Como otimizar palavras-chave e ROI para campanhas no Google AdWords
Você faz publicidade online? Você obtêm o ROI que você precisa dos anúncios no Google AdWords.
Pode ser que suas táticas de palavras-chave estão fracassando.
Você:
- Utiliza palavras-chave longa?
- Segmenta palavras-chave em seus grupos de anúncios?
- Utiliza palavras-chave negativas?
Confira 10 simples passos que você pode fazer agora mesmo para aumentar o resultado das suas palavras-chave.
1. O que torna uma palavra-chave boa?
O Google adora relevância! Palavras-chave e frases-chave (palavras-chave longas), devem ser super relevantes para o seu negócio, sua campanha de anúncios, texto do anúncio e landing page da campanha. Quanto mais específico e ligado ao assunto eles são, mais o Google irá recompensá-lo.
Uma boa frase-chave é aquela que seus clientes potenciais digitam na busca do Google exatamente quando eles estão procurando o seu determinado produto, serviço ou oferta.
Quanto melhor você combinar o que é escrito na busca, mais chances seu anúncio terá anúncio de aparecer no topo do Google. Quanto melhor o resultado de busca o seu anúncio consegue, ele se torna mais propenso a ser visto por aquelas pessoas que realmente querem o que você oferece. Quanto melhor você puder ser visto por essas pessoas, mais cliques, conversões e vendas você vai conseguir.
2. Pense como o seu cliente
Quando você estiver planejando as suas listas de palavras-chave, pense sobre o que seu cliente estaria procurando. Quanto melhor você pode combinar buscas no Google, melhor retorno sua campanha de anúncio no Google vai trazer.
Isso é muitas vezes mais fácil de dizer do que fazer.
Como um comerciante ou pequeno empresário, você está muito preso em seu próprio dia-a-dia. Para realmente entender o que seus clientes digitam na busca do Google pode ser um desafio.
Experimente:
Criar uma personapara ocliente, detalhandoo que,onde equando estãoprocurando por você.
Pesquisaros potenciais clientesemsites de redes sociaispara compreendera linguagemque elesutilizam. Porexemplo,se você anunciapara uma empresa de pescaria,faça uma pesquisa simplespara o que vocêacha que a suapalavra-chavepodem ser(comoviagem de pesca)em sites como oGoogle+.Você vai encontrar aspalavras-chave,ehashtags queseus clientes potenciais estãousando:
- Utilize as ferramentas de busca, como a Keyword Planner(planejador de palavras-chave)(vou discutir isso em breve) ou terceirizar suas palavras-chave através de uma ferramenta de Google AdWordscomo o da Wishpond.
3. Seja específico
Quanto mais específico você é com suas palavras-chave, mais alcance segmentado você vai ter. Não utilize termos que geralmente estão generalizados - você vai desperdiçar seu dinheiro pagando um custo mais elevado por palavra-chave e os resultados de conversões será baixo.
Utilize uma única palavra, palavras-chave genéricas podem lhe dar mais uma chance para maiores pontos de visualizações do seu anúncio - mas não vai levar o seu nicho de cliente, ou seja aqueles que realmente te interessam.
Por exemplo, se você é um revendedor…
4. Quão bem coordenadas são suas palavras?
Para aumentar a qualidade do seu anúncio, você precisa ligar suas palavras-chave a texto do seu anúncio e landing pages.
Lembre-se que o Google gosta de relevância. O Google está tentando servir seus clientes de busca com os melhores resultados. Quanto mais segmentadas suas palavras-chave estão com a campanha que está sendo executada, maior preferência o Google vai dar ao seu anúncio (mais provável de aparecer no topo). O seu anúncio será exibido em mais locais privilegiados para o seu público-alvo.
Além disso, o consumidor será mais propenso a confiar em seu anúncio consistente. Se alguém encontrar o seu anúncio na busca, e o texto do seu anúncio for exatamente o que eles tinham em mente, eles clicam nele. Se eles são direcionados para sua landing page coerente- que tem o que eles estão procurando - eles vão comprar de você.
Exemplo: Certifique-se de que suas palavras-chave corresponder ao texto do seu anúncio, e que a sua página combine com seu anúncio.
5. Crie grupo de anúncios para segmentar suas palavras-chave
Suas campanhas podem ser super específicas, e você ainda pode fazer vários anúncios dentro de uma campanha com grupo de anúncios.
Use-a para segmentar suas palavras-chave para cada mercado-alvo específico ou de pesquisa.
Por exemplo, digamos que você venda sapatos. Você configura uma campanha de anúncios no Google para promover a sua loja e um cupom que você está oferecendo por tempo limitado. Você poderia criar dois anúncios diferentes, com duas palavras-chave diferentes de segmentação.
Nesse exemplo, o grupo #1 (Cupom #1) tem como alvo pessoas à procura de “shoes deals” (descontos em sapatos). Grupo #2 (Cupom #2) tem como alvo pessoas que procuram determinados tipos de sapatos, como “blue shoes”(sapatos azuis).
Veja que no grupo de anúncios, existem 3 diferentes palavras-chave para os cada cupom, (cupom 1 e cupom 2). Faça o teste!
