4 passos para um excelente calendário de conteúdos e o que não pode faltar nele!

Uma das minhas metas para este ano é ser mais organizada na minha vida profissional.

Para mim (um “marqueteiro”), tem que organizar o conteúdo que está produzindo em uma base diária, semanal e mensal.

Isto significa criar (e aderir) um calendário de conteúdo.

Por isso hoje eu vou te oferecer meu melhor conselho sobre calendários de conteúdo.

  • Por que você precisa de um calendário conteúdo
  • 4 passos para a criação de um calendário de conteúdo
  • 6 coisas que o seu calendário de conteúdo deve ter

Também vou mostrar um exemplo de um calendário de conteúdo que está funcionando para que você possa ver entender melhor do que estou falando.

Porque você deve utilizar um calendário de conteúdos (e o que deve colocar nele)

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(Acontece esse mês)

Um calendário de conteúdo é simplesmente um calendário que detalha o conteúdo que a sua empresa vai produzir em um determinado momento.

Embora seja simples de criar, calendários de conteúdo são notoriamente difíceis de cumpri.

Dizem que os calendários são uma ferramenta muito útil para organizar a sua estratégia de marketing de conteúdo.

E eles são ótimos em retribuir comentários diariamente.

Por que você precisa um calendário de conteúdo

Com um calendário de conteúdo eficaz você economiza tempo e energia. Ele mantém você organizado e no caminho certo ao longo de sua agitada jornada de trabalho.

Mais importante ainda, ele mantém os seus leitores e público envolvido, evitando que o seu conteúdo fique estagnado ou repetitivo ou até mesmo muito aleatório. Isso faz com que os leitores fiquem meio perdidos sem saber qual será seu próximo assunto.

Escolha a sua própria plataforma de calendário (eu utilizo o Google Calendar, como você irá ver a seguir).

Eu também vi grandes calendários em formato de banco de dados - o que pode tornar mais fácil para mostrar o status de conteúdo, autoria, etc.

4 passos para construir um excelente calendário de conteúdo

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Esses 4 passos são bastante simples

1.Brainstorm de conteúdo que se encaixa a sua personalidade de marca e ao seu nicho de mercado

  • Você tem uma personalidade de marca?(Casual ou sério? engraçado ou profissional?
  • Seu conteúdo irá refletir na sua personalidade de marca?Se sim, como?
  • Quais dúvidas você tinha quando você estava começando na indústria? E hoje, você ainda as tem?
  • Quais são os problemas/as dúvidas que seus clientes têm?
  • Existem freqüentes mudanças em sua indústria? Se sim, você é uma fonte confiável de informações sobre elas?

Se você precisa de algumas idéias para o marketing de conteúdo, considere o seguinte:

  • Um tema para post semanal com base em algo (como: manter as pessoas atualizadas sobre notícias do setor)
  • Artigos “Como Fazer” sobre marketing, retenção de clientes, aquisição de clientes, etc
  • Como fazer webinars ou vídeos com assessoria financeira, receitas / dicas, moda, etc
  • Estudo de casos
  • Casos de sucesso relacionados ao seu produto
  • Infográficos para negócios, estatísticas, comunicados de imprensa
  • Guias de viagem, guias de orientação de produtos, guia de compra e vendas de imóveis

2. Crie um calendário de 1 a 6 meses

  • Cronograma de conteúdo de mídia social com a maior antecedência possível
  • Grandes eventos como webinars, RP/entrevistas, e-book / lançamentos de produtos e conferências podem ser agendadas assim que você fechar a data de lançamento

3. Teste o conteúdo antes de adicionar conteúdo ao seu calendário

  • Será que o meu conteúdo combina com o conteúdo de marketing do meu perfil de marca?
  • Meu conteúdo é interessante (inteligente, surpreendente, engraçado, instigante, novo, exclusivo) e envolvente?
  • Com a ascensão de otimização de mídia social (SMO), o meu conteúdo incentiva likes no Facebook, ações e comentários? Eu mesmo compartilharia isso?

4. Fique de olho no seu ambiente

  • Não confie em seu calendário completamente: não se esqueça de verificar sobre as novas tendências para tirar proveito de notícias
  • Observe suas análises de conteúdo: só porque algo está no seu calendário, não significa que está gravado na pedra. Se não está funcionando, o altere ou até mesmo o retire!
  • Assista os movimentos de seus concorrentes:o marketing online é um mundo em constante mudança. Certifique-se de que você esteja assistindo a seus concorrentes para novas idéias ou estratégias

Um calendário de conteúdo finalizado

Segue um exemplo de um tipo de calendário de conteúdo em prática:

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Março de 2014 ( Segunda a sexta)

Você vai perceber que os diferentes tipos de conteúdo são codificados por cores

Segue o que você está vendo:

  • Azul : 3-4 artigos longos por semana para o blog
  • Verde : 2 apresentações no SlideShare por semanaconstruído a partir de pesquisa de blog, estudos de caso, ou de outras fontes
  • Rosa : Sindicação de conteúdo para sites de indicação
  • Cinza :3 comentários diários sobre o conteúdo em sites influenciadores em toda a web vai ajudar a mantê-lo por dentro da conversa
  • Amarelo : Infográfico Bi-semanal construído a partir de pesquisa do blog, estudos de casos, estatísticas, ou outras fontes
  • Verde claro :E-book Mensal construído a partir de artigos mais longos do blog

Eu recomendo uma distribuição similar de conteúdo para o seu calendário de conteúdo já para o próximo mês.

Detalhamento de conteúdo

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Segue a combinação de conteúdo que eu recomendaria:

1. Escreva 3 artigos mais longos por semana

Invista tempo e esforço (e pesquisas) em três artigos longos a cada semana (entre 1,200 - 2,000 palavras).

