7 passos para fazer um ótimo anúncio no Facebook pela Wishpond

7 passos para criar um ótimo anúncio no Facebook usando a ferramenta de anúncios da Wishpond.

Você quer fazer anúncios no Facebook mas está tendo dificuldades tentando entender palavras técnicas e complexidade? Você iria preferir utilizar uma ferramenta mais fácil?

Então vamos explorar a mais nova solução da Wishpond: a ferramenta de anúncios no Facebook.

Este artigo vai te mostrar o passo-a-passo da solução. Eu vou falar sobre:

  • Como funciona anunciar no Facebook;
  • Otimizar a criação do seu anúncio;
  • Segmentação de anúncios;
  • Performance de anúncios;

Eu também vou mostrar três dos nossos casos de sucessos de anúncios no Facebook mais recentes (incluindo dois que ainda estão ativos). Além disso, vou responder cinco das perguntas mais frequentes sobre anúncios no Facebook para te dar uma visão geral.

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Por que eu devo utilizar a ferramenta de anúncios no Facebook da Wishpond?

Anunciar no Facebook pode gerar ótimos resultados, mas algumas vezes parece que você precisa de um exército de especialistas em publicidade para que eles atinjam um sucesso efetivo e convertam. A ferramenta de anúncios no Facebook da Wishpond foi feito para deixar esse processo o mais fácil possível para pequenas empresas.

A nossa ferramenta:

  • Conecta os seus anúncios no Facebook à uma página da web em apenas um passo
  • Possui apenas dois passos simples para a criação de um anúncio no Facebook
  • Faz o trabalho para você ao utilizar um software de redirecionamento que otimiza automaticamente seus anúncios para conversões
  • Te dá um uma taxa de cliques estimada baseada no seu público-alvo e no seu orçamento antes do seu anúncio ser publicado no Facebook

Ganhe mais tráfego para os seus concursos, promoções e páginas do seu site baseados em custo-por-clique (cost-per-click ou CPC). Vamos ver como funciona.

7 passos simples para a elaboração de um anúncio no Facebook, segmentação e acompanhamento


1. Criando seus anúncios

Depois de clicar em ’ Criar anúncio no Facebook’ dentro da sua ferramenta de anúncios no Facebook da Wishpond, você precisa decidir o destino do seu anúncio no Facebook.

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Se você não fez um concurso ou promoção com a Wishpond ainda, você precisá-la criar um antes de divulgá-lo. Para promover uma página já existente do seu site, simplesmente forneça a URL no campo especificado.

2. Configurando

A aparência do seu anúncio no Facebook influencia e muito na taxa de cliques. O título, a descrição e a imagem que você escolher podem fazer com que o seu anúncios obtenha resultados positivos ou negativos. Então, tenha certeza de que você esteja fazendo a coisa certa.

Escolhendo um título e texto para o anúncio:

O título e a descrição do seu anúncio são os fatores que melhoram a taxa de cliques do seu anúncio no Facebook.

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Ideias para o texto de um anúncio:

  • Chamadas como ‘Clique para participar’ ou 'Perca 30 quilos!’
  • Valores em real
  • Use a palavra 'grátis’
  • O nome da sua marca (se já reconhecido pelo seu público-alvo)

Escolhendo uma imagem para o seu anúncio:

Se o título e o texto do seu anúncio no Facebook são o que aumentam o número de cliques, a imagem é o que chama atenção do usuário do Facebook primeiramente.

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Eu recomendo a utilizar cores que se destacam sobre o azul e branco do feed de notícias do Facebook.

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E lembre-se: as práticas recomendadas do Facebook sugerem que as imagens dos anúncios devem estar em torno de 1200x600px, mas se ela tiver no mínimo 144x72px, tudo bem. Use o bom-senso (e a pré-visualização do seu anúncio através da Wishpond) para ter certeza de que a sua imagem esteja nítida e chamativa.

