depender das mídias tradicionais, como TV, rádio, jornais, revistas etc.

A chave do negócio é fazer com que seu público identifique seu conteúdo dentro deste cenário atual de excesso de informação e distrações.

Antigamente haviam poucos canais de televisão, mas hoje em dia existem centenas, além do Youtube. Não importa qual seja a mídia, o mais importante é o conteúdo que ela distribui. Portanto o grande desafio é identificar qual tipo de conteúdo será relevante.

Mas então, quais são os pontos mais importantes para marketing de conteúdo?

Conheça seu público

Defina o público alvo da sua marca. Existem aqueles que estão interessados no seu conteúdo e os outros que você precisa fazer com que se interessem.

É importante entender o perfil deste público, seus interesses e preferencias. Para isso é preciso criar oportunidades em que você possa obter um raio X deste público. Uma das maneiras mais eficazes é realizar concursos ou sorteios na redes sociais. Ao criar uma campanha nas redes sociais através de ferramentas como a fornecida pela Wishpond, as empresas conseguem obter o perfil dos participantes para poder identificar qual conteúdo pode ser apropriado pra ele.

Conte histórias

Assim que você conhecer melhor sua audiência, você pode precisa descobrir quais tipos de conteúdo são mais apropriados para sua audiência.

Os melhores vendedores são aqueles que sabem contar histórias, pois estabelecem confiança, transmitem informações que as lembram e criam

Produzir conteúdo não pode ser diferente. Você precisa gerar o interesse deste público, seja por meio de posts, imagem, eBooks, infográficos.

Além disso, uma das maneira mais fáceis de criar interação com seu público é promover interações no Facebook ou Twitter. As pessoas estão muito mais propensas a interagir a este tipo de campanha e geralmente produzem um alto nível de engajamento.

Interaja com seu público independente onde ele esteja

É muito importante garantir que seu público consiga acessar seu conteúdo através de dispositivos móveis. É cada vez maior o número de pessoas que acessam a internet através de seus smartphones e tablets, portanto é fundamental que o seu site seja responsive (compatível com qualquer dispositivo e tamanho de tela) e que suas ferramentas de interação sejam compatíveis com dispositivos móveis.

Conclusão

Promova oportunidades de interação como concursos e sorteios para conhecer melhor seu público. Segmente e identifique o perfil da sua audiência e crie conteúdo específico para ela. Produza conteúdo relevante e poste com frequência. Acompanhe os resultados diariamente, identificando qual tipo de conteúdo gera maior engajamento e adapte seu conteúdo baseado na sua análise. Ao seguir estes pontos importantes você irá obter ótimos resultados.

Fonte: Search Engine Watch

Para obter um melhor retorno e criar campanhas de forma mais fácil e rápido, as empresas utilizam ferramentas de Social Media Marketing, como a que é oferecida pela Wishpond. Através delas é possível desenvolver sorteiosou concursose acompanhar o desempenho em tempo real. Além disso é possível baixar o mailing dos participantes e segmentar.

Fique atento as novidades sobre Redes Sociais e Tecnologia no blogda Wishpond.

Escrito por Livio Capalbo@ Wishpond

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