O truque do Instagram: Como conseguir mais seguidores e likes

O Instagram já está aí há alguns anos e em 2014 ele estourou. Todo mundo quer ganhar exposição e novos seguidores no Instagram, mais até mesmo que no Facebook. Como uma especialista em marketing online aqui na Wishpond, vou mostra pra você neste artigo dicas boas e fáceis para conseguir mais seguidores no Instagram, mas antes de começar o artigo, gostaria de deixar uma coisa clara:

NÓS NÃO VENDEMOS SEGUIDORES DO INSTAGRAM.

Assim mesmo, bem direto. Nós não recomendamos essa prática e eu vou explicar o porquê.

Por que comprar seguidores e likes no Instagram é ruim?

Quando você compra seguidores e likes no Instagram, você não está adicionando nada para sua empresa. Essas centenas de milhares de pessoas que populam seu perfil não querem absolutamente nada com a sua empresa. Assim como acontece no Facebook, essas redes de usuários que são pagos para curtir perfis (prática conhecida como click-farming) são geralmente de países do subcontinente indiano e oriente médio.

Responda a essa pergunta, que benefício seguidores dessas regiões te trazem? Se a sua resposta é ‘nenhum’, seja bem-vindo ao clube. Se a resposta for diferente, por favor, comente nesta publicação porque ainda estamos buscando uma alternativa!

Não é fácil. Nada é fácil. Se tá fácil, tá errado.

— Lucas Silveira (@lucasfresno) 5 setembro 2012

A citação do Lucas está mais do que certa! Você por acaso compra clientes para eles comprarem com você? Não! Mas você tem suas próprias estratégias de venda. O mesmo deve funcionar nos seus perfis sociais: não comprar likes no Facebook ou seguidores no Instagram, mas sim utilizar técnicas de marketing online que funcionam para atrair seguidores e likes de verdade no Instagram.

“Mas Mariana, eu não sei o que fazer!”. É aqui que eu entro para ajudar. ;)

Entendeu por que comprar likes e seguidores no Instagram não é bom? Então, espalhe a palavra! Clique aqui para tweetar rapidamente.

A mensagem foi dada. Agora que você já sabe por que não é bom comprar likes ou seguidores no Instagram, vou te mostrar como ter um perfil no Instagram que vai atrair milhares de seguidores para seu perfil. Vamos para as dicas:

1. Mostre como você ou sua empresa é incrível

Para conseguir mais seguidores e likes no Instagram e conseguir mais seguidores, você deve transmitir como a sua empresa é divertida, empolgante, interessante e incrível.

Considere publicar os bastidores de sua empresa. Mostre todas as atividades divertidas que acontecem no seu escritório, como: campeonatos esportivos, churrascos no final de semana, hora do break, atividades comunitárias, etc.

Falando em bastidores, nada melhor do que usar o exemplo de uma das emissoras de TV no Brasil com maior audiência também nas redes sociais. Veja abaixo o exemplo do SBT:

Seguidores no Instagram - SBT

Esse tipo de interação gera confiança e melhora a reputação da sua empresa. Cria um vínculo entre a marca, seus seguidores e demais usuários.

Já mostra a cara da sua empresa no Instagram? RT para seus amigos!

2. Explore o conteúdo criado pelos usuários

Conteúdo criado pelos usuários é enorme no Instagram. Cada um dos usuários do Instagram é um fotógrafo amador (e alguns são profissionais). Aproveite esses talentos e use isso no seu perfil para atrair mais seguidores e likes no Instagram.

Usar conteúdo criado pelos usuários é uma ótima forma de conseguir mais engajamento em aumentar o alcance dos posts no perfil da sua empresa no Instagram . Pense, se você tem uma foto tirada por você publicada na página daquela marca que você gosta, você vai compartilhar a foto com todos seus amigos. Além disso, seu relacionamento com a marca fica mais próximo. E é isso que a sua marca precisa para se tornar popular.

Veja o exemplo de uma das marcas com maior presença no Instagram:

Seguidores no Instagram - Starbucks

Gostou dessa dica para conseguir mais seguidores no Instagram? Tweet para os seus amigos!

3. Crie ações promocionais exclusivas

É fato, 70% dos usuários que seguem uma marca genuinamente o fazem para ter acesso a ofertas especiais.

