8 dicas para escrever e-mails que geram conversões

Os e-mails que você envia resultam no retorno que você esperava?

Você possui uma lista vasta de contatos? Você gera seus contatos a partir de concursos e sorteios em redes sociais, páginas de destino atraentes e cupons online?

Uma vez que você conseguiu uma lista considerável, é só cultivar seus contatos e filtrar de acordo com seu público.

Nesse artigo eu vou mostrar 8 passos para criar um texto de e-mail que gere conversões.

Como escrever e mails que geram conversões - Wishpond

1. Escreva para seu segmento

O texto do seu e-mail não vai atrair leitores a não ser que você escreva para a sua audiência.

Comece segmentando sua lita de e-mails. Segmentação da lista de e-mails resulta em 50% mais cliques do que e-mails não segmentados. Sua indústria e os objetivos de sua campanha de marketing definirão qual direção seguir.

Divida sua lista de contatos em categorias:

  • Características demográficas
  • Interesses/ Indústria
  • Participação em concursos e promoções
  • Origem
  • Clientes perdidos

Pense como seu cliente. Para cada e-mail defina as necessidades e desejos para determinar como motivar o leitor a agir em favor da sua mensagem. Seus clientes farão perguntas como:

  • Quem está enviando o e-mail?
  • O eles querem que eu faça?
  • Como posso me beneficiar da solicitação deles?

Responda a estas perguntas para cada seguimento, e você esta conversando diretamente com seus potenciais clientes.

Construa o corpo do texto para se conectar com cada segmento e você irá aumentar sua taxa de cliques e lucros.

3 Dicas para escrever para seguimentos

  • Segmente sua lista de e-mails para sustentar os objetivos da sua campanha;
  • Pense como seu cliente: motive a ação;
  • Use softwares de gerenciamento de contatos, como a Wishpond, que permitem que você insira facilmente informações de segmentos, como dados demográficos e interesses.

2. Personalize seus e-mails

Faça esforços para personalizar seus e-mails. Eu tenho lido que pelo menos 70% dos e-mails enviados por empresas não são personalizados.

Isso me surpreende. Com todos os recursos que possuímos hoje, não existe desculpa para não nomear o cliente em suas campanhas de e-mail.

Além disso, você está competindo com mais 100 mensagens na caixa de entrada do seu cliente. Por que ele deveria se importar com a sua? Envie um mensagem personalizada e seu cliente irá demonstrar interesse.

Coloque o nome do seu destinatário no corpo do e-mail para aprofundar os laços, aumentar a confiança e motivar a ação.

Leve customização adiante:

E-mail representam uma grande oportunidade para falar de pessoa para pessoa com seu potencial consumidor. Inclua nomes em sua comunicação para aumentar a confiança, seja conducente para gerar interação e, finalmente, vender!

3 dicas para personalizar seu texto:

  • Use o nome do destinatário no seu texto;
  • O seu “De:” é importante. Use o nome de uma pessoa como remetente - não use o nome da empresa;
  • Envie e-mails personalizados automatizados para cada página de destino ou concurso que executar.

3. Seja pessoal

A sua lista segmentada deve conter centenas ou milhares de contatos. A útima coisa que os leitores querem é ser generalizados.

Seja pessoal em seus e-mails

Escreva em segunda pessoa usando “você”, “eu” e às vezes “nós”. Essa é a maneira mais fácil de dar a seu e-mail um tom mais amigável

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“A” é certamente mais pessoal e convidativa do que “B”. Issa faz com que seus clientes se sintam especiais e que você está pensando no melhor para eles.

Use linguagem simples em seus e-mails. Ninguém gosta de ser tratado em uma linguagem corporativa. Nós estamos imersos na era do social, e sua campanha de e-mail deve refletir isso. Escreva suas mensagens de maneira casual. Seu objetivo é falar com seu leitor como se estivesse conversando com ele pessoalmente. Eles se conectarão a você.

3 dicas para usar a segunda pessoa em sua campanha de e-mail:

  • Crie um relação pessoal com contatos de e-mail;
  • Use “você”, “eu” e “nós” no corpo do texto;
  • Use linguagem simples, como se você estivesse conversando pessoalmente.

4. Combine seu assunto com o texto do e-mail

Seus clientes recebem centenas de spams e e-mails de conteúdo irrelevante. Cultive confiança em seus clientes mantendo seu assunto consistente com o conteúdo do e-mail.

O seu assunto é uma prévia do conteúdo do seu e-mail. Não manche a imagem de seu negócio colocando informações incongruentes.

Enquanto um assunto intrigante podem gerar taxa de acesso - se não der suporte ao seu e-mail, não vai gerar vendas.

Atraia tráfego provando que você é um mensageiro que vale a pena.

