4 fatores que o EdgeRank do Facebook usa para determinar o alcance de suas publicações

Devido a uma controvérsia em relação ao alcance médio das postagens em fanpages levou o Facebooka anunciar os quatro fatores mais importantes usados para determinar o alcance de cada publicação em uma página. Alcance refere-se ao número de fãs que visualizaram cada post seu no Feed de notícias, que por sua vez, é medido através do EdgeRank. Clique aqui para obter maiores informações sobre o EdgeRank e o Feed de notícias.

Os quatro fatores são:

  1. Se você interagiu com o autor da publicação anteriormente: se você curte todo post em uma página que o Facebook te mostra, ele vai te mostrar mais conteúdo daquela página.
  2. Reações de outras pessoas perante a um post: Se todas as pessoas que visualizaram o post o ignoraram ou reclamaram, será pouco provável que aquele post irá aparecer para você.
  3. Suas interações com publicações do mesmo tipo no passado: se você sempre urte fotos, haverá uma grande chance de você ver fotos publicadas por uma fanpage.
  4. Se aquele post específico recebeu muitas reclamações de usuários que o visualizaram, ou a página que postou recebeu várias reclamações no passado, menores serão as chances de você ver aquele post. Esse fator recebeu um peso maior em Setembro de 2012.

Assim como o Google faz com o PageRank, o Facebook constantemente altera o algoritmo do Feed de notícias, o EdgeRank. Ele muda o peso de cada fator que tenta aumentar o engajamento ou a satisfação geral. Talvez o alcance diminua em algumas páginas, mas pessoas interagem mais com o Feed de notícias em geral, de acordo com o gerente de produto do Feed de notícias do Facebook, Will Cathcart.

Cathcard diz, “nós passamos a penalizar coisas que possuíam uma taxa de reclamações acima da médica, e retribuímos coisas que tiveram baixas taxas de reclamações. O Facebookacredita que a mudança foi um sucesso porque o engajamento subiu e reclamações diminuíram drasticamente”.

Existe um número de serviços que surgiram para ajudar a otimizar seus posts para o EdgeRank, assim como feito com SEO na Google. Um desses serviços é o EdgeRank Checker: ele monitora e analisa os dados de sua publicação no Facebook afim de apreentar o nível de interação que você obtém com seus posts e fornece recomendações que ajudam a otimizar seus posts no EdgeRank.

O site Success.com recentemente falou sobre dois truques para conseguir mais exposição gratuita para seus fãs:

  • Peça que seus fãs te adicionem a uma lista de interesses.

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Peça que seus fãs cliquem na engrenagem localizada no lado direito, na parte de cima da página de sua marca, e que marquem ‘Adicionar às listas de interesses…’. Uma vez que a fanpage tenha sido adicionada a seus interesses, não há necessidade de criar realmente criar um alista dei nteresses, a menos que, claro, você queira criar uma.

  • Peça a seus fãs que recebam notificações de sua página.

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Essa funcionalidade estava em versão de testes um tempo atrás, porém agora já se encontra disponível a todos os usuários. Ela permite receber notificações sobre quaisquer ações feitas em suas páginas favoritas. Para ativá-la, clique passe o mouse sobre o ícone ‘Curtiu’ e clique em ‘Obter notificações’ . Fãs podem optar por não receber avisos, contudo isso provavelmente não é uma opção para fãs leais.

Escrito por: Mateus @ Wishpond

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