Pense sobre estes artigos como a entrada principal de uma data comemorativa, que é fundamental para a sua estratégia de comunicação.

Assim, outras coisas como peças de conteúdo que você produzir serão apenas sobras desta refeição principal.

Então aprofunde-se em estatísticas, estudos de caso e outras pesquisas para fazer o seu blog o mais abrangente possível.Isso não só vai tornar o conteúdo de seu blog mais valioso para o seu leitor, como também ele vai estabelecer sua empresa como uma fonte confiável de informação boa, tornando se mais fácil o retorno continuo do mesmo.

2. Crie 2 apresentações no SlideShare por semana

A few months ago, I was making a SlideShare presentation for every blog article I wrote. The problem was that some articles don’t lend themselves to presentation format (bullet-points, an image on every slide, etc). So I was forcing it.

O SlideShare é um site de compartilhamento de conteúdo (de uso gratuito), que faz com que suas apresentações de negócios fiquem disponíveis para um grande número de usuários. As apresentações são totalmente incorporáveis, para download, compartilhamento, comentários e likes - e o SEO do SlideShare está crescendo diariamente tornando o local ainda mais popular.

Não adianta querer colocar todos os post do seu blog no SlideShare, pois tem todos servem para o formato de apresentação lá. Não basta também apenas copiar.

slideshare-logo

As apresentações nem sempre são tão atraente como a gente quer. As vezes elas nos levam mais tempo do que deveriam e o retorno no não é viável.

Segue o que eu te recomendo:

  • Resuma os dados a partir de 1 ou 2 de seus artigos longos do blog (ou estatísticas ou fatos que você se deparou na semana)
  • Resuma uma apresentação SlideShare visualmente atraente
  • Incorpore em seu blog com uma breve descrição e a promova através de seus canais sociais

Se você estiver interessado em um olhar mais abrangente no SlideShare, confira:

-Como usar o SlideShare para promover o seu negócio

3. Distribua seu conteúdo

A couple times a week, syndicate your blog articles, infographics & SlideShare presentations to the many sites available across the web. This helps with link-building (great for SEO) and furthers your brand & content reach.

Here are some sites I use:

Algumas vezes por semana, espalhe/distribua seus artigos, infográficos e apresentações no SlideShare em alguns sites disponíveis na net. Isso ajuda com ligação de construção (ótimo para SEO) e promove a sua marca e alcance de conteúdo.

4. Deixe 3 comentários diários em blog influenciador

Comercialização Influente é basicamente a prática de chegar aos líderes on-line em seu setor e os incentivar a ajudar na promoção da sua marca.

Cada setor tem eles, é apenas uma questão de encontrá-los. Pesquise alguns e entre em contato.

Tente comentar em 2-3 blogs todo dia - comente algo inteligente e relevante, observações perspicazes, fazendo perguntas razoáveis​​, ou mesmo discordando de uma forma informada e respeitosa, como por exemplo acrescentando outras dicas.

Comentários mantem o seu nome na mente de um influenciador - assim interações no Twitter ou Facebook irão significar muito mais. Pedir por compartilhamento no seu próprio blog será melhor recebido se eles souberem que você compartilhou seu material online.

5.Infográfico Bi-semanal

Utilize as estatísticas, os pontos principais, estudos de caso, fatos e tendências interessantes que você resumiu para o seu artigo de blog e os transforme em algo mais visual e mais palatável para seu público.

Infográficos são mais fáceis de ser compartilhados do que artigos longos artigos - e recebem mais downloads e tem mais engajamento.

Claro que, para pequenas empresas sem um designer gráfico, infográficos pode ser difícil. Mas os peço que experimente com software de design grátis (se você não pode pagar ou não tiver Photoshop, InDesign ou Adobe Illustrator) como o Gimp, Info.gramor Piktochart.

6. E-book mensal

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E-books são o produto final de seu “programa de reciclagem” de conteúdo.

Uma vez que você tenha escrito 5 ou 6 excelentes artigos no blog, sobre o mesmo assunto, os resuma em um ebook, em seguida, publique em seu site.

Isso pode ser feito com o PowerPoint, mas eu realmente recomendo o InDesign para que o produto final saia mais profissional e atraente para o leitor.

E-books são valiosos - mais valioso do que qualquer artigo do blog, apresentação no SlideShare ou infográfico que você já tenha criado. Eles devem ser guias completos sobre seu assunto - algo que as pessoas podem baixar e salvar em seu computador e seja inspiração e orientação.

Como tal, você não deve necessariamente, os oferecer totalmente de graça.

O que muitas empresas fazem é criar uma landing page (página de destino) para o e-book descrevendo o que o e-book contém e quão incrível ele é, e em seguida, solicita um endereço de e-mail para que o usuário possa então baixar o e-book.

Isso coloca o candidato em seu fluxo de e-mail marketing, uma vez que eles já demonstraram interesse no e-book e o baixou você o tem segmentado para suas campanhas de e-mail marketing que no fim te leva a venda, ou seja, eles passam a ser seu cliente potencial.

Conclusão

Espero que agora você tem uma ideia melhor dos benefícios de calendários de conteúdo e o que realmente deve conter neles.

Eu apenas falei sobre o melhor de muitas estratégias de conteúdo que você precisa para empregar este ano.

Boa sorte com seus calendários, e por favor deixe seu comentário logo abaixo para eu saber como você está se saindo ou até mesmo se você desejar acrescentar ou tirar alguma dúvida, fique a vontade para escrever no espaço de comentários.

Por Thiara@wishpond.com