Como usar o SlideShare para promover o seu negócio

Como usar o SlideShare para promover o seu negócio

Você tem buscado por novas formas de conteúdo para a sua empresa? Você quer aumentar a visibilidade do seu negócio online?

Então vamos falar sobre SlideShare.

Neste artigo, eu vou te apresentar ao mundo das apresentações do SlideShare. Vou revelar o que o SlideShare realmente é, por que você precisa usá-lo e como otimizá-lo para obter excelentes resultados.

Além disso, você vai conferir três dicas para usar o SlideShare da melhor forma possível. Fique ligado!

Como utilizar o SlideShare para o seu negócio - Wishpond

O que é o SlideShare?

O SlideShare é uma rede social gratuita que permite que voê publique conteúdo (PDFs, apresentações do PowerPoint, vídeos, documentos e mais) em forma de apresentação.

As suas apresentações são públicas, e podem ser buscadas, visualizadas e até mesmo compartilhadas por qualquer usuário. Elas podem aumentar a atuação online da sua marca, expandir o alcance de mercado e consequentemente gerar tráfego para o seu blog e website.

Por que usar o SlideShare?

  • É o site de compartilhamento de documentos e apresentações mais popular do mundo: ele está na posição 122 do Alex Ranking global, com 130 milhões de visualizações de páginas e 60 milhões de visitantes por mês.
  • É compatível com celulares e tablets: o SlideShare otimiza seu conteúdo automaticamente para usuários de dispositivos móveis.
  • A página inicial destaca apresentações populares: se a sua apresentação, documento ou vídeo obtém êxito o suficiente para alcançar a página inicial, ela se tornará viral, aumentando drasticamente a visibilidade da sua empresa em pouco tempo.

image

Incorporando a sua apresentação:

2. Search Engine Optimization (SEO)

Um dos principais objetivos de um marqueteiro moderno é melhorar a posição de seus clientes nos resultados em motores de buscas (Especialmente o Google). Otimizar o seu conteúdo para SEO aumenta as chances do site e blog da sua marca aparecerem entre os primeiros resultados quando alguém busca por alguma ideia ou termo específico.

Pense em SEO como a nova moda da sua marca. Melhorar o SEO é como ser a pessoa popular do colegial: todo mundo vai te notar, vai falar sobre você, e vai te transformar no centro das atenções.

image

Existem muitas estratégias para melhorar o SEO da sua empresa. Criar conteúdo original (como um blog, e-books ou infográficos) é uma das principais maneiras. O Google recompensa publicações recentes e populares, assim como sites frequentemente “linkados” (como o YouTube, o próprio Google, e o SlideShare!).

O Google posiciona boas apresentações no SlideShare acima de artigos de blogs, notícias e até mesmo vídeos do YouTube ocasionalmente.

O que isso significa para você:

Criar SlideShares é uma boa maneira de aumentar o perfil online da sua empresa. Sua marca vai aparecer nos resultados de busca do Google com mais frequência, conseguir mais tráfego para o site, e aumentar a sua reputação como fonte de informação.

Dica #1: Crie um template para apresentações no SlideShare e copie o seu conteúdo para esse template. Mantenha o mesmo formato nos slides durante toda a apresentação. Isso faz com que o seu SlideShare seja reconhecível e fácil de entender.

3. Otimizando as suas apresentações

Para conseguir os melhores resultados com o SlideShare, você precisa deixá-lo o mais atraente possível e também otimizá-lo para buscas.

Imagem:

Escolha uma imagem colorida e chamativa para a primeira página da sua apresentação. Quando estiver escolhendo uma imagem, pense no seu público-alvo. Será que eles respondem a:

  • fotos de pessoas?
  • desenhos animados?
  • textos?
  • o logo da sua marca?

Título:

O título da sua apresentação é o que a torna mais buscável.

Lembre-se de que o título deve ser otimizado para buscas. Inclua palavras relevantes ao assunto, números, palavras e frases como ‘Como fazer’, '10 passos para’ e 'Dicas’.

Lembre-se também de deixar o título (e a imagem) grande e simples o suficiente para ser legível em formato miniatura.

Tags:

O SlideShare permite que você inclua até 20 tags, fazendo com que a sua apresentação ou documento sejam facilmente buscáveis. As suas tags vão, obviamente, depender do assunto que a apresentação. As tags mais usadas pela Wishpond incluem #Facebook Marketing, #Tutorial, #Mídia Social, # Sorteio no Facebook, entre outras.

Descrição:

Incluir uma boa descrição para o seu SlideShare não só o deixa mais atraente para o leitor, como também melhora o SEO. Inclua termos relevantes e altamente buscados na descrição e veja o número de visualizações subir.

image

Links:

Links podem dar resultados positivos e negativos no SEO. Isso porque o Google PageRank é moldado assumindo que aquelas páginas com o maior número de links direcionados para o Google devem obter os melhore resultados comparados àqueles sem links.

Coloque links em toda a apresentação do SlideShare e principalmente no último slide. O pessoal do blog da Wishpond sempre incluie um slide 'Leia mais’ com dois um três links para páginas da Wishpond. Veja abaixo:

4. SlideShares do seu blog

O uso mais prático e direto das apresentações no SlideShare é mostrar uma sinopse dos posts od seu blog. Essas apresentações são fáceis de ler e entender.

Você pega os principais pontos do artigo e os resume em um formato moldado para pessoas no trabalho, paradas no trânsito, e com poucas horas disponíveis no dia (resumindo: todo mundo!)

image

O que deve ser lembrado:

  • Você já escreveu o artigo do blog, então criar uma apresentação a partir daquele material é simples e dobra a exposição da sua marca.
  • Algumas vezes o seu SlideShare vai ter mais sucesso que o artigo original (veja 'Tornando-se viral’ mais abaixo).
  • Considere escrever artigos já com uma apresentação em mente: inclua três ou quatro estratégias no final de cada seção que sejam facilmente transferíveis para o formato da apresentação.
  • Mantenha o SlideShare simples: uma foto e alguns marcadores por slide.

_ Dica #2: Inclua uma chamada no final da apresentação, gerando tráfego para o seu blog, landing page ou website. Inclua também o logo da sua marca dentro de cada slide._

5. Atendendo o seu público-alvo

A sua audiência é pressionada pelo tempo. Por este motivo a gente prepara material para o blog com marcadores, seções e deixamos pontos importantes em negrito. Por este motivo também os títulos dos artigos devem chamar a atenção e ser descritivos; por isso que a primeira linha deve chamar a atenção dos nossos leitores.

As mesmas ideias precisam ser aplicadas com o SlideShare. Mantenha-o simples, curto e amigável.

Crie um SlideShare para o seu público-alvo. Lembre-se (porque eles escolheram a forma curta e o formato de apresentação do seu conteúdo) de que eles não tem muito tempo. Transmita tudo o que você precisa o mais eficiente o possível:

  • Mantenha o texto simplificado.
  • Deixe que a imagem do slide fale por você.
  • Inclua um índice de conteúdo no segundo ou terceiro slide para fácil compreensão e busca.
  • Lembre-se de que o contexto da apresentação ajuda na hora da compreensão de um slide individual.

O slide abaixo, do nosso artigo Como transformar seguidores do Instagram em clientes, inclui três simples tópicos do artigo.

6. Tornando-se viral

O objetivo de todo blogueiro, tornar-se viral pode não ter sentido algum em marketing online. Não existe regra para se tornar viral.

Mas existem algumas estratégias que aumentam suas chances:

  • Sindique o seu blog o máximo possível: aumentando a exposição naturalmente aumenta a chance do seu conteúdo se tornar viral.
  • Use redes sociais: enquanto o YouTube é o pai do conteúdo viral, virar o assunto do momento no Twitter ou Google+ é mais viável para empresas.
  • Faça conteúdo atraente. Isso não precisa ser dito. A menos que o seu conteúdo seja interessante, profissional e bem escrito, ele tem poucas chances de se tornar viral.

_ Dica #3: Incluir botões 'Enviar’, 'Recomendar’, ’+1’, 'Tweet’ e 'Pin it’ pode “viralizar” o seu conteúdo em até 700%._

image

A minha apresentação acima conseguiu mais de 10.000 visualizações em menos de 10 dicas (8x mais visualizações que o próprio artigo!). Por quê?

  • Um bom título.
  • Precisão escrita.
  • Artigos com fórmulas são ótimos para SlideShare (já que 90% das informações podem ser transmitidas com uma foto e uma única linha).
  • Boa sindicação e divulgação nas redes sociais.
  • Um tiquinho de sorte.

Conclusão

Espero que eu consegui vender o SlideShare para você. Ele é simples, fácil de criar e ótimo para o perfil online da sua empresa. Lembre-se de otimizá-lo para SEO, facilitar para que ele seja de fácil leitura, e implemente as estratégias que eu passei acim para estimular a “viralização”.

Saiba mais:

Você utiliza o SlideShare? E você usa todas as estratégias para encorajar a “viralização”? Comente abaixo!

Escrito por: Mateus @Wishpond