Aumente engajamento: 7 razões por que você precisa criar promoções no Facebook

Aumente engajamento: 7 razões por que você precisa criar promoções no Facebook

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“Aumente o engajamento”

Quantas vezes você já viu na sua lista de afazeres de mídia social?

Fotos e vídeos são ótimos para manter o interesse em sua marca no Facebook, mas para incentivar as pessoas a compartilharem sobre algo e se engajar com sua fanpage, uma promoção é o que você precisa. Vou te mostrar o porquê…

Eu andei dando uma pesquisada no porque pessoas “curtem” e “se engajam” com assuntos relacionados a barcos no Facebook, e encontrei um ótimo estudo pela empresa de pesquisa de mercado Lab42.

As principais razões que as pessoas “curtem"uma banda no Facebook são por causa de promoções/descontos (34% responderam) e sorteios com participação grátis (21% responderam).

Eu coloquei essas estatísticas para o teste com nossos clientes, e ver o resultado real que uma promoção pode trazer para uma fanpage.

Nesse artigo eu vou discutir os 7 principais retornos sobre os investimentos (ROIs) que eu tenho visto nossos clientes atingir realizando promoções que se tornam arma secreta para engajamento no Facebook.

1. Aumente a base de fãs

Quando você está estiver realizando uma promoção que é atraente para seu público-alvo, certifique-se te ativar o Like-gate.

"Mas o que é Like-gate?”, você se pergunta!

Like-gate é quando um participante potencial deve “curtir” sua página para visualizar o formulário de inscrição da promoção que você está realizando.

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É uma prática comum para muitas empresas que realiza promoções. Eu sei que muito de vocês irão contestar e perguntar: “Solicitando o "curtir” antes de se inscrever não vai dificultar ou impedir a participação dos interessados?“

A minha resposta para essa pergunta seria não. Por quê?

Se a sua promoção repercute bem com o seu mercado, um simples "curtir” a sua página não vai os afastar. Na verdade, se a promoção realmente se conecta, seu participante potencial seria mais do que dispostos a dar o passo extra em “curtir” sua página. O candidato pode até sentir um vínculo mais estreito com a sua marca pelo o que você pode colocar na imagem de like-gate. Ou seja, o interessado tem a impressão que não está sendo obrigado a curtir a página e sim que está curtindo pois gosta da marca e quer participar da promoção.

Uma promoção que conecta é uma boa forma de marketing.

2. Impulsione o tráfego

Realizar promoções é excelente para aumentar o número de curtidas na sua página do Facebook.

Por quê??

Promoções, tais como sorteios e concursos são um sonho deum comerciante em alguns aspectos. Eles fornecem um evento empolgante, com um tempo limitado. Um tempo limitado cria escassez. A escassez é uma ótima maneira de gerar motivação em um consumidor. Você também pode criar escassez, oferecendo um número limitado de prêmios.

Observando isso em primeira mão, é realmente incrível como as pessoas podem ficar animadas sobre toda uma infinidade de produtos, com limitações definidas.

Um dos exemplo brilhante de impulsionamento no tráfego que temos na Wishpond é o daDiamond Candles..

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A Diamond Candlesutilizou o aplicativo de sorteios da da Wishpond e ganhou mais de 30mil fãs em menos de 6 semanas. Uma marca americana que vende velas com verdadeiros anéis no fundo.

Eles realizaram sorteio semanais, distribuindo como prêmios, suas velas customizadas.

Em menos de 6 semanas, eles excederam as expectativas de ganhar likes no Facebook - gerando mais de 30 mil novos fãs. (Leia o estudo de caso aqui). Não apenas isso, mas eles também criaram um pouco de fenômeno social.

Páginas do Facebook foram surgindo a partir de fãs empolgados da Diamond Candlese crescimento orgânico de vídeos com clientes animados obtendo seu anel, agora é ainda maior.

Isso é um marketing brilhante, utilizar promoções no Facebook para aumentar tráfego e gerar vendas.

Leia o estudo de casos original da Diamond Candles,em inlgês.

Vá em frente em promoções com oportunidades ilimitadas de engajamentos. Isso vai impulsionar o tráfego para sua página no Facebook.

3. Produza conteúdo gerado pelos usuários - UGC

Facebook contests, like Photo Contests, Video Contestsand Essay contests can produce valuable user-generated content (ugc).

Promoções no Facebok, como Concurso de Fotos, Concurso de Vídeos e Concurso de Frases podem produzir valiosos (UGC- User-generated content) conteúdos gerados pelos usuários.

O Que é UGC?

User-generated content, é conteúdo que é criado e enviado por seus usuários ou fãs. Vou exemplificar melhor com um Concurso de Fotos com o aplicativo da Wishpond.

Um de nossos clientes internacionais, Relix, hospedou um concurso de fotos em sua página no Facebook:

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Relix é uma conceituada fonte online sobre música, e eles têm uma revista impressa também. Eles realizam promoções no Facebook para aumentar o engajamento com seus fãs no Facebook, e gerar entusiasmo sobre a sua página.

Conhecendo as necessidades de seus fãs e leitores de sua revista, eles realizam concursos de fotografia.

A revista tem boas pretensões, fotos autênticas de música ao vivo. Seus leitores tem que mostrar os shows legais que eles já participaram e fotos únicas que eles mesmos tiraram.

Eles criam um tema para o seu concurso de fotografia, pedindo conteúdo relacionado a música ao vivo. As dez melhores fotos foram publicadas na edição da revista.

