7 fórmulas para chamadas de ação no Facebook

Eu estava pensando sobre calls-to-actionpara uma nova campanha de anúncios no Facebook que eu queria fazer e fiquei me perguntando por que eu estava começando do zero. O que eu quero dizer é que eu tenho criado e analisado um monte de anúncios no Facebook.Por que eu não tenho um conjunto de fórmulas que posso aproveitar? Então, eu decidi criar uma lista que facilita “preencher o espaço em branco” das CTAs de novos anúncios no Facebook - não só para uma publicação agradável no blog, mas para tornar a minha própria vida mais fácil.

Eu defino uma fórmula como eficaz aquela que não só impulsiona cliques, mas também conversões na landing page do anúncio. No artigo de hoje vou te mostrar as fórmulas que podem funcionar para ambos os anúncios, aquele no feed de notícias e os da lateral direita da sua página no Facebook, pois tenho visto grande sucesso em ambos formatos.

Analisei um grande número de anúncios no Facebook, casos de sucesso e os próprios anúncios da Wishpond que tem um bom desempenho. Neste post eu vou discutir as 7 fórmulas que trouxeram engajamento acima da média e te mostrar alguns exemplos de como cada um é feito. Eu separei alguns tipos de anúncios para encontrar algo em comum que permanece parado e aqueles que mudam a cada nova interação:

1. “Pare de fazer [em branco]”

Eu pessoalmente gosto muito do poder de chamar a atenção de uma CTA negativa.Palavras ou frases negativas dizem a uma pessoa que ela está fazendo algo errado são ótimas para fazer com que usuários parem e pensem sobre o seu anúncio no Facebook. Elas também são ótimas para surpreender os outros anúncios que dizem “Venda mais” ou “Torne-se uma pessoa melhor”. Alguma coisa sobre negatividade soa honesto, e eu acho isso inovador.

Aqui está um grande exemplo disso. Não é muito pertinente, mas gera receio entre especialistas de SEO, dizendo que o que eles oferecem para SEO pode não ser tão bom quanto parece. Ou que uma nova mudança no algoritmo de busca do Google listou o trabalho deles como ‘ruim’:

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Segue 3 exemplos de como usar fórmulas para suas chamadas de ação do seu anúncio no Facebook:

  • Pare de [perder tempo em reuniões]
  • Pare de [ser intimidado por mulheres]
  • Pare de [esperar por um novo namorado]

2. Cansado de [ ]?

Essa é uma fórmula semelhante a “Pare de fazer [ ]”. É muito negativa, mas em uma forma diferente. Ao invés de jogar com os medos das pessoas, ele trabalha em cima de frustrações. É especialmente forte quando se trata das frustrações das pessoas na tentativa de resolver problemas ou melhorar suas vidas.

Por exemplo, a maioria das pessoas que tentam perder peso terá que tentar diferentes dietas ou programas de exercícios antes de encontrar o que realmente funciona melhor para elas. Essas pessoas que estão presas tentando encontrar esse método perfeito para si, depois de tentar e falhar em tantas outras, são um alvo fácil para este tipo de fórmula. Para esse público, você pode tentar uma CTA como “Cansados de dietas que prometem resultados surreais?”. Isto irá levá-las a pensar em todas as capas de revistas e anúncios, e sua incapacidade de cumprir tais promessas. Além disso, você mostrando que entende a situação dele, eles estarão mais propensos a confiar em você e clicar no seu anúncio.

Segue um exemplo de uma empresa B2B que realmente me marcou. Eu vejo inúmeros anúncios no Facebook de “especialistas de marketing online” para programas e cursos de formação que me prometem muitos leads e vendas novas. Portanto, esta é uma maneira perfeita para me fazer parar e pensar que esse cara possa ser diferente, e me atrair a clicar no anúncio.

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Agora segue uma pequena variação desta fórmula. Ela gera receio nas frustrações das pessoas também. Ela simpatiza perfeitamente com a forma como alguns comerciantes novos se sentem quando eles dão o primeiro salto em SEO, e lhes proporciona uma solução para fazer o SEO como um profissional:

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Seguem 3 maneiras que você pode usar essa fórmulas para CTA:

  • Cansado de [Trabalhar onde você odeia?]
  • Não aguenta mais [pegar engarrafamento todos os dias?]
  • Cansado de [atrasar seus pagamentos?]

3. Grátis: [em branco] [Informativo/E-book/Conteúdo exclusivo]

A maneira mais fácil de fazer com quem alguém clique em seu anúncio no Facebook é oferecer-lhes algo gratuito. É como dizer “Ei, confira o que eu tenho para oferecer. É totalmente grátis!”. Para a maioria do seu público-alvo, eles vão ter um (no mínimo) leve interesse no que você tem para oferecer. Então, a probabilidade deles pagarem por isso é zero.

