Landing Pages: 5 detalhes que tornam a conversão diferente

Você se diverte fazendo testes A/B? Ou isso te soa estranho?

Você confere o resultado dos seus testes todas as manhãs, fica empolgado com os resultando que ver chegando perto de 95% de aceitação?

Quando eu comecei a experimentar otimização de sites eu nunca iria ter pensado que eu poderia me divertir o tanto quanto eu me divirto. Certeza que o assunto não é exatamente algo empolgante mas eu amo o fato de criar algumas hipóteses de gerar receita para seu negócios e as provar.

Porque é isso que estamos fazendo aqui. Otimização de landing page gera receita para seu negócio. Aumente conversões em sua página utilizando as estratégias que eu vou te dar nesse artigo. Estratégias essa que pode aumentar a receita de seu negócio de forma notável.

Sim, o negócio é sério. Mas isso não significa que não pode ser divertido.

Esse artigo vai entrar nos mínimos detalhes que podem fazer toda diferença. Eu vou te dar cinco variáveis para concentrar seus testes e oferecer exemplos reais de cada uma.

Vamos começar.

1. Direção do olhar

Todas as cincos variáveis que eu vou te dar nesse artigo vai influenciar no tráfego da sua landing page inconscientemente.

Nós não entramos em um site completamenteciente de que a psicologia por trás de suas cores escolhidas estão nos influenciando. Por exemplo, nós não conscientemente reconhecemos que você formatou o botão de CTA para ser o mais atraente, sem ser visualmente não-apelativo.

Mas mesmo assim, somos influenciados por esses pequenos detalhes. Na verdade, esses pequenos detalhes são dominantes para nosso comportamento, e se vamos converter ou não (ou seja, clicar na CTA e fazer o que é solicitado nela).

Uma das minhas variáveis favoritas é essa do direcionamento do olhar. Você já sabe que você deve utilizar uma imagem com uma pessoa em sua landing page,uma vez que faz o seu negócio mais compreensível e visualmente atraente. O que você talvez não saiba é que para onde essa pessoa está olhando pode ter um efeito sério sobre o que o visitante presta atenção também.

Confira esse exemplo de direção do olhar da QuickSprout:

eye-direction landign pages

eye-direction landing pages

Você vai notar que na primeira imagem, a modelo está olhando para a frente, e o software de rastreamento ocular (amarelo, verde e vermelho) reflete que o tráfego para esse site se concentra em seus olhos e na proposta de valor.

Contudo, a segunda imagem, a modelo concentra sua atenção no shampoo à sua direita. O softwaremostra claramente um (totalmente inconsciente) rastreamento de sua linha de visão por parte do visitante e um refoco no próprio shampoo.

Mas por que isso acontece?

Bem, acontece que os seres humanos atribuem uma enorme importância para os olhos. Eles são quase sempre (seios femininos são a exceção notável) a primeira coisa que olhamos quando vemos em uma pessoa. Percebe-se também que nós somos excelentes para acompanhar a direção do olhar daquele indivíduo. Nós fazemos isso tão inconscientemente quanto como nos concentramos nos olhos.

Interessante, não é?

2. Encapsulação, contraste, e espaços em branco

Você tem um segundo para encorajar o visitante da sua landing page ficar mais um pouco e conhecer melhor sua proposta. Isso com certeza é feito com uma linda imagem que chame atenção (eu recomendo uma mulher sorrindo olhando para sua proposta de valor) e um título persuasivo.

Mas também é feito pelas pequenas coisas, ele é feito pelas pequenas táticas que garantem que o seu valor seja notado pelo visitante.

Você precisa se dedicar na construção da sua landing page para que seja a mais intuitiva possível. Remova todas as barreiras de entendimento do seu tráfego, em quão incrível você é e quão influenciável você pode ser para o sucesso do negócio deles.

Você tem apenas um segundo para encorajar o visitante da sua landing page a ficar no site. Isso pode ser eficazmente feito com uma imagem bonita e chamativa (eu recomendo uma pessoa sorrindo com a sua proposta única de venda ou proposta de valor) e um título persuasivo.

