12 dicas: Como usar e-mails para gerar tráfego para o seu blog

12 dicas: Como usar e-mails para gerar tráfego para o seu blog

Você escreve um ótimo artigo e publica no seu blog. Então por que ninguém o lê?

Você promove suas publicações através de e-mail?

Por incrível que pareça, e-mail marketing ainda é um dos métodos mais efetivos de se comunicar diretamente com seus leitores e clientes. Obtenha uma ótima lista de endereços de e-mail com concursos e sorteios, inscrições ao seu feed RSS, e janelas pop-up de cadastro. E então escreva e envie ótimos e-mails para gerar tráfego ao seu blog!

Nesse artigo, eu vou passar 12 dicas práticas que você já pode sair usando para gerar tráfego ao seu blog.

Como usar e-mails para gerar tráfego para o seu blog- WishpondBrasil

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Consiga uma lista invejável de endereços de e-mail

Para gerar mais tráfego para o seu blog com e-mails, você precisa de uma excelente lista de contatos. De acordo com o emarketer, entretanto, a obtenção de novos contatos continua sendo o maior desafio para marqueteiros.

Abaixo você confere 5 dicas infalíveis para incrementar a sua lista de contatos, para manter contato com seus leitores, e fazer com que eles regularmente acessem o seu site e blog.

01. Obtenha endereços de e-mail através de concursos e promoções

Você provavelmente já fez um sorteio ou um concurso cultural. A maioria das empresas experientes organizam campanhas como essas.

Concursos e sorteios não só aumentam a visibilidade da sua marca, como também são maneiras interativas de conseguir novos contatos. Faça um sorteio no Facebook, Twitter, ou até mesmo no seu blog. Peça para os usuários simplesmente insiram um endereço de e-mail para participar.

Você pode gerar ainda mais motivação para espalhar sua campanha organizando uma promoção de indicação - dando aos participantes prêmios e ofertas ao indicar a campanha para amigos.

Exemplo:

Abaixo você confere como se parece uma promoção de indicação no Facebook. Você pode utilizar um aplicativo de terceiro (como o da Wishpond) para configurar promoções com e-mails automáticos e expandir a sua obtenção de contatos.

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Dicas para conseguir novos contatos através da sua promoção ou concurso:
  • Crie e-mails automáticos para os seus sorteios no Facebook, Twitter ou até mesmo blog
  • Utilize as redes sociais para promover ofertas exclusivas para inscritos à sua newsletter
  • Ofereça descontos para quem indicar amigos a se inscrever - utilize um aplicativo para promoção de indicação, e espalhe o alcance das suas listas de contatos

02. Mais dicas para obter novos contatos

Existem muitas outras maneiras legais e efetivas de conseguir endereços de e-mail através das redes sociais também. Você pode incluir um link para o seu blog em todos os seus perfis nas redes sociais. Você pode publicar conteúdo enviado por e-mail como webinars, e-books e cupons. Você pode criar uma aba na sua página do Facebook para inscrições de newsletter, e incentivar os cadastrados com ofertas exclusivas.

Exemplo:

A página dos chinelos Havaianas possui conteúdo exclusivo para os assinantes da newsletter. Eles atraem fãs com ofertas exclusivas e novidades por e-mail.

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Dicas para oferecer conteúdo exclusivo por e-mail para os seus leitores:
  • Publique conteúdo em primeira mão para os assinantes da sua newsletter como webinars e ebooks
  • Estimule o cadastro de endereços de e-mail facilitando esse processo no Facebook ou Twitter - e ofereça descontas exclusivos em troca
  • Inclua links para o seu blog na descrição do seu negócio nas redes sociais

03. Monte um feed RSS para o seu blog

Facilite a comunicação com as pessoas que visitam o seu site e blog e que estão interessadas no seu negócio. Crie um botão chamativo para o cadastro na newsletter do seu blog. (A maioria das plataformas, como o WordPress, torna isso muito simples - ou repasse para que a sua equipe técnicas possa fazer!)

O ideal é deixar o botão bem visível no topo do seu blog.

Exemplo:

Abaixo você vê o exemplo do formulário de inscrição no RSS do blog da IdealShop. Perceba como é simples, e ao mesmo tempo, chamativo.

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Dicas para inscrições no feed RSS:
  • Crie um botão de inscrição na newsletter do seu blog simples e fácil de ser encontrado com cores que fazem constraste e mantenha no topo da sua página
  • Estimule uma chamada para que as pessoas saibam onde elas estão se inscrevendo, e porque elas devem se inscrever
  • Utilize palavras fáceis na seção de incriscrição ao feed RSS do seu blog

04. Adicione pop-ups para inscrição na newsletter

Sim, essas pop-ups podem ser irritantes, mas elas funcionam muito bem no quesito ‘aumentar lista de contatos’. De fato, elas funcionam tão bem, que a maioria dos blogs - dos corporativos aos blogueiros pequenos - utilizam essa função.

