4 Simples Maneiras de Transformar o seus Fãs do Facebook em Reais Consumidores

Você está compartilhando bons conteúdos!

Você já tem um número considerável de fãs que curtem, comentam e compartilham em todas as suas publicações.

Mas por que nenhum deles é seu real consumidor?

Provavelmente você não está criando conteúdo que estimule vendas. Você não deseja fazer posts que sejam engraçados, que não sejam relacionados com os seus produtos. Além disso, você também não quer impor os seus produtos para os seus usuários e publicar apenas sobre eles. O que você deseja é contar uma história interessante e incluir os seus produtos nela - isso é muito mais atraente e cativante.

Nesse artigo, irei mostrar 4 simples maneiras de como transformar os seus fãs do Facebook em consumidores reais.

1. Cupons “somente para fãs” ajuda a incentivar a compra:

Cupons são uma excelente forma de fazer com que os seus fãs passem a ser também consumidores. Essa ferramenta não é difícil de vender, e é um bom incentivo para eles procurarem pelos seus produtos.

A partir do momento em que fãs curtem a sua página, isso significa que eles tem interesse no seu negócio. Mas isso pode ser também porque seu conteúdo é interessante, e não porque eles compram seus produtos. Para esses fãs que nunca compraram um produto seu antes, os cupons “Somente para fãs” ou “Obrigada por curtir nossa página” são formas de seduzi-los e fazerem suas primeiras compras.

Um estudo realizado pela instituição americana ExactTarget e CoTweet, mostrou que 40% das pessoas curtem páginas no Facebook para receberem descontos e cupons.

Cupons x Descontos

Cupons e descontos são bastante diferentes, e muitas pessoas se confundem entre eles. Na minha opinião, cupons são muito mais efetivos para sites de empresas varejistas do que a usar a mecânica de desconto. Por que?

Cupons são grátis : Os cupons funcionam como um ingresso. A partir do momento em que você o adquiri, você poderá usar da forma que melhor te atenda. Dessa forma, lava o cliente a navegar pelos seus produtos, conheçendo a sua marca e talvez obtenha algo mais, além do que o cupom ofereçe. Essa mecânica desperta a curiosidade, e não é difícil de vender.

Descontos tem preço : Desconto é uma mecânica mais rígida do que os cupons. Os clientes agem sob “pressão” pois precisam comprar o produto naquele exato momento por um certo preço. É algo determinado, e não existe muita opção.

Confira um exemplo de Cupon no Facebook:

O Empório Pata Negra usa a estratégia de oferecer cupom de desconto de 15% para ser usado em todo o site. Isso faz com que seus fãs naveguem pelo seu site e descubram novos produtos.

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Como criar um cupom no Facebook que irá maximizar as suas vendas?

Faça chamadas para ação consisas: Mantenha o mais simples possível. A Chamada para Ação pode ser em três simples formatos: Link, URL do website ou pelo endereço da página da loja.

Coloque imagens do que pode ser comprado: Mostre as pessoas os seus produtos mais atraentes para que as pessoas se sintam tentadas a comprar o cupom. Se eles não verem algo que eles querem, eles não verão nenhum motivo para adquirir o seu cupom.

Descreva como utilizá-lo: Não deixe nenhuma pergunta no ar. Diga a eles onde e como utilizar o cupom, para que eles se sintam confiantes e seguros o suficiente para clicar.

Não use muito texto : Quanto menos melhor. As pessoas não leem no Facebook(elas preferem imagens e textos breves). Tente passar todas as informações da forma mais concisa possível, seja breve. Uma dica é fazer a sua publicação sobre o cupom com menos de 140 caracteres assim como no Twitter.

Código da Promoção/ Cupom: Colocar código no cupom é uma boa forma de dar exclusividade a sua campanha – somente as pessoas que possuem esse código poderão utilizar e isso faz com que seu fã vire seu consumidor - caso ainda não seja.

Dica Bonus: Faça somente para os seus fãs.

Promova os seus cupons como “Segredo Exclusivo Somente para Fãs”. Isso pode gerar mais cliques e mais compras porque as pessoas verão o cupom como algo exclusivo - algo que você não pode obter em outros lugares.

Por que??

Se as pessoas acreditarem que elas podem tirar vantagem de uma oportunidade, que outras poucas poderão, elas ficarão mais propícias a fazer.

2. Conte uma história que inclua os seus produtos

Falar do produto por si só, muito vezes é chato para os usuários. Porém, ele pode começar a ficar interessante quando você mostra as pessoas todas as coisas legais que ele pode servir.

Um bom exemplo é o do Grupo Pão de Açúcar. Para vender os seus alimentos, como no caso do exemplo abaixo, cogumelos, eles optam por destacar os benefícios do alimento além de colocar uma foto chamativa. Dessa forma, o que antes seria chato de publicar, se torna algo criativo e interessante para os seus fãs.

