10 Estudos de caso de teste A/B para você otimizar seu site e aumentar vendas
Se você tem acompanhado o nosso blog, já deve ter entendido que você precisa testar, testar e testar tudo o que você faz em marketing online. Isso porque esta não é uma ciência exata. Não é como matemática ou física, que te dá resultados precisos, 2 + 2 = 4, não tem como escapar ou dar errado. Se você conhecer a fórmula certa para o seu problema, pronto tudo resolvido.
Mas marketing não é assim. Nós dependemos de diversas variáveis, que muitas vezes não conhecemos até testar. Por exemplo, a reação do público pode ser diferente para uma mesma landing page. Você realizou uma campanha usando uma landing page e obteve uma taxa de conversão maravilhosa, em outra situação resolveu usar a mesma landing pages, afinal ela funcionou antes. Na segunda vez o público era diferente e o resultado não foi o mesmo. Isso acontece pois é quase impossível prever como as pessoas vão reagir. Por isso é importante testar sempre.
Neste artigo vou mostrar alguns estudos de caso de testes A/B para você usar como guia para criar suas próximas campanhas.
1. Adicionar SAC, compartilhamentos em redes sociais e estatísticas aumentam conversões em 11,5%
Kiva, uma organização sem fins lucrativos, deseja aumentar o número de doações dos visitantes que visitam a landing page pela primeira vez.
Hipótese: Kiva acreditava que ao fornecer mais informação na landing page, conseguiriam mais doações.
Resultado: Ao adicionar uma caixa de informação na parte inferior da página houve um aumento de 11,5% no número de doações.
Versão A - original:
Versão B - variação com adição de caixa de informação (SAC, compartilhamentos e estatísticas) - vencedora:
O resultado deste teste A/B nos diz que:
Você sempre deve ter certeza de que todas as possíveis questões do visitante sejam respondidas em sua landing page. Uma caixa de informações no final da página ajudar a esclarecer qualquer dúvida e aumentar a credibilidade.
Fonte: Conversion Case Study: Kiva.org
2. Mudar o assunto de um e-mail aumentou a taxa de cliques em 2.57%
Um grande varejista disparou e-mails para sua lista alguns dias antes do Natal para incentivar as pessoas a navegar pelo seu site.
Hipótese: Ele desejava saber qual assunto iria conseguir mais cliques. Eles testaram entre “Feliz Natal”, “Boas Festas” ou uma combinação entre os dois assuntos.
Resultado: “Feliz Natal” obteve uma taxa de cliques 2,57% maior do que os outros assuntos testados.
O resultado deste teste A/B nos diz que:
Se seus e-mails não estão sendo abertos, não importa qual é a sua oferta, porque ninguém verá.
Fonte: “Merry Christmas” or “Happy Holidays”? Choose wisely!
3. Um anúncio com banner personalizado aumenta a taxa de cliques em 6%
A Sony não estava atingindo as conversões esperadas de seus anúncios. Originalmente apresentando dias chamadas-para-ação: “Make it personal” e “Customize your Vaio.”
Hipótese: A Sony queria saber se um anúncio personalizado ira obter melhores conversões.
Resultado: Uma chamada-para-ação personalizada aumentou a taxa de cliques em 6% e número de itens no carrinho de compras aumentou 21,3% e comparação com o anúncio original.
Original (2 chamadas-para-ação)
Versão A - personalizado: vencedor
Versão B - Promoção
O resultado deste teste A/B nos diz que:
A versão A funcionou bem, pois é uma mensagem personalizada. A Sony usou as palavras “seu” (your), criando mais aproximação com os consumidores.
Fonte: [Case Study] Sony A/B tests banner Ads
4. Alterar o texto dos anúncios no Facebook aumenta o número de curtidas de 0 para 70!
A Adspresso desejava aumentar o número de curtidas em sua página no Facebook. Eles rodaram dois anúncios no Facebook para comparar qual obtinha o melhor resultado.
Hipótese: manter todo o resto inalterado e alterar somente o texto do anúncio. (veja abaixo)
Resultado: A versão A “Curta para dicas profissionais sobre como melhorar seus anúncios no Facebook hoje!” conseguiu 70 novas curtidas. A versão B “Curta para dicas diárias sobre como melhorar seus anúncios no Facebook e aumentar o ROI”, não obteve uma única curtida.
O resultado deste teste A/B nos diz que:
Desde a primeira linha você pode notar porque a versão B não funcionou. As pessoas não gostam de receber spam. Dizer que elas iriam receber dicas diárias é o mesmo que dizer que elas terão vasculhar entre os e-mails para encontrar as informações que elas querem.
Fonte: Case study: Facebook A/B testing results
5. Uma chamada-para-ação mais clara e direta aumenta a taxa de cliques em 49%
Fab é uma comunidade de vendas online que permite aos membros comprar e vender roupas, acessórios para casa, eletrodomésticos etc. A maioria das pessoas que incluem produtos ala carrinhos de compras, fazem isso diretamente dos catálogos no site.
Hipótese: A Fab desejava saber se aumentaria as adições nos carrinhos ao deixar o botão “Add to Cart” mais claro.