Aqui está um grande exemplo. Uma CTA simples me oferecendo um recurso valioso em um tópico que está em alta na mente de muitos especialista de marketing nesse momento, SEO local. Se eu sou um especialidade de marketing interessado em aumentar o meu conhecimento sobre SEO local, este é um anúncio muito atraente:

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Seguem três exemplos focados para empresas B2C:

  • Grátis: receitas de baixa calorias
  • Plano grátisde treinamento para corridas!
  • Guia de viagem grátis

Seguem mais exemplos para B2Bs:

  • Grátis: um caso de sucesso de teste A/B
  • E-book grátis sobre testes A/B

4. Cupom de descontos Grátis [em branco]

Bem parecido com a fórmula “Grátis [ ] [informativo]” acima, esse é um método perfeito para trazer cliques e inscrições nas suas landing pages oferecendo alguma coisa grátis. Eu diria que essa maneira é ainda melhor para gerar cliques de pessoas que estão mais interessadas em comprar da sua marca em um curto período. Informativos grátis são excelentes para obter leads no seu funil de venda, mas cupons são capazes de gerar lead de quem já estão mais próximos de uma compra.

Por quê?

Se a pessoa solicita um cupom, elas já estão planejando comprar uma produto/serviço que o cupom está oferecendo.Neste ponto, eles podem ser simplesmente comparação de preços, e seu cupom pode impulsioná-los a comprar de você.

  1. [Quer/Precisa] [em branco]? Obtenha nosso [em branco]

Perguntas são excelentes técnicas psicológicas para captar o interesse das pessoas em seus anúncios no Facebook. Elas funcionam por duas razões:

  • Elas tem um tom convencional que desperta o interesse nas pessoas.
  • As pessoas costumam se perguntarquando tem um problema a solucionar. Elas não apenas pensam “Precisa de mais vendas no próximo trimestre”, elas pensam: “Como é que eu vou conseguir mais vendas no próximo trimestre?”.

Para este tipo de fórmula, pense sobre as metas ou desejos do seu público-alvo e posicione seu produto ou e-book gratuito/relatório como a solução. Teste sinônimos diferentes para a palavra “querer”, como “necessitar”, “almejar” ou vontade de“.

Aqui está um exemplo de um anúncio no Facebookno feed de notícias que fizemos para promover um dos nossose-books, utilizando essa fórmula:

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Segue alguns exemplos de perguntas que você pode usar em seus anúncios no Facebook:

  • Precisa comprar passagens para o carnaval?
  • Quer que ela te perceba?
  • Precisa de ajuda com trabalhos da faculdade?

6. Veja por que [Influenciador] disse [em branco]

Quando você está anunciando ou vendendo para novos clientes,a maiorbarreira de fechar uma vendaou converter chama-se confiança. Antes que alguémte entregueo endereço de e-mail ou (se você tiver sorte) suas informações de cartão de crédito, eles têm que confiar em você.

Na internet isso pode ser difícil. Mas uma das melhores maneiras de construir a confiança nas pessoas é com uma citação ou recomendação de alguém que eles e outras pessoas, confiem: um influenciador.

Um influenciador é alguém cuja opinião é procurada em uma indústria particular. Eles se estabeleceram como uma fonte segura,sobre as questões, novos desenvolvimentos ou melhores práticas.

Este anúnciono Facebookdo Scribd usou a fórmula perfeitamente, com "Veja por que a revista Wired chama Scribdde oNetflixdelivros”. Ambos Wired e Netflix foram ótimos para criar confiança e uma compreensão óbvia do serviço.

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Seguem mais 3 exemplos de como você pode usar essa fórmula:

  • Veja por que Gisele Bündchen recomenda [branco] para sua nova dieta
  • Veja por que aGlobo proibiu este de ser mostrado na TV
  • Veja por que Anderson Silvafaz este exercício todos os dias

7. Entre para ganhar [Branco]

Nada deixa uma pessoa mais engajada do que a chance de ganhar um grande prêmio.Um concurso é uma das melhores landing pages para promover com um anúncio no Facebook. Ele cria o desejo enormenas pessoas clicarem, o que pode ser difícil para os anúncios no Facebook que não pode contar com o “gráfico de intenção” que o Google Adwords faz.

Confiraum recente anúncio no Facebookque usou a fórmulana descrição:

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Por: Thiara@ wishpond