Como eu posso otimizar o orçamento e lance em anúncios no Google? [Edição básica]

Se sente perdido quando ver a palavra “ Anúncios CPC no Google AdWords”? E em relação a lances de CPM? Ou CPC máximo?

Se você é novo no Google AdWords, ou se você é uma pessoa ocupada cuidando de muitos aspectos da sua empresa, o orçamento e processo de lances podem parecer um pouco complicado. E eles não precisam ser.

Separei alguns princípios básicos que você precisa saber para obter retorno sobre o investimento (ROI) de seu dinheiro através de anúncios no Google.

O que significa essas siglas? PPC/CPC, CPM e CPA explicados

Ok, vou começar te dando a informação que vai fazer você parecer bastante esperto.

Você pode não precisar usar todas essas siglas e termos, mas isso vai te dar mais clareza sobre as opções básicas de lances que você tem no Google. O restante deste artigo incidirá sobre o que você vai provavelmente usar: PPC/CPC.

Segue detalhes sobre o PPC/CPC, CPM e CPA:

PPC/CPC (pagar por clique/custo por clique)é o que a maioria dos donos de pequenos negócios escolhem para usar. Seu custo é baseado no número de cliques no seu anúncio. Você pode escolher o lance manual ou automático (falarei em breve). CPC tem um custo padrão, que você vê na criação de um anúncio.

CPM (custo por mil impressões)é o melhor para exposição de marca. Você paga com base em cada mil visualizações - e não nas ações tomadas, ou seja, cliques no anúncio. Essa opção só está disponível se você está anunciando somente na rede do Google AdWords. Observação: Se você ainda não conhece direito a rede do Google, eu recomendo que você comece com a opção de anúncios PPC.

Screen Shot 2014-03-04 at 2.54.23 PM.png

CPA (custo por aquisição)é um processo de lance mais avançado. Ele exige que você tenha acompanhamento de conversõese possui uma série de outros critérios que você deve cumprir. Você configura os custos dos seus anúncios com base no que você está disposto a pagar por uma conversão específica de anúncio. Por exemplo, se a URL de destino dos seus anúncios leva o usuário para uma página de seu produto/serviço no seu e-commerce ou em uma landing page que solicita um endereço de e-mail ao usuário, o Google rastreia as conversões nessas páginas. Você é cobrado com base em cada aquisição.

Observe, existe também:

CPV (custo por visualização)-esse é apenas para anúncios em vídeo.

ECPC (custo por clique otimizado) -é uma opção avançada que requer acompanhamento de conversões. Ela permite que o Google vá mais estrategicamente além do seu público-alvo, e otimize seu ROI.

PPC do Google AdWords: Fundamentos básicos

Vamos entrar em mais detalhes sobre o processo de lances que é mais provável que você use.

Custo por clique (CPC) é o método padrão de orçamento do Google AdWords. Esse tipo de anúncio te dá um bom ROI, porque você só paga quando alguém está interessado o suficiente a ponto de tomar a ação de clicar em seu anúncio.

Se você estiver familiarizado com anúncios e publicidade em um meio mais tradicional, como mídia impressa, televisão ou rádio, todo o conceito de só pagar por resultados pode parecer estranho, até mesmo porque publicidade offline você investe um valor por cada anúncio independente de obter sucesso ou não e também paga antes. Com um orçamento em CPC, você sabe que as pessoas estão clicando no seu site, landing pages, ou redes sociais. Se você não receber o clique em cima do anúncio (CTR), você não paga. Simples assim!

Se você nunca criou anúncio online, você também vai precisar se acostumar com orçamentos diários. Isso é muito simples de calcular. Basta pegar o seu orçamento de anúncio semanal, mensal ou trimestral, e fazer as contas para obter o seu orçamento diário.

Para uma primeira campanha no Google AdWords, eu sugiro um orçamento a partir de R$40 a R$70 por dia. Porém você pode alterar o seu orçamento a qualquer momento. Monitore seus anúncios no Google. Se você está recebendo bons resultados - aumente o seu gasto com anúncios. Lembre-se de sempre acompanhar todos os resultados e investir nos anúncios que estão de trazendo um bom ROI.

PPC - Lance automático x Lance manual

Com a opção PPC, você pode escolher o lance do anúncio automaticamente ou manualmente. É como escolher entre câmbio automático e manual.

Eu sugiro que você escolha a opção automática se você está iniciando, ou realmente não tem tempo para mudar os seus anúncios de forma estratégica. Quando você se familiarizar, experimente o meu método preferido - o lance manual, que te dá muito mais liberdade para ajustar o desempenho de cada anúncio.

Segue mais algumas informações sobre os dois tipos:

Lance automático significa que você vai deixar que o Google determine o seu CPC para cada palavra-chave que você utilizar em suas campanhas de anúncios.