Mas tudo isso também é feito por pequenas ações; feito por suas táticas para garantir que o seu valor seja notado pelo visitante.

É por isso que eu não recomendo parágrafos. Eles dificultam a visão das pessoas, sem se esforçar para isso, o valor que você pode conseguir.

Aqui está apenas uma maneira que você pode fazer isso:

imageA imagem acima é um dos 4 benefícios (mini USP) da ferramenta de landing page da Wishpond. Existem quatro variáveis que fazem a landing page mais otimizada:

-Chamando atenção (em marcadores): No fundo branco da página do produto, o azul da Wishpond se destaca e atrai o olhar. Eu também gosto do pequeno ícone relevante que ajuda a comunicar a mensagem.

-Uma proposta de valor, simples, curta e fácil de entender em letra grande.

-O espaço branco entre o benefício e os quatro pontos adicionais ajuda os benefícios se destacarem.

  • Lista de benefícios (em marcadores): Embora esses quatro pontos sejam fáceis de escapar, para aqueles que querem um pouco mais de informação que não põe em causa o apelo global da página.

Para mais, confira: Landing pages - design para converter.

3. Matenha simples e otimizado

A otimização da landing page na sua essência, é encontrar um equlíbrio entre transmitir informação o suficiente ao visitante para convertê-los, e não muita informação para que eles não se sintam sobrecarregados e saiam da sua página.

Você já deve ter visitado uma landing page que apenas parece não ter fim, e outro que, você pensa, não pode ser tudo isso ( KISSmetrics, eu não sei como você consegue fazer isso):

landing page optimization

A imagem que você está vendo acima é de 95% da landing page da KISSmetrics (somente corta os botões de “Features” “Pricing” e “Blog” na parte inferior esquerda.

Por isso é tão importante o teste, porque alguns mercados reagem de forma diferente. Eu queria poder te dizer que a sua landing page precisa ter 327 palavras. Eu adoraria falar que o título deve possuir 64 caracteres, a lista de benefícios deve incluir quatro pontos individuais e sua imagem deve ter exatamente 630 pixels de largura por 493 pixels de altura.

Mas eu não posso.

O que eu posso te dizer é:

-Elimine toda distração : Sua landing page deve ter um foco principal, uma “pergunta” que você quer alcançar.

-Matenha sua CTA na parte de cima da página** :**Na verdade, mantenha todos os seus principais focos (imagem principal da USP ou proposição de valor) acima da quebra de página

-Menos geralmente é mais: Eu recomendaria começar com uma landing page minimalista e, em seguida, adicionar variáveis​​, ao invés do contrário.

-*Cores importam: * A maioria das empresas B2B tem sucesso com os azuis, brancos e cinzas. É provável que você também tenha. Ao invés de mexer muito no fundo, use um esquema de cores simples e teste (altere) a imagem, a cores da CTA e do encapsulamento

4. Depoimentos de clientes

Ninguém mesmo compra uma camisa online mais, a menos que eae seja avaliada por mais de 100 pessoas e tenha pelo menos 4,2 estrelas. Seu tráfego na web nunca foi inteiramente confiado por você (afinal, você tem um interesse no próprio produto). Mas e os seus clientes anteriores? Agora eles são apenas pessoas como o seu tráfego na web!

O depoimento de cliente que você escolher é um grande negócio. Alguns públicos vão responder mais aos seus maiores nomes, enquanto alguns vão gostar de opiniões regulares. Alguns precisam de um álbum e citações, enquanto outros só precisa de um único depoimento. Todos os públicos são diferentes, então teste por si mesmo e descubra o que é melhor para você!

image

Seguem três detalhes que você pode testar dentro de seus espaço para depoimentos de clientes.

