7 dicas de Marketing no Facebook que você deve conhecer

Cerca de 74% dos profissionais de marketing agoraconsideram o Facebook a parte mais importante de seus esforços de geração de leads, mostrando quão crítico de um elemento o Facebook se tornou. Neste artigo vou compartilhar 7 exemplos que encontrei para você ser o mais eficaz possível em seu marketing no Facebook.

Leia mais para descobrir como você pode sempre gerar novos leads e engajamento com conteúdos no Facebook.Confira a seguir as 7 dicas e exemplos que separei, e depois experimente algumas.

Dica #1: Atraia usuários do Facebook com conteúdo exclusivo apenas para fãs

Seus fãs do Facebook precisam se sentir especiais e que você se importa com eles. E eu percebi que a melhor maneira de fazer isso é oferecer promoções ou informações exclusivas para os fãs da sua página no Facebook.

Colocar um conteúdo de valor “atrás” de um like-gate é uma maneira de fazer com que os fãs se sintam especiais. O Like-gate restringe específicos conteúdos para apenas aqueles usuários do Facebook que já curtiram sua página ter acesso. Enviar fãs para uma aba de conteúdo ou ofertas da sua fanpage com like-gate irá proporcionar a eles um elemento de exclusividade e superioridade.

Não utilize o “like-gate” apenas para ganhar mais fãs. Você pode incentivar usuários a se tornarem fãs através da ferramenta de like-gate, mas deve continuar oferecendo ofertas exclusivas para eles no futuro. Se não, você corre o risco de que os usuários do Facebook curtam sua fanpage apenas por causa de sua oferta e então no final dela eles deixaram de curtir sua fanpage.

Uma maneira de maximizar o número de pessoas que você está engajando é oferecer aos fãs exclusivas ofertas semanais.

A Sephora Brasil engaja seus fãs através da “Fan Fridays” como você pode ver no exemplo logo abaixo. Essa promoção semanal oferece aos fãs e clientes produtos gratuitos da marca após a realização de uma compra. Esse tipo de promoção atrai mais fãs e consequentemente mais clientes, pois os mesmos curtem para ver a promoção e depois realizam a compra interessados no prêmio, sem necessidade de ficar torcendo para ser sorteado.

Eu particularmente gosto muito da ideia pois eles mudam as ofertas toda semana e isso faz com que os fãs confiram a fanpage frequentemente.

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Outra maneira de aumentar seus likes e ganhar fãs empolgados com sua marca e página é promover um concurso com like-gate para a participação. O like-gate vai te ajudar a maximizar o número de entradas e compartilhamentos que o concurso gera. Um exemplo de concurso exclusivo para fãs é o da Kidy Calçados (cliente WIshpond).

O exemplo abaixo é do like-gate que leva o usuário a curtir a página para poder enviar sua foto e participar do Concurso de Fotos. O aplicativo da Wishpond tem a opção de like-gate.

PS: Vou falar sobre concursos e promoções no Facebook na dica #7.

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“Esconder” as informações atrás do like-gate é uma outra maneira de fazer os usuários do Facebook curtirem sua página e gostarem de ter feito isso. O like-gate pode funcionar como uma prévia para gerar curiosidade no usuário.

Eu gosto de oferecer e-books como recompensa para aqueles que curtem minha fanpage. E-books funcionam de forma excelente pois o mesmo proporciona mais conhecimento sobre algum conteúdo e fornece uma noção do que será suas próximas publicações.Dependendo de sua indústria, o conteúdo grátis pode ser mais valioso para o seu mercado-alvo, e pode te dar muitos novos fãs e clientes potenciais.

A fanpage da Wishpond, é um exemplo perfeito para você entender e visualizar o que estou falando. Se tornar um fã da Wishpond pode te dar acessos individuais para um de nossos e-books. Veja o exemplo:

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Ps: Esse exemplo é do layout novo do Facebook. Algumas fanpages ainda tem o layout antigo.

Conteúdo especial apenas para fãs pode ajudar você a ganhar novos fãs e manter clientes atuai. É uma maneira de fazer com que os usuários do Facebook não só curtam sua página, mas sejam cultivados para vendas ao longo do tempo.

Dica #2: Publique algo que deixe seus fãs empolgados com sua marca

Compartilhamento de informações sobre seus produtos ou serviços são ótimos, mas sempre transmita os benefícios para os consumidores e como isso pode os ajudar. As publicações que geram entusiasmo e engajamento são as mais eficazes.

Evite falar muito sobre si mesmo ou impor uma compra, para não desagradar seus fãs. Apenas publicar uma foto do seu produto com um link para a compra não é empolgante, atraente e muito menos envolvente.

Mostrar novos e interessantes usos do seu produto e como ele pode beneficiar seu público é muito mais envolvente e atraente.

Eu encontrei um exemplo interessante na Fanpage do grupo Pão de açúcar. O exemplo também serve de ideia para promoções sazonais (o dia dos pais está chegando).

