Como analisar sua página no Facebook

A maioria das empresas, principalmente as pequenas e médias, ainda não exploram todos os benefícios das páginas do Facebook. Existem alguns sinais que demonstram que o perfil da sua empresa não está explorando todo potencial. Antes mesmo de criar uma estratégia de Social Marketing é preciso identificar alguns sinais que mostram que é preciso fazer alguns ajustes.

1. Seus índices de engajamento estão baixos

O número de fãs não é o ponto mais importante para uma página no Facebook. Você consegue identificar facilmente o desempenho de uma página ao analisar dois principais números. O número de “pessoas falando sobre isso” comparado com o índice de engajamento. Isto determina o número de pessoas que estão recebem determinado post. Por exemplo, de 5.737 fãs, apenas 84 delas estão engajadas a determinado post. Isto mostra uma taxa de engajamento baixa, 1.75% porém isto é comum em alguns segmentos de negócio.

A segunda parte da equação é o número de pessoas “falando sobre a página”. Se 10 pessoas estão falando sobre uma determinada página que tem apenas 50 fãs, o índice de engajamento é bem alto, 20%. De qualquer maneira o alcance continua pequeno, pelo fato do número de fãs ser muito baixo.

Portanto é importante entender que se você tiver milhares de fãs e muitos deles estejam falando sobre isso, você está tendo bons resultados. Em outras palavras, se uma página tem 10.000 fãs e 2.000 pessoas estão envolvidas no seu conteúdo, o nível de engajamento é de 2%, um bom número. De qualquer forma é preciso sempre aumentar este número, já que o potencial é alto, 10.000 fãs.

2. Algumas imagens são irrelevantes para seu público

Você precisa identificar se as imagens que você inclui no seu perfil são relevante para seu público. Portanto não basta postar algo simplesmente para tentar que torne-se viral. É importante que toda imagem esteja relacionada de alguma forma a sua área de atuação.

Tenha em mente que as pessoas que seguem o perfil da sua empresa estão interessados em conteúdo relacionados ao seu produto, serviço e que ao mesmo tempo seja interessante ou curioso. Informe seu fãs, eduque e surpreenda.

3. Você não está obtendo engajamento com post individuais

Não há como ter retorno em todos seus posts, mas a maioria deles precisa ser relevante para ter um retorno dos fãs. Se isto não estiver acontecendo, você precisa elaborar outro tipo de conteúdo ou melhorar a qualidade deles. Você deve ter pelo menos 1% de engajamento em cada post.

4. Você não está encontrando equilíbrio entre conversas e conversões

Este é o único componente de marketing do Facebook que precisa ser analisado. É importante monitorar os resultados e ajustar a estratégia para encontrar equilíbrio entre conversa e conversão.

Conversação é a parte divertida. Os posts fazem com que a comunidade de fãs se envolvam com a sua marca. Conversão é quando você quer traduzir o engajamento em resultado. Seu post fazem com ele o consumidor compre seu produto ou serviço. O segredo é balancear os dois de forma que você crie uma conversação que seja resulte em vendas.

Uma das maneiras de fazer com que sua empresa consiga fazer isso é criar campanhas nas redes sociais. Ao fazer concursos ou sorteios na sua página no Facebook, é possível definir como prêmio um dos seus produtos ou serviços. A Wishpond fornece as ferramentas de Social Marketing adequadas para que as empresas consigam fazer campanhas e obter resultados eficaz.

Escrito por Livio Capalbo@ Wishpond

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