6. Pense além
Não limite suas palavras-chave de anúncios no Google para o óbvio. Como você sabe, palavras-chave populares são muito procuradas. Quanto mais demanda existe para uma palavra-chave, mais você terá que pagar por cada clique nela.
Aumente o ROI, e conecte-SE com as pessoas que estão à procura de suas ofertas de negócios. Seja criativo e pense em diferentes pesquisas que seu cliente possa está fazendo.
Por exemplo, se você é um agente imobiliário promovendo um novo condomínio, crie lista de palavras-chave frases, tais como:
- Onde posso me cadastrar para a lista de presentes de casamento;
- Como enviar dinheiro para o meu filho na faculdade;
- Serviços de retargeting.
Pense nos erros ortográficos comuns também, como este da Chevrolet. Eu procurei por “auto detailers” e o seu anúncio “dealer auto” apareceu.
7. Quantas palavras-chave eu preciso?
Para obter o melhor ROI de seu anúncio pago, utilize de 5 a 20 palavras-chave por grupo de anúncios. Mais de 20, e você provavelmente não vai segmentar efetivamente- o que significa que você está jogando dinheiro fora. Inferior a 5, e o seu anúncio não vai atingir quem você precisa.
8. Devo usar a Keyword Planner
Lembra da incrível Keyword Tool do Google (ferramenta de palavras-chave do Google)? Bem, isso não existe mais. (Sim, muitos blogueiros, etc, a usavam)
A Keyword Planner combina a antiga Keyword Tool com um estimador de tráfego. Como na Keyword Tool, a Keyword Panner te dá ideias de palavras-chave com o nível de competição de cada uma, e quantas vezes os termos são pesquisados. Ela te dá também os dados de tráfego estimados e os lances sugeridos por cada palavra-chave.
Utilize-a para obter diversas ideias de palavras-chave adicionais e determinar a qualidade do seu ROI para cada palavra.
Se a concorrência para uma palavra-chave é baixa, e a média de pesquisas mensais é bastante elevada - esta é uma boa palavra-chave para utilizar.
9. Utilize palavras-chave negativas
Palavras-chave negativas são um tipo de palavra-chave. Elas são como o oposto de suas palavras-chave - elas dizem ao Google quando não mostrar os seus anúncios.
Palavras-chave negativas podem aumentar suas taxas de clique (CTR) e ROI, por não mostrar os seus anúncios para determinadas pesquisas que não estão relacionadas com o seu produto ou serviço.
Por exemplo, digamos que você vende roupas. Você só vende roupas masculinas. Utilize “mulheres”, “crianças” e “adolescentes” como palavras negativas. Qualquer um que pesquisa por essas palavras negativas não irá ver seu anúncio.
Palavras-chave negativas são um método mais avançado de segmentar seu mercado. Mas elas são incrivelmente eficazes para aumentar o resultado final de seu gasto com anúncios.
10. Compreenda as opções de correspondência
O Google te dá um número de opções de palavras-chave correspondentes. Isso te dá controle sobre quão perto as palavras-chave têm que combinar a busca que faz o seu anúncio aparecer. As principais opções de correspondência são broad (amplas), exact (exata) e phrase (frase).
Broad match (Correspondência ampla)A correspondência ampla é a configuração padrão para as suas palavras-chave. Ela mostra o seu anúncio para pesquisas com as palavras-chave, frases semelhantes e variações relacionadas ao seu público.
Phrase match (correspondência de frase)Permite que você limite suas correspondências de palavras-chave. Essa opção irá mostrar seu anúncio para as suas palavras-chave específicas, com variações (como ortografia) e palavras antes ou após a pesquisa.
Exact match (correspondência exata)é o que o nome diz mesmo. Essa opção só vai mostrar o seu anúncio quando a forma exata da sua frase-chave ou palavra -chave é procurada (com pequenas variações, como a ortografia, por exemplo ‘de’, 'a’, 'o’ e plural).
Ferramenta de palavra-chave mais avançada. Se você quiser saber mais, visite as páginas de suporte do Google.
Conclusão
Tal como acontece com qualquer campanha de anúncios online, é essencial monitorar os resultados durante e após cada campanha. Utilize suas análises e ferramentas como o relatório de termo de pesquisa do Google para otimizar suas palavras-chave.
Quer saber mais sobre o Google AdWords, e como você pode realizar anúncios on-line para o seu pequeno negócio? Confira estes artigos:
- Por que pequenos negócios precisam do Google AdWords? [Guia definitivo]
- 10 perguntas que você deve fazer para criar uma campanha de anúncios no Google com sucesso
- Google AdWords para iniciantes: 10 erros em anúncios no Google que você não pode cometer
-Google AdWords: 25 termos gerais que você precisa saber
O que você acha? Quais são suas dicas para palavras-chave do Google AdWords? Compartilhe seus comentários abaixo!
Ainda assim o Google AdWords é um mistério para você?
Confira nossa nova ferramenta do Google AdWords. A Wishpond facilita a criação e gerenciamento de publicidade online
Escrito por: Thiara @ Wishpond.com