Como criar um anúncio no Facebook com um público segmentado no Power Editor

Você está tendo dificuldades com anúncios no Facebook? Está desapontado com o custo por ação e perdido no que realmente fazer?

Esse artigo vai mostrar oito melhores práticas de segmentaçãoestratégicadentro do Facebook Power Editore como testar seus anúncios no Facebook para ter certeza que você está lucrando com isso.

Eu vou também passar três super dicas que podem mudar como você anuncia no Facebook. Por isso fique atento e as coloque em prática.

Observação: Acompanhe todos os exemplos e dicas com as imagens em destaque.Todos os exemplos em imagens estão na ordem do processo de criação, assim você sabe exatamente do que estou falando se comparar com as imagens (ainda que em inglês).

Facebook Power Editor

O Power Editoré um plug-in grátis do navegador Chrome que ajuda negócios a gerenciar múltiplas campanhas ou um grande número de anúncios. O Power Editar facilita criar, editar, gerenciar e otimizar anúncios no Facebook, campanhas e publicações de página em massa, através de um grande número de diferentes contas de anúncios e páginas.

O gerenciador de anúnciosdo Facebook agora permite que você segmente seu anúncio tão específico quanto o Power Editor faz, mas por causa das funções da campanha,eu recomendo que você continue utilizando o Power Editor.

Você pode segmentar por:

-Localização, idade e sexo

-Interesses específicos

-Categorias gerais

-Conexões de marcas

-Usuários desconectados

-Fãs que já estão dentro do seu sistema de gerenciamento de conteúdo

-Um público “semelhante”

Para criar uma campanha de anúncio no Facebook, clique em “ Criar Campanha”. (Veja na imagem abaixo)

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Uma vez que você criou sua campanha e a nomeou, clique em “Criar anúncio” (Create Ad). Você vai ser direcionado para a página de criação onde você dar um nome, uma imagem, título e texto ao seu anúncio no Facebook, e decide onde seu anúncio vai aparecer no Facebook (no feed de notícias ou na coluna direita, num computador ou num dispositivo móvel).

Como esse artigo é sobre segmentação, eu incluí apenas a aba de “público” no exemplo abaixo. No entanto, eu forneci toda a página de criação do anúncio então você pode entender meus pontos no contexto. Eu numerei e destaquei na imagem de exemplo abaixo cada item explicado, assim você vai saber do que estou falando (ainda que a imagem esteja em inglês).

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1- Localização

2- Idade

3- Sexo

4- Interesses específicos

5- Categorias gerais

6- Conexões

7 e 8 - Avançado

Exemplo de anúncios:

Ao londo desse artigo, eu vou utilizar duas hipóteses de anúncios: Sorteio de um final de semana romântico para dois e Um e-book sobre o teste A/B. Isso vai ilustrar a diferença entre segmentação para B2C (para consumidor) e segmentação B2B (para negócio).

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Segmentando por localização, idade e sexo

Os três dados básicos demográfico, eles ainda são os mais importantes. Elas permitem você faça incríveissegmentações, eliminando seções inteiras do Facebook audience (público do Facebook).

1. Localização:

O anúncio do e-book pode e deveria ser comercializado para qualquer país que fala inglês (visto que o e-book foi escrito em inglês e está sendo promovido em inglês). Escolhemos os quatro principais mercado no exemplo logo abaixo. Assim como muitas empresas hoje em dia a Wishpond é uma empresa de mercado internacional. No Caso da Wishpond Brasil todos os nossos e-books são promovidos em português para o Brasil e Portugal principalmente.

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No entanto, o sorteio de um final de semana em um spa, pode ser realizado apenas na região do spa (veja na imagem de exemplo abaixo). Investir dinheiro para comercializar na Austrália se o seu negócio está em Nova Iorque, por exemplo, é um claro desperdício de recursos.

No exemplo abaixo, a empresa é situada nos Estados Unidos, e a cidade é Nova Iorque.

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Lembrando que o Facebook não vai deixar você segmentar duas cidades específicas dentro de dois diferentes países (por exemplo Nova Iorque e Londres). Você vai ter que criar dois anúncios diferentes ou campanhas de anúncios para isso.

2. Idade:

Os e-books são produtos no qual não há faixa etária segmentada. Você pode possivelmente eliminar usuários com 18 anos ou menos, já que os leitores de e-books não fazem parte do grupo de colegiais, mas visto que você está direcionando o seu anúncio no Facebook mais especificamente depois, não há essa necessidade.

Segmentar por idade para o sorteio do spa é mais interessante. Eu aconselharia diferentes números de anúncios segmentados para distintas faixa etária. (Veja o teste mais abaixo)

3. Sexo:

Nem o e-book nem o sorteio para o SPA tem obviamente um gênero específico.