Veja o exemplo abaixo e perceba mais uma forma de engajar usuários:

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O que gostei nesse post:

-Eles aproveitaram a copa para interagir com o torcedor brasileiro

-A utilização de uma montagem mostrando diversas fotos e selfies que o fã podia enviar

-Tem um apelo visual grande com a utilização das cores e imagens

-A hashtag do grupo sempre presente em seus posts (#praserfeliz)

-Essa publicação gerou um pouco mais de 51mil likes e quase 1.500 compartilhamentos.

  • De forma sutil a marca Pão de Açúcar é exibida, gerando o aumento do conhecimento de marca.

Um outro exemplo que encontrei foi na página da O Boticário com dicas e ideia de presente para o dia dos avós. Os comentários com marcações de amigos, curtidas e compartilhamentos são inevitáveis. Confira:

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Essa publicação simples atrai os consumidores para comprar os itens necessários para presentear seus avós.

Você também pode fazer perguntas referente a um de seus produtos ou serviços e também gerar conteúdo com dicas de como utilizar um de seus produtos ou serviço. Tudo isso gera engajamento e divulga seu negócio pela internet.

Outras maneiras de exibir seus produtos e engajar seus fãs são:

-Pots do tipo “Preencha o espaço em branco”

-Posts de fotos para Curtidas x Compartilhamentos”

-Mensagens curiosas que se relacionam com seu produto/ramo

Para mais exemplos leia: Ótimas maneiras de como promover os seus produtos no Facebook!e se crie sua próximas publicações.

Dica #3: Publique frases inspiradoras para gerar engajamento

Nem todo o conteúdo que você publica no Facebook deve ser diretamente sobre seu produto ou focando em vendas. Às vezes, eu gosto de me envolver com fãs através de publicações divertidas ou citações inspiradoras (especialmente nas sextas e segundas - feiras e véspera de feriados). Isso pode ser muito benéfico para a sua imagem e a experiência que você dá para seus fãs.

Um ótimo exemplo de citação inspiracional que achei no Facebook foi o da adoro FARM:

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Por que eu acho que essa publicação funciona:

-Não se refere a um produto ou serviço da marca, mas mantém ligação da marca com Fãs

-Ela dá aos fãs um sentimento positivo, se tornando satisfeito por ser fã da página

-Gerou mais de 4mil curtidas, mais de 1mil compartilhamentos, espalhando o alcance da fanpage

Dica #4: Publique promoções e ideias de presentes para gerar conversa e interatividade os usuários

Em lojas físicas ou online as publicações promocionais são uma ótima saída para se conectar com fãs no Facebook. Quando você descobre que a sua loja favorita está tendo uma nova promoção, você deseja que todos os seus amigos e familiares fiquem sabendo para que eles possam participar também.

Isso funciona da mesma forma no Facebook. Quando você compartilhar informações sobre sua nova promoção, seus fãs irão compartilhar essa publicação em perfis de amigos ou em seus próprios perfis. Isso amplia o seu alcance a novos públicos e cria conversas sobre a sua marca. Um exemplo disso pode ser visto na publicação que a fanpage da adoro FARMfez semana passada:

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PS: Para clientes que gostam de comprar online ainda tem a vantagem do frete grátis!

Você também pode aproveitar os eventos especiais e feriados para gerar conversa sobre sua empresa de uma forma diferente e interativa. Verão, Natal, dia dos Pais, eventos ou férias, são uma ótima ocasião e maneira de deixar os fãs entusiasmados e envolvidos com sua página e marca. Um excelente exemplo desse tipo de publicação para o dia dos pais segue abaixo:

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Por que eu acho que essa publicação funciona:

  • Foi utilizado um link onde o usuário é direcionado para montar a homenagem para seu pai
  • A marca mostra que se preocupa com o consumidor ao dar ideias e criar um espaço para homenagens
  • Em dois dias, a publicação gerou mais de 2mil likes e quase 500 compartilhamentos (exemplo retirado dia 25 de julho).

Dica #5:Entretenha o seu público com vídeos rápidos e interessantes

Vídeos curtos e intrigantes tem o poder de manter sua página atualizada e interessante para fãs e tem o potencial de serem compartilhados de forma viral.É melhor criar vídeos visuais com pouca conversa, para que os fãs possam assistir em qualquer local e entender a mensagem, mesmo sem som.

Vídeos não geram tanto engajamento quanto fotos, porque eles exigem mais tempo e “esforço” para que os usuários os processem. Tenho percebido, no entanto, que quando os fãs interagem com um vídeo, é um engajamento mais profundo, mais valioso. Pois eles literalmente tomam uma ação ao clicar para rodar o vídeo e passam um tempo interagindo com o conteúdo que você criou, gerando um vínculo mais profundo com o seu negócio.

Meus vídeos favoritos são vídeos simples que os fãs podem se relacionar e se conectar de forma pessoal. Estes tipos de vídeos fazem você sentir certas emoções e portanto, são mais fáceis de serem lembrados e compartilhados com amigos.