3 dicas para combinar seu assunto com o conteúdo do e-mail

  • Desenvolva confiança sendo consistente em sua mensagem;
  • Não quebre promessas de conteúdo usando um assunto desinteressante;
  • Escreva seu assunto depois de ter escrito o e-mail.

5. Unindo sua página de destino a seu texto de e-mail

Crie uma experiencia coerente para seu cliente compinando sua página de destino com sua campanha de e-mail.

Crie uma consistência visual para seu e-mail e página de destino. Você criará confiança a partir de uma simples mensagem visual. Se a sua página de destino for diferente de seu e-mail, provavelmente seu cliente ficará confuso e suas vendas cairão.

Abaixo um exemplo perfeito de harmonia entre e-mail e página de destino. O e-mail da Gap direciona visualmente para a vitrine virtual da loja, aumentando a taxa-de- conversão.

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Escreva um texto consistente tanto para sua campanha de e-mail quanto para sua página de destino. Deixe fácil para o cliente identificar suas intenções e continuar comprando. Mantenha a mesma mensagem para sua página de destino e e-mail.

3 dicas para combinar seu e-mail com sua página de destino:

  • Aumente vendas unindo suas campanhas de e-mail com sua página de destino
  • Desenvolva imagens e textos coesivos e atrativos para sua campanha
  • Deixe simples para seus clientes identificar sua mensagem

6. Use uma chamada para ação clara e atrativa

Motive seus clientes a agir. Utilize uma chamada-para- ação atrativa no corpo do e-mail.

Use palavras de ação para estimular a vontade de clicar. Pesquisas mostram que os leitores tendem a agir com mais frequencia quando leem textos com mais verbos. Algumas palavras curtas são muito eficazes, como:

  • “Adquira”
  • “Pessa”
  • “Compre”
  • “Assine”
  • “Comece”

Inclua palavras q mostre para o consumidor benefícios, como “Grátis”, “exclusivo” para aumentar a conversão.

Mantenha sua chamada para ação no topo do conteúdo do seu e-mail. Use botões com cores contrastantes para distinguir e otimizar sua mensagem.

Mais uma vez, mantenha a aparência e sensação consistentes com sua página de destino para produzir maiores conversões.

3 dicas para usar palavras de ação na sua Chamada para ação

  • aumente conversões com uma simples chamada para ação;
  • use verbos para induzir ao clique;
  • inclua botões em cores contrastantes para facilitar a identificação do botão de chamada para ação (quanto mais simples sua mensagem, mais consumidores clicarão).

7. Formate o corpo do e-mail para leitura rápida

Num mundo cheio de informações, nós temos que fazer a nossa mensagem fácil de ser compreendida.

Sua audiência está filtrando as informações de seu e-mail. Esteja ciente desse comportamento quando escrever seu e-mail. Deixe a mensagem de seu e-mail fácil de ser percebida pelo leitor, isso gerará mais vendas.

Quando estiver escrevendo um e-mail pergunte:

Seu leitor consegue perceber a mensagem em 5 segundos ou menos?

3 dicas para formatar o texto do e-mail para leitura rápida:

  • Destaque os tópicos principais colocando em negrito ou com marcadores;
  • Faça frases curtas;
  • Deixe sua mensagem clara e simples.

8. Aplique o Teste A/B, acompanhe os resultados, evolua

Analisar os resultdos vai otimizar a taxa- de- conversão. Use sua pesquisas para continuar aumentando suas vendas.

Aplique o teste A/B ao seu texto de e-mail. Envie e-mail para dois diferente segmentos da sua lista de contatos. Cheque o número de visualizações, avaliação e cliques. Use o texto que gerar maior taxa-de- conversão.

Acompanhe os resultados para Indicadores de Performance, como:

  • taxa de entrega
  • taxa de vizualizações
  • taxa de abertura
  • taxa de cliques
  • vendas

Depois faça perguntas para refinar o texto de seu e-mail marketing, como:

  • Qual texto recebeu mais cliques?
  • Qual campanha resultou em maior taxa de cliques
  • Qual segmento respondeu melhor a cada Chamada para ação?

Aja baseado em resultados e análises.Continue a desenvolver seu texto para aumentar as conversões.

3 dicas para acompanhar os resultados

  • Aplique o teste A/B em doi ou três seguimentos de sua lista de contatos
  • Analise os resultados para cada versão de e-mail enviada. Analise taxa de entrega, taxa de abertura, taxa de cliques e vendas.
  • Use seus resultados para otimizar a sua taxa de conversão e evolua continuamente.

Conclusão

Escreva e-mails perfeitos para atrair consumidores fiéis. Segmente a sua lista de contatos, personalize o seu texto. Una o assunto de sua página de destino a seu e-mail para aumentar as conversões. Escreva uma chamada- para- ação atrativa e clara. Formate seu e-mail para leitura rápida e sempre teste seus resultados!

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Escrito por Mariana Reis@ Wishpond.