Seus concursos em andamento geraram uma sequência extrema de engajamentos. Sua base de fãs agora é de mais de 50 mil, e eles têm regularmente mais de 8 mil fãs que interagem com sua página de uma maneira ou de outra.

Além disso, através dos envios de conteúdos gerado pelos usuários/participantes, eles são capazes de compartilhar as fotos com os seus fãs e assinantes, criação de conteúdo bastante real e autêntico. Os fãs podem se sentir ligados à marca Relix. Já pensou na satisfação em sair na revista da marca que você segue no Facebook?

Brilhantemente, a Relix deu a oportunidade para que seus próprios fãs fazerem parte da marca - e ser destaque na sua revista de Rock Star.

4. Gere opiniões do público-alvo

Promoções no Facebook, tais como concursos de votos envolve o seu público-alvo. Você está, afinal de contas, solicitando de seu público seus pontos de vista e opiniões. Na minha experiência, as pessoas geralmente gostam de expressar seus pontos de vista e opiniões. Você concorda?

Se você puder fazer o seu concurso ressoar realmente com o seu público, o concurso irá aumentar as interações em sua página no Facebook.

No exemplo a seguir, uma loja de brinquedos quer aumentar o engajamento em sua página no Facebook. Além disso, eles estão habilmente comerciando seus produtos e gerando entusiasmo para seus conjuntos de LEGO.

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Ao segmentar este concurso para clientes interessados​​, a loja aumenta o engajamento solicitando opiniões.

Além disso, porque eles estão utilizando o aplicativo de Concursos Votos da Wishpond, quem votar irá postar automaticamente sobre o concurso em seu mural no Facebook. Isso aumenta o envolvimento de amigos de amigos. Ou seja, toda vez que alguém vota em um item disponibilizado para avaliar através de votação, é divulgado em seu mural e assim os seus amigos ficam sabendo também.

5. Aumente o compartilhamento e a viralidade

Um objetivo final de qualquer grande plano de marketing de mídia social é ter suas campanhas bastante compartilhada e viral. Eu particularmente não conheço ninguém com um bom plano de marketing pensando diferente.

Não é muito diferente das antigas campanhas de marketing. Quanto mais a sua campanha de marketing é compartilhada - seja através do “boca a boca” ou várias formas de mídia offline ou online - dependendo do que melhor é para o seu sucesso.

Mídia social é composto de compartilhamento e por que não viralidade?. Com conteúdo interativo no Facebook como concursos, sorteios, cupom de descontos, ofertas, promoção de indicação e etc, sua marca pode ganhar bastante compartilhamento e uma dessas promoções se tornar um verdadeiro viral.

Crie uma promoção que seja relevante para sua marca, contenha elementos de interação e atração, e que deixe os usuários interessados. Também, torne mais fácil e divertida ao ponte deles se envolverem. E assim, certamente o consumidor vai compartilhá-la.

Em aplicativos de terceiros, como os da Wishpond, uma vez que um usuário participa de uma promoção, uma publicação é enviada automaticamente para o mural do seu Facebook, que então espalha o seu concurso para os amigos desses participantes (que agora são seus fãs através do like-gate).

Os amigos de seus fãs são provavelmente o seu público-alvo também, como eles são amigos e compartilham alguns interesses. Isso faz com que a sua promoção tenha potencial real de se tornar viral.

6. Gere conversações

Promoções como concursos, criam diálogos/conversas entre sua empresa e seus consumidores. Promoções no Facebook facilita o diálogo de amigos com amigos falando sobre a sua marca (através de compartilhamentos e comentários)

A expressão"boca a boca" se encaixa muito bem em mídias sociais. O Facebook é um lugar onde os amigos falam uns com os outros. Crie um concurso que interaja com eles, o torne autêntico e coerente e você vai cair no “boca a boca” do Facebook, ou seja, vai ver aquele número de “falando sobre isso” aumentar em sua página no Facebook.

Todos os tipos de empresas, desde as maiores com grandes produções até aquelas empresas locais, estão percebendo os benefícios da realização de promoções no Facebook.

Abaixo separei um exemplo de sucesso de um programa de TV na A&E, chamado “ Storage Wars”. Eles estão promovendo um Concurso de legenda da fotos (Nesse exemplo eles não utilizaram o aplicativo da Wishpond, mas eles poderiam ter usado…) em sua popular página no Facebook.


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A página Storage Warsno Facebook tem mais de 35 mil fãs falando sobre a página. Quanto mais interativas suas publicações forem no Facebook, mais conversas você vai reunir.

Promoção atingiu a marca de geração de conteúdo interativo.

7. Cresça sua lista de e-mail

Promoções podem criar engajamento muito tempo depois que a emoção momentânea tiver passado.

Colete e-mails dos participantes, ou utilize um aplicativo que tem como critério de participação o envio de e-mail, como por exemplo um sorteio no Facebook como aplicativo da Wishpond.

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Um bom aplicativo de promoção, como os da Wishpond, permite que você veja e categorize todos os e-mails que você coletar facilmente. O banco de dados da Wishpond permite que você exporte as informações (coletadas através de alguma promoção com nosso aplicativo) dos cliente também. Pois a cada entrada em sua promoção, é salvo o e-mail e dados dos participantes em seu login no site da Wishpond.

Confira um artigo anterior que escrevi sobre Como gerar e-mails leads com promoções no Facebook e no Twitter, para mais dicas.

Então, o que você vai fazer na próxima vez que sua lista de tarefas nas redes sociais seja composta de “aumentar o engajamento”?

Experimente criar uma campanha promocional no Facebook e depois compartilhe aqui nos comentários como está indo.

Por Thiara@wishpond.com