Quer garantir que você esteja otimizando as imagens do seu anúncio no Facebook para taxas de cliques e conversões? Leia o nosso artigo 6 melhores práticas de anúncios com imagens do Facebook que podem alavancar sua taxa de cliques.

_ Como o nosso software de segmentação funciona: _

Uma equipe dedicada de especialistas em anúncios no Facebook explora o API de anúncios no Facebook. Nós estamos constantemente observando as informações obtidas com o seu anúncio e os dados demográficos dos usuários do Facebook para otimizar os seus anúncios com o passar do tempo. Veja alguns casos de sucesso mais abaixo para ver se eles funcionam.

3. Direcionando com informações demográficas básicas

Se você mesmo quer criar segmentações para o seu anúncio no Facebook (ao invés de deixar nas mãos da Wishpond), aqui vai o que você pode fazer:

Direcionar usando localizações:

Segmentar seus anúncios no Facebook utilizando localizações é super simples. Criando um concurso cujo prêmio é um final de semana num spa? Não faz sentido direcionar seu anúncio para usuários no Camboja, então limite o seu anúncio para um alcance realístico para o seu negócio. Divulgando um e-book? Promova-o para todos os países que falam a língua portuguesa!

A Wishpond e o próprio Facebook não permitem que você direcione seu anúncio para duas cidades distintas em dois ou mais países diferentes (Lisboa e São Paulo, por exemplo). Se é isso que você quer, você deve fazer dois ou mais anúncios separadamente.

Direcionar usando faixa etária e sexo:

Idade e gênero podem limitar o alcance do seu anúncio do Facebook drasticamente. Isso pode melhorar o número de cliques que o seu anúncio recebe, visto que as pessoas que veem o seu anúncio estão mais suscetíveis a clicar sobre ele. Ou também pode diminuir o número geral de conversões não o mostrando para um grupo suficiente de pessoas.

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Lembre-se que a taxa de cliques sobre um anúncio no Facebook é calculado dividindo o número de cliques pelo número de visualizações. Uma taxa de .1% de cliques não é necessariamente bom se apenas 400 pessoas viram o seu anúncio. Enquanto uma taxa de .03% de cliques é excelente se 4.000 usuários visualizaram seu anúncio no Facebook.

Direcionar usando interesses e categorias gerais:

Marque a caixa 'Interesses’ para abrir as opções de segmentação usando interesses precisos e categorias gerais.

Direcionamento por interesses específicos permite que você defina o seu segmento sobre pelo que eles se interessam. O Facebook identifica esses interesses através de:

  • Interesses listados
  • Atividades
  • Educação e ocupação
  • Páginas curtidas
  • Aplicativos utilizados
  • Filiação a grupos

Categorias de interesses gerais permite que você escolha uma audiência a partir das informações que os usuários publicam em suas linhas do tempo (status de relacionamento, preferências políticas, viagens, aniversários, emprego novo, mudança recente, etc).

Eu considero direcionamento por interesses específicos extremamente útil porque ele cria uma atinge nichos específicos (como SEO, PR, ou esportes radicais, moda, e cargos de trabalho). Categorias de interesses gerais é melhor para criar segmentações por 'pais, parentes, e fidelidade a marcas.

4. Direcionando com público-alvo personalizado

A ferramenta de anúncios no Facebook da Wishpond permite que você importe seus contatos com endereços de e-mail, números de telefone, ferramenta de CRM, e contas do MailChimp e SalesForce.

Nós também estaremos lançando a opção de segmentar público-alvo semelhante nas próximas semanas.

Isso vai combinar a sua lista de contatos atual com usuários do Facebook com dados semelhantes - fornecendo a você uma lista de pessoas com similaridades demográficas e interesses, otimizando o seu anúncio para conversões.

