Fazendo o teste A/B de sua landing page para maximizar conversões

Fazendo o teste A/B de sua landing page para maximizar conversões

Você criou uma ótima landing page. Então como testar sua página para gerar conversões?

O teste A/B é a base para otimização de marketing online. Anúncios, páginas de destino e emails marketing devem ser testados constantemente para garantir que o seu negócio está obtendo o maior ROI possível.

Esse artigo vai mergulhar no universo do teste A/B para páginas de destino. Eu vou mostrar as variáveis que devem ser testadas e darei exemplos de casos reais para explicar como testar estas variáveis pode afetar sua landing page.

Teste A/B: Revisão

Para aqueles que ainda estão se familiarizando com os testes A/B, vou dar um explicação rápida:

Teste A/B é uma estratégia de marketing na qual duas versões são testadas uma contra outra para saber qual obtém maior aprovação do público alvo.

Existem várias ferramentas de teste A/B disponíveis online ( Optimizely e CrazyEgg são os mais populares). Você deve repetir o teste até alcançar 95% de aceitação.

Exemplo de landing page original

Para este artigo eu vou testar landing page abaixo.

Como eu não publicarei essa página, todas as estatísticas usadas serão referentes a estudos de caso reconhecidos.

image

Não é a coisa mais impressionante que eu já vi na minha vida, mas já vi piores. Ele possui um nível primário de todas as variáveis de lead-generation: USP, legenda, imagem, chamada-para- ação. Vamos dizer que que tem um alcance de 5% (a taxa mais baixa).

Testando Proposta de Valor Exclusiva(USP)

O título atual da landing page (“tornando negócios pessoais”)como slongan ele não age realmente como um USP. Muitas empresas acreditam que seus slogans são parte da identidade visual - especialmente se eles estão usando o mesmo slogan por muitos anos. Deixar de lado pode ser muito difícil.

Supere isso. Isso são negócios. Por exemplo, vamos pensar no McDonald’s, cujo slogan “Amo muito tudo isso” é um dos mais conhecidos no mundo. Porém ele não é mencionado nas páginas de destino do website da empresa. No site em inglês o título é “O menu que você ama e muito mais” . Isso é USP. Trata-se de oferecer de forma única aquilo que as pessoas já conhecem e gostam, adicionando opções novas e atraentes.

Nossa variação

image

A qualquer momento que seu negócio se tornar mais atrativo do que outros, utilize o poder de uma proposta de comparação de valores para encorajar conversões

Testando a imagem

A imagem atual de um grupo de profissionais não é a melhor. Mas, imagino que você saiba, que a imagem de uma mulher sorrindo é mais efetiva para gerar engajamento.

De fato, em 2003 um estudante de Harvard trabalhou com um banco sul-africano, ele enviou 50.000 cartas oferecendo empréstimos. O nível de interesse variou conforme eles incluíam influências psicológicas. o estudante descobriu que colocar a imagem de uma mulher simpática e saudável no canto da carta apresentava um impacto tão positivo na taxa de resposta quanto diminuir a taxa de juros em 4%.

Nossa variação

image

A imagem da sua landing page é uma das variáveis mais influentes que podemos testar. A imagem de uma mulher sorrindo é muito confiável, mas outras imagens como grupos de pessoas, imagens abstratas e objetos inanimados podem aumentar conversões baseadas em seu publico alvo.

Uma vez que você tenha um formato e texto, teste algumas imagens para saber qual obtém a melhor resposta. Imagens são os itens mais fáceis de testar, mas são as mais difíceis de prever.

Para mais informações sobre como testar sua imagem, veja os meus artigos A Psicologia por trás de anúncios do Facebook - Parte II: Imagens e Como realizar o Teste A/B para maximizar o ROI de seus anúncios no Facebook.

Testando a Chamada-para-ação

Sua chamada para ação deve guiar o usuário e gentilmente direcioná-lo a tomar a atitude desejada. Se a sua chamada-para- ação for muito agressiva ou muito exigente seu visitante pode se sentir incomodado e achar melhor procurar outro parceiro.

Lembre-se de manter sua chamada-para-ação mais atraente do que exigente.Use palavras como ‘você’, 'meu’, 'grátis’ ou 'ganhe’. Conte para as pessoas as vantagens em ser seu parceiro e não dê ordens.

5 fórmulas para criar uma chamada-para-ação atraente

  • Comece o seu teste grátis agora!
  • Ganhe seu …
  • Aumente seus resultados hoje..
  • Aprenda mais…
  • Teste de graça..

Nossa variação

image

Eu percebi diferentes resultados usando 'seu’ e 'meu’ nas chamadas- para- ação. Algumas empresas acreditam que a pequena mudança de 'comece seu teste grátis’ para 'comece meu teste grátis’ no botão de chamada- para- ação aumenta a taxa de cliques em suas páginas de destino. Outras empresas descordam. Por isso não tenho te dizer qual dos dois usar. Você terá que testar para saber qual é melhor para o seu negócio.

Testando as listas de vantagens

A lista de vantagens não é algo que necessariamente precisa aumentar as conversões em sua página, mas também não irá prejudicá-las. Nós incluímos uma lista de vantagens para garantir que o visitante tenha mais alguns motivos para converter.

A sua lista de vantagens deve conter algo que seus produtos, serviços ou ferramentas oferecem além do USP. Essa lista oferece às pessoas mais informações como como seus serviços funcionam, ou os passos que eles precisam seguir para alcançar os resultados esperados.

Lembre-se de manter sua lista de vantagens curta e sedutora. Inclua no máximo cinco itens e chame a atenção para eles com ícones, pequenas imagens ou uma caixa clara e bem delineada.

Nossa variação

image

Teste selos de confiança e testemunhais de clientes

Incluir selos de confiança ou testemunhais de clientes melhora as conversões em páginas de destino. A empresa Blue Fountain Media descobriu que ao colocar a logo da VeriSign em sua página aumentou a conversão em 42% e as assinaturas em 81%.

Basicamente você está dizendo para o visitante que você é confiável, que você não está tentando enganá-lo. Além disso, eles saberão que outras pessoas confiam em você.

A não ser que você possua o reconhecimento de uma organização conhecida e respeitada, recomendo que utilize testemunhais de clientes ao invés de selos de confiança. Visitantes de páginas de destino gostam ver que você possui outros clientes, e eles confiam mais nos clientes do que em você. Use citações diretas de marcas conhecidas com as quais você trabalhou (se o negócio delas crescerem o seu também crescerá).

Nossa variação

image

Testando as cores

Algumas vezes pequenos detalhes fazem toda a diferença em suas conversões. Seja mudando a cor do botão de chamada-para-ação ou contrastando a cor de dois links em uma mesma imagem.

Para ter uma ideia de como as cores podem influenciar os visitantes do seu site, gerar uma emoção ou encorajar uma ação leia A Psicologia por trás de anúncios do Facebook -parte I: Cores. Ou par aqueles que estão sem tempo…

Veja o impacto emocional causado pelas 5 principais cores:

Azul: Azul é a cor favorita de homens e mulheres. Ela é conhecida por criar sensação de segurança. Azul-claro é relaxante; azul-escuro denota profissionalismo e sinceridade.

Verde: Está associado à saúde e meio-ambiente, verde é a cor mais fácil de ser processada pelo olho.Verde significa ações positivas (lembre que verde significa 'vá’) e afirmação

Roxo: É associado à calma, feminilidade e saúde. Roxo é a segunda cor mais popular entre as mulheres, com 23%. Por outro lado não possui boa aceitação entre os homens.

Vermelho: A cor vermelha está associada a paixão,excitação e urgência. É uma cor perigosa em marketing, já que muitas pessoas associam vermelho à negatividade e erros. No entanto, atrai o olhar melhor do que qualquer outra cor e dá a impressão de que o tempo está passando mais rápido do que realmente está ( pois faz o coração bater mais rápido), nos fazendo agir quando normalmente não agiríamos.

Laranja: Atraente, vibrante e iluminada, laranja é uma das cores mais populares para chamadas-para- ação de páginas de destino. Enquanto o tom certo e na quantidade certa de laranja é visto como acolhedor e convidativo. Porém, em excesso é associado a ingenuidade e falta de profissionalismo.

Nossa variação final

image

O que você acha? Essa landing page não converte mais do que a original?

Vamos fazer alguns cálculos rápidos

Possível aumento total de conversões na landing page: 570%

Isso significa que se a sua landing page estava convertendo apenas 5% dos usuários na versão A, nossa versão poderia converter 28%. Agora pense na seguinte situação: seu comercio eletrônico recebe 10.000 visitas por dia, cada visitante que faz uma compra gasta em média U$35,00, com a landing page A você obteria U$ 17.000,00/dia. No entanto, com a segunda landing page, esse valor sobe para U$99.750,0

Conclusão

O Teste A/B funciona. E, a não ser que você vá utilizar templates fornecidos por terceiros, que fornecem páginas já testadas e comprovadas (a Wishpond fornecerá esse serviço em uma ou duas semanas!), você deverá testar suas páginas. Constantemente!

O processo de realizar o Teste A/B é continuo - não necessariamente porque suas páginas de destinos não sejam otimizadas, mas porque elas não ficam otimizadas. E honestamente, é bem provável que suas páginas de destino nunca alcancem 100% de conversões. Mesmo assim existem sempre pequenos passos que você pode seguir. Tente usar variáveis para mudar, o que irá afetar a taxa- de- conversão da sua página.

Leitura complementar:

Você teve sucesso com seu Teste A/B? Tem dicas de variáveis para testar? Deixe seu comentário abaixo.

Escrito por Mariana Reis@ Wishpond.