1. Foto de perfil: Uma imagem de perfil de seu cliente citado torna mais confiável (e, portanto você confia e acredita melhor na marca). Eu até recomendo você testar com o depoimento de seu cliente sendo a sua imagem principal para a landing page (e sua citação como a sua USP)

2. Dê detalhes específicos: Um depoimento de cliente que diz: “Em 6 meses eu aumentei minhas taxas de conversão da landing page em 242%” é muito mais valioso, e fácil de acreditar que um que diz “X Landing pages são incríveis e meu favorito sempre!”. Se você for utilizar o depoimento de um cliente específico, eu recomendo que você encontre um estudo de caso com resultados realistas (ao invés de valores atípicos que não são susceptíveis de ocorrer novamente).

3. Não use sua intuição: Sem surpresa, os depoimentos de clientes mais incríveis são os que não cantam seus louvores a partir do topo de uma montanha. Você pode encontrar mais sucesso com um depoimento que não é tão positivo.

Experimente algo como isso:

“Eu estava cético no início, mas fiquei agradavelmente surpreendido quando começamos a ver um aumento de 75% no tráfego do site na primeira semana!”

“Acme SaaS não é para todos, especialmente para as corporações internacionais, com centenas de milhares de comerciantes individuais, mas a minha pequena empresa se ​​encaixam perfeitamente e geramos leads qualificados imediatamente!”

“Embora os resultados não acontecem durante a noite, com a ajuda da equipe de atendimento ao cliente incrível AcmeSaaS ‘fomos capazes de resolver as torções. E, após a quarta iteração, de repente viu nossos anúncios click-through saltar 240%. Obrigado a Lucy no departamento cliente para o sucesso!”

Super dica : Assim como os pequenos detalhes podem ter maiores efeitos sobre as taxas de conversões da sua página de destino, assim também pode a linguagem que você usa.

5. Seja específico

Se você acha que eu fui específica demais acima, você ainda nem começou.

Algumas vezes as menores variáveis (como colocar o botão da CTA no canto superior direito ao invés de colocá-lo no campo superior esquerdo, ou trocando a cor do botão de um verde claro para um verde escuro) que trazem os resultados mais incríveis.

Por exemplo, confira esse estudo de caso:

landing page optimization

O que você está vendo acima é uma imagem real da conta da Wishpond no Optimizely.A página que esse teste se refere é a página do produto ’ ferramenta de landing pages’.

Nossa hipótese** :**Pré-destacando o campo 'Endereó de e-mai’ vai aumentar o número de conversÕes.

Nosso raciocínio: Todo passo que você dá entre um visitante chegando na página e um visitante convertendo deve ser retirado. Destacando o campo 'Endereço de e-mail’ remove um passo crucial.

Nosso resultado** :**A variação com o campo destacado aumentou o número de conversões na página em 56,4%, e uma estatística de probabilidade de 99,2%.

A página estava convertendo 27,1%, e agora converte 42,4%. Dependendo de quão longe você quer ir com isso, calcule o aumento no rendimento proveniente dessa pequena mudança:

Se a landing page recebe 5.000 visitantes por mês e a média de pagamento mensal é de 75 reais ou mais, quanto um aumento na taxa de conversão de 27,1% para 42,4% gera em rendimento em crescimento?

Sim. Por isso que no começo eu disse que isso é divertido.

Conclusão

Eu finalizei o artigo com aquele estudo de caso para te mostrar como pequenas mudanças na sua landing page realmente podem ter um efeito no mundo real para o sucesso do seu negócio.

Landing pages são a cara da sua empresa. A diferença entre uma landing page otimizada e uma não otimizada é que uma delas te sauda com os braços abertos e um sorriso e a outra faz você atravessar a rua e andar mais rápido para passar despercebido.

Leitura complementar:

-Landing Pages: Utilize a linguagem que converte

-3 exemplos de Landing Page: Críticas e Sugestões

-Landing Pages: Um novo jeito de atrair vendas online e gerar leads

Você já ficou surpreso (positiva ou negativamente) com um teste A/B? Quais foram algumas hipóteses que você pensou e quais foram as conclusões? Comente abaixo!

Por Thiara @ Wishpond