O exemplo que achei super válido, interativo e que funciona bastante para divulgar a marca de forma sutil e também aumentar sua credibilidade foi o do Grupo Pão de Açúcar junto com a Unilever, que tem como título “Recilcar” e sua hashtag já famosa “#praserfeliz”. Confira:

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Eu achei essa publicação fantástica pois:

-O vídeo era interativo e mostrava exatamente o que o fã precisava saber sobre o programa de reciclagem na época da copa

  • A marca aproveitou a copa para manter e divulgar o programa de sustentabilidade que existe há 13 anos

-É algo sobre sustentabilidade social onde todos devem se envolver e a marca mostra respeito ao cidadão e meio ambiente

-Gerou quase 150 comentários, quase 12 mil curtidas e mais de mil compartilhamentos

Um outro tipo de vídeo que você pode fazer é algo com fatos curiosos, isso gera bastante engajamento e compartilhamentos. Veja o exemplo que encontrei na página do Hotel Urbano:

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Após assistir o vídeo ( http://goo.gl/KxKKdC) você não sente vontade de compartilhar com seus amigos? Quase um mês depois da publicação desse vídeo que tem apenas 44 segundos, o resultado foi o seguinte:

  • 2.528 curtidas
  • 572 compartilhamentos
  • 77 comentários
  • E claro, aumento da notoriedade da marca

Dica #6: Acompanhe o engajamento de publicações nas informações de página do Facebook

Facebook Page Insights (informações de página do Facebook)é uma ferramenta analítica que você precisa aproveitar ao máximo. Essa ferramenta permite que você monitore o desempenho da sua página ao longo do tempo, acompanhe quantas pessoas estão curtindo, comentando ou compartilhando o seu conteúdo, e marque posts específicos para determinar a mudança do engajamento de seu fã em relação ao tipo de conteúdo publicado, horário e mais. Qualquer mudança que você faça em suas publicações ao longo do tempo você também pode analisar.

Você pode experimentar vários tipos de mensagens com seus fãs e ver qual funciona melhor para a sua página. É simples, semanalmente você pode checar as informações de sua página e descobrir qual tipo de publicação gerou mais engajamento. Como pode ser visto no exemplo abaixo, analisar o nível de engajamento de cada publicação permite que você veja o material que seus fãs mais gosta e muito mais.

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Nas informações de página do Facebook você também pode encontrar a demografia de seus fãs. A idade e sexo de seus fãs são a chave para o tipo de conteúdo que você precisa publicar em sua página. Eu também descobri que analisar os dias e horários que meus fãs estão online me ajuda bastante, pois me permite publicar em diferentes momentos do dia para ver qual publicação gera mais interação e comunicação com meus fãs.

Você também pode utilizar essa ferramenta para ver de onde os seus fãs estão vindo. Por exemplo, ele pode ter visto um comentário de um amigo em uma de suas publicações ou ter encontrado um anúncio de sua página e clicado, o levando até sua página. É importante saber qual método de geração de leads funciona melhor para você. E ainda, você pode descobrir quem deixou de curtir sua página e o que o levou a fazer isso.

Dica #7: Envolva fãs com o Concursos culturais

O Facebook definitivamente é a plataforma online perfeita para realizar concursos culturais para seus atuais fãs ou para atrair novos fãs. Diversos tipos de concursos podem ser realizados diretamente no Facebook, tais como, concurso de fotos, votos, frases e indicação. Um dos meus concursos favoritos é o Concurso de Fotos, pois ele é interativo, divertido e claro, fácil de envolver o fã e gerar conteúdo sem precisar de muito.

Escolha uma imagem atraente para inspirar e divulgar o concurso em sua fanpage. Isso faz com que seus fãs continuem pensando e falando sobre sua marca (mesmo quando eles não estiverem no Facebook e claro) e gere mais engajamento.

Os clientes adoram concursos no Facebook, porque eles são fáceis de participar e compartilhar com amigos. Concursos que envolvem conteúdo gerado pelo usuário são os mais compartilhados, pois os participantes podem facilmente exibir para seus amigos no Facebook o que eles criaram. Concurso de Legenda de Foto também é interativo e você ainda posteriormente pode utilizar as legendas enviadas para seus próprios fins de marketing.

PS:Para tornar tudo isso ainda mais simples, você pode utilizar aplicativos de terceiros que já tem templates para os concursos assim como os da Wishpond. E então é só escolher um, e em poucos minutos seu concurso de fotos estará pronto e publicado na aba de sua fanpage. Com o link altamente customizadopara aparelhos móveis você pode criar uma publicação para divulgar seu mais novo concurso de fotos. Experimente aqui!

Conclusão

O Facebook como uma ferramenta de comunicação e interação de 24 horas, quando utilizado corretamenteeu acredito que pode ser o melhor amigo de um profissional de marketing.

Espero que eu tenha te dado algumas dicas para que você possa melhorar o marketing online da sua empresa de forma simples e eficaz. Experimente algumas dessas dicas, e perceba assim como eu o que melhor funciona para o seu negócio ou cliente e ainda ganhe fãs que amam acompanhar e compartilharseu conteúdo.

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Caso você tenha alguma dúvida ou algo que queria compartilhar, deixe no comentário abaixo. Obrigada!

Por Thiara@wishpond.com