Quando você for configurar sua nova campanha de anúncios, na seção Orçamento:

  • Selecione a opção ‘O Google AdWords definirá meus lances para ajudar a maximizar os cliques dentro de meu orçamento-alvo’para a sua estratégia de lance
  • Defina o seu orçamento baseado na quantidade que você está disposto a gastar por dia

image

Quando você está começando - ou você tem um milhão de tarefas para se concentrar - o lance automático é a maneira mais simples para licitar os seus custos. O Google otimiza suas campanhas para que você tenha o máximo de cliques no seu orçamento.

Lance manual significa que você começa a escolher o seu CPC máximo para cada palavra-chave. O lance manual te dá a flexibilidade de poder ajustar a segmentação de seus anúncios para as suas necessidades de negócios.

Para tecnicamente fazer um anúncio CPC de lance manual:

  • Escolha 'Definirei manualmente meus lances para cliques’na estratégia de lance/licitação
  • Defina sua oferta padrão - este é o seu CPC máximo (o máximo que você vai pagar por anúncios em um grupo de anúncio ( ad group)
  • Defina o seu orçamento baseado na quantidade que você está disposto a gastar diariamente

image

Os benefícios do lance manual são que você pode controlar quais palavras-chave você quer gastar mais do valor do seu orçamento. Isso significa que você pode ter mais muito mais estratégia no seu ROI de anúncios e objetivas de negócios.

Por exemplo, se você está anunciando para uma cafeteria e esta semana eles querem focar em “Cappuccino”, você pode ajustar seu CPC máximo para gastar mais com as palavras-chave relacionadas com “Cappuccino” para essa semana.

Além disso, os custos de lances de anúncio mudam ao longo do dia com base na quantidade de lance de outras pessoas. É uma espécie de leilão online, baseado na oferta e procura (tipo como o mercado de ações - mas nem tão complexo). Portanto, se você avançar, e o seu lance estratégico trazer um bom ROI para o seu negócio, você pode experimentar táticas mais específicas - como a utilização de ajustes de lance e otimizar seus lances ao longo do dia.

Você está pronto para parar de ler porque agora você está muito confuso? Não se preocupe, A Wishpond tem uma ferramenta simples do Google AdWords para você. Para definir o seu orçamento com a gente, tudo que você tem que fazer é calcular o seu orçamento diário a ser gasto com anúncios online.

Como aumentar o ROI do anúncio no Google: 3 Táticas

Existem muitos métodos para melhorar seus resultados com anúncios do Google AdWords. De fato, você pode encontrar muitos livros sobre o assunto, e carreiras inteiras dedicadas exclusivamente ao aumento do ROI no AdWords.

Agora, você provavelmente não está interessado em gastar todos os seus dias querendo ser superior que os especialistas. Confira três táticas simples que você pode utilizar, que te deixa voltar a gestão do seu negócio - e direcionar o tráfego a partir de seus anúncios.

Separei três táticas básicas para aumentar seu ROI:

1. Melhore o índice de qualidade da suas palavras-chave: O Google classifica cada frase-chave que você escolhe para seus anúncios. Quanto maior a pontuação, melhor seus anúncios irão se sair e consequentemente diminuir o seu custo por clique.

2. Monitore seus desempenho e otimize seus lances: Verifique sempre as métricas ao longo de suas campanhas de anúncios. Acompanhe o seu ROI, e determine quais você está recebendo os melhores resultados para o menor custo. Por exemplo, se você é um agente imobiliário, você pode descobrir que ajustar as palavras-chave ou alterar sua landing page, reduz seus custo por clique e aumenta suas conversões.

3. Ajuste os lances de suas palavras-chave: Monitore seus resultados. Aumente o seu CPC máximo naquelas palavras-chave que você está obtendo mais resultados. Diminua o CPC máximo em palavras-chave que não estão se saindo bem.

Não se preocupe, se isso tudo ainda parece um pouco confuso, você pode usar as ferramentas do Google Adword. Tudo que você precisa fazer é definir o seu orçamento diário, e nós vamos fazer o resto para você.

Screen Shot 2014-03-04 at 5.01.46 PM.png

Conclusão

Orçamento, lance e aumento no ROI com o Google AdWords não tem que ser um mistério. Espero que este artigo tenha ajudado esclarecer e trazer confiança para suas futuras campanhas do AdWords.

Para ler mais sobre o Google AdWords:

O que você acha? Já teve sucesso com a criação de seu lance e orçamento de anúncios? Tem alguma dica e táticas para compartilhar? Deixe sua opinião nos comentários logo abaixo.

O Gooogle AdWords é um mistério para você? E agora você sabe que ele é crucial para seu negócio?

Confira nossa nova ferramenta para criação de anúncios no Google. A Wishpond facilita o seu marketing online.

Por Thiara@wishpond.com