Você poderia, no entanto, testar segmentando anúncio do spa e mudando a imagem ou o texto. (Teste A/B em momentos como esse traz muito resultado)

Por exemplo:

-Segmente mulheres e mude o texto: “Você e seu marido precisam de um final de semana fora? Ganhe um final de semana no spa X no valor de $500”

-Semente homens e mude o texto: “Sua mulher merece um final de semana fora? Ganhe um final de semana para dois no spa, no valor de $500!”

Segmentando por interesses específicos e categorias gerais

Segmentação porinteresses específicos permite você definir seu anúncio segmentando pelo que eles estão interessados. O Facebook identifica interesse a partir de:

-Interesses listados

-Atividades

-Educação e emprego

-Páginas que curtem

-Aplicativos que utilizam

-Grupos no qual fazem parte

Segmentação por categorias geraispermite que você segmente seu público baseado no que eles tem incluído em sua linha do tempo, tais como status de relacionamento, política, tendências, viagens, aniversários, novo trabalho, mudança de cidade ou país e mais.

4. Segmentando por interesses específicos (para o e-book):

Eu segmentaria o e-book baseado em interesses específicos pois como eu não me importo com a idade, sexo, localização status de relacionamento do meu público. O que importa nesse casa é o interesse dele em meu produto/conteúdo.

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5. Segmentando por categoria geral (para o spa):

Nesse caso eu segmentaria o sorteio de um final de semana num spa com a segmentação da categoria geral, pois eu não estou vendando nada baseado nos hobbies do público. Com categorias gerais eu posso aprimorar em pessoas dentro de um relacionamento (e excluir aquelas que estão em relacionamentos a distância, o que no caso deste anúncio é bastante conveniente).

Se eu fosse segmentar com base no interesse dos usuários do Facebook em ‘Spas’, eu reduziria o meu alcance do anúncio de 480.000 para 26.000.

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Segmentando por conexões

O Facebook permite que você semente por conexões de marca. Vamos dizer que a promoção do spa será disponível apenas para usuários do Facebook que curtiram a página da marca.Lembre-se que após a segmentação de usuários conectados não haveria sentido na segmentação por interesse específico e nem em categorias gerais.

6. Conectados com você

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Escolher a opção “conectados com” seria útil se a Wishpond quisesse lançar um e-book para seus fãs antes de lançar para todo o público e leads (criar coisas exclusivas é uma ótima estratégia de vendas no Facebook)

7. Não conectados

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Segmentar aqueles usuários do Facebook que ainda não estão conectados com você é excelente para anúncio de uma promoção. Porque dessa forma inclui participantes passados, e novos participantes (através do like-gate), e assim produz um grande impulso no perfil da marca no Facebook.

Segmentar por amigos de seus fãs é uma maneira ótima de alcançar indivíduos que tem uma grande possibilidade de engajamento, visto que eles tem várias coisas em comum com seus amigos (seus atuais fãs).

Dica top número 1: O Facebook fornece uma ideia do número de usuários que irão ver seu anúncio no Facebook (alcance estimado) durante todo o processo de segmentação. Fique atento nesse número para determinar se você foi muito específico ou pode focar um pouco mais.

Lembre-se que segmentação de anúncios deve limitar a audiência para pessoas que possam estar interessadas, incluindo uma audiência grande o suficiente para que o anúncio seja um sucesso (independente do que o seu negócio entende como sucesso).

Segmentando para uma lista customizada

8. Segmentando a partir de seu próprio CRM*

O Facebook permite você segmentar o público de seu anúncio no Facebook baseado no seu sistema existente de gestão de relacionamento com o seu cliente. Isso significa que você pode segmentar atuais consumidores, clientes antigos ou inativos, participantes de o concursos/sorteios (promoções no geral) recentes, etc.

Basicamente qualquer contato existente que você tenha você pode alcançar com conteúdo de forma altamente segmentada.Para fazer isso, clique na opção “Avançada” (eu circulei na primeira imagem de exemplo lá em cima).

*CRM é uma abreviação para o termo em inglês"Customer Relationship Management" que em português falamos “Gestão de Relacionamento com o Cliente”

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O próprio Facebook combina os dados fornecidos contra usuários ativos do Facebook, e constrói um público personalizado dentro do Power Editor, o que lhe permite voltar à lista mais tarde.

9. Segmentando para um público semelhante (lookalike audience)

A ferramenta “lookalike audience” é ótima para empresas de todos os tipos, uma vez que tem como alvo as pessoas com base nas características de um público que você sabe que estar interessado (a sua própria lista de e-mail).

