Landing pages: Otimize os fomurlários de inscrição para mais conversões

Landing pages: Otimize os fomurlários de inscrição para mais conversões

image

Você está gerando leads? Você quer gerar? Você já otimizou sua landing page utilizando todas as melhores práticas que temos compartilhado aqui no blog da Wishpond?

Você está se perguntando se tem mais alguma coisa?

Claro que tem!

Embora não seja a parte mais atraente da sua landing page, o formulário de inscrição/participação é a parte essencial da otimização de landing pages.

Nesse artigo vou entrar na ciência e na psicologia por trás da otimização de formulário de inscrição de uma landing page . Vou discutir como isso pode influenciar nas suas taxas de conversão e te dar as três principais coisas que você deve manter em mente ao criar sua landing page.

Por que os formulários de participação são realmente importantes?

Os formulários de inscrição é onde as pessoas pagam por seu valiso conteúdo, o acesso à sua campanha, ou para uma demonstração gratuita por exemplo. Você os convence de que o engajamento vale a pena através de suas USP’s, listas de benefícios, imagens, depoimentos de clientes, símbolos de confiança e CTA’s envolvente e atraentes ao seu público. Em troca, eles tem apenas que preencher este pequeno formulário (normalmente ao lado direito de uma landig page) que geralmente os solicitam algo muito pessoal para eles:

Seus nomes.

Pense que: na maioria das vezes o seu lead potencial sabe que o preenchimento de um formulário de inscrição significa que está entrando no funil de vendas de seu negócio. No mínimo, eles tem conhecimento de que provavelmente vão estar recebendo alguns e-mails da empresa nas próximas semanas após enviar seu e-mail..

Não importa o quão delicado você é, quão pessoal seus e-mails de marketing são ou quão convincente você é com a sua frase de “não spam!”, os usuários online sabem o talvez eles possam de arrepender por ter fornecido seus endereços de e-mail.

Mantenha o equilíbrio entre sua solicitação e a oferta

Detalhes de um lead valem muito mais para o negócio do que eles posam imaginar. Essa informação ainda é valiosa para eles. Como eu já disse acima, nós estamos falando sobre o nome de alguém, endereço de e-mail, etc (coisas pessoais!).

Portanto, a quantidade de campos de formulários que você solicita que o usuário preencha devem estar em relação direta com o que você está dando em troca. Tudo o que você está pedindo deve refletir no que você está oferecendo.

Vou explicar em 4 passos como isso acontece de forma hierárquica para que você possa ver como pode funcionar:

1. No topo nós temos inscrição para um evento ou workshop

Eventos, onde as pessoas estão realmente se inscrevendo para receber informações sobre ou até mesmo para atender são uma das principais maneiras de gerar leads. Em um evento especial você consegue solicitar mais detalhes de seus possíveis leads.

2.Em seguida: “Se inscreva para uma conferência” e “Demonstração grátis”

Esta estratégia para gerar leads, oferece bastante valor (conversa pessoal e exclusiva). Isto significa que você pode solicitar mais em seu formulário em troca dessa conferência ou demonstração. Eu estou falando de solicitações como “tamanho do negócio”, “ramo” etc.

3. Então nós temos o casos de sucesso e relatórios da indústria

Vale mais do que e-books só porque eles oferecem informações exclusivas que os leads não podem obter em qualquer lugar. Para esse tipo de landing page, no fomulário você pode inserir pelo menos a solicitação de código postal.

4. Por último porém não menos importante, são os e-books, webinars e podcasts

Embora este conteúdo possa ser extremamente valioso, no geral (e porque o valor é assumido, até os leads realmente começarem a ler o e-book ou ouvir a webinar) esses são o início da geração de leads. Eu recomendo solicitar nome e endereço de e-mail. Isto é, a menos que haja um influenciador envolvido (nesse caso a estratégia evolui um pouco mais na geração de leads).

Mantenha o equilíbrio entre sua oferta e sua segmentação

Profissionais de marketing de conteúdo, aqueles que criar o teste A/B e os que escrevem anúncios devem trabalhar em estreita colaboração com os profissionais de vendas. Nós olhamos para baixo do funil de vendas e oscila de vez em quando. A otimização dos formulários de inscrição é um desses momentos.

Sua equipe de vendas vai chegar mais longe com um lead quando eles souberem um pouco mais sobre eles. Quando for criar o seu formulário de inscrição você precisa ter uma conversa com o pessoal de vendas da empresa, sobre as características mais importantes que eles já encontraram e fazem a diferença entre uma conversão e um “obrigado pelo bate-papo, eu acho que vou continuar procurando por aí … ”

Em suma, as vezes sacrificar sua taxa de conversão vale a pena se aqueles leads que convertem têm uma maior chance de uma venda final.

Às vezes, incluir mais campos no formulário de inscrição (embora diminuindo a chance do tráfego total converter em sua landing page), vai realmente resultar em mais futuras vendas.

Essa é a chamada “oferta e segmentação”, e é algo que você precisa considerar.

Como em todos os testes A/B e otimização de landing page existem momentos em que as coisas que mudamos no topo do funil, causam um grande efeito no início para valer a pena. Remova todos os campos do formulário, mas o campo “nome” vai aumentar as taxas de conversão, sem dúvida. Mas também significa que os leads que recebemos não valem o espaço que ocupam no nosso CRM. Isso significa que nosso pessoal de vendas vai olhar para nós e dizer “impressionante, você fez a nossa página de geração de leads converter em 84%. Mas a nossa conversão de vendas é de 2. Parabéns ”.

A oferta versus a segmentação é algo que você precisa testar, já que cada equipe de vendas funciona de forma diferente. Por exemplo, a Hubspot executou esta forma de geração leads por um bom tempo (o que significa que deve estar funcionando bem para eles):

landing page entry form

Um formulário longo como esse, para mim, significa que os benefícios que estão recebendo de conhecer mais sobre o lead ou de seu cargo são mais importantes do que o sucesso que está tendo de possíveis leads escapando da página quando vêem o tamanho do formulário.

O poder de campos de formulário pré-preenchidos

Há alguns meses, aumentamos nossas assinaturas em 56% com um único teste A/B simples.

Como isso funciona:

-Uma pequena linha de código (eu recomendo chamar um desenvolvedor) “$ (”#target “) foco ();”. Entra em seu código de landing page

-Isso faz com que, quando alguém chega em sua página, o cursor já estará dentro do formulário de inscrição

-Tudo o que ele tem que fazer é começar a digitar

Basicamente, isso muda seu formulário de inscrição de…

landing page entry form

Para esse:

landing page entry form

Eu sei o que você vai dizer: “Você deve estar brincando comigo! Não existe absolutamente nenhuma maneira que poderia aumentar as conversões de landing pages em 50% ”.

Bom! Então eu acho que não vale a pena testar.

Leia mais sobre otimização de conversão em Landing pages:

Você pode criar sua primeira landing page com a ferramenta da Wishpond, clique aqui e saiba mais!

O que você acha? Quantas landing pagesvocê tem em seu site? Como elas estão aumentado os seus resultados de marketing online?

Caso queria ciar

Compartilhesuas ideias!

Por Thiara@wishpond.com