Dicas simples de Marketing Digital

Neste post vamos abordar 14 pontos importantes para melhorar sua presença online.

1. Ter uma presença online efetiva

Há 15 anos atrás ter um website era um diferencial competitivo para as empresas mas hoje em dia é uma obrigação. Considerando que 89% dos consumidores utilizam as ferramentas de busca na decisão de compra, não ter uma presença online é um erro básico. Hoje em dia não basta ter um website, é preciso estar presente nas principais Redes Sociais, pelo menos no Facebooke Twitter.

2. Faça seu website com uma agência digital

58% dos consumidores acabam não realizando a compra em determinada empresa por causa do layout do website. Não é simplesmente uma questão visual. Os usuários se sentem seguros quando visitam um website que é bonito, intuitivo e funcional, coisas que combinadas passam credibilidade.

Contrate uma agência que se preocupe com os princípios de UI (User Interface) e com as boas práticas de [SEO](http://en.wikipedia.org/wiki/Searchengineoptimization "SEO"), Assim você conseguirá ter um retorno da verba investida em Digital Marketing. Portanto não decida baseado só no preço!

3. Utilize fotos de qualidade

Ao invés de comprar imagens de empresas de Banco de Imagem, o que é muitas vezes bem prático e rápido, procure produzir suas próprias fotos. Contrate um profissional que consiga produzir material suficiente para que você possa alimentar seus perfis em Redes Sociais.

4. Tenha um blog

Empresas que tem blog obtém em média 55% a mais de tráfego no website. Portanto não dá pra ignorar a importância de ter um blog, que traz muito mais visitantes ao seu website mas também aumenta em muito seu SEO. Para ter retorno é importante alimentá-lo regularmente com conteúdo de qualidade e que gere o interesse do seu público.

5. Hospede sua Blog no seu subdomínio

Se você tem um blog no Wordpress, por exemplo, faça com que ele esteja hospedado num subdomínio, assim você aproveitará da melhor maneira este tráfego que o blog proporciona, gerando resultados de SEO ainda melhores.

6. Esteja presente nas Redes Sociais

79% das empresas já tem presença nas Redes Sociais. Portanto este não é mais um diferencial das empresas, mais sim uma obrigação. Não é preciso estar em todas as plataformas de Redes Sociais, mas é importante analisar quais delas é mais importante para seu público. Para começar você pode criar uma página no Facebook e um perfil no Twitter. Uma vez criado, é fundamental reservar um tempo para atualizar. É melhor não ter uma presença nas Redes Sociais do que ter e não atualizar.

7. Monitore as Redes Sociais

42% dos consumidores esperam obter resposta através das Redes Sociais em até 1 hora. Porém a maioria das pequenas empresas apenas estão atentos ao que acontece nos seus perfis nas Redes Sociais durante algumas horas. Por isso é importante ter pelo menos 1 pessoa responsável pelo monitoramento das Redes Sociais. Este profissional precisa conhecer bem a empresa e ter acesso as informações que forem necessárias, além de ter qualquer autonomia para poder responder em nome da empresa.

8. Faça uma análise do retorno

Para mensurar o retorno obtido em Digital Marketing é importante analisar os resultados. Uma das melhores ferramentas pra isso é o Google Analytics, fornecido pelo Google. Interpretar estes dados nos ajuda a identificar o que está dando resultado e o que ainda precisa ser ajustado.

9. Conteúdo de qualidade

A maioria das empresas tem dificuldade para produzir conteúdo de qualidade. Postar algo simplesmente para atualizar os perfis na Redes Sociais é um erro comum e acaba produzindo o efeito contrário. Por isso é importante primeiro entender qual tipo de conteúdo pode gerar interação e definir uma rotina para produzir isso em tempo suficiente para que tenha qualidade.

Determine que alguns funcionários serão responsáveis por isso e crie uma procedimento padrão que envolve não somente a criação de conteúdo, mas também a revisão.

10. Use encurtadores de conteúdo

Ao usar encurtadores de link os posts obtém um retorno muito melhor de ReTweets no Twitter. Um dos mais usados é o Bitly

11. Faça posts nos horários mais adequados

Existem vários estudos e sugestões de melhores horários para post em cada plataforma de Rede Social. Um dos nossos posts aborda este assunto, mas de qualquer maneira é importante entender a rotina do seu público para determinar os melhores horários para postar. É importante analisar os resultados em diferentes horários para definir o que funciona para sua empresa.

12. Pesquisa de palavras chave

Embora as palavras chave não sejam mais o fator que mais influencia as ferramentas de busca, é importante pesquisar quais palavras ou termos as pessoas estão mais procurando. Para isso existe o Google Adwords em que você pode identificar que o que as pessoas estão procurando.

13. Hastags

O uso adequado de hastags pode aumentar bastante o retorno de posts no Twitter. Procure criar hastags que sirvam para que o assunto que você está abordando fique evidente. Jamais use o nome da sua marca ou produto, pois quanto maior a conotação comercial do post menor é a chance dele ser retweetado. A não ser que você esteja promovendo uma campanha nas Redes Sociais.

14. Crie sorteios e concursos nas redes sociais

Se você pretende aumentar o engajamento com seus fãs, o mais importante é criar maneiras de interagir com seu público. Uma das formas mais eficazes é criar concursos e sorteios no Facebookou Twitter. Através deste tipo de interação seus fãs ficam ainda mais envolvidos com os assuntos relacionados à sua marca.

Ao participar de um concurso ou sorteio no Facebookou Twitter o fã promove sua marca de forma espontânea, o que gera um aumento no número de seguidores e aumento de trafego no seu website.

As ferramenta de Social Media Marketing te auxiliam a criar campanhas nas redes sociais. Além de permitir com que você implemente a campanha de forma rápida e fácil, estas ferramentas possibilitam que você acompanhe o andamento e analise o retorno e engajamento que ela está tendo junto ao público. Com isso você fazer alguns ajustes para que ela tenha resultados ainda melhores. Além disso, com o pacotes de ferramentas da Wishpondvocê consegue obter o perfil dos participantes no final da campanha, podendo exportar este mailing de contatos para seu banco de dados.

Escrito por Livio Capalbo@ Wishpond