Resultado: Literalmente escrever “Add to Cart” aumentou as adições ao carrinho de compras em 49% sobre a versão original.
O resultado deste teste A/B nos diz que:
Deixar a sua chamada-para-ação clara e direta irá ajudar os consumidores a saber o que eles devem fazer. Se você possui uma chamada-para-ação que não está clara, os visitantes não saberão o que o botão faz, o se eles devem clicar ou não.
Fonte: Fab uses A/B test to improve customer shopping experience
6. Substituir a uma garantia por um símbolo de confiança aumenta as conversões em 107%
ExpressWatches é um revendedor online dos relógios Seiko. Eles estavam observando as pessoas que compram seus relógios online. Eles descobriram que uma das maiores preocupações que os consumidores possuem é em saber se o produto é autêntico ou não.
Hipótese: Eles desejavam testar a substituição da garantia de menor preço por um síbilo de confiança para saber mais pessoas iriam comprar.
Resultado: A substituição da garantia de menor preço pelo síbilo de confiança aumentou as vendas em 107%.
Versão A - Garantia
Versão B - Símbolo de Confiança (vencedor)
O resultado deste teste A/B nos diz que:
Você precisa compreender o que é mais importante para o seu consumidor. Os consumidores da ExpressWatch se importam mais com a autenticidade do relógio do que com o preço.
Fornte: 107% increase in sales shows that customers care more for authenticity than low prices
7. Substituir uma imagem por um vídeo aumenta as conversões em 12,62%
Growyourowngroceries.com ensina pessoas como “cultivar alimentos saudáveis em seus próprios quintais” através de um jogo de DVDs. A proprietária, Marjory Wildcraft estava buscando pelo aumento das vendas dos DVDs. A landing page original possuía uma área “sobre mim” com a descrição da proprietária e uma foto simpática.
Hipótese: Marjory imaginava que se elas substituísse a foto por um vídeo, as vendas aumentariam.
Resultado: O vídeo ajudou a aumentar as conversões em 12,62%.
O resultado deste teste A/B nos diz que:
O vídeo em uma página de vendas ao invés de uma foto pode aumentar drasticamente as conversões. Vídeos podem engajar mais do que fotos e proporcionam a você um tempo a mais com o visitante. Isso dá a você a chance de mostrar mais detalhes, tirar qualquer dívida e se aproximar do visitante.
Fonte: Replacing image with video on landing page increases conversions by 12,62%
8. Usar uma imagem ao invés de um fundo branco resulta em conversões em 7,46% maiores
Uma empresa desejava saber se eles deveriam deixar o fundo de sua landing page branco ou se deviam usar uma imagem.
Hipótese: Eles testaram as versões com e sem a imagem.
Resultado: A landing page com a imagem no fundo obteve uma taxa de conversão de 25,14% comparado com 17,68% da página com o fundo branco.
Versão A - com imagem (vencedora)
Versão B: Fundo branco
O resultado deste teste A/B nos diz que:
Ter a imagem do produto ajuda a direcional os visitantes para a conversão. Isso porque, dessa maneira, eles conseguem visualizar os que eles vão adquirir.
Fonte: Split Test: Should you use a photo for your background?
9. Mostrar uma imagem com o objetivo desejado aumenta a taxa de inscrição em 89%
Possíveis vendedores de imóveis podem anunciar suas casas com Makelarrsand. O registro é feito em 3 etapas e se precisar de ajuda, existe a opção “ajuda” à direita do formulário.
Hipótese: Makelarrsand desejava saber se mais pessoas iriam se registrar se uma imagem diferente fosse usada na área de ajuda.
Resultado: Mudar a imagem de uma moça sorrindo para um rapaz colocando um adesivo de “vendido” em uma placa “ a venda” aumentou a taxa de inscrição em 89%.
Versão A: Mulher sorrido
Versão B: Homem com um adesivo de “vendido” (vencedor)
O resultado deste teste A/B nos diz que:
A segunda imagem funciona bem pois ela mostra aos potenciais clientes aquilo que eles querem alcançar. Ela passa a mensagem “ Se você quer vender, deve se cadastrar aqui.”
Fonte: A/B testing image on lead generation page increase conversions by 89%
10. Adicionar entrega gratuita como incentivo aumenta os pedidos em 90%
NuFace é uma empresa de produtos anti-envelhecimento procurando por aumentar sua presença online. Eles descobriram que seus potenciais clientes não estavam comprando, mesmo estando interessados.
Hipótese: Eles desejavam testar se a oferta de um incentivo (entrega gratuita) para todas as compras no a partir de $75 iria aumentar as conversões.
Resultado: Eles obtiveram um aumento de 90% no número de pedidos e o valor médio das compras aumentou em 7,32%
Versão A - sem entrega grátis
Versão B: com entrega grátis (vencedora)
O resultado deste teste A/B nos diz que:
Ofereça um incentivo para a compra, é muito mais certo que eles decidam pela compra.
Fonte: Adding free shipping threshold increases eCommerce AOV by 7,32%
Estas são minhas dicas de hoje. E você está otimizando seu site, landing page ou e- commerce com testes A/B?