Os consumidores de cosméticos estão on-line. Seu negócio também deve estar!

Os consumidores de cosméticos estão on-line. Seu negócio também deve estar!

Assim como tem ocorrido em muitos outros segmentos, os consumidores de cosméticos também estão migrando para internet. Hoje o segmento de cosméticos no comércio eletrônico é o que mais cresce no Brasil.

Sabendo disso não deixe seu negócio fora dessa nova tendência. Nesse artigo eu mostrarei maneiras simples de fazer com que sua empresa ganhe visibilidade e novos consumidores online.

Por que você deve investir em marketing online?

No Brasil o segmento de cosméticos foi responsável por 4,3 milhões de encomendas online somente no primeiro semestre de 2013.

Grande parte dos consumidores de produtos de beleza online são mulheres entre 25 e 34 anos, dentre este público as mulheres que mais despendem estão entre 45 e 54 anos.

Esse crescimento nos ecommerces do setor de cosméticos representa uma grande oportunidade para o seu negócio. E a melhor forma de ganhar popularidade e novos clientes é elaborar uma forte campanha de marketing online. Redes sociais como Facebook, Instagram e Pinterest podem se tornar grandes aliadas do seu negócio.

Por que realizar campanhas no Facebook

Crie uma fanpage para o seu negócio. Publique diariamente conteúdo relevante e interessante. Não esqueça de responder aos comentários do seus seguidores. Mantenha sua página dinâmica e atraente, isso fará com que a credibilidade e confiança em sua marca aumentem - assim como o engajamento na sua fanpage.

Para se conectar ainda mais com seus consumidores realize concursos e sorteios no Facebook. Existem vários tipos de campanhas diferentes que você pode realizar. Como:

Você também pode distribuir cupons ou configurar uma campanha de compras coletivas em sua fanpage, site ou blog.

Tenha certeza que suas campanhas sejam atraentes e claras. Descreva suas campanhas de maneira simples e objetiva, de modo que todos que estejam interessados em participar entendam qual é o prêmio e quais são as regras na primeira olhada. As pessoas desistirão de participar se você colocar um texto muito longo e complexo na descrição de sua campanha.

Não esqueça de divulgar suas campanhas. Existem muitas maneiras de divulgar sorteios e concursos. Porém, anunciar no Facebook tem se mostrado muito eficaz. Anúncios do Facebook permitem que você converse diretamente com seu publico-alvo através filtros que possibilitam que você selecione exatamente quem você deseja que visualize seus anúncios.

Quer saber mais sobre anúncios no Facebook? Leia a minha série sobre a Psicologia dos Anúncios no Facebook.

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Realize concursos no Instagram e Pinterest

As pessoas adoram tirar fotos e compartilhar nas redes sociais - e suas clientes também.

A maioria dos usuários do Pinterest são mulheres. Além disso, usuários dessa rede social gastam mais em ecommerce do que visitantes de outros websites.

Aproveite estas estatísticas para conseguir mais clientes no Pinteres e Instagram.

Hospede concursos do Pinterest. Peça para seus seguidores criarem boards com seus produtos, por exemplo. E faça concursos do Intagram - veja como suas consumidoras vão adorar postar suas fotos, compartilhar e curtir. E o melhor, elas convidarão os amigos para votar nas fotos delas, atraindo mais visibilidade para sua marca.

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Dispare emails automáticos

Agora que você já sabe como atrair novos clientes e seguidores, precisa saber como cultivar todos estes contatos obtidos através das suas campanhas.

Sorteios e concursos são perfeitos para conquistar novos potenciais clientes e ótimos também para alimentar seu banco de dados de contatos. Utilize este banco de dados para enviar emails automáticos e aprofundar o relacionamento com os participantes de suas campanhas.

Configure sua lista de contatos, envie mensagens personalizadas e pessoais para seus potenciais clientes. Tenha certeza que seu assunto de email é atraente e pessoal - isso aumentará as chances de seu email ser aberto.

Não envie emails sem significado ou que não sejam do interesse de seus contatos, você não quer se tornar inconveniente - nem que seus emails acabem direto na lixeira de seu destinatário. Aborde sempre temas relevantes como novidades sobre sua empresa, promoções, novos produtos, dicas de beleza e saúde, novas tendências etc. Não só o assunto e a mensagem devem ser atraentes, as imagens que estarão no corpo do email também devem ser atrativas e coerentes com o assunto do email.

Coloque links no texto de seu email que direcionem para uma landing page em seu website. Assegure-se que todas as informações dos emails sejam coerentes - isso aumentará a taxa de conversão de seus emails.

Quer saber mais sobre como escrever emails para campanhas de email marketing? Leia o artigo 8 dicas para escrever e-mails que geram conversões

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Escrito por Mariana Reis@ Wishpond