Ações promocionais exclusivas são ótimas para conseguir mais seguidores e likes no Instagram uma vez que elas atraem tráfego de seus outros canais.

Dicas de ofertas:

  • Ofereça um desconto especial. Você pode promovê-lo no Facebook, Twitter e através de e-mail marketing, mas atraia esse tráfego para o seu perfil no Instagram.
  • Crie uma oferta temática que reflita o que seus seguidores gostam de ver.
  • Ofereça promoções baseadas em datas comemorativas como volta às aulas, eventos esportivos (como as Olimpíadas), feriados, etc.
  • Crie um concurso de hashtags do Instagram para impulsionar sua marca e conseguir mais seguidores e likes no Instagram. Essa aliás, é a minha dica favorita, e por isso vou dedicar um tópico só para ela.

Vai começar a criar ofertas para seus seguidores no Instagram? Compartilhe essa dica pelo Twitter!

4. Crie um concurso de hashtag do Instagram

Como falado no tópico anterior, uma das melhores maneiras de conseguir mais seguidores e likes no Instagram é através de concursos de hashtag.

Esses concursos são basicamente concursos de fotografia. E para participar, tudo o que as pessoas devem fazer é seguir sua marca no Instagram, compartilhar uma foto e usar a hashtag da campanha. Sim, simples desse jeito!

Tudo que você precisa fazer é escolher uma ferramenta que hospede esse concurso para você - como a Wishpond. Assim você terá controle sobre quem está participando e quais fotos vão receber mais votos ou likes no Instagram. Veja no vídeo abaixo como é fácil criar e gerenciar um concurso de hashtags do Instagram:

E para participar? É muito fácil para o seu seguidor! Assista:

O melhor é que além de realizar a ação no Instagram, você pode hospedar seu concurso de hashtag em outros locais como: Facebook, Twitter, site ou blog.

Veja como é a campanha na prática:

Seguidores no Instagram - Arzon

Não se esqueça destes detalhes para tornar seu concurso bem sucedido:

  • Ofereça um ótimo prêmio: tenha certeza que seu prêmio seja atrativo o suficiente para que seus seguidores no Instagram entrem e compartilhem com os amigos. Escolha um prêmio que conecte diretamente com seu público-alvo e com os produtos e serviços que você oferece.
  • Inclua votação. Ao incluir uma votação seu concurso de hashtag do Instagram ganhará potencial para se tornar viral (e aumentar o alcance do perfil da sua marca no Instagram). Participantes do concurso irão compartilhar com os amigos, familiares e amigos dos amigos.

E, aí? Que tal criar um concurso de hashtag no Instagram para conseguir mais seguidores no Instagram? Gostou da ideia? Me ajude a compartilhar!

5. Exiba seus funcionários com naturalidade

Essa última estratégia é provavelmente a mais fácil, mas uma das que trará mais resultados. Ela segue a primeira dica que eu dei. Exibir o pessoal da sua empresa fazendo coisas legal faz com que sua empresa seja vista como uma grande família acolhedora, divertida e envolvente. Mostre do que você é feito - compartilhe fotos e vídeos divertidos seus e de seus funcionários.

  • Mostre os bastidores da sua empresa aos seus seguidores no Instagram;
  • Faça um vídeo num momento de entretenimento;
  • Seja autêntico;
  • Mostre seus produtos ou serviço como eles são usados no dia-a-dia;
  • Não dedique muito tempo em parecer perfeito. Dedique-se em ser sincero e divertido.

Veja abaixo como a boutique feminina Maison Honey Pie está conseguindo mais seguidores e likes no Instagram ao compartilhar fotos de sua equipe.

Tweete essa ideia!

Como conseguir seguidores no Instagram

Conclusão

Agora você já deve saber os problemas em comprar seguidores e likes no Instagram e também que, apesar de precisar de um esforcinho da sua parte, conseguir seguidores e likes no Instagram não é um bicho de sete cabeças. O Instagram, de longe, é a rede social mais criativa e também a que cresceu mais em 2014 e promete muito para 2015 e muitas empresas ainda não sabem como tirar proveito. Então que tal sair na frente dos seus concorrentes e pôr essas estratégias em prática para ganhar milhares de novos seguidores e likes no Instagram agora? Qualquer dúvida, deixe um comentário e a gente vai conversando!

Confira nosso SlideShare sobre formas alternativas de conseguir mais seguidores no Instagram:

Saiba mais: