4 estratégias para melhorar as suas campanhas de segmentação de e-mails

4 estratégias para melhorar as suas campanhas de segmentação de e-mails

Eu tenho recebido perguntas sobre as melhores práticas em marketing ultimamente. Com tantas mudanças acontecendo todos os dias, eu entendo, é difícil manter o ritmo. Porém, existem o principal fundamento de marketing que se mantém:

O Marketing serve para transmitir a sua mensagem direcionada de forma que melhor se conecta com o seu público-alvo para motivar ação.

Estudos tem mostrado que 77% dos consumidores preferem receber ações de marketing através de e-mails.

E-mail marketing funciona. Segmentação de e-mails o faz funcionar ainda melhor. Abaixo você confere porque você precisa segmentar seus e-mails e 4 estratégias para otimizar as suas campanhas.

Veja a apresentação no SlideShare - Wishpond

Por que você precisa de segmentações de e-mail?

Você gosta de comunicação personalizada? Você costuma clicar em e-mails que contém o seu nome e falam sobre os assuntos que te interessam - mesmo numa mensagem com muitas imagens e multimídia? Eu sei que eu gosto, e sim, você provalmente deve gostar também. Adivinhe: os seus clientes também gostam!.

Estudos (como aqueles do Marketing Sherpa) provam que criar e-mails direcionados pode melhorar a taxa de cliques em até 50%.

Por quê?

Todos os seus clientes são diferentes.

Eles não necessariamente:

  • possuem os mesmos interesses
  • vem das mesmas fontes (como seus canais de redes sociais, concursos e sorteios ou cara-a-cara
  • habitam as mesmas regiões geográficas
  • pertencem ao mesmo nível do seu ciclo de vendas

Então, não os trate como se fossem todos iguais, com uma única campanha de e-mail brusco. Na atualidade, os seus clientes querem saber que você saiba quem eles são.

Felizmente, não é tão difícil criar campanhas de e-mail altmanete segmentadas.

Como segmentar seus e-mails de forma estratégicas

Segmente os seus e-mails estrategicamente. Para cada uma das suas campanhas de marketing, a chave é criar mensagens que apoiem os objetivos únicos de marketing e da empresa. Todas as companhias precisam de um ponto de partida, mas cada uma precisa desse ponto de uma forma única.

Aqui vão quatro estratégias para segmentar as suas campanhas de e-mail marketing:

1. Localização geográfica

Direcionar os seus e-mails para localizações geográficas pode ser um método eficiente de falar diretamente com um grupo particular de clientes. Essa estratégia funciona particularmente bem quando a localização é uma influência significante no processo de decisão de compra.

Essa é uma boa estratégia para se usar quando você enviar e-mails com horários programados. (Por exemplo, segmente seus e-mails se você estiver os enviando para clientes no Brasil ou em Portugal).

Exemplos de quando se deve segmentar por localização:

  • O seu negócio está hospedando eventos em determinadas localizações para lojas de materiais de construção
  • Você está convidando os seus clientes para participar de um webinar ao vivo - ajuste os horários no seu e-mail de convite e mencione seus fuso-horários.
  • O seu negócio tem uma conexão particular com certas cidades ou regiões (como restaurantes, shoppings, etc)

2. Gênero

Uma coisa é certa: homens e mulheres falam diferentes línguas. Existem diferenças gerais no que queremos (ou precisamos). Direcionar os seus e-mails para alcançar cada sexo pode ser uma tática eficaz para a sua empresa. Essa técnica funciona particularmente bem se você tanto possui uma grande coleção de produtos ou serviços quanto se você vende produtos ou serviços específicos para cada sexo. Use isso na entonação e na mensagem dos seus e-mails para alcançar cada grupo separadamente.

Exemplos de quando se deve segmentar por gênero:

  • Você vende diversos produtos para cabelo através da sua loja online, incluindo máquinas de barbear para homens e produtos de tratamento capilar para mulheres - envie e-mails mostrando produtos específicos para cada sexo para as suas duas segmentações de e-mail.
  • Você está promovendo um produto para homens tanto como presente quanto como compra direta.
  • Você tem um produto unissex, mas quer se comunicar com homens e mulheres de forma distinta (uso de imagens, palavras e cores diferentes, por exempl)

3. Idade

Pessoas de todas as idades veem os seus e-mails. A forma que elas respondem pode ser diferente dependendo da faixa etária. Universitários entre 17 e 24 anos irão agir de forma diferente a idosos entre 64 e 76 anos. Direcione os seus e-mails de acordo com as faixas etárias. Talve você não queira enviar o seu e-mail para pessoas de determinada faixa etária, ao invés disso, prefere focar em segmentações de idade particulares para as suas campanhas de marketing.

Exemplos de quando se deve segmentar por faixa etária:

  • A sua empresa vende equipamentos para pré-natal e você quer fazer uma campanha de marketing e direcioná-la para futuros avôs e avós que querem comprar presentes.
  • Você é um revendedor de carros, e está fazendo uma oferta exclusiva para carros populares - você pode segmentar os seus e-mails para um grupo demográfico abaixo dos 30 anos.
  • Você vende bebidas alcoólicas online. Segmente os seus e-mails para mostrar os seus vinhos mais finos para um grupo demográfico mais velha e cervejas e outras bebidas alcoólicas não tão caras para um grupo mais jovem.

4. Interesses

Segmentar os seus e-mails por interesses pode criar e-mails personalizados que conseguem bons números de acesso. Existe uma infinidade de métodos de segmentação para listas de preferências do seu mercado. Algumas ferramentas de e-mail marketing, como a da Wishpond, pode te fornecer bons informações públicas e interesses dos usuários. A nossa ferramenta permite que você segmente suas listas de contato através do Facebook Open Graph.

Isto é, você pode saber sobre o que os seus clientes se interessam pelo Facebook.

Não só isso, mas as nossas ferramentas permitem que você segmente suas listas e personalize seus e-mails baseando-se nas informações do Facebook. Você também pode segmentar suas listas usando as informações que você tem sobre os seus contatos como o que eles baixaram, compras anteriores e listas de compras.

Segmentar por interesses pode ser um dos métodos mais eficazes de agrupar prospecções de clientes em várias campanhas de e-mail marketing.

Exemplos de quando se deve segmentar por interesses:

  • O seu negócio inclui vendas de filme online por streaming. Segmentar os e-mails sobre os filmes direcionado para os seus fãs no Facebook que gostam de filmes (ou até mesmo ser mais personalizado com gêneros particulares de filmes).
  • Você precisa de clientes potenciais para alcançar as suas metas de venda mensais. Segmente a sua lista baseando-se em como as suas prospecções alcançaram no seu funil de vendas. Envie e-mails para fechar vendas com pessoas altamente interessadas.
  • Você está organizando um webinar sobre marketing de conteúdo. Segmente o seu e-mail para personalizar mensagens de acordo com os e-books que as pessoas baixam, por exemplo.

Comece devagar. Se você está se aprofundando em segmentações de e-mail, comece com uma variável. Reveja a sua lista de contatos de e-mail e determine as variáveis naturais. Até mesmo a menor alteração no seu e-mail, e para quem você está o direcionando, pode te dar grandes resultados para o sucesso do seu e-mail.

Teste e-mails

Faça um teste A/B com as suas campanhas de e-mail marketing. Teste os resultados das suas segmentações para:

  • Taxa de envio
  • Taxa de visualização
  • Taxa de acesso
  • Taxa de cliques
  • Conversões

Modifique o seu e-mail, e teste os resultados novamente. Faça algumas alterações nas suas táticas de segmentação e teste novamente. Envie os seus e-mails de maior sucesso para otimizar seu rendimento.

Como segmentar os seus e-mails de forma estratégica

Eu inclui essa seção para mostrar como configurar estrategicamente uma campanha de e-mail marketing segmentada. Uma vez que você pegar essa estratégia, você vai precisar das ferramentas certas para colocá-la em ação.

A maioria dos softwares de envio de e-mails automáticos permite que você crie segmentações facilmente. Dependendo das necessidades do seu negócio, você pode usar algo tão básico quanto uma planilha de Excel. Para campanhas mais sofisticadas, entretanto, eu usaria uma ferramenta de e-mails automáticos que torna toda a sua estratégia de marketing super fácil.

Abaixo você confere 4 passos para criar segmentações com a ferramenta de e-mails automáticos da Wishpond:

1. Cria uma lista de campanhas

Você pode usar o seu banco de dados gerado através de concursos e promoções ou páginas de destino que você tem criado com as nossas soluções. Você também pode carregar a sua própria lista ou importar suas listas detalhadas de outras ferramentas de CRM, como o MailChimp.
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2. Expanda a sua lista de endereços de e-mail

Carregue os seus contatos diretamente das suas páginas de obtenção de clientes.

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3. Segmente seus e-mails

Segmente a sua lista de contatos por sexo, faixa etária, localização e até mesmo likes no Facebook.

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4. Envie seus e-mails

Sim, é simples desse jeito!

Conclusão

Segmentar e-mails gera bons resultados. Experimente um número de estratégias de segmentações, teste-as e use as que geram os melhores resultados para o seu negócio. E repita!

Saiba mais

O que você acha? Você tem obtido êxito com as suas campanhas de segmentação de e-mail? O que você fez? Comente abaixo!

Escrito por: Mateus @ Wishpond