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Quatro formas de melhorar as publicações de “Como usar o produto” :

Não foque no produto : Dê atenção para os resultados e para a atividade – o quão engraçado ou prazeroso pode ser. Mencione o produto somente como um facilitador para isso.

Imagens são melhores que palavras: Conte a história usando uma boa foto: mostre o resultado final, ou o processo do que os seus usuários poderão ganhar usando o seu produto.

Cite pessoas famosas: aborde como celebridades usam os seus produtos ( ou o tipo de produto).

Resolva um problema: Dar as pessoas novas atividades que eles podem realizar com o seu produto é bom, mas melhor ainda é se você conseguir mostrar a eles como o seu produto pode ajudar a solucionar um dos seus problemas. Você dessa forma, dará a eles um bom motivo para comprar o seu produto.

3. Ganhe a confiança mostrando os bastidores dos seus produtos e negócio

Com exceção de que se degusta vinho de graça – as pessoas adoram fazer tours em vinícolas para que elas possam aprender e ver na prática como os vinhos são feitos. Quando as pessoas têm um melhor entendimento do produto e o processo pelo qual ele passa para ficar pronto, as pessoas passam a gostar mais do produto.

Outras duas maneiras de estimular as vendas usando imagens dos bastidores:

Depoimento de funcionários: As pessoas que trabalham por trás do produto são tão importantes como o produto em sim. Os use como modelos, e pergunte a sua opinião sobre os produtos e como eles os utilizam em casa.

  1. Mostre como os seus produtos são feitos: Quanto mais as pessoas entenderem como funciona o seu produto, mas elas o respeitarão. Algumas pessoas podem pensar que o seu produto é feito de forma barata e com uma matéria prima não tão boa. Se você mostrar a eles o tempo, a dedicação e a qualidade por trás do seu produto, eles irão ter uma melhor concepção desse. E você ainda sairá na frente dos seus competidores.

4. Depoimentos de clientes são a sua arma secreta

De acordo com uma pesquisa recente da Forrester Research “70% dos adultos americanos online confiam em marcas ou produtos recomendados por familiares ou amigos”. Esse mesmo artigo ainda mostra que 46% confiam em comentários escritos por outros consumidores, mas apenas 10% confiam na publicidade ou comentários feitos pela própria empresa.

Os seus fãs estão interessados no que os seus amigos e seguidores estão dizendo, e não na verdade em seu negócio. Eles não querem ver auto-promoção. Eles procuram por novidades e tendências que as pessoas reais estão fazendo. E depoimentos dos seus clientes é a sua melhor forma de fornecê-los isso.

Como usar os depoimentos dos seus clientes para estimular as vendas?

Não publique somente depoimentos que relatam o quando o seus produtos são bons, ou o quanto eles são melhores que o do concorrente. Esses não irão te ajudar a fazer com que mais pessoas comprem o seu produto. Por outro lado, publique depoimentos que mostrem como as pessoas usuram o seu produto de forma a ajudar a resolver os seus problemas ou a melhorar suas vidas.

Empresas que vendem produtos para emagrecimento são reconhecidas por esse tipo de publicação. Elas fazem grande uso de fotos e relatos das pessoas que usaram os seus produtos e que tiveram não só os seus corpos mudados, mas também as suas vidas. Elas contam a história de como os seus produtos resolveram os eus problemas e os fizeram mais felizes.

Essa é a história que você quer contar sobre o seu produto.

Como esse post da Vanish Brasil que mostra uma situação corriqueira que é manchar a roupa com algum tipo de produto químico, nesse caso o esmalte. Eles usam o depoimento de uma cliente que se mostra 100% satisfeita com o resultado do produto e que se diz fiel a marca agora.

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Lembre-se, você não precisa exagerar. Você não precisa de um depoimento com pessoas chorando, ou que tente de alguma forma apelativa vender o seu produto. Mostre para as pessoas como o seu produto pode ajudar a superar problemas do dia-a-dia, como salvar dinheiro ou soluções práticas para algum imprevisto. São nessas publicações que as pessoas lembrarão quando algo acontecer.

O que isso significa para o seu negócio

Resumindo: É possível sim fazer com que os seus fãs no Facebook se tornem reais consumidores da sua marca. Você só precisa fazer publicações diferentes da publicidade tradicional. Não é tentando vender puro e simplesmente o seu produto para os seus fãs que os farão comprar. Eu já vi várias empresas adotando a estratégias como essa descrevendo por completo o seu produto, colocando preço, porém sem nenhum reconhecimento dos fãs.

Ninguém está no Facebook para pesquisar sobre produtos – as pessoas o usam para saber de histórias. Conte a eles a sua história, e eles o ouvirão. Mostre a eles como o seu produto pode ajudar a resolver algum problemas, ou fazê-los mais felizes, e então você conseguirá mais clientes.

Escrito por: Veronica Nicolatino Turl