Uma ótima maneira de utilizar essa função é para geração de clientes em potencial:

  • Faça um sorteio no Facebook pela Wishpond
  • Gere uma boa lista contendo endereços de e-mail dos participantes do sorteio
  • Faça uma campanha semelhante com formato e prêmio parecidos utilizando a opção 'público-alvo semelhante’
  • Exclua os participantes do primeiro sorteio completamente
  • Obtenha uma nova lista com clientes em potencial com dados parecidos com os da sua lista de contatos anterior

Audiência semelhante também garante que você esteja otimizando o seu anúncio no Facebook para uma melhora na taxa de cliques (visto que você está direcionando o anúncio para pessoas parecidas com aquelas que participaram anteriormente ou já são fãs da sua marca no Facebook) e você não vai perder tempo com os usuários do Facebook cujos endereços de e-mail você já tem.

Para mais informações sobre público-alvo customizado e público-alvo semelhante, leia o meu artigo como direcionar anúncios no Facebook para listas de e-mails e telefones.

5. Como decidir o seu gasto diário

O gasto diário que você definiu para os seus anúncios no Facebook vai depender completamente do seu negócio.

De forma prestativa, a Wishpond apresenta uma métrica de cliques diários estimada para que você tenha uma ideia do que você vai obter com o alcance que você especificou (baseado na segmentação) e no dinheiro que foi separou para isso.

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O que você vê acima é um número aproximado de cliques sobre um anúncio no Facebook por dia que você tem chance de obter com um gasto de diário de 20 dólares - considerando que você vai segmentar somente para mulheres que vivem no Brasil.

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Se você aumentasse o gasto diário por dia do seu anúncio no Facebook para, vamos dizer, 40 dólares, o número de cliques estaria entre 306 e 572. 60 dólares? 400 - 750.

Ah, super importante: saiba que você não está gastando o que você não é usado. Se você insere um gasto diário de 20 dólares para o seu anúncio no Facebook, mas apenas 10 dólares são usados, você só é cobrado por aqueles $10 dólares. Legal, né?

Para conseguir os melhores resultados com o seu dinheiro, faça uma pesquisa e melhore os seus anúncios no Facebook com as melhores práticas de segmentação, acompanhamento de resultados, escolha da imagem para o anúncio assim como entender as performances do anúncio.

6. Entendendo a performance do anúncio no Facebook

A ferramenta de anúncios no Facebook da Wishpond simplifica as ações publicitárias no Facebook - fornecendo somente as métricas que você precisa.

Resumo dos anúncios:

Abaixo é um resumo de um anúncio hipotético. São os resultados agregados de todos os anúncios que você já fez.

Esse resumo faz sentido num único anúncio com boa performance - algo que você pode atingir considerando que você está segmentando da melhor forma possível, otimizando suas imagens e textos, e fornecendo algo de bom valor para os seus fãs.

Performance por anúncio

Uma vez que você tenha feito o seu anúncio no Facebook, você pode visualizar a sua performance baseando-se em fatores que você se importa:

  • Visualizações: Quantas vezes o seu anúncio no Facebook apareceu no feed de notícias de um usuário.
  • Cliques: Quantas vezes o seu anúncio no Facebook recebeu interações - um clique para uma página do seu site ou para uma promoção.
  • Conversões: Apenas disponível quando você está gerando tráfego para a página de um concurso ou promoção feito na Wishpond, isso te dá uma boa ideia sobre como a combinação do seu anúncio e do destino do anúncio tem se saído.
  • Gasto: Ver quanto você realmente gastou por dia permite que você aumente, ou diminua, o orçamento máximo que você está disposto a gastar com o anúncio no Facebook.

7. Verificando a performance do seu anúncio no Facebook como uma campanha

Embaixo do resumo e do gráfico dos seus anúncios você vê todos os anúncios no Facebook que você criou e as performances individuais - assim como seus status (Rascunho, Ativo, ou Completo). Poder vê-los como um grupo agiliza e facilita a comparação de dois anúncios parecidos que você possa estar usando para teste.

Testar dois anúncios no Facebook e ver qual é o que traz os melhores resultados é mais simples do que você pensa, e mais poderoso do que você imagina.