Implemente a sua pop-up efetivamente. Explique porque os visitantes do seu blog devem se inscrever na newsletter, e como as suas publicações vão beneficiar suas vidas e facilitar a gestão de negócios. Claro, mantenha um tom amigável. Isso faz com que a sua “incursão” seja bem-vinda.

Exemplo:

O blog da Wishpond usa uma dessas pop-ups. Uma frase simples, um campo de formulário e um botão somente.

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Dicas para pop-up de cadastro em newsletter:
  • Esse tipo de pop-up pode ser irritante, mas elas funcionam - e é comumente usado em blogs pequenos e grandes.
  • Crie um cronômetro para a janela aparecer para que somente quem esteja acessando o seu blog por um longo período possa obter a oferta.
  • Crie uma pop-up amigável, informativa e de fácil acesso para melhorar os resultados de inscrição

05. Use seus e-mails para conseguir novos endereços de e-mail

Você usa os seus e-mails para manter contato com muitas pessoas. Então passe a utilizar a assinatura dos seus e-mails para conseguir cliques para o seu blog.

Faça uma chamada cordial na assinatura dos seus e-mails, convidando os seus contatos a acessar seu blog. Diga em pouquíssimas palavras o porque seus contatos devem acessar o blog para estimular a ação - algo como sobre o que o seu blog fala. Obviamente, inclua um link para o seu blog.

Exemplo:

Veja como é a assinatura que eu uso nos meus e-mails em português. Eu coloco uma breve descrição sobre o que o blog da Wishpond trata, e um link para o blog:

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Dicas de como usar a sua assinatura:
  • Inclua um link para o seu blog na assinatura do seu e-mail, e peça que os seus colegas o façam também
  • Dê um bom motivo para que as pessoas acessem o seu blog
  • Utilize a assinatura em todos os seus e-mails para gerar mais cliques

Envie e-mails

Ok, agora com uma lista robusta de contatos significa que o seu blog vai ter acesso de imediato, certo? Não é tão bem assim.

A caixa de entra do seu e-mail deve estar saturada. A dos seus contatos não deve ser diferente.

Para fazer com que os seus e-mails sejam abertos e lidos e os seus links acessados, você precisa se sobressair, conectar-se com os seus leitores, e bater os e-mails da concorrência.

Abaixo você confere sete dicas de como fazer para que os seus e-mails sejam abertos e lidos.

06. Chame a atenção com a linha do assunto

A linha do assunto é o que faz os seus contatos abrirem o seu e-mail (ou não).

Invista um tempo para escrever a linha do assunto. Deixe-o curto e grosso, e inclua uma chamada rápida. Use dicas de marketing como fazer perguntas, criar uma sensação de urgência ou transmitir um excelente benefício que o seu e-mail leva.

Teste duas linhas de assunto para dois grupos de contato distintos, e veja qual recebe mais acesso.

Dica para criar um ótimo assunto para o seu e-mail:
  • Crie uma sensação de urgência para incentivar o acesso
  • Mantenha-o curto e grosso
  • Use táticas de marketing com incluir reticências para intrigar seus leitores e motivá-los a abrir o seu e-mail

07. Garanta-se no corpo do e-mail

Para fazer com que o seu blog ou o seu artigo no blog sejam acessados, faça um e-mail personalizado. E-mails corporativos ou não-pessoais não trazem resultados nos dias de hoje. Lembre-se: você está competindo com outros milhares de e-mails naquela caixa de entrada.

Escreva e-mails como se você estivesse falando com um amigo. Use as palavras 'você’ e 'eu’ no texto. Use um tom de diálogo que ressoa como o seu público-alvo. Mantenha-o profissional, porém de uma forma mais casual.

Crie um bom relacionamento com os inscritos à sua newsletter sendo pessoal, e convide-os a acessar o seu blog.

Dicas para escrever e-mails amigáveis:
  • Pense nos seus leitores se conectando quando enviar e-mails
  • Trate os seus leitores da forma que você trata os seus clientes offline, falando com eles como amigos
  • Use as palavras 'eu’ e 'você’ para aprofundar a relação

08. Personalize o e-mail

Da mesma forma que você deixa os seus e-mails pessoais, personalize-os também. Inclua o nome dos destinatários e outros detalhes pessoais amigáveis que você sabe sobre os seus inscritos (é claro que você não encher de informações, você não quer parecer que está assediando, mas você sabe o que eu quero dizer).

Se o artigo do seu blog é relacionado à indústria dos seus clientes, mencione o nome de suas empresas, e como o artigo pode beneficiá-los.