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Como criar um público lookalike:

Crie um público personalizado

Selecione o público e clique em “Criar público similar”

Escolha o país de onde você gostaria de desenhar um conjunto semelhante de pessoas

Selecione se deseja otimizar para Similaridade (top 1% a partir de determinado país - mais especificamente segmentado, porém com menos alcance).

ou mais alcance (top 5% a partir de determinado país - menos especificamente segmentada, mas com maior alcance)

O Facebook irá criar um público semelhante com base nas características (idade, sexo, interesses, categorias gerais etc) semelhantes à lista original de público personalizado.

Esteja ciente de que pode demorar até 24 horas para a sua lista lookalike (semelhante) ser gerada.

Dica top número 2 :Quando o lookalike audience otimizado para similaridade conter o top 1% das pessoas, e lookalike audiences otimizados para maior alcance conter o top 5%, o maior alcance irá incluir um público similar. Você pode usar a exclusão de segmentação para remover as pessoas em seu público similar enquanto segmentar o seu público de maior alcance.

Testando

Testes são fundamentais para realizar campanhas de anúncio no Facebook bem sucedidas, porque sem anúncios distintos sua presença de marca irá cair no “vírus” do esgotamento de anúncios.

Esgotamento de anúncio ocorre quando os usuários do Facebook se tornam “cegos” para o seu anúncio e sua taxa de cliques (CTR) cai. O que eu quero dizer é que eles se cansam de ver sempre a mesma coisa (texto, imagem e cores) e acabam passando direto pelo seu anúncio repetido.A fim de competir com o resto do feed de notícias, você tem que segmentar corretamente, oferecer uma grande proposta de valor, e fornecer imagens atraentes.

Testar diversosanúncios também ajuda a determinar o que seu público-alvo responde melhor, se para o texto ou imagens diferentes.

Segue exemplo do teste A/B para os anúncios do SPA:

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Anúncio A é o anúncio “controle” (o anúncio principal que foi realizado e que sabemos que a CTR e engajamento). Vamos dizer:

-O anúncio foi executado para ambos os sexos e para uma faixa etária não especificada

-A CTR de 24 horas estava em torno de 0,09% (muito respeitável)

-Nas últimas 48 horas, a sua CTR desceu para cerca de 0,02% e sua freqüência para 8 (um sinal claro de esgotamento de anúncio)

Então nós decidimos testar o outro anúncio no Facebook, imagem (B). Como você pode ver o título e o texto são exatamente os mesmos. Tudo o que está mudando é a imagem.

Agora podemos testar apenas a mudança de imagem, e que seria um teste de verdade. Mas, dada a diferença de idade entre o casal na foto, por que não podemos mudar os detalhes demográficos também? Vamos dizer que nós eliminamos pessoas com mais de 40 anos de nosso público-alvo. É verdade, alcance do nosso anúncio cai de 720 mil para 480 mil, mas a nossa CTR provavelmente irá aumentar na medida em que os usuários do Facebook vêem a imagem vão sentir mais afinidade com as pessoas do anúncio.

Outro teste seria mudar as segmentações da categorias de grupo apenas para pais, alterar o texto, mas manter a mesma imagem. O título podia ser: “Necessidade de fugir?” E o texto “'Entre para ganhar um fim de semana longe das crianças”.

Outro teste novamente poderia manter o mesmo texto e dados demográficos acima (para pais), porém mudar a imagem para a de uma mãe estressada e pai em meio as crianças gritando.

Dica top número 3: Quando vários anúncios estão sendo veiculados em uma campanha, o Facebook distribui automaticamente a maior parte do seu orçamento diário para anúncios de melhor desempenho. Isso significa que é fundamental que você coloque os seus anúncios no Facebook em campanhas diferentes quando você estiver testando (crie mais de uma campanha de anúncios de testes). Essa é apenas uma das razões que o Power Editor do Facebook é tão essencial para as pequenas empresas.

Enquanto você testa, fique atento sobre o engajamento das suas publicações, cliques e das métricas do engajamento das pessoas no Facebook Insights.

Conclusão

Depois de ler esse artigo, espero que você tenha uma melhor ideia de como segmentar com sucesso e testar seus anúncios no Facebook. Lembre-se de separar anúncios por campanhas se você estiver testando eles.

Leitura complementar:

Agora é a sua vez. Você já teve sucesso com o teste A / B ou combateu o esgotamento de anúncio através da rotação de anúncios?

Se tiver qualquer dúvida em montar uma campanha de anúncios no Facebook clique aqui para solicitar ajuda.

Escrito por: Thiara@wishpond.com