3 casos de sucesso de anúncios no Facebook criados através da Wishpond:

1. SMSADeal.com que está fazendo um sorteio no Facebook cujo prêmio são créditos no site, direcionou seu anúncio no Facebook para pessoas que vivem nos Emirados Árabes:

  • Eles conseguiram 564 cliques no anúncio no dia 22 de outubro
  • Uma taxa de cliques de .15%
  • Uma taxa de conversão de 59%
  • Um gasto total no anúncio de 65 dólares

2. Usagineer , um vendedor na Etsy, está com dois anúncios ativos no Facebook vendendo adevisos de animes para laptops:

  • Atualmente eles estão testando dois anúncios com duas imagens diferentes
  • Eles observaram uma taxa de cliques de .072% nos dois anúncios, no dia 22 de outubro
  • O gasto total? 70 dólares.

3. Arena Festival 2012 , um grande festival de dança no México, fez um anúncio no Facebook direcionando-o para os Estados Unidos, México, Israel, Espanha e Brasil.

  • Até agora, mais de 2 milhões de usuários visualizaram o anúncio no Facebook
  • Eles atingiram a marca de 4.200 cliques em apenas três dias!
  • A taxa de cliques sobre o anúncio é de .2%
  • Gasto total? 75 dólares

5 perguntas mais frequentes sobre anúncios no Facebook

1. Por que a performance dos meus anúncios não tem sido boa?

  • Certifique-se de que todas as partes técnicas do seu anúncio e página de destino estejam funcionando corretamente
  • Tenha certeza de que a imagem usada no anúncio seja simples e impactante. Evite usar palavras e use cores de contrates
  • Garanta que o seu anúncio tem sido visto pelo público-alvo correto, seja com a Wishpond criando o segmento, ou você mesmo o criando
  • Certifique-se de que o que você está oferecendo é de grande valor para a sua audiência

2. Quais são as práticas recomendadas para o texto do meu anúncio no Facebook?

  • Inclua o nome da sua empresa em algum lugar do título ou da descrição do seu anúncio
  • Utilize uma boa chamada como 'clique e participe’ ou 'clique para saber mais’

3. Quais são as práticas recomendadas para a imagem do meu anúncio no Facebook?

  • Evite imagens com as cores azul e branco, para também evitar misturá-las com as cores do Facebook
  • Utilize cores brilhantes (como laranja e verde claro) na sua image
  • Utilize a logo da sua empresa somente se o mesmo for facilmente reconhecido pelos seus fãs
  • Os detalhes pequenos podem causar grandes impactos. Pense numa borda avermelhada, plano de fundo colorido, ou sombras

4. É uma boa ideia criar mais de um anúncio no Facebook para o meu produto ou promoção?

Sim. Você nunca pode ter 100% de certeza sobre como a sua audiência vai responder aos seus anúncios no Facebook. Criar mais de uma ação publicitária (e dividir a sua verba que você separou para divulgação e publicidade entre eles) permite que você observe quais imagens, títulos e descrições tem funcionado melhor. Isso te ajuda a otimizar suas próximas campanhas assim como utilizar o seu orçamento de maneira inteligente.

5. Por que eu não consigo ver as conversões dos meus anúncios no Facebook para meu site no painel de performances de anúncios no Facebook da Wishpond?

Atualmente, a Wishpond apenas informa as taxas de conversão de concursos e promoções feitos com os aplicativos próprios da empresa - os conversões para o site da sua empresa não aparecem. Contudo, nós temos um pixel de rastreamento de conversão em versão beta no momento, e será oficialmente lançado em breve. Então fique atento!

Conclusão

Espero que agora você tenha adquirido confiança para criar o seu próprio anúncio no Facebook, e (se você quiser) inclusive direcioná-lo para você. Lembre-se de fazer uma pesquisa antes de começar a criar anúncios no Facebook, já que isso pode ser um pouco difícil no começo. Os retornos podem ser excelentes, porém garanta que você está gastando dinheiro no lugar errado.

Saiba mais:

Você já obteve êxito com anúncios no Facebook criados através da Wishpond? Ou tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!

Escrito por: Mateus @Wishpond.com