Dicas para personalizar seu e-mail:
  • E-mails personalizados melhoram a taxa de cliques em 14%.
  • Use um serviço de e-mail marketing como o MailChimp ou o ConstantContact para personalizar e-mails com nomes (você pode inclusive fazer isso através de uma planilha)
  • Quando você estiver organizando um sorteio no seu blog, utilize a plataforma de marketing online da Wishpond para enviar e-mails automáticos e personalizados com um link direto (e uma imagem da sua campanha).

09. Segmente a sua lista de contatos

Crie uma segmentação da sua lista de contatos para criar grupos direcionados de acordo com as necessidades do seu negócio.

Envie artigos estratégicos do blog e newsletters para aqueles que estarão mais interessados. Você pode inclusive montar diversos e-mails e newsletter que se conectam com o mesmo artigo no blog.

Por exemplo, se você está enviando um e-mail para fornecedores, você provavelmente vai querer enviar um e-mail diferente do que você mandaria para para os seus clientes ativos.

Exemplo:

O MailChimp permite que você segmente os seus e-mails de acordo com a localização, engajamento e intereses.

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Dicas para segmentar o seu e-mail
  • Use um CRM como o MailChimp ou Constant Contact para segmentar a sua lista de endereços de e-mail
  • Use outras ferramentas, como o banco de dados de contatos da Wishpond para segmentar listas de contatos por participações em concursos e promoções, curtidas no Facebook, e localizações geográficas.
  • Envie e-mails diferentes os direcionando para diferentes listas

10. Crie uma chamada clara

Deixe claro o que você quer que os leitores façam no seu e-mail. Quando você quer que as pessoas cliquem num link para um artigo no seu blog - peça-os. Fazendo isso aumenta o número de acesso.

Facilite essa ação também. Garanta que o link para o seu artigo no blog seja facilmente encontrado, e facilmente clicado. Você pode inclusive alterar a cor do botão da ação incorporado no seu e-mail. Existem muitos sites para formatar sua newsletter (com o Stamplia, Fusion e MailChimp) que facilitam a criação de chamadas. Use-os.

Exemplo:

O LinkedIn contantesmente envia ofertas exclusivas para assinantes de sua newsletter. O e-mail, além de ser personalizado, contém uma chamada bem clara. Isso gera tráfego para o site, e ainda consegue novos clientes.

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Dicas para uma chamada clara:
  • Faça uma chamada clara, única e proeminente no seu e-mail, isso aumenta a taxa de acessos
  • Crie um botão clicável e colorido para a ação que você quiser
  • Use um site para formatar o botão da chamada com o Stamplia, Fusion, MailChimp, etc. para criar botões profissionais para a sua chamada.

11. Agende seus e-mails para criar confiança

Faça um calendário consistente para as publicações dos artigos para o seu blog. Isso não só facilita o acompanhamento de quando você precisa de novo conteúdo, mas também beneficia os seus leitores.

Envie artigos regularmente para as pessoas que se inscreveram no feed RSS do seu blog ao fazer publicações no seu blog. Isso pode se tornar um hábito para os seus leitores, desenvolver convivência, e aprofundar a confiança com o seu negócio enquanto as pessoas passam a saber quando vão receber e-mails seus.

Agende as suas publicações no blog com antecedência:

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Dicas para agendar suas publicações no blog:
  • Escreva os artigos quando você quiser, mas publique-os em horários e dias consistentes
  • Faça um calendário para manter o controle quando você publicar um artigo
  • Agende suas publicações no WordPress ou na sua plataorma de blog preferida

12. Envie newsletter visuais… e um teaser

Você gosta de informações visuais, certo? Os seus leitores também! Incentive-os a acessar o seu blog através de newsletter com boas imagens. Inclua também um pequeno resumo do artigo para fazer com que o leitor saiba do que ele se trata - mas termine o parágrafo com a sua ação e um botão 'Clique aqui para ler o artigo’.

_ Observação: Você não quer saturar os seus leitores com suas newsletters. Os seus clientes também estão cheios de afazeres. Acompanhe o número de cliques e acessos dos e-mails enviados para determinar quais são os melhores horários e frequência para enviá-los._

Dicas para enviar newsletters:
  • Inclua imagens nas suas newsletter para garantir que o e-mail seja amigável e atraente
  • Escreva um pequeno parágrafo resumindo o seu artigo, com um botão 'Leia mais’ para levar seus inscritos ao blog
  • Agende newsletters semanais, mensais ou quinzenais para manter contato com seus clientes

Conclusão

E-mail marketing é um método muito eficiente para fazer com que os artigos do seu blog sejam acessados e lidos. Use essas dicas para conseguir mais contatos e criar e-mails poderosos que vão obter excelentes desempenhos, e levar mais tráfego para o seu blog.

O que você acha? Você usa e-mails para manter contato com seus leitores? Esse método funciona para você? Compartilhe suas dicas e resultados comentando abaixo!

Escrito